Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Iniciando investimentos no Tesouro, qual papel comprar?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
lhuisrv

MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 12:05 pm    Assunto: Iniciando investimentos no Tesouro, qual papel comprar? Responder com Citação

Bom Dia,

Olá pessoal vou iniciar este mês meus investimentos no tesouro direto, o valor que tenho para investir é R$5000,00 este investimento tem objetivo ser minha poupança a longíssimo prazo. A duvida que eu tenho provavelmente muitas pessoas tem, qual o papel que devo investir.... LTN-NTN-B-NTN-C , claro que cada um tem sua característica pré-fixado, pós-fixados, atrelado ao IPCA e IGM. Neste mês lendo o relatório do tesouro o titulo mais vendido foi o LTN (Pré-fixado). Será que é a melhor opção?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Higor_TS

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 12:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, lhuisrv.

Bom, eu ainda não invisto, mas eu fiz o teste do perfil de investimento no próprio site do Tesouro Nacional

Pode parecer meio simples, mas já da uma idéia de onde começar.
Aliás, da uma fuçada no site que tem bastante coisa bacana!

Um Abraço!!!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 23, 2007 1:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá lhuisrv!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Olha, o Higor_TS foi perfeito. Aquele simulador do site do Tesouro Direto é o que há para investidores à procura do melhor papel para investir, pois ele traça uma sugestão de acordo com o seu perfil de investidor.

Quanto aos títulos disponíveis, em termos de rentabilidade, é preciso ficar bem atento: os pré-fixados são adequados principalmente para aqueles que apostam que as taxas de juros irão cair, pois o rendimento daqueles, em tese, seriam maiores do que os dos fundos de renda fixa, p.ex. Mas apresentam um risco, que é justamente a taxa de juros subir: neste caso, os pré-fixados "perderiam" em comparação com os pós-fixados.

O fato de o título mais negociado ser um pré-fixado tem a sua razão de ser, pois indica que a maioria dos investidores está apostando numa queda da taxa Selic, o que é, de certa forma, razoável. Apesar da crise do setor de crédito nos EUA e de o BACEN dar sinais de que interromperá o ciclo de queda da taxa de juros Selic, a tendência da economia brasileira é continuar crescendo, e isto, aliado ao possível recebimento do Investment Grade pelo Brasil já em 2008 (coisa que, aliás, só a título de curiosidade, El Salvador já tem Razz), fará com que provavelmente a taxa de juros caia ainda mais ano que vem.

Assim, quem tiver investido nos pré-fixados irá ganhar.

Porém, tudo pode mudar de cenário. Já imaginou se a inflação descamba, e a recessão atinge também o Brasil? Quem tiver apostado nos pré-fixados irá perder.

Deste modo, a sua decisão deverá levar em conta todos estes fatores, de acordo com o seu perfil de investimento.

Uma maneira de se proteger da corrosão inflacionária é investir nos títulos atrelados à inflação. É o que estou fazendo, investindo numa NTNB Principal 2024, ou seja, aquela que não paga cupons de juros semestrais (há outros títulos que pagam cupons de juros semestrais, fique atento a isto). Optei por este título porque, já que estou investindo a longo prazo, não quero resgatar o cupom de juros para consumi-lo ou investir em outras aplicações. Deixar o dinheiro "preso" no título, só resgatando o seu valor na data do vencimento, é uma forma de me disciplinar financeiramente. Mais ou menos como na Previdência Privada.

Outra opção seria investir "diversificado" no Tesouro, ou seja, comprar títulos pré-fixados, outros pós-fixados etc. Mas não seria uma diversificação muito inteligente, na minha opinião, pois, ao concentrar meu capital num só título, amplio o meu foco de investimento, e traço uma estratégia mais segura de investimentos a longo prazo. Deixei de ver os títulos públicos federais como um componente do colchão de segurança, para vê-los como um componente de meu portfólio de previdência privada, tendo em vista sua (relativa) baixa liquidez, pouco risco, baixa taxa de administração e (relativa) rentabilidade, funcionando como um "contrapeso" dos investimentos em renda variável, uma espécie de proteção (hedge) nos momentos futuros de crise econômica.

Agora, não leve o que falei acima como uma recomendação de compra. Wink O poder decisório é de sua inteira responsabilidade: avalie bem os títulos disponíveis, veja o seu perfil de investimento e aplique seu capital naquele que mais se adapta às suas necessidades.

Desta maneira, você fará um investimento inteligente. E não se esqueça das taxas de administração de seu banco/corretora, taxas muito altas podem comprometer a rentabilidade líquida de seu investimento. Para isto, recomendo também o uso da calculadora disponível lá no site, neste link aqui.

A calculadora é muito boa, pois traça um panorama completo do seu investimento, incluindo a rentabilidade líquida, descontadas as taxas e impostos, que é a que interessa, e não apenas a bruta. Wink

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
lhuisrv

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 8:56 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Hotmar, eu também imaginei aplicar em um fundo a longo prazo, como o NTN-B 2015, eu utilizei a calculadora e fiquei contente, porem eu não entendi a taxa de juros que nós somos remunerados é uma taxa fixa de (6,84 % taxa de compra) + a variação do IPCA ao ano?
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 10:54 am    Assunto: Responder com Citação

Exatamente! Assim, se o IPCA do ano for de 4,5%, p.ex., dá uma rentabilidade bruta de mais de 11%, o que é muito bom, mesmo depois de descontados o IR (que, pra NTNB de 2015, será a menor alíquota possível, de 15%) e taxas. Muito superior à média da poupança (mais que o dobro) e do que muitos fundos de renda fixa disponíveis por aí... Wink

É isso aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 11:31 am    Assunto: Responder com Citação

hotmar escreveu:

Exatamente! Assim, se o IPCA do ano for de 4,5%, p.ex., dá uma rentabilidade bruta de mais de 11%, o que é muito bom, mesmo depois de descontados o IR (que, pra NTNB de 2015, será a menor alíquota possível, de 15%) e taxas. Muito superior à média da poupança (mais que o dobro) e do que muitos fundos de renda fixa disponíveis por aí... Wink

nessa calculadora, no campo "Tx de Inflação (IPCA) para o Período (%a.a.):" só tem como se chutar esse valor certo?

Então colocar um IPCA de 4,5 a.a seria uma taxa justa ou muito baixa?
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 24, 2007 12:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, esta taxa realmente é imprevisível, pois varia conforme os preços futuros aumentarem ou diminuírem. Seria uma taxa "pós-fixada".

Assim, pra fazer os cálculos, eu faço uma estimativa, baseado nos índices mais recentes e nas estimativas do próprio site do Tesouro, aqui: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/indicadores.asp

Eles projetam uma inflação pelo IPCA pra 2008 em 4,1%.

Ah, e outra coisa que eu esqueci de falar - e que é importantíssimo - é que o capital reservado para o Tesouro Direto, sobretudo para os títulos atrelados à inflação, deve ser um capital do qual você não vai precisar em hipótese alguma - tal qual o capital reservado para ações, p.ex.

Isto porque, no meio da caminho, de um mês para outro, pode acontecer variação negativa. Na tabela de rentabilidade: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/rentabilidade.asp vocês poderão confirmar isto, sobretudo para os títulos vinculados ao IPCA.

Isto não significa que o capital aplicado nestes títulos seja perdido, pois o que vale é a taxa de juros que o investidor aplica no momento da compra (6,36% ao ano, p.ex.) + índices de inflação.

O perigo que pode ocorrer é acontecer uma deflação - raro, mas pode acontecer. Neste caso, a deflação "come" um pouco da rentabilidade da taxa de juros pactuada, naqueles títulos que são vinculadas a ela, p.ex.

Então os pré-fixados seriam uma melhor opção!? Depende. Se a taxa de juros continuar caindo, evidentemente que sim. Porém, se a taxa de juros subir, e com ela a inflação, os títulos mais valorizados passariam a ser as LFTs e as Notas.

Portanto, também levem em conta estes riscos na hora de investir no Tesouro Direto. Como se pode ver, há diversas opções, para todos os gostos e bolsos.

Avalie cuidadosamente todos estes critérios na hora do investimento. Não estou recomendando este ou aquele título, mas apenas propondo reflexões sobre os riscos e benefícios dos investimentos nos títulos do governo. Wink

É isso aí!
lhuisrv

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 2:17 am    Assunto: Responder com Citação

Vamos fazer uma outra simulação, vamos dizer que comprei hj uma NTN-B que vence 01-05-2015. porém num caso de extrema urgência precise vender o titulo, como ficara meu retorno? para ficar mais facil,vamos imaginar que eu vendi o titulo em 25-09-2009 (exato dois anos). como eu calculo isso? claro sabendo que este dinheiro não é para retirar é só pensar no looongo prazo.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 9:24 am    Assunto: Calculadora para download Responder com Citação

lhuisrv, use a Calculadora do Tesouro Direto: acabei de ver que o simulador eletrônico não tem o cálculo de data de venda, porém, há um tempo atrás, consegui baixar para o meu computador a calculadora do Tesouro Direto, simples, prática e com uma vantagem sobre a calculadora online, que é justamente o cálculo da data de venda. É mais completa, portanto.

Link para download: http://www.mediafire.com/?cmvt4wiw0a1

Fiz uma simulação aqui, com os dados que você colocou, e estimando uma taxa de juros de 7,23%, taxa de administração de 0,20%, taxa de 7,29% na venda e taxa de inflação de 4,5%, com investimento, hoje, de R$ 5.000,00. Já descontados os impostos e taxas, você receberia, no total, líquidos, R$ 5.936,01, com rentabilidade líquida anual de 9,16%. Vale lembrar que seria em torno de R$ 5.400 lá em 2009, pela venda, e mais algo em torno de R$ 500,00 pelos cupons semestrais de juros - a cada semestre, o Tesouro Nacional creditaria em sua conta mais ou menos R$ 100,00 pelos cupons de juros. Wink

EDITADO: ATENÇÃO! Fiz o cálculo acima considerando uma NTNB simples, que pague cupons de juros semestrais! E não uma NTNB Principal, que somente paga o valor no resgate. Neste caso, fiz a simulação usando os mesmos parâmetros, e, para minha surpresa, o valor líquido recebido foi maior, de R$ 6.034,91. Very Happy É que a alíquota d IR foi menor, de 15% (êita como imposto come o lucro Laughing).

É isso aí!

Editado pela última vez por hotmar em Ter Set 25, 2007 10:09 am, num total de 1 vez
lhuisrv

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 9:42 am    Assunto: Responder com Citação

Olá hotmar obrigado pelas dicas, já estou decidido vou comprar uma NTN-B Principal e vamos torcer para IPCA dar uma variada legal (rsrsr). Espero que continue ajudando o pessoal com menos conhecimento para termos todos nós um futuro melhor. Obrigado
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 10:12 am    Assunto: Responder com Citação

Olá, lhuisrv, obrigado! Very Happy

Só fiz uma correção lá em cima: a compra da NTNB Principal não tem valor de resgate de cupons. Fiz o mesmo cálculo usando os mesmo parâmetros, e, para minha surpresa, a NTNB Principal teve uma rentabilidade melhor (supondo que existisse uma NTNB de mesma data de vencimento que pagasse os mesmos juros). Very Happy

lhuisrv escreveu:
...e vamos torcer para IPCA dar uma variada legal (rsrsr).

Hehehehehe, os alimentos que o digam..... Laughing

Citação:
Espero que continue ajudando o pessoal com menos conhecimento para termos todos nós um futuro melhor. Obrigado

Às ordens! Very Happy

É isso aí!
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Set 25, 2007 2:00 pm    Assunto: Re: Calculadora para download Responder com Citação

hotmar escreveu:
lhuisrv, use a Calculadora do Tesouro Direto: acabei de ver que o simulador eletrônico não tem o cálculo de data de venda,

Na calculadora online, basta clicar no campo Simulação Avançada com Venda antecipada que aparece a data de venda, não seri se é isso que procura.
lhuisrv

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 2:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Otmar, estou concluindo meu cadastro e na próxima semana, e vou ter condições de adquirir títulos. Eu já decidi, e vou comprar títulos corrigidos pelo IPCA, neste caso o NTNB Principal, só estou com uma dúvida existe no momento dois títulos disponíveis para compra um com vencimento 2015 e outro em 2024. Existe alguma vantagem em comprar um ou outro, claro além da taxa de compra no momento?
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

lhuisrv, a outra diferença é quanto a quantidade de imposto de renda a pagar, mas só fará diferença, creio eu, se você fizer contribuições mensais, p.ex., R$ 200,00 por mês, porque as contribuições feitas no período mais próximo do vencimento vão sofrendo a incidência da tabela regressiva do IR. P.ex., o rendimento produzido com o aporte que você fez nos meses imediatamente anteriores ao vencimento sofrerão uma incidência de 22,5%, salvo engano, os que você fez dentro de 1 ano antes do vencimento, 17,5%, acho; e assim por diante. Isto pode pesar um pouco, ou seja, fazer com que o rendimento líquido seja um pouco menor. Mas não creio que seja uma diferença significativa. Wink

Como ambos os títulos são aplicações de longo prazo, ambos terão uma alíquota de imposto bem reduzida.

Se você fizer um aporte de uma vez só, digamos, hoje, esta diferença não irá acontecer, pois a tributação será a padrão de 15%. Wink

É isso aí!
lhuisrv

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 9:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá hotmar, estou sempre alimentando as discussões pois continuo com algumas dúvidas.

Retirei do site do tesouro direto, a tabela da rentabilidade dos dois títulos que quero comprar NTNB-Principal (veja abaixo). O que deixou meio confuso que é em relação a rentabilidade.

Anteriormente perguntei a vc se a rentabilidade é calculada pela taxa de compra XX% + a variação do IPCA no ano, vc respondeu que sim.... e esta rentabilidade que esta abaixo é calculada da mesma forma? no caso do título com vencimento 15.08.24 neste ano já rendeu 31,18% é isso mesmo??... então se eu tivesse adquirido este título no dia 01.01.07 e tivesse interesse em vendê-lo agora eu tirei 31,18% (bruto)??? se for isso ta melhor que fundo de ações!!

Últ. 30 dias Mês Anterior No Ano 12 Meses Compra Venda

15-05-2015 3,84% -2,69% 17,43% 31,69% 6,79% 6,85%
15-08-2024 7,54% -6,73% 31,18% 41,13% 6,38% 6,46%
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!