Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Tesouro Direto é opção ainda pouco conhecida do investidor

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 11:41 pm    Assunto: Tesouro Direto é opção ainda pouco conhecida do investidor Responder com Citação

Este texto é um pouco antigo - data de agosto de 2006 - mas é bem interessante, pelo valor de seu conteúdo, e, por isto, resolvi transcrevê-lo aqui:

"Tesouro Direto é opção ainda pouco conhecida do investidor

Mara Luquet

Os papéis do governo federal são apontados por analistas como excelente opção de investimento. São aplicações de renda fixa extremamente conservadoras e que pagam boas taxas ao investidor. Mais pontos a favor: são aplicações baratas, simples e que estão disponíveis mesmo para o pequeno investidor, pois o investimento mínimo é de R$ 200.

George Wachsmann, um bem-sucedido gestor de fortunas, sócio da Bawn Investimentos, diz que na carteira de investimentos de seus filhos ele só tem dois ativos: ações e títulos do Tesouro. "Nas aplicações em papéis do Tesouro consegui travar uma taxa para eles de 9% para os próximos 20 anos", diz.

Naomi, de quatro anos, e Michel, de dois, tem um dos ingredientes de maior valor para o sucesso de qualquer investidor: tempo. Com disciplina e informação, seu pai não precisa fazer malabarismos financeiros para criar um patrimônio de respeito para os filhos. O tempo e os juros compostos fazem o resto do trabalho.

Há duas formas de investir nos papéis do governo. Fazer aplicações por meio de fundos ou comprar diretamente pela internet no Tesouro Direto ( www.tesourodireto.gov.br ). Se você é um pequeno investidor, vai pagar caro para entrar num fundo de investimento, pois as taxas de administração para aplicações de R$ 200 ultrapassam os 3%. Já no Tesouro Direto, seus custos não chegam a 1%.

Com todos esses atributos, contudo, o Tesouro Direto ainda é um ilustre desconhecido da grande maioria dos investidores. Números do Banco Central mostram que o saldo das aplicações em poupança hoje chega a R$ 134,7 bilhões (dados do último dia 28 ). É o dinheiro de investidores que estão atrás de segurança. Tão conservadora quanto a poupança são as aplicações em papéis do governo, mas com ganhos mais sedutores.

As Notas do Tesouro Nacional corrigidas pelo IPCA (as NTN-B) que vencem no próximo dia 15 de agosto estão pagando 17,22% para os últimos doze meses. A poupança nesse período rendeu 8,63%. Nas aplicações em poupança não há incidência de imposto de renda. Já os papéis do Tesouro obedecem a regra para a renda fixa, com alíquota de 22,5% decrescente conforme aumenta o prazo da aplicação até o limite de 15% para investimentos superiores a dois anos.

O grande problema é que o Tesouro Direto não conta com a simpatia dos bancos. Quando você liga a televisão ou lê o jornal, não vê, por exemplo, os bancos anunciando para seus clientes as vantagens da aplicação em Tesouro Direto. Quando entra numa agência, você pode ir recolhendo pelo caminho muitos papéis com anúncios de plano de capitalização (os preferidos dos bancos), planos de aposentadoria e agora até fundos de investimentos (apenas os mais caros). No entanto, nenhuma menção ao Tesouro Direto.

Isso ocorre porque o Tesouro Direto é um ótimo negócio para seu patrimônio, mas péssimo para o banqueiro, que ganha pouco com esse produto. Veja bem, não é que ele perca dinheiro, mas, acostumado por anos à generosidade do cliente brasileiro - que compra seguros que não precisa, planos de capitalização, poupança e outros produtos de qualidade duvidosa apenas para ajudar o gerente a bater meta -, o banqueiro resiste em mostrar essa opção ao cliente. E mais, tem tentado ao máximo evitar que ele encontre tal aplicação.

Um leitor cliente de um grande banco estrangeiro no país, por exemplo, já cansou de ouvir seu gerente desfiar as qualidades do banco que tem presença global. No entanto, quando precisou transferir recursos para uma corretora que opera com Tesouro Direto precisou esperar algumas semanas e ser insistente em telefonemas ao gerente para conseguir, enfim, que seu dinheiro chegasse finalmente ao destino.

Ao contrário do que ocorre em muitas economias desenvolvidas, o brasileiro acostumou a usar o gerente do banco como seu consultor financeiro e esquece que há conflitos de interesse nessa relação. Há uma forte vertente histórica, por conta da necessidade de financiamento do governo. Nos anos 60, as opções de investimento do brasileiro eram os imóveis e os Certificados de Depósito Bancário (CDBs). Depois da crise do petróleo e o recrudescimento da inflação cresce o endividamento público, nos anos 70, e aparece então a poupança e o "open market". Os dois produtos eram feitos pelos bancos. Nos anos 90 aparecem os fundos de investimento que são distribuídos na rede bancária.

Nos EUA a história é bastante diferente. As aplicações nascem pelo caminho da renda variável, na bolsa de valores, e vai financiar o setor privado. Por isso, os americanos tem gestores de fundos que não são funcionários de bancos e cujas metas são estabelecidas pela rentabilidade da carteira.

Mara Luquet é editora da revista ValorInveste e autora do Guia Valor Econômico para o Planejamento da Aposentadoria

Fonte: Valor Econômico – 07 de agosto de 2006"

Fonte: Letras e Lucros

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 10:42 am    Assunto: Responder com Citação

é o que eu sempre digo: se você quer investir em poupança ou em fundo de renda fixa, procure o tesouro direto...é tão seguro quanto, e ainda é mais rentável
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 4:34 pm    Assunto: Tesouro Direto Responder com Citação

É isto aí, Fábio! Very Happy

Estou finalizando os meus estudos sobre o Tesouro Direto como parte de um Plano "B" de Previdência Privada (em breve escreverei um texto sobre este meu objetivo).

Gostei particularmente deste trecho do texto:

Mara Luquet escreveu:
"George Wachsmann, um bem-sucedido gestor de fortunas, sócio da Bawn Investimentos, diz que na carteira de investimentos de seus filhos ele só tem dois ativos: ações e títulos do Tesouro. "Nas aplicações em papéis do Tesouro consegui travar uma taxa para eles de 9% para os próximos 20 anos", diz.

Naomi, de quatro anos, e Michel, de dois, tem um dos ingredientes de maior valor para o sucesso de qualquer investidor: tempo. Com disciplina e informação, seu pai não precisa fazer malabarismos financeiros para criar um patrimônio de respeito para os filhos. O tempo e os juros compostos fazem o resto do trabalho."

p.s.: FabioA3, não me esqueci dos textos sobre a CSNA3 ("achômetro"), PETR4 ("olhômetro") e BTOW3 ("análise técnica"), ok!? É que agora estou meio sem tempo de escrever artigos mais longos, mas, mais pro final do mês, o texto sai. Very Happy

É isso aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 5:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu estava com dinheiro aplicado no TD e gostei muito...só que com essa crise do subprime nas bolsas fui obrigado a retirar tudo e aplicar mais na bolsa de valores pois encontrei ótimos pontos de entrada em ativos que neste momento voltaram a ficar supervalorizados.

E o rendimento por consequencia foi alavancado com essa estrategia, mas é muito bom o TD, gostei o tempo que fiquei e pretendo aplicar, o unico problema é esse problema de um unico dia para liquidar posicoes e quando elas estao disponiveis....
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu gosto do tesouro direto, porém acho que para formar o colchão de segurança que eu chamo de primário, isto é, dinheiro disponível D+0, ele não serve, já que depende dos leilões de recompra que só acontecem à quartas-feiras. Porém são um bom investimento para quem está em busca de segurança.

Outra dica que fica é para que pesquisem as taxas de custódias dos agentes, temos até mesmo um tópico sobre isto:
http://www.clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=2691
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 9:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Vi0linha escreveu:
Eu gosto do tesouro direto, porém acho que para formar o colchão de segurança que eu chamo de primário, isto é, dinheiro disponível D+0, ele não serve, já que depende dos leilões de recompra que só acontecem à quartas-feiras.

Concordo integralmente. Um dos principais pontos negativos do Tesouro Direto - talvez o maior - é a baixa liquidez, se comparados com alguns outros investimentos também "conservadores", como a poupança e, em geral, os fundos de renda fixa.

Este foi um dos motivos pelos quais passei a ver o Tesouro Direito não como um componente do colchão de segurança, mas sim como um investimento a longo prazo, aproveitando o baixo risco de crédito e a rentabilidade acima da inflação (para alguns títulos a ela atrelados), para ser parte de um portfólio de Previdência Privada, conforme explicarei mais à frente. Wink

Citação:
...Porém são um bom investimento para quem está em busca de segurança....

Principalmente para quem quer um investimento que sempre pague juros acima da inflação, como no caso de alguns títulos disponíveis. Wink

Citação:
....Outra dica que fica é para que pesquisem as taxas de custódias dos agentes, temos até mesmo um tópico sobre isto:
http://www.clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=2691

Isto é fundamental. Aliás, só estou aguardando a confirmação do meu cadastro na Ativa para começar a operar no Tesouro, visando ao longo prazo (38 anos, aproximadamente). Wink

É isso aí!
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Hotmar,

Outra coisa que precisamos deixar claro aqui no fórum é que, por mais seguro que seja o TD, há títulos que não são recomprados todas as semanas, o que diminui mais ainda sua liquidez.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 16, 2007 11:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Vi0linha escreveu:
...Outra coisa que precisamos deixar claro aqui no fórum é que, por mais seguro que seja o TD, há títulos que não são recomprados todas as semanas, o que diminui mais ainda sua liquidez.

Isto é importantíssimo!

Quem visita com certa regularidade o site do Tesouro Direto, pode se deparar com avisos do tipo "Suspensão temporária de negociação...", o que faz com que a liquidez de determinados papéis diminua ainda mais.

É por isto que o Tesouro Direto se encaixaria melhor como uma 2ª camada de proteção do colchão de segurança, uma camada extra, de retaguarda. A 1ª camada seria formada por investimentos de melhor liquidez - ainda que de mais baixa rentabilidade - como, por exemplo, poupança e fundos de renda fixa que permitam resgate em D+0 ou D+1. Wink

É isso aí!
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 11:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Na parte de avisos
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/avisos.asp

a maioria das supensões são devido as reuniões do Copom, mas nestes casos o Tesouro recompra na quinta feira. Outro caso comum que ocorre suspensão de recompras , são no caso de títulos que pagam cupons de juros semestralmente, onde caso a quarta-feira ocorra uns 2 ou três dias úteis antes de pagar o cupom, tem que esperar mais uma semana para vender, este é um caso mais raro, o título paga cupom a cada 6 meses e ainda tem que ter o azar de querer ou precisar vender justo neste caso.

O governo pode , se quiser , parar de recomprar os títulos, mas creio que isto seria uma medida extrema e acredito que não ficaria muito tempo, na pior situação teria que esperar até o vencimento do título e o caso mais grave do Tesouro Direto seria o calote do governo, mas na situação atual isto parece bem pouco provável.

Para quem pretende deixar o dinheiro investido por vários anos ou aguardar até o vencimento, uma semana a mais pode não fazer tanta diferença, exceto se houver alguma grande crise.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Isto mesmo, rob.

Por isto eu até acho que a melhor opção é comprar títulos que vençam de dois anos pra cima, e ficar com ele até o vencimento, pois assim se garante o pagamento dos juros acordados na compra, e o resgate é feito com a menor alíquota de Imposto de Renda: 15% (que só perde para os resgates de Previdência Privada, 10%). Very Happy

Enfim, mais um ponto que modificou a minha percepção do Tesouro, não como componente do colchão, mas sim como investimento de aposentadoria. Very Happy

Outra coisa importante é que os títulos são de propriedade do investidor, assim, em caso de quebra do agente de custódia, o investimento não será afetado. Neste aspecto, até leva vantagem sobre o Fundo Garantidor de Créditos......

Retirado do site oficial:

"32. Na hipótese de ser decretada a falência, liquidação extrajudicial ou concordata do Agente de Custódia, o que ocorreria? Os títulos permaneceriam sob custódia da CBLC e o investidor poderia trocar de Agente de Custódia ou os títulos ficariam bloqueados para os credores da massa falida?
Os títulos adquiridos no Tesouro Direto ficam registrados no nome do investidor, sempre sob responsabilidade de um Agente de Custódia. Caso seja decretada a falência, a liquidação extrajudicial ou a concordata da instituição contratada como Agente de Custódia, os títulos registrados no nome do investidor junto ao Agente de Custódia permanecerão na propriedade do investidor, não sendo tais títulos destinados ao pagamento de credores da massa falida. O investidor poderá, ainda, contratar outro Agente de Custódia para a administração de seus títulos. Finalmente, esclarecemos que as transferências dos títulos adquiridos pelo investidor são efetuadas somente mediante sua autorização."

Mais um ponto a favor do Tesouro Direto. Very Happy

É isso aí!
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 9:14 am    Assunto: Responder com Citação

Haja dinheiro para tudo isso!!! aplicar X aqui, Y ali, Z acolá.. Eu acho que a pessoa tem que ganhar muito bem para tudo isso. E não ter quase nenhuma despesa.
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 10:59 am    Assunto: Responder com Citação

cris escreveu:
Haja dinheiro para tudo isso!!! aplicar X aqui, Y ali, Z acolá.. Eu acho que a pessoa tem que ganhar muito bem para tudo isso. E não ter quase nenhuma despesa.

Cris,

a questão é a educação financeira, é saber separar um dinheiro para pagar a você mesma, como gostam de dizer o Halfeld e outros.

E no TD bastam 200 reais por mês.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 11:15 am    Assunto: Responder com Citação

Violinha, muito boa a sua explicação. O importante não é a quantidade de capital para investir, mas sim a administração, o modo, o gerenciamento, deste capital.

Só um detalhe, me parece que o mínimo para investir no Tesouro Direto diminuiu para R$ 100,00. Wink

E cris, dá pra diversificar os investimentos mesmo com pouco dinheiro. Conforme disse o André na palestra da Bovespa disponível aqui no site, existem clubes de investimento para futuro financeiro dos filhos em que os pais contribuem com R$ 30,00 por mês. Além disso, no Geração Futuro Fundo Programado, dá pra investir com R$ 100,00 por mês (e olha que é um fundo de renda variável).

Aí você junta mais R$ 150,00 pra investir no Tesouro Direto, comprando, regularmente, um "pedaço" de uma NTNB Principal 2024, p.ex., e pronto! Você formou um excelente portfólio de investimentos, variado e balanceado: 65% composto por títulos públicos (baixo risco) e renda fixa (baixo risco) e 35%, aproximadamente, por fundo de ações (alto risco). E isto com menos de R$ 300,00 ao mês*. Wink

* Exemplo apenas hipotético.

É isso aí!
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Através da Violinha (pelo delicious) achei este site sobre o TD:

http://www.investindonotesouro.com/dnn/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!