Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aposentadoria financeira: qual seu plano?
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 2:12 pm    Assunto: Aposentadoria financeira: qual seu plano? Responder com Citação

Gostaria de saber quais os planos e metas que voces tem para conquistar a sua aposentadoria financeira, adquirindo a independência financeira (a famosa "IF" Very Happy ).

Seria interessante colocar:

- a idade em que começou a se interessar no assunto e a trabalhar para conseguir a IF.

- Que idade tem hoje e em que idade pretende alcançar a IF.

- Quais os tipos de investimentos que planejou para alcançar a IF.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou começar por mim:

tenho 40 anos. Aos 35 iniciei um plano de previdência privada, investimento que me parecia interessante na época.

Em agosto de 2006 comecei a aplicar em fundos de ações (Geração Futuro), onde continuo a aplicar.

Tenho parte dos investimentos em renda fixa (fundo DI e fundos Multimercados), para formar o colchão de segurança (que ainda não atingi)

Em Março de 2007 comecei a investir diretamente em ações, de maneira tímida, é claro.

Sinceramente, ainda não tenho condições de dizer com que idade alcançarei minha IF. Embarassed

Editado pela última vez por Gustavo_bl em Sex Ago 31, 2007 2:41 pm, num total de 1 vez
cybertecario
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 2:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo_bl escreveu:
Vou começar por mim:

tenho 40 anos. Aos 35 iniciei um plano de previdência privada, investimento que me parecia interessante na época.

Em agosto de 2006 comecei a aplicar em fundos de ações (Geração Futuro), onde continuo a aplicar.

Em Março de 2007 comecei a investir diretamente em ações, de maneira tímida, é claro.

Sinceramente, ainda não tenho condições de dizer com que idade alcançarei minha IF. Embarassed

Grande Gustavo!

Ótima iniciativa para nos conhecermos um pouco mais.

Hoje tenho 27 anos, aos 19 anos comprei minhas primeiras ações com ajuda do FGTS, na época apenas consegui aplica R$500, mas em 18 meses lucrei uns 70%, mais adiante na segunda compra comprei uns 10k e me renderam uns 30%...

Depois vendi para quitar o meu apartamento.

Em 2005 comprei o PIBB11, ganhei um bom dinheiro quando liquidei este ano... Apartir daí, resolvi estudar mais, participar de fóruns, comprar livros e participar de palestra e cursos.

Hoje estou com uns 30k aplicados, e estou pondo a venda um ap que tenho e está alugado, mas rende menos que a poupança...

Minha intenção é chegar na minha tão sonhada IF, acredito que valores na ordem de 1M a 1,5M seja suficiente minha IF

Também não tenho condições de dizer em que idade alcançarei minha IF, mas estou fanzendo de tudo para alcançá-la por volta dos 35-40 anos, se consiguirei não sei, só sei que a cada dia acho "Mundo Encantado da Bolsa de Valores" apaixonante!

Abraços

----Gaúcho da fronteira - Herdeiros da Pampa pobre.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
zegomesjf

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação

mesmo caminho....

Tenho 24 anos, e sempre me interessei pelos negócios e claro, renda passiva. Comecei na faculdade (20 anos) brincando no EmAção e no Desafio Sebrae.

Mas tem 5 meses que veio depositando 500 reais no GeraFuturo ao mês, nessa última baixa, fiz mais um reforço. Se acontecesse algo parecido com o que aconteceu nos últimos 16 anos, e eu conseguisse manter essa média de depósitos, alcançaria o tal sonhado primeiro milhão nesse período.

Mas minha intenção com certeza é acumular oq conseguir durante 20 anos, e ver no que dá.

Em breve ( diga-se alguns meses, ou anos ) espero diversificar e comprar ações por conta própria.
zegomesjf

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 2:42 pm    Assunto: Responder com Citação

ehehhe, aposto que daqui uns 2 anos, quando ler este fórum novamente, vou rir muito de tanta besteira que eu escrevo.

abraços a todos.
moretij
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação

fiz 21 anos agora domingo passado, quero conseguir minha IF dos 30 aos 40 anos, acredito e "aposto" na bolsa, mas pra mim não é tudo! quero me diversificar em imóveis e outros empreendimentos, como o qual estou para começar até outubro Very Happy

valores?? nao sei... sinceramente, nao sei nao! o futuro dirá Very Happy
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 3:18 pm    Assunto: Re: Aposentadoria financeira: qual seu plano? Responder com Citação

comecei a estudar sobre IF com 23 anos, e parti pro fight aos 23 ainda, mas com fundos apenas... aí quase perto de completar 24, comecei nas ações pra valer... e desde então, já fazem quase 8 meses que estou nas ações, fazendo vários testes, experiências, e descobrindo muita coisa ainda... creio que, até ano que vem, eu já esteja avançado para o "nível 2" do investimento, pois estou confrontando várias idéias e estudos atualmente, para ver com qual eu vou mais me identificar...

tenho 24 anos... pretendo chegar a IF aos 30 anos, de forma bem modesta, só para conseguir "viver"... dos 30 em diante é que eu calculo que já conseguiria aqueles sonhos tipo: "ah, para que país eu vou esse mês?"... hehehe... Very Happy

sobre os investimentos que escolhi, são única e exclusivamente em ações... não tenho interesse por imóveis, não é meu perfil, nem outro tipo de investimento me atraiu como as ações até o momento...

e é isso aí... Wink
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 6:53 pm    Assunto: Re: Aposentadoria financeira: qual seu plano? Responder com Citação

Gustavo_bl escreveu:
Gostaria de saber quais os planos e metas que vocês tem para conquistar a sua aposentadoria financeira, adquirindo a independência financeira (a famosa "IF" Very Happy ).....

Excelente idéia, Gustavo!!!! Very Happy

Citação:
...Seria interessante colocar:

- a idade em que começou a se interessar no assunto e a trabalhar para conseguir a IF.....
.

Bem, eu comecei a me interessar pelo assunto mês passado Shocked Very Happy Cool através da leitura, sobretudo, deste Fórum, e de muitos artigos na Internet e livros (recomendo a todos investirem em educação financeira, vale muito a pena, ainda mais quando temos um excelente projeto como o BibliotecaFinanceira, criado pelo Zé da Silva).

Acho que a maioria seguiu mais ou menos o caminho que trilhei até hoje: comecei guardando o dinheiro na poupança, que era a minha principal fonte de aplicações até o final de 2005.

Em dezembro daquele ano, comecei a aplicar parte do meu rendimento ativo em um plano de previdência privada PGBL com tributação regressiva. Ao mesmo tempo, iniciei a diversificação da minha carteira, com aplicações modestas em CDB e em um fundo de renda fixa.

Em janeiro de 2006, me interessei muito, mas muito mesmo, pelo Tesouro Direto, haja vista as baixas taxas de administração, os bons rendimentos, e a facilidade de operar via Internet. No mês seguinte, parti para aplicações em fundos de ações (Petrobrás, Energia e Vale), "só para ver como é que era", haja vista que era a primeira vez que estava investindo em renda variável. Confesso que fiquei muito contente ao ver que os R$ 200,00 que tinha aplicado no fundo da Petrobrás haviam gerado R$ 10,00 logo no primeiro dia (é claro que depois as coisas se ajustaram).

Em fevereiro de 2007, resolvi investir em um fundo multimercado.

Vendo que os meus fundos de ações estavam rendendo ótimos frutos, principalmente o fundo do Monstr.... quero dizer, da Vale Laughing resolvi ingressar diretamente no mercado de ações, mas de maneira bem modesta. Isto em julho.

Me aprofundei no estudo do assunto, vi que é um campo excelente de investimentos (e de riscos), e resolvi focar totalmente meus investimentos nele (à exceção, é claro, do colchão). Ainda estou naquela fase fascinante que é o aprendizado de iniciante, já que ainda estou pensando em como formar minha carteira, em quais empresas investir etc., e aproveitando para realizar alguns trades curtos. Além disso, estou estudando análise técnica e fundamentalista, vendo gráficos etc.

Citação:
- Que idade tem hoje e em que idade pretende alcançar a IF....

Hoje tenho 27 anos, e, fazendo uma simulação no Simulador de Rendimentos do nosso site, se eu conseguir um rendimento mensal de 1,5% ao mês nas ações, reaplicando todo o dinheiro também nas ações (juros compostos), calculo que, em mais ou menos 8 a 10 anos, conseguiria alcançar a tão sonhada independência financeira. Mas pretendo rever esta meta a cada ano, e a cada mês, e a cada semana, para fazer os ajustes necessários.

Citação:
- Quais os tipos de investimentos que planejou para alcançar a IF.

Basicamente, ações e fundo de ações, principalmente depois que aprendi a Regra do 100. Como tenho um horizonte de tempo muito amplo, dá para assumir riscos maiores.

EDITADO: pessoal, depois de me aprofundar melhor nos meus estudos relativos a investimentos, decidi que a IF será alcançada através de 4 aplicações diferentes: ações, fundo de ações de gestão ativa, previdência privada PGBL e Tesouro Direto. Os dois primeiros servirão como alavancagem, aproveitando os momentos de prosperidade econômica que serão vividos pelo País. Já os dois últimos funcionarão como hedge, proteção, em momentos de crises inflacionárias e recessões.

O colchão de segurança está estruturado basicamente no CDB, aplicação de fácil liquidez, segura e mais rentável que a poupança. Wink

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink

Editado pela última vez por hotmar em Sex Out 26, 2007 10:53 am, num total de 3 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 7:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Vamos lá... Tenho 19 anos, e assim que comecei a trabalhar, aos 18, eu guardava dinheiro na poupança, aí quando eu acumulei uns 2k eu comprei tudo em camisetas que estao a venda em uma banca de jornal e na mao de muambeiros, confesso que este investimento nao deu certo, mas deu para eu aprender muuuuuuito com ele.

Agora eu continuo colocando o dinheiro na poupança, mas invisto em um clube da gerafuturo (o gol meta), e tambem estou para começar a aplicar diretamente na bolsa, na GGBR4 e BBAS3. Meu sonho desde criança é comprar um taxi e colocar alguem para dirigir. Pretendo pegar todos os dindins extras(13º, férias, etc) e colocar na poupança até ter grana suficiente para dar de lance num consórcio(planejo ter essa grana no mais tardar daqui ha 8 meses) e colocar o taxi para rodar. Aí o lucro do taxi vai todo para a bolsa.

Pretendo alcançar a independencia financeira com 25 anos, apenas quero o suficiente de grana proveniente de ativos para sobreviver e a partir daí eu quero ficar rico efetivamente, aplicando meu salário e lucros em empreendimentos/ações.

Claro que enquanto acontece isso tudo, estarei sempre investindo na minha inteligencia financeira Very Happy
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 12:51 am    Assunto: Responder com Citação

Tenho 30 anos e me dei conta da importância da educação financeira... aos 30 anos!

Não me arrependo muito, porque foi importante ter realizado alguns sonhos de consumo que eu tinha, embora isso tenha prejudicado bastante meu projeto de IF. Mas acredito que tudo nessa vida tenha um porquê, e talvez eu só tenha alcançado a lucidez financeira porque passei por todas essas fases! Wink

Estou dando um passo de cada vez, e meu objetivo é terminar esse ano com um total de R$ 100k em investimentos... Sei que é pouco, mas é o meu objetivo desse ano.

A partir daí, meu objetivo é alcançar a IF em 10-15 anos, contando com um investimento mensal que exigirá manter um bom salário durante todo esse período... Mas acho possível, pois venho trabalhando muito pra isso!

Meu investimento: por enquanto, 100% ações. Mas ainda estou muito no início!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 1:21 am    Assunto: Responder com Citação

rhiannon escreveu:
...Não me arrependo muito, porque foi importante ter realizado alguns sonhos de consumo que eu tinha, embora isso tenha prejudicado bastante meu projeto de IF. Mas acredito que tudo nessa vida tenha um porquê, e talvez eu só tenha alcançado a lucidez financeira porque passei por todas essas fases! Wink

rhiannon, não se preocupe, cara, tudo nesta vida tem uma razão de ser: o que aconteceu, era para acontecer, e o mais importante é que você curtiu esta etapa de consumo, agora, você está em outro projeto, portanto, bola pra frente!!!!

Eu também passei por fases de consumo alto, principalmente em gadgets, e este ano resolvi fazer um controle total, e tem dado muito certo, pois vejo que o consumo excessivo muitas vezes é fruto de uma insatisfação com a vida, segundo o Harv Eker ("Os segredos da mente milionária"). Wink

Mas bola pra frente que o jogo é de campeonato! Very Happy

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 10:30 am    Assunto: Responder com Citação

MKaddoum escreveu:

Essa semana comecei meu investimento em educação financeira, e.

MKaddoum, voce já se inscreveu na biblioteca financeira? www.bibliotecafinanceira.com.br - excelente para pegar os livros necessários para a educação financeira! Very Happy
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 03, 2007 12:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito boa a idéia, Gustavo.

Eu tenho 23 anos e sempre pensei em criar ativos e aos poucos torná-los independentes de mim. Mas com o tempo fui deixando o pessimismo tomar conta. São muitos problemas a vencer, depender de pessoas... Há um ano comecei a ganhar dinheiro o suficiente para juntar e já comecei a investir.

Inicialmente em fundo BB por praticidade e posteriormente em ações. Cometi alguns erros e essa queda me pegou de jeito. (havia saído com algum lucro mas resolvi entrar de novo no auge da alta!)

Minha independencia financeira, em termos conservadores será atingida em uns 13 anos. Mas tenho outras idéias e planos. E retomando a minha idéia original de criar ativos.

Abraços a todos.
Daniel_D2M
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Pessoal!! Esse tópico é realmente excelente para nos conhecermos melhor! Até porque acho que no fundo no fundo é esse o objetivo de todos aqui, sair da "corrida dos ratos" e alcançar a independência financeira!

Bem hoje é o meu primeiro dia postando no fórum! Já troquei idéia com o Zé por email, etc.. e queria dizer que sou um grande fã de vocês!! Acompanho o fórum já tem umas 2 semanas sempre como visitante... só resolvi participar agora e espero não sair mais!! Deu pra perceber que essa galera é show de bola e esão sempre dispostos a ajudar!! Estou aqui básicamente para aprender mais ajudarei sempre que possível dentro das minhas muitas limitações de novato!

Bem, tenho 25 anos e sempre me interessei por poupar! Desde pequeno pensava 2 vezes antes de uma compra que não fosse de necessidade básica... Com meu primeiro emprego aos 18 anos abri uma conta PGBL no Bradesco... Tinha uma poupança que servia como meu "colção" e sempre comprava tudo a vista com desconto. Nada de cartão, ou compras parceladas que sempre vem com juros embutidos...

Juntei um dinheirinho em 5 anos e paralelamente a isso investi tempo na minha educação financeira! Li bastante e conheci a BOVESPA... participei de palestras, etc.. o que me fez ficar puto com o tempo perdido no PGBL, ainda por cima sendo 100% renda fixa!! uhauhuhaa O gerenete me induziu isso na época e como tinha pouca EF... Um absurdo ao meu ver, já que meu horizonte de tempo a época era bizarramente grande (se Deus não me chamar antes do tempo...) Bem, hoje me vejo meio que no estilo "Maurício" uhahuhauha extremamente agressivo, porém com uma diferença, tenho ainda um conhecimento muito, muito limitado, e aquém do que eu gostaria de ter para trabalhar melhor no mercado de capitais...

Investi e expeculei na BOVESPA apenas por 6 meses em 2005... Peguei um tempo que foi como outros aqui já falaram, qualquer análise dava certo, e consegui colocar no bolso 50% de lucro sobre o principal aplicado!! Fiquei feliz, mas tenho consciência que não será tão fácil assim no longo prazo e atravessando momentos não tão favoráveis... Bom gente, para resumir, o fato foi que simplesmente torrei toda a grana (algo em torno de 40K) com um projeto de vida... Me casei e reformei uma casa própria para morar e começar uma família... Já tinha pesado as vantagens de se morar de aluguel, mas realmente foi uma oportunidade especial... Hoje meus custos fixos no "morar" são baixos e isso sem dúvida traz uma segurança emocional grande, e tranquilidade, mas estou começando novamente do ZERO! Literalmente.

Apesar das experiências vividas, será um novo começo para mim! Dessa vez vou focar pra valer a aposentadoria e já tracei todos os planos! Espero ter independencia financeira total em no máximo 12 anos (sendo bem conservador, alcançando 1,7M em papéis) e me aposentar de fato aos 45 anos de idade, já bastante abastado. Vejo que o grande diferencial em alcançar o sucesso nesse plano é um só: DISCIPLINA. Acho que ela equivale a 65% do processo. Os demais divido entre: Conhecimento e treinamento através da prática diária, disponibilidade ao risco (aceitando as perdas como o preço pelo aprendizado), e ao longo da estrada conseguir taxas mensais médias acima de 2,21%. (O que não é fácil, mas que também não é impossível a longo prazo. - Por favor me corrijam os mais experientes se eu estiver viajando...) Mas nos tempos de alta meu foco de taxa eram absurdos 5,95% heheee. Isso me possibilitaria dobrar o principal todo ano. =D

É isso pessoal! Sei que pra aumentar meu lucros terei que estudar muito! Principalmente a trabalhar com opções para remunerar meu capital, e tantas outras técnicas que ainda desconheço! Espero aprender um pouco com vocês e fazer aqui bons amigos!

Desculpem pela mensagem GIGANTE!!! Acho que me empolguei.... hehee

Abraços pra todos!!!
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 06, 2007 6:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Daniel, parabéns pelo seu post, foi um excelente depoimento... Very Happy

Se desde os 18 anos voce já teve toda essa preocupação, com certeza você terá êxito no seu plano para atingir a IF!! Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 1 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!