Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Iniciando investimentos no Tesouro, qual papel comprar?
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Set 30, 2007 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Hehehehe, eu acho que é isto mesmo lhuisrv.... Laughing Laughing Laughing Shocked Shocked Shocked Very Happy Very Happy Very Happy

Acontece que a variação da rentabilidade acompanha a da inflação, assim, quanto maior a inflação, maior seria a rentabilidade... acho que uma das explicações poderia ser isto, aliado, é claro, à taxa de juros, que à época também estava alta.....então aí já viu né, taxa de juros alta + inflação alta dá uma baita rentabilidade pro papel (corrijam-me se eu estiver errado).... Rolling Eyes

Olhei por aqui, e tenho uma NTNF com vencimento em 01/01/12. Em dois meses, de 1º de abril a 1º de junho deste ano, o título teve uma rentabilidade bruta de incríveis 6,64%!!!!! Shocked Shocked Shocked

É claro que depois a rentabilidade foi diminuindo, teve rentabilidade negativa e ainda hoje não está no patamar de 1º de junho.

Então acho que é isto mesmo. Só lembrando que a tendência, com a inflação e taxa de juros baixa, é que a rentabilidade fique em patamares menores.

Alguém corrige aí se eu estiver errado.

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 12:41 am    Assunto: Responder com Citação

lhuisrv,

Se quiser ter uma noção sobre variação dos preço dos títulos com as taxas de juros veja os links abaixos

http://www.investindonotesouro.com/dnn/CompradeT%C3%ADtulosTesourodireto/tabid/71/Default.aspx

Gráfico de rentabilidades dos títulos do Tesouro Direto
http://www.investindonotesouro.com/rentabilidades/

Estes rendimentos altos são reais, mas deve se lembrar que isso só vale para quem resgata antes do vencimento, se comprar o título e aguardar até o vencimento vai receber o combinado , por exemplo, IPCA+7%, não importa se o título sobe 60% num ano ou cai 30% no outro vai receber sempre no resgate o combinado.

Os títulos de longo prazo são bem sensíveis as variações de taxa de juros, de maneira intuitiva , um título que vence em 10 anos , apenas com ilustração, que pague juros de 7% ao ano. Se o juros do título cai , um mês depois que comprou, para 6% ao ano, vai estar ganhando por 10 anos 1% a mais do que quem comprou por 6% ao ano, ou seja, de maneira grosseira vai receber mais de 10% (10 anos a 1%) acima de quem comprou com juros de 6% ao ano. Se for vender o título um mês depois que comprou não vai dar de graça estes 1% todo ano, vai embutir isso no preço do título cobrando mais de 10% para quem quiser comprar o seu título. Ou seja, em apenas um mês pode ganhar mais de 10% num título de longo prazo.

O inverso ocorre se as taxas de juros subirem , se comprou o título com juros de 7% ao ano vencendo em 10 anos e a taxa de juros subiu para 8% ao ano, ninguém vai querer o seu título que paga 7% ao ano se tem outros vendendo títulos que pagam 8% ao ano , para conseguir vender seu título vai ter que dar um desconto , ou seja , vai ter que descontar 1% por ano, ou seja, mais de 10%, neste caso vai perder mais 10% se for vender logo após um queda de 1% da taxa de juros do título.

Este é , de maneira intuitiva , o efeito do longo prazo nos títulos do tesouro direto.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 02, 2007 12:46 am    Assunto: Responder com Citação

rob, excelente explicação! Very Happy

Mostra que os títulos de longo prazo também embutem lá seus riscos, e também seus benefícios.... Very Happy

Agora ficou tudo mais claro. Parabéns rapaz, e continue assim, sempre disposto a nos ajudar com sua experiência e conhecimento! Very Happy

É isso aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

nossa, eu não imaginava que os títulos fossem negociáveis assim, podendo serem vendidos e comprados entre as pessoas... Surprised... é isso mesmo ou entendi errado?

e outra, teve um colega acima que comentou e não entendi também o seguinte: é possível ou não fazer aportes mensais no título, por exemplo, depositar mil reais hoje, mais mil mês que vem, etc, ou teriam que comprar títulos novos?? se fosse nesse último caso, acho que seria melhor investir um valor alto logo de uma vez, tipo mais de 10mil, ou não necessariamente?

valeu! Wink
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação

overbond escreveu:
nossa, eu não imaginava que os títulos fossem negociáveis assim, podendo serem vendidos e comprados entre as pessoas... Surprised... é isso mesmo ou entendi errado?

bond, eu acho que os títulos só são negociáveis entre o investidor e o governo federal. Mas é preciso que o rob confirme isto, pois não tenho certeza. Wink

Citação:
e outra, teve um colega acima que comentou e não entendi também o seguinte: é possível ou não fazer aportes mensais no título, por exemplo, depositar mil reais hoje, mais mil mês que vem, etc, ou teriam que comprar títulos novos?? se fosse nesse último caso, acho que seria melhor investir um valor alto logo de uma vez, tipo mais de 10mil, ou não necessariamente?

valeu! Wink

Pode. Aliás, é isto que estou fazendo. Very Happy A cada mês, invisto uma quantia "X" de R$ no Tesouro Direto, comprando frações de um mesmo título. Assim, a cada intervalo de meses, consigo ter um título inteiro na minha carteira. A idéia é fazer um investimento a longo prazo.

Agora, quanto à questão de comprar tudo de uma vez ou em parcelas, eu não sei, acho que depende do seus objetivos e do tipo de título que vai comprar. No meu caso específico, como estou investindo para a aposentadoria, faço aportes mensais ao Tesouro Direto e assim, curiosamente, vou formando também um preço médio do valor do título. Wink

É isso aí!
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 7:22 pm    Assunto: Responder com Citação

hotmar escreveu:
Agora, quanto à questão de comprar tudo de uma vez ou em parcelas, eu não sei, acho que depende do seus objetivos e do tipo de título que vai comprar. No meu caso específico, como estou investindo para a aposentadoria, faço aportes mensais ao Tesouro Direto e assim, curiosamente, vou formando também um preço médio do valor do título. Wink

é assim mesmo que eu pretenderia fazer.... porque se a cada aporte novo, tivesse que comprar um título novo, creio que iria ficar bagunçado demais para minha cabeça... seria como se eu tivesse que abrir uma "conta bancária nova" a cada aporte, fazendo uma comparação de complicação para mim... Razz.. hehehe...
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

overbond escreveu:
hotmar escreveu:

é assim mesmo que eu pretenderia fazer.... porque se a cada aporte novo, tivesse que comprar um título novo, creio que iria ficar bagunçado demais para minha cabeça... seria como se eu tivesse que abrir uma "conta bancária nova" a cada aporte, fazendo uma comparação de complicação para mim... Razz.. hehehe...

Hahahaha!!!! Laughing Laughing Laughing Laughing

O que eu faço é concentrar ao máximo: concentração em poucos investimentos, e, em cada modalidade de investimentos, concentrar o máximo possível - p.ex., Tesouro Direto, poucos títulos, Ações, poucas empresas e assim por diante. Wink

É isso aí!
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 13, 2007 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Relamente, no Tesouro Direto, só é possível comprar e vender títulos para o governo, mas existe um mercado secundário (compra e venda entre investidores) de títulos , mas parece que é mais voltado para grandes investidores ( fundos investimentos, grandes bancos etc), mas o Tesouro Direto usa os preços deste mercado secundário para oferecer os títulos e pagar os resgates.

O exemplo que mostrei é só hipotético para explicar variação dos preços dos títulos.

Os títulos de longo prazo são mais arriscados caso precise sacar tudo, por exemplo, a NTNBP de 2024 está com queda de 6% nos últimos 30 dias, para algumas pessoas isto representa muito para um investimento em renda fixa e podem optar por títulos de curto prazo ou LFT que é o título menos arriscado do Tesouro Direto.
ZNP
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação

robsp escreveu:
Os títulos de longo prazo são mais arriscados caso precise sacar tudo, por exemplo, a NTNBP de 2024 está com queda de 6% nos últimos 30 dias, para algumas pessoas isto representa muito para um investimento em renda fixa e podem optar por títulos de curto prazo ou LFT que é o título menos arriscado do Tesouro Direto.

Mas nos últimos 12 meses está em 29,54%, o que é formidável! Isso que não entendi. Supondo que vc tenha ficado com os títulos nesses 12 meses e depois vendeu, vc recebe 29,54% de juros?
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 26, 2007 10:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Exatamente, ganharia brutos 29,54%, mas não acho tão fácil assim antecipar estes ganhos. Por exemplo, que aplicou na NTNB 2024 Principal em junho de 2006 próximo a uma crise e vendeu e junho de 2007 ganhou mais de 70%. Vamos supor que comprasse este título em junho de 2007 pensando em ter um lucro "rápido" p/ vender no final do ano, provavelmente vai ficar com reantabilidade negativa e perderia dinheiro se precisasse realmente do dinheiro no fim do ano. Acho que para o longo prazo ganhar 6 ou 7% mais inflaçao sem precisar fazer nada , só comprar e esperar, uma boa opção. Nada impede de tentar de vender antes os títulos e tentar embolsar os ganhos em momentos de euforia, mas como disse pode não ser uma coisa muito fácil. Para mim a estratégia mais simples é comprar e esperar até o vencimento e fazer uma diversificação aplicando em títulos de curto prazo, como LFT, para ter um rendimento quase que garantido todo mês.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 27, 2007 11:42 am    Assunto: Responder com Citação

robsp escreveu:
...Acho que para o longo prazo ganhar 6 ou 7% mais inflaçao sem precisar fazer nada , só comprar e esperar, uma boa opção....

É uma excelente opção. É o equivalente às TIPS dos EUA. O investimento é garantido contra a corrosão inflacionária, se o papel for mantido até o vencimento. É por isto que eu invisto num título com este perfil (NTNB Principal). Wink

Citação:
Para mim a estratégia mais simples é comprar e esperar até o vencimento e fazer uma diversificação aplicando em títulos de curto prazo, como LFT, para ter um rendimento quase que garantido todo mês.

É o que eu estou pensando em fazer, sobretudo para garantir um fluxo de caixa (idéia surgida após ler a apresentação ExpoMoney, disponível aqui no Fórum para download).

É isso aí!
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 04, 2007 10:10 am    Assunto: Responder com Citação

Amigos,

Este tópico está excelente. Parabéns.

Uma dúvida. No caso de a sua letra valorizar-se expressivamente, alguém já fez as contas se vale a pena sair e pegar esta valorização e jogar em outra ou não? Ou vai depender muito do caso?
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 05, 2007 9:16 pm    Assunto: Responder com Citação

rodpba escreveu:
Amigos,

Este tópico está excelente. Parabéns.

Uma dúvida. No caso de a sua letra valorizar-se expressivamente, alguém já fez as contas se vale a pena sair e pegar esta valorização e jogar em outra ou não? Ou vai depender muito do caso?

rodpa, sua pergunta é muito interessante! Very Happy

Eu acho que depende do caso. Num investimento mensal em um título visando financiar uma aposentadoria, eu acho que vale a pena ficar com o papel até o vencimento, não só para garantir a rentabilidade acordada no momento da compra, mas também para manter a disciplina financeira do objetivo visado.

Agora, para títulos mais curtos, pode ser uma idéia interessante fazer esta venda de posições, mas depende do caso específico. Wink

É isso aí!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!