Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aposentadoria financeira: qual seu plano?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rafaelsantos1983
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 27, 2009 5:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola para todos.

Minha meta inicial é me aposentar aos 50 anos(ou melhor, estar com a minha Indepedência Financeira, viver só dos rendimentos, para cobrir os meus gastos).

A 4 anos criei uma previdência privada, VGBL no Itau. Talvez não tenha sido uma excelente opção, mas eu era um mero estagiário e ganhava pouco e sem o hábito de poupar. Hoje pretendo ir ao banco, conversar com o gerente para negociar a taxa adm, pois é muito alta(4% Shocked ), no BB que tb tenho conta, tem um PP com taxa de 1,25% ou 2%. A P.P. é 40% RV e 60% RF.

Tenho uma poupança para o meu colchão de segurança, que ainda estou completando para atingir os 6 meses de selário(já já que chego lá). Optei por deixar lá, para quando eu precisar(espero que não, pq não quero ser demitido, hehehehe, mas ningém sabe do futuro) se fácil a retirada e sem cobrança de IR.

Estou investindo agora em papeis do tesouro nacional. NTNB Principal, para quando eu for me aposentar, já que os vencimento são longos. Também estou com NTNB, para o decorrer durante a aposentadoria.
Também com papeis LTN, pois acredito que os juros irão cair até o final do ano para patamares de 10%.

Também estou com fundos de ações, inicialmente PIBB, pouca coisa, mas estou iniciando em RV agora. Irei procurar por fundo de outras areas, como siderurgia.

Mas pra frente, irei comprar ação diretamente, através do home broker, mas só depois de um curso, pois ainda não sei como trabalhar para saber se uma ação da cara ou barata, como calcular o IR, recolher as taxas, etc... Só sei a teoria.

Hoje estou com 25 anos, para me aposentar, restam 25 anos.
Tenho um planejamento para cada 5 anos(30, 35, 40, 45 e 50) ficá mais fácil para saber como estou.
Também tenho umameta para alcançar o famoso 1 milhão de reais, para isso quebrei em 50mil, 100mil, 150mil, 200mil, 500mil, 750mil e 1000mil.

Estou ajustando algumas coisas, até porque estarei me casando daqui a 3 meses e com a "montagem" de uma familia, novos custos aparecem.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 28, 2009 1:39 am    Assunto: Responder com Citação

Rafael

Não quero desanima-lo,mas acho que com 1 mi daqui a 25 anos você não conseguir consquistar a IF.Pelo menos não com uma boa renda.

Se considerar uma inflação média de 4%a.a daqui a 25 anos seu 1 mi vai valer em dindin de hoje 208 mil.Que se você conseguir rentabilizar a 0,5% a.m descontando IR e inflação(o que eu acho otimista para daqui a 25 anos).Você viveria com pouco mais que 1k por mês(dinheiro de hoje).

Quando for criar planos para IF não esqueça da inflação,margem de segurança,que os juros praticados no Brasil estão em tendência de queda à muito tempo ou seja taxa de retorno realista.
rafaelsantos1983
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 28, 2009 2:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelo conselho Roma9.

Eu não esqueci da bendita Inflação Evil or Very Mad .
A cada valores que economizo, eu sempre ajusto com a inflação do ano, para não "perder"dinheiro ao longo do prazo.

O 1 milhão que falei, seria 1 milhão a daqui a 25 anos, mas para chegar nesse valor, quero tentar chegar bem antes.

Para daqui a 25 anos, eu quero um valor que com os rendimentos me pague, sempre precisar trabalhar(trabalho só por lazer).
Pode ser que seja, 1, 2 ou 3 milhões.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2009 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Desenvolvi meu plano de IF e decidi que sera daqui 18 anos, ou seja em 2027. quando atingir meus 45 anos.

Se me basear pelos gastos que tenho hoje, visto que sou casado, mas nao tenho filhos, meus gastos sao de R$ 2.000 mensais, porem desenvolvi meu plano pensando no dobro disso, visto que pretendo ter filhos e com isso os gastos aumentam.

Assim, minha meta inicial é de R$ 800.000.

Desenvolvi meu plano da seguinte maneira:

- Hoje, moro em um apartamento financiado com a Caixa, tenho um plano em andamento para quita-lo em janeiro de 2012.

- Assim que quita-lo, pretendo vende-lo, aplicar em RF ( onde tambem farei aportes mensais ) e morar de aluguel, que me custe menos que o rendimento da RF.

- Desde outubro do ano passado, estou montando uma carteira de açoes de LP, onde faço compras mensais. ( PETR / VALE/ GGBR / ITAUSA / SADIA )

- Meu plano foi desenvolvido prejetando um rendimento de 0,5%a.m na RF ( ou seja, ja estou descontando IRRF e Inflaçao ) e 1,5% a.m na RV.

Gostaria da opiniao de voces, com relacao as projecoes da RF de 0,5% a.m e RV, 1,5% de media durante os proximos 10 / 15 anos sao reais ou fui muito otimista?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 05, 2009 2:15 am    Assunto: Responder com Citação

Renatao escreveu:
Gostaria da opiniao de voces, com relacao as projecoes da RF de 0,5% a.m e RV, 1,5% de media durante os proximos 10 / 15 anos sao reais ou fui muito otimista?

Renatão Brasil é um pais historicamente instavel.Então é muito difícil fazer previsões,mas vamos lá.

RF eu acho que você foi um pouco otimista eu consideraria 4% a.a descontando inflação e impostos.Hoje você consegue algo melhor,mas eu sinceramente acho que isso é temporário.

RV eu consideraria bem menos 10% a.a desconsiderando impostos.Só que a bolsa no Brasil tem uma peculariedade complicada como os nossos juros ainda são muito altos ela tem um potêncial de alta maior por causa dessa pequeno problema.

Outra coisa você tem que considerar inflação nas projeções.O real desde 1994 até hoje(2009) já teve uns 320% de inflação +- pelo IGP-M.Ou seja 1 milhão naquela época vale 4.2 milhões hoje.

Renatão só para te dar um exemplo dos seus 800k

se a inflação for em média 5%a.a daqui a 18 anos 800k de hoje seriam 1.925k
se a inflação for em média 4%a.a daqui a 18 anos 800k de hoje seriam 1.620k

Eu particulamente gosto de ser conservador nessas previsões,pois as frustrações podem ser bem grandes.

Outro problema na minha visão que é muito delicado é o risco jurídico de um casamento sem nenhuma proteção legal.Já imaginou você faz tudo certo e por algum motivo se separa da sua mulher e perde metade do que tem.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Set 07, 2009 9:00 am    Assunto: Responder com Citação

Gostei do 6o item. Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 08, 2009 1:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Também pretendo alcançar minha IF usando o Empreendedorismo,é o que gosto de fazer e pretendo começar no próximo mês.

ABC
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Henrique_xD
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 5:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal! Meu nome é Henrique, tenho 17 anos. Curso o E.M e ja esotu doidao com o vestibular.. HAHAHA
Bom, vamos ao que interessa.

A tempos venho pensando nisso, em algo para garantir minha aposentadoria.
Ando analisando uma série de investimentos, decidindo qual o melhor para mim... Por enquanto, o dinheiro que eu tenho estou colocando na popupança pois não conheço a finco nenhum outro tipo de investimento ( nao gosto de investir em algo que não tenho total conhecimento... seus riscos, seus ganhos...)

Gosto muito do mercado de ações, estou estudando ele. Procurando cursos e informações aqui mesmo na internet, mas minha principal ideia sobre como adquirir dinheiro para minha aposentadoria veio muito recentemente... E provavelmentee a base da minha IF será adquirida por uma plantação de maidera para corte.

Minha familia trabalha com marcenaria, e recentemente meu pai investiu em uma serra para cortar toras. Eu andei analisando o funcionamento e conclu que esse mercado é muito lucrativo. No caso, eu plantaria as mudas em uma parte do terreno do sítio e de acordo com meus calculos, em cerca de 15 ou 20 anos no maximo o meu investimento de uns 20 mil reais renderiam para mim mais de 1 milhão ( e isso se eu apenas serrasse a madeira e vendesse... Se eu as usasse para confeccionar moveis, por exemplo, isso poderia me render muito mais..)

Só preciso estudar mais a legislação... Vai que os caras me causem problemas na hora do corte.. Acredito que, pelo fato de a madeira ser eucalipto, eles não irão perturbar.. Mas estou vendo se há algum meio legal de eu legalizar esse plantio.

Por hora, é isso.
Se alguem tiver alguma critica ou sugestão, estamos ae.

Abraços!!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Set 14, 2009 6:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Henrique_xD escreveu:
Olá pessoal! Meu nome é Henrique, tenho 17 anos. Curso o E.M e ja esotu doidao com o vestibular.. HAHAHA
Bom, vamos ao que interessa.

A tempos venho pensando nisso, em algo para garantir minha aposentadoria.
Ando analisando uma série de investimentos, decidindo qual o melhor para mim... Por enquanto, o dinheiro que eu tenho estou colocando na popupança pois não conheço a finco nenhum outro tipo de investimento ( nao gosto de investir em algo que não tenho total conhecimento... seus riscos, seus ganhos...)

Gosto muito do mercado de ações, estou estudando ele. Procurando cursos e informações aqui mesmo na internet, mas minha principal ideia sobre como adquirir dinheiro para minha aposentadoria veio muito recentemente... E provavelmentee a base da minha IF será adquirida por uma plantação de maidera para corte.

Minha familia trabalha com marcenaria, e recentemente meu pai investiu em uma serra para cortar toras. Eu andei analisando o funcionamento e conclu que esse mercado é muito lucrativo. No caso, eu plantaria as mudas em uma parte do terreno do sítio e de acordo com meus calculos, em cerca de 15 ou 20 anos no maximo o meu investimento de uns 20 mil reais renderiam para mim mais de 1 milhão ( e isso se eu apenas serrasse a madeira e vendesse... Se eu as usasse para confeccionar moveis, por exemplo, isso poderia me render muito mais..)

Só preciso estudar mais a legislação... Vai que os caras me causem problemas na hora do corte.. Acredito que, pelo fato de a madeira ser eucalipto, eles não irão perturbar.. Mas estou vendo se há algum meio legal de eu legalizar esse plantio.

Por hora, é isso.
Se alguem tiver alguma critica ou sugestão, estamos ae.

Abraços!!

Antes de mais nada seja bem vindo Henrique. Smile

Legal !
Jovem e já pensando lá na frente. Wink

Uma dúvida sobre o teu plano: Não existem outras espécies, árvores, que têm um melhor resultado, ou na tua região a melhor é o eucalipto mesmo ?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Henrique_xD
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 8:14 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Legal !

Uma dúvida sobre o teu plano: Não existem outras espécies, árvores, que têm um melhor resultado, ou na tua região a melhor é o eucalipto mesmo ?

Então Zé,
Estou pesquisando sobre isso também, mas até agora a que eu achei que vale mais a pena é eucalipto mesmo, porque ela cresce rapido e a madeira tem boa aceitação no mercado.
Só preciso ver se ela causa muitos danos ao terreno.. ela "puxa" bastante agua.. O terreno tem bastante minas dagua, e nao quero danificar elas. Alguem sabe algum orgao que pode me orientar nisso? Sei lá, Embrapa ou sebae? Algo desse tipo...

Eu estou pensando tambem em plantar uma área de madeira com maior valor, mas essas demoram mais para poderem ser serradas... ( 40 a 60 anos), mas mesmo assim vale a pena ter elas lá.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Set 15, 2009 9:43 am    Assunto: Responder com Citação

Henrique_xD escreveu:
Citação:

Legal !

Então Zé,
Estou pesquisando sobre isso também, mas até agora a que eu achei que vale mais a pena é eucalipto mesmo, porque ela cresce rapido e a madeira tem boa aceitação no mercado.
Só preciso ver se ela causa muitos danos ao terreno.. ela "puxa" bastante agua.. O terreno tem bastante minas dagua, e nao quero danificar elas. Alguem sabe algum orgao que pode me orientar nisso? Sei lá, Embrapa ou sebae? Algo desse tipo...

Eu estou pensando tambem em plantar uma área de madeira com maior valor, mas essas demoram mais para poderem ser serradas... ( 40 a 60 anos), mas mesmo assim vale a pena ter elas lá.

Acho que se fores de Google mesmo achas a resposta. Smile

Olha ... até onde sei o eucalipto "detona" a terra ... deixa bem fraquinha mesmo ... mas é só no "ouvi falar". Wink
Henrique_xD
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Set 16, 2009 8:49 am    Assunto: Responder com Citação

Mullencampf escreveu:
Henrique_xD escreveu:
Citação:

Legal !

Então Zé,

vc tem que ter um estudo do solo e um programa a ser aplicado nos anos subsequentes e levar td isso pa autorização no orgao regional que regula o meio ambiente, o melhor que vc pode fazer é consultar um adv ambientalista, pode nao ser barato, mas se dakia a 10 anos vc for tenta corta e nao puder dai td o tempo e a sua grana vaum por agua a baixo, fala com um cara antes....

É, eu vou procurar me informar melhor sobre isso. Provavelmente eu vou na prefeitura do municipio ver quais medidas eu devo tomar.

Pois é Zé, o oráculo tudo responde.... heuaheuahu.
Eu também ouvi falar que o eucalipto detona a terra... =/ Mas vamos ver né, vou fazer uma análise do solo. além de ver se existe algum procedimento que pode ser feito durante o crescimento da árvore para evitar danos ao terreno.
David Albuquerque

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 1:40 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia a todos,

Gostaria de saber se, após esses 3 anos de tópico aberto, se os planos de vocês foram concretizados, se houveram mudanças nesses planos... 3 anos é muita coisa no mundo financeiro. E ai, que vai começar?
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 10:23 am    Assunto: Responder com Citação

David Albuquerque escreveu:
Bom dia a todos,

Gostaria de saber se, após esses 3 anos de tópico aberto, se os planos de vocês foram concretizados, se houveram mudanças nesses planos... 3 anos é muita coisa no mundo financeiro. E ai, que vai começar?

Nos meus planos houveram algumas mudanças e algumas realizações.
Em principio eu tinha planejado pagar um VGBL, investir em Multimercado e Ações, mantendo sempre a proporção em 60% RF e 40% RV. Planejei tb trocar de carro e aumentar meu patrimônio em 50% anualmente.

Desses planos (e outros ainda), troquei de carro em 2008 (mesmo sabendo que não é plano de investimento, mexeu com minha vida financeira a compra de um carro zero de valor mais elevado, porém o ganho pessoal foi alto tb, só que hoje em dia eu não faria (e não farei) mais isso). Paguei todos meses a previdência privada, porém estou mudando de planos e parei de pagar, irei resgatar sem incidência de IR (até 1.400 por mês). Continuei investindo em ações, mas não tenho mais colocado dinheiro em multimercado. Mas de todas mudanças de plano a maior e mais planejada mudança foi inverter a proporção de investimento. Passei de 40% RV para 60%, consequentemente a RF de 60% para 40%. Foi uma mudança bem grande, apesar de não parecer, pois o risco aumenta assim como a chance de aumentar mais rápido o patrimônio, pois minha meta de aumentar 50% esse ano vai ser difícil. E a cada ano fica mais difícil já que aumentar 50% de 100 é só 50 a mais, agora aumentar 50% de 1.000 são 500 a mais. Meu plano real é chegar ao final de 2011 (ou seja, quase 2 anos) com o dobro do que tenho hoje, e é uma meta bem difícil, porém não impossível.

Outro plano que tenho é quitar meu carro esse ano, e fazer um intercâmbio ano que vem, o que despende bastante dinheiro.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 05, 2010 4:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Pra mim ainda falta muito.........
Tenho 19 anos
por isso estou totalmente na bolsa num fundo defensivo,eu sei que não é a melhor escolha.Mas sou adepto da teoria que só se investe no que se conhece e atualmente meus conhecimento é esse apesar de eu estar melhorando ativamente vou continuar assim por mais uns meses ,mas estou saindo de um fundo para operar direto do home broke o que me possibilita alugar as açoes e pagar menos taxas.

Pretendo conquistar minha IF aos 40,mas é uma meta um tanto arrojada apesar de eu ter uma boa disposição para poupar e me dedicar aos investimentos

Respondendo a pergunta do David

Esse post meu foi de 25 de agosto de 2008 ou seja 1 ano e meio atras +-.

O que mudou do meu perfil de investimento nada ainda continuo na "só se investe no que se conhece".A diferença é que em 1 ano e meio se conheçe muita coisa,apesar de ter diminuido o rítimo das minhas leituras.

Nunca tive uma meta financeira por assim dizer e pra mim funciona melhor assim.Da minha renda poupo o que da e como eu não sou muito consumista acabo popando bastante.Quanto a rentabilidade não sou muito adepto a metas.As metas de rentabilidade em geral fazem você fazer escolhas piores para ficar dentro da meta.O que eu faço é que como meu dinheiro esta 100% em bolsa eu fico olhando a rentabilidade do IBOVESPA,não como meta,mas sim como parâmetro .Atualmente minha carteira esta disponivel aqui no clube (http://www.clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=7143&start=15).Invisto de acordo com minhas analises não seguindo nenhuma regra fixa de alocação tipos tantos % aqui ,tantos % ali.Por isso posso ficar 100% na RF ou 100% na bolsa ou um meio termo.

O que mais mudou no meu plano é a necessidade de empreender,pois ficar rico sendo empregado é muito difícil.Apesar de eu ainda estar na faculdade isso se tornou claro para mim,pois os retornos de investimentos em bolsa dificilmente deixam alguem rico sem o cara ter herança ou um prazo bem longo.Tem um estudo muito famoso sobre os mercados financeiros e a rentabilidade média das bolsas no mundo de 1900-2010 foi de apenas 4,5% a.a acima da inflação.Já o retornodos títulos ficou em míseros 1% a.a acima da inflação.Muito pouco para quem tem um pequeno capital como eu e pretende conquistar a IF antes da terceira idade.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 6 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!