Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Aposentadoria financeira: qual seu plano?
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Não é normal a bolsa render tudo isso no longo prazo,pesquisa um pouco mais para ter dados mais confiáveis.

Roma9;

Qual a rentablidade esperada por vc?

Eu fiz esse planejamento me baseando em valorizaçao da açao + dividendos reinvestidos + lancamento coberto de opçoes.

Logico, que podemos ( e devemos ) ter crises ate la, mas creio que é um numero possivel sim, visto que estou falando em 20% a.a de rentabilidade BRUTA.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 26, 2010 11:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Renatao escreveu:
Citação:

Não é normal a bolsa render tudo isso no longo prazo,pesquisa um pouco mais para ter dados mais confiáveis.

Roma9;

Qual a rentablidade esperada por vc?

Eu fiz esse planejamento me baseando em valorizaçao da açao + dividendos reinvestidos + lancamento coberto de opçoes.

Logico, que podemos ( e devemos ) ter crises ate la, mas creio que é um numero possivel sim, visto que estou falando em 20% a.a de rentabilidade BRUTA.

Bem o pessoal fala muito em por volta de 10% a.a acima da inflação como retorno histórico do Ibovespa(o indice já leva em conta o reinvestimento de dividendos).Não é um numero muito conservador,mas da pra levar como base.Mais do que isso é contar muito com a sorte.Lembrando que esses 10% são brutos tem que tirar IR e qualquer taxa do negócio.
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 27, 2010 12:32 am    Assunto: Responder com Citação

Castaway, pelos seus planos você está retirando ~8% do seu patrimônio por ano. Isso é praticamente uma sentença de falência no futuro. Só precisamos de um novo 2008 quando você se aposentar e de repente você se vê com 40% do seu patrimonio, já que pra conseguir 1% a.m. bruto só estando 90-100% na bolsa.

E Renatao prevendo 20% a.a. brutos é loucura também, além de estar com uma retirada mensal bem alta.

Pra quem está achando que estou sendo exagerado, tem um livro bem interessante chamado "Unraveling the retirement myth", em que o autor mostra cabalmente que, ao menos nos EUA e Canadá, qualquer retirada ANUAL acima de 5% corrigidos implica quase que forçosamente na falência do indivíduo em até 30 anos.

Lembrem-se que esses cálculos tem que ser feitos com muito cuidado; é o futuro financeiro de vocês que está em jogo. Não deixem essa época de ouro que foi 94-2007 fazer vocês pensarem que esse desempenho espetacular da bolsa se repetirá indefinidamente.
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 28, 2010 10:05 am    Assunto: Responder com Citação

Realmente, estudei um pouco sobre o LP e voces ( Viverderenda e Roma9 ) tem razao.

Refiz meu plano e tive de atrasar 5 anos, mas tudo bem, vou tentar chegar antes, mas caso nao consiga, 50 anos ainda é novo! Very Happy

Segue meu novo plano:

Objetivo: Alcançar minha aposentadoria financeira aos 50 anos
Capital Final Necessario: R$ 1.800.000
Tempo de aplicaçao Ate Dez/2031
Rent. Bruta Esperada: 1,2% a.m / 14,4% a.a
Despesa Esperada: R$ 3.000 nos dias de hoje / R$ 6300 em 2031
IPCA Projetado: 0,42% a.m / 5,04% a.a / 115% ate jul 2031
Retirada Mensal 0,35% a.m / 4,2% ao ano do Patrimonio em Renda Fixa

Nao sei se continuo otimista, mas uma media de 1,2% a.m bruto, creio que seja viavel, pois abaixo disso, vai compensar aplicar em RF.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho um duvida,

Como vocês fazem o calculo da inflação daqui 20 anos por exemplo?
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 1:45 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
Tenho um duvida,

Como vocês fazem o calculo da inflação daqui 20 anos por exemplo?

É uma previsão, ninguém sabe ao certo quanto será. Apenas se tem uma ideia vendo como foi e como o país está indo. A média fica entre 4% e 6% ao ano.
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr,

Sim eu sei que é uma previsão, mas não sei como fazer o calculo.

Por exemplo se a inflação for de 4,5 a.a em média nos próximos 20 anos.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 3:09 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
Playbr,

É relativamente simples. Vou mostrar com um exemplo.
Vamos supor que hoje você viva bem com 1.000 reais (exemplo como falei pra ficar simples). Se no ano a inflação foi de 5%, significa que depois de um ano, para continuar vivendo exatamente igual você vivia com 1.000, irá precisar de 1.050, ou seja, 5% mais. Com isso você tem o juros composto, tendo depois de 20 anos, considerando 5% de inflação a.a., que ter 2.653,30 para viver exatamente igual 20 anos atrás quando 1.000 bastava.
Ficou claro?

1.000 + 5% = 1.050
1.050 + 5% = 1.102,50
1.102,50 + 5% = 1.157,63
......
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação

bbolanho escreveu:
Playbr,

Eu gosto de fazer as contas sem inflação,acho que é melhor para visualizar.Ai eu faço as contas considerando a rentabilidade líquida é mais fácil.

A previsão de inflação não faz muito diferença nos planos longo prazo.Já que inflação é perda de poder de compra da moeda então os ativos reais(ações,imóveis,negócios próprios) se valorizam proporcionalmente e a taxa de juros reais tende a acompanhar vários estudos demonstram isso.O que você não pode exagerar é no retorno real.

Eu gosto de considerar até 5% a.a na RF e até 10% a.a na Bolsa.Mais que isso é loucura na minha opinião.

Outra coisa que eu gosto de considerar e que quase ninguém fala é que seu custo de vida não aumenta só a inflação.Seu custo de vida AUMENTA MAIS QUE INFLAÇÃO,já que inflação mede só o aumento dos preços dos bens,não o aumento do custo do padrão de vida de uma classe social.Então antigamente classe média não tinha várias TV's,internet,computador,celular,mais de 1 carro e por ai vai.Se fosse atualizar seu padrão de vida só pela inflação você vai ter o "mesmo padrão" daqui a 20 anos onde o Brasil já estará bem mais rico,então sua "classe social" sera rebaixada significativamente .Isso é verdadeiramente relevante em países de grande crescimento como o Brasil.

Como exemplo é só pegar o salário mínimo em 94 valia o R$64,79,hoje vale R$ 510,00 ou seja aumentou muito mais que a inflação.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 4:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
bbolanho escreveu:
Playbr,

Eu gosto de fazer as contas sem inflação,acho que é melhor para visualizar.Ai eu faço as contas considerando a rentabilidade líquida é mais fácil.

A previsão de inflação não faz muito diferença nos planos longo prazo.Já que inflação é perda de poder de compra da moeda então os ativos reais(ações,imóveis,negócios próprios) se valorizam proporcionalmente e a taxa de juros reais tende a acompanhar vários estudos demonstram isso.O que você não pode exagerar é no retorno real.

Eu gosto de considerar até 5% a.a na RF e até 10% a.a na Bolsa.Mais que isso é loucura na minha opinião.

Outra coisa que eu gosto de considerar e que quase ninguém fala é que seu custo de vida não aumenta só a inflação.Seu custo de vida AUMENTA MAIS QUE INFLAÇÃO,já que inflação mede só o aumento dos preços dos bens,não o aumento do custo do padrão de vida de uma classe social.Então antigamente classe média não tinha várias TV's,internet,computador,celular,mais de 1 carro e por ai vai.Se fosse atualizar seu padrão de vida só pela inflação você vai ter o "mesmo padrão" daqui a 20 anos onde o Brasil já estará bem mais rico,então sua "classe social" sera rebaixada significativamente .Isso é verdadeiramente relevante em países de grande crescimento como o Brasil.

Como exemplo é só pegar o salário mínimo em 94 valia o R$64,79,hoje vale R$ 510,00 ou seja aumentou muito mais que a inflação.

Concordo, eu não conta inflação nos meus cálculos também, não acho relevante para um objetivo final, visto que o mesmo é variável de acordo com a economia. Nada adianta planejar inflação, rendimentos, etc, se daqui 1 ano o Brasil quebrar e ter que refazer tudo. Então eu faço cálculos de acordo com o hoje, planejando o meu amanhã. Só respondi pra ele mesmo como ele calcula a inflação a longo prazo.
colgate
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação

gabrielvichy: se é novato que tal ler um pouco o fórum ao invés de sair postando a mesma mensagem em diversos lugares?
danielflira

MensagemEnviada: Qui Ago 05, 2010 1:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo jeito o tópico esta parado a algum tempo, mas vou colocar meuplano, ou "quase plano" não tenho metas certas nem previsões.

Comecei a trabalhar com 17 sempre fui uma pessoa econômica, sempre quis ter uma forma de viver bem, fazendo coisas que gosto, porem juntava dinheiro até um ponto e torrava. Comecei a ler livros do gênero (Os segredos da mente milionária, Casais inteligentes enriquecem juntos, Pai rico pai pobre, ...). Ou seja resolvi colocar o meu dinheiro para trabalhar (por enquanto junto comigo Very Happy)

Com 20 anos comecei a investir, coloquei o dinheiro em Geração Futuro Programado, porém foi próximo de junho de 2009. Ou seja primeira experiência "bacana".

Mesmo na crise continuei juntando, porém na poupança, após crise, fiquei com investimentos no Geração Futuro Programado (boa parte), poupança (principal), e fundo de investimento do banco do brasil (mas rendimentos passados não são garantia de rendimentos futuros, lição 2) que atualmente resgatei para operar individualmente.

Mas vou casar no fim do ano e remanejar quase tudo. Vou investir mais "agressivo" vou guardar 1 ano de gastos como segurança (desemprego e tal, não sei em que ainda), do que restar 20% algum fundo que ainda vou decidir (provavelmente Geração Futuro) e o restante vou investir individualmente.

Valeu e é muito fera esse forum, estou gostando muito!

Abraço a todos, e sucesso!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Luiz_Jr

MensagemEnviada: Seg Set 06, 2010 1:20 am    Assunto: Responder com Citação

Tenho 32 anos, sou médico, casado ainda sem filhos ( acho que ano que vem vou ter meu primeiro filho, quero ter dois). Hoje invisto em açoes, imóveis ( estou construindo 4 casas junto com dois irmãos e meu cunhado), renda fixa (poupança, fundos. Quero investir em tesouro direto, ano que vem). Acho que a independência financeira deva ser alcançada com investimentos em aperfeiçoamento profissional, renda fixa e variável. Não tenho a menor idéia de quando vou conseguir chegar lá, mas tenho estudado muito... vamos ver...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
italoassuncao
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 6:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Re-Habilitando o Topico novamente!

Tenho 24 anos, sempre fui interessado em ganhar $$, mais nunca em poupar $$, quando eu era pequeno, entre uns 13-15 anos eu costumava criar situações para ganhar $$, como? perto da minha casa tinha um campinho de futebol onde eu vendia Balas para a galerinha e depois vendia Água mineral pra tirar o doce da boca Smile sempre tinha uma graninha extra já que meus pais nunca me deram mesada + me ajudavam quando podia, cheguei até a vender picolé na minha casa + fui obrigado a parar de vender por causa da imagem da família, uma tia minha comprava toda a remessa de picolé que eu tinha, mais eu sempre comprava mais Smile

Bom com o passar do tempo fui crescendo e gastando todo meu $$, comecei a trabalhar com 18-19 anos e investir o pouco que eu ganhava em uma faculdade, na qual eu não levei muito a serio, reprovei muito na faculdade quase 4 periodos, desistindo dela e ainda gastando meu $$ em outras coisas desnecessárias da vida... fiquei estagnado na minha profissão(webdesigner), mais nunca tinha pensado em juntar $$, um dia um amigo proximo começou a investir na bolsa, e eu fiquei curioso ele disse que leu um livro(PRPP) que dispertou ele para tal coisa, acompanhando a trajetoria dele, fiquei muito empolgado para investir tb, ate que com a crise ele perdeu muito $$ e eu desmotivei novamente. Dei a volta por cima e começei novamente uma Faculdade(agora levando a serio) e diminuindo os gastos.

Agora eu volto a despertar novamente p/ IF, e começo a engatinhar para isso, já comprei 2 livros(PRPP e Casais Inteligentes..) para abrir alguns caminhos, estou me educando financeiramente para que em 2011 eu começe a juntar $$ para meu colchão de segurança, e começar a investir em outras coisas.

Essa e minha pequena história de vida até agora!

Ítalo Assunção
Naips Tecnologia | Desenvolvimento Web & Mobile.
www.naips.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
bighouse

MensagemEnviada: Sáb Out 30, 2010 3:10 am    Assunto: Responder com Citação

Agora,

Tenho 25 anos,namorando, sem filhos.

Sou representante de importações, na área de informática/brinquedos , trabalho em casa.

Renda Bruta Mensal R$ 5.700,00 +- 4.700,00 ( Mas não é totalmente fixa, piores meses 2.700,00 e final do ano que ganho mais, comissões )

Gastos +- R$ 1.500,00 - 1.700,00
Casa . Energia, agua, celular, internet, tv a cabo, aluguel, Alimentação.
Gasolina. IPVA.

Patrimônio
- carro gol 1.6 2009, pago
- um lote que comprei esse ano 15k
- uma TV lcd kkkkkkkk

90k Dinheiro 90% Renda variável.

Ganho esse ano +-19%.

Final do ano, pretendo voltar para minha cidade, fazer meu pé de meia.

Conversei com meu pai, e resolvemos, entrar de sociedade, e fazer um pequeno prédio popular para vender, e depois construir algumas casas para alugar.

Aposentadoria
Bem, não penso em aposentar muito cedo, pelo menos uns 50-55 anos.

- Por enquanto, pretendo mesmo é trabalhar, construir,e fazer algumas pequenas casas p/ alugar.

- Nesses anos, vou me afastar da renda variável, só vou colocar R$ 500,00 todo mês, ao invez de uma previdencia privada, tenho que aproveitar o boom economico, que imagino, que irá até 2014 - 2016.

- Posso ficar com meu serviço, porém, ganhando menos, por causa das reuniões, só que meus custos, irão cair bastantes, então, é um passo pra trás, para um salto no futuro.

- Depois estabilizando, e com dinheiro, tentar montar uma importadora, na área de alimentos.

- casar +- 32 Anos.

- Depois juntando uma grana e voltar na renda variável e formar a aposentadoria.

- Pretendo ficar com 60% RV e 40% RF.

- Voltar pra capital, comprar um Ap, de frente pro mar, e com 55 anos, aproveitar a vida, viajar, e todos os sonhos, kkk

É isso ai, abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Próximo
Página 8 de 10

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!