Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

O que você vai fazer com seu 13o?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Que destino terá (a maior parte) do seu 13o salário?
Pagamento de contas ou dívidas
10%
 10%  [ 3 ]
Vou gastá-lo! (compras, diversão, viagens, passivos)
10%
 10%  [ 3 ]
Educação (cursos, palestras, eventos)
3%
 3%  [ 1 ]
Ativos! (investimentos, bolsa, poupança, negócios etc)
53%
 53%  [ 16 ]
Não tenho 13o salário :(
23%
 23%  [ 7 ]
Não sei
0%
 0%  [ 0 ]
Total de Votos : 30

Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 6:26 pm    Assunto: O que você vai fazer com seu 13o? Responder com Citação

Conversando com alguns amigos aqui do fórum, chegamos à conclusão que precisamos intensificar os posts dedicados à Educação Financeira. De nada adianta o camarada ir à bolsa se antes não for financeiramente educado.

Este tópico aqui é pra gente discutir o que vocês farão com seu 13o, e debater idéias sobre o que fazer com esse dinheiro extra que entra todo ano.

O que eu noto é que a maioria das pessoas compromete o 13o com passivos antes mesmo de recebê-lo. Pouquíssimas pessoas investem o dinheiro extra, que aliás nem consideram como extra: já é contado como parte incorporada do salário que "tem que ser gasta".

===================

Começando por mim: o meu 13o vai pra Bolsa, integralmente, "ALL IN". Só não sei exatamente em quê. Como dezembro está meio longe, é difícil prever o que será uma boa oportunidade até lá. Pode ser uma IPO, talvez investir em opções com finalidade didática, ou talvez algum dos papéis da minha carteira esteja numa boa fase de compra. Tenho uma leve tendência a reforçar a minha carteira de Petro ou Vale, porque com o Investment Grade vindo aí provavelmente no semestre que vem, quero estar bem posicionado. Mas uma coisa é certa: vai 100% pra renda variável!

E vocês? O que acharam do que eu vou fazer com meu 13o? Comentem! O que farão fazer com seus 13os?

Editado pela última vez por mauriciokatayama em Dom Out 07, 2007 11:11 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 6:44 pm    Assunto: Responder com Citação

a priori meu 13º vai todo para a bolsa também...só não sei se vou pegar parte dele para fazer obra aqui em casa. Poderia ter alguma opção que incluisse: "fazer obra na casa, fazer alguma cirurgia, etc"
Avocati
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 7:45 pm    Assunto: Responder com Citação

O meu será proporcional, porque comecei a trabalhar em julho, mas com certeza vai ser destinado à investimentos.

Essa semana eu mandei a documentação para abrir conta na Geração Futuro e na Ativa, meu plano é o seguinte.

A da GF, será minha conta do "Homem mais Rico da Babilonia", ou seja 10% de tudo o que eu ganhar.

Na Ativa, será para aprendizado prático sobre o mercado financeiro.

Essa é minha estratégia inicial, a idéia da conta da GF é manter recursos sobre gestão profissional enquanto eu adiquiro conhecimentos e um montante suficientemente grande para eu mesmo gerir minhas operações no mercado financeiro.

Abraço!

PS: Sei que falei mal sobre a Forjas Taurus, mas um amigo convenceu-me que não é apenas com esse setor que ela trabalha, ainda assim continuo sendo contra armas como disse antes.
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 10:31 pm    Assunto: Responder com Citação

o meu será: parte GF, parte títulos públicos e parte poupança. Ações ainda vou pensar se compro.
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 10:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Avocati escreveu:
PS: Sei que falei mal sobre a Forjas Taurus, mas um amigo convenceu-me que não é apenas com esse setor que ela trabalha, ainda assim continuo sendo contra armas como disse antes.

Armas são necessárias até para manter a paz (polícia e exército)
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem, eu já recebi metade do meu 13o. (quando tirei férias), e apliquei integralmente na formação do meu colchão de segurança.

A outra metade vai ser usada integralmente para aquisição de ativos!
Avocati
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 06, 2007 11:00 pm    Assunto: Responder com Citação

cris escreveu:
Armas são necessárias até para manter a paz (polícia e exército)

Se você acha que sim, minha amiga, quem sou eu para discutir...

Lembrei-me de uma música agora:
"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..."

Talvez, eu quem seja muito sonhador... Laughing

Mas, voltemos à discussão sobre o 13o, a menos que alguém pretenda comprar uma PT.380 com ele.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 12:27 am    Assunto: O 13º servirá para comprar ativos! Responder com Citação

Excelente tópico, Maurício! Very Happy

Aliás, olha só que coincidência: eu também estava pensando, ontem, em abrir um tópico exatamente com este mesmo assunto. Que agradável surpresa foi abrir o Firefox agora há pouco e descobrir que esta idéia já havia sido implementada totalmente, e já com excelentes respostas dos nossos amigos do Fórum.

Mais uma vez, parabenizo o Maurício pela iniciativa, que enriquece a todos, pois é hora de propormos reflexões e incentivarmos o debate sobre educação financeira, e nada melhor do que usar, como "gancho", o exemplo do 13º salário.

Bem, eu usarei o 13º salário para consumo pessoal. Uêpa! Pera lá, pessoal, não será para consumir passivos, mas sim para consumir ativos. Cool

Ainda não defini exatamente a estratégia para o uso deste dinheiro extra, porém, em princípio, penso que parte seria destinada para reforçar o balde do fundo de investimentos "Fundo Programado", da Geração Futuro, e parcela seria destinada para comprar mais ações, reforçando a minha posição em empresas das quais eu já sou sócio Cool, ou para entrar em alguma IPO de empresas onde vejo boas perspectivas de crescimento.

Eu gostei muito da idéia do Avocati, ao falar que...

Avocati escreveu:
...A da GF, será minha conta do "Homem mais Rico da Babilonia", ou seja 10% de tudo o que eu ganhar....

Percebi que pensamos de forma semelhante, pois manterei aportes mensais programados na conta da Geração Futuro, como parte de meu plano "B" de previdência privada ("B" de Bolsa de Valores = Fundo de Ações Very Happy).

Inicialmente, ou seja, neste mês, eu estava pensando em reforçar o balde da minha conta no Fundo Programado da Geração Futuro com o dinheiro que resgatei do Fundo BB Ações Exportação. Entretanto, tendo em vista que algumas IPOs muito interessantes estão ocorrendo ou para ocorrer até o final de novembro, resolvi repensar minhas estratégias de investimentos. Assim, o dinheiro resgatado deste fundo de ações será usado para dar entrada em IPOs ou então, se eu avaliar que as IPOs não forem boas, para comprar mais ações de empresas que já estão no mercado.

Já o reforço da minha posição na Geração Futuro Fundo Programado posterguei para o final do ano, justamente por conta do recebimento do 13º salário.

A idéia por trás desta estratégia de gestão de recursos é tentar igualar minhas posições, em termos de quantidade de capital investido, no plano PGBL de previdência privada, do qual já contribuo há cerca de 2 anos, e no plano Geração Futuro Fundo Programado. Ver os dois fundos caminhando de forma paritária, em termos de quantidade de capital investido, será interessante. Cool Também não descarto a possibilidade de comprar mais alguns títulos públicos, que faz parte do meu plano "C" de previdência privada ("C" de "C"rédito público = títulos públicos federais).

Ademais, não penso em sair "torrando" o 13º salário. Já me considero "vacinado" deste mal. Razz Normalmente, o final do ano é, para mim, o período mais tranqüilo em termos de pagamentos de grandes despesas, haja vista que as despesas de maior porte, aquelas das quais não tenho como escapar, ou seja, as maiores, ocorrem principalmente no decorrer do 1º semestre, tais como: IPVA, IPTU, seguro do carro, cursos etc. Isto também é resultado de uma fortíssima disciplina financeira, que melhorou ainda mais a partir de julho deste ano, quando realmente comecei a me educar financeiramente.

Enfim, o 13º salário será uma ótima oportunidade de melhorar ainda mais as minhas posições em renda variável, tendo em vista que o ano de 2008 promete muito para a economia brasileira, com o Grau de Investimento, e a consolidação de determinados segmentos da economia brasileira, beneficiando sobretudo as empresas que tenham ações na Bolsa.

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
cybertecario
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:40 am    Assunto: Responder com Citação

Bem, meu 13º mais minhas férias e o 1/3 das férias vão para um investimento de alto risco e de longo prazo...

Deixe-me explicar...

Estou me formando este ano(ALELUIA!!!) e no final do ano estou planejando uma viagem para a Alemanha para fazer um curso de alemão lá, a vantagem que tenho uma amiga lá, e com isso pouparei em estadia.

Por quê quero fazer isso? Faz parte de um projeto de vida que tenho para mim. Em março início meu mestrado, e eu gostaria muito de participar de algum projeto de pesquisa com a Alemanha ou mesmo concorrer a uma bolsa de pós, após o término do curso.

Já me informei, e para concorrer a esteas bolsas conta muito o domínio sobre a língua e algum tempo de experiência no país.

Não será um investimento em bens, mas será um grande investimento em mim!

Se sobrar um trocadinho depois deste investimento de alto risco, eu aplico na bolsa, senão volto aplicar mensalmente somente após meu retorno.

Abraços a todos

----Gaúcho da fronteira - Herdeiros da Pampa pobre.

Editado pela última vez por cybertecario em Dom Out 07, 2007 3:07 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:44 am    Assunto: Responder com Citação

é um belo de um investimento este seu Laughing Wink
cybertecario
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 3:06 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado Fábio!

É algo diferente do que costumas debater aqui, mas estou apostando alto.

Abraços

Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 11:17 am    Assunto: Responder com Citação

cybertecario,

investir em qualificação profissional é muito importante e é um dos melhores investimentos que você pode fazer, porque educação, ninguém te toma, não tem revolução ou quebra na bolsa que te leve isto.

Sei que a idéia de muitos é parar de ser empregado, porém quem é professor universitário e pesquisador sabe que não se sente empregado, que se sente livre para fazer o que gosta.

E basta olhar o quanto um mestrado e/ou doutorado acrescentam no seu salário para saber que o investimento é ótimo.

Quanto à enquete: parte eu vou investir e parte vou usar para uma viagem curta de férias em janeiro, ainda estou escolhendo o destino e se vou de carro ou avião.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
cybertecario
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 3:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara Violinha;

Disseste tudo, compartilho das mesmas idéias!

Além de investir em ações, amo pesquisa, e uma vida acadêmica me permite em tempos em tempos, mudar de linhas pesquisas, novos desafios, fugindo da rotina.

Para isto, me despertei para Consciência Financeira, e pretendo daqui uns 8 anos, quando estou programando terminar o mestrado/doutorado ter minha Indepência Financeira, e ter condições de ter minhas pesquisas particulares..srrrrssr

Abraços

Vi0linha escreveu:
cybertecario,

investir em qualificação profissional é muito importante e é um dos melhores investimentos que você pode fazer, porque educação, ninguém te toma, não tem revolução ou quebra na bolsa que te leve isto.

Sei que a idéia de muitos é parar de ser empregado, porém quem é professor universitário e pesquisador sabe que não se sente empregado, que se sente livre para fazer o que gosta.

E basta olhar o quanto um mestrado e/ou doutorado acrescentam no seu salário para saber que o investimento é ótimo.

Quanto à enquete: parte eu vou investir e parte vou usar para uma viagem curta de férias em janeiro, ainda estou escolhendo o destino e se vou de carro ou avião.

hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 3:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Muito boa estratégia, cyber!!!!! Very Happy

Certamente, o investimento em educação é o melhor investimento que existe no mercado, e na vida, pois é garantia de retorno certo e dividendos altos. Soma-se isto à satisfação e à ascensão profissional e pronto! Você terá uma alavancagem pessoal que nenhum subprime conseguirá te tirar. Wink

Parabéns pelo investimento. São bem poucos os que pensam assim.

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
rodrigo-almeida

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 4:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu recebo metade do 13º em julho e metade em dezembro...

Peguei essa metade e investi, só que vou tirar em janeiro para fazer uma viagem, pois já tem alguns anos que não vejo o mar, e porque tem 5 anos que não tiro ferias... Agora que já estou mais tranquilo e estabilizado vou me dar esse presente...
E a outra metade vou investir, só não sei se será em fundos de ações ou em ações, se eu estiver preparado até lá, vou me arriscar e comprar um lote de alguma das blue chips...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!