Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Qual foi a 1ª coisa q vc fez com o seu salário de outubro?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Qual foi a 1ª coisa que você fez com o seu salário de outubro de 2007?
Pagamento de dívidas e contas (cartão de crédito, aluguel, condomínio, água, luz etc.).
36%
 36%  [ 7 ]
Já gastei! (compras, diversão, viagens, passivos). O que sobrar eu invisto.
5%
 5%  [ 1 ]
Educação (cursos, palestras, eventos).
0%
 0%  [ 0 ]
Ativos! (investimentos, bolsa, poupança, negócios etc). O que sobrar eu gasto.
31%
 31%  [ 6 ]
Não tenho salário :(
21%
 21%  [ 4 ]
Não sei.
5%
 5%  [ 1 ]
Total de Votos : 19

Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 1:45 am    Assunto: Qual foi a 1ª coisa q vc fez com o seu salário de outubro? Responder com Citação

Olá pessoal! Very Happy

Começo de mês, pra quem trabalha, é sempre um momento de alegria (para uns mais, para outros menos Razz): o depósito, em conta-corrente, do pagamento do salário do mês.

E qual foi a primeira coisa que você fez com ele?

Conforme o Maurício falou, precisamos intensificar os posts dedicados à Educação Financeira. De nada adianta o camarada ir à bolsa se antes não for financeiramente educado.

Assim, a idéia é fazer um tópico deste por mês, para propormos reflexões acerca de nossos gastos com salários e a forma como o visualizamos para dar uma alavancada em nossos projetos pessoais de investimentos e educação financeira.

As idéias das respostas da enquete foram aproveitadas do tópico em que o Maurício nos conclama a responder sobre o 13º salário, e pode ser lida aqui.

.....................................................................

Começando por mim: comecei gastando o meu salário de outubro para encher os baldes de investimentos: parte foi em títulos públicos, outra parte no fundo de ações, outra parte da previdência privada e outra parte foi transferida para a conta investimento, a ser oportunamente utilizada na compra de ações ou no pedido de reservas em IPOs.

A quantia que sobrou na conta corrente ficou bem reduzida, o que me forçará a viver o resto do mês "limitado" pelo que sobrou, baseado na estimativa de despesas que terei ao longo do mês, a qual foi feita tendo em conta a média de gastos dos últimos 12 meses.

Confesso que chega até ser preocupante ter uma quantia tão reduzida a ser gasta pelos próximos quase 30 dias, mas, por outro lado, é bom, pois me obrigo a ter uma disciplina financeira mais rígida, pois já sei, de antemão, que não poderei gastar mais do que sobrou. E, se acontecer algum imprevisto, lá está o colchão de segurança, formado basicamente por investimentos com resgate imediato (CDB), ou seja, resgate "na hora", e liquidez total, pronto para ser acionado em caso de emergências (outro ponto que é fruto da educação financeira: a criação de um colchão de segurança).

E você? Qual foi a primeira coisa que fez ao receber o seu salário deste mês de outubro? Pagou as contas de luz, água etc.? Pagou a fatura do cartão de crédito? Comprou "aquela" coisinha linda que tinha visto na vitrine no mês passado mas que não pôde comprar porque o salário do mês anterior já havia sido gasto na compra de outra "coisinha" mais maravilhosa que havia visto no mês anterior, mas que não pôde ser comprada no mês anterior justamente porque o salário do mês...? Razz

No próximo mês, de novembro, será criado um novo tópico, até para testarmos e aprendermos mais sobre como anda a nossa evolução em termos de disciplina e educação financeira. Wink

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:10 am    Assunto: Responder com Citação

rapaz, todo mes quando o salário entra na conta eu liquido tudo o que tenho que pagar naquele mes. Nos livros que eu li, geralmente se condena esta minha prática, mas até hoje não fui convencido. Eu gosto de pagar logo no dia do pagamento as contas de luz, agua, prestação do carro, iptu, etc. Também trato logo de gerar meu boleto do clube de investimentos. E depois de calcular os outros gastos, pego a parte destinada em ações e começo a especular Very Happy

na verdade tudo o que eu farei no próximo mês já é estipulado beeeem previamente. Por isto a ordem dos pagamentos não interfere no fechamento. E não ligo muito para os imprevistos, afinal tenho minha segurança na poupança.

Infelismente, este mes por exemplo tive um imprevisto. Bati com o carro pela primeira vez na vida...foi uma experiencia e tanto. Ainda bem que tinha essa segurança da poupança. Imagino se eu não tivesse essa prática, como a maioria dos brasileiros, sendo obrigado a fazer um empréstimo ou parcelar com aqueles "juros invisiveis", os quais pagando a vista ficam claramente visiveis.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:15 am    Assunto: Responder com Citação

Virou 100% VALE5.

Mas Maurício, como é que vc vai pagar as contas do mês?
Com o salário do 2o emprego (professor) hehehehe....
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:22 am    Assunto: Responder com Citação

Ótima resposta, Fábio. Very Happy

Você já demonstra que tem uma educação financeira de qualidade, bem acima da média de milhões de brasileiros. Estipula seus gastos, liquida suas despesas rapidamente e programa-se para investir sua renda ativa na geração de mais renda passiva, de modo objetivo, nítido e claro.

Maurício, você quer ser dono da Vale também, é? Isto aí tá virando uma holding... a MaurícioKaPar, com controle acionário da Redecard, Whirpool, Ecodiesel e, agora, da Vale (me esqueci de alguma?). Você teria que anunciar um "fato relevante" antes.....vou comunicar à CVM e à SEC* Laughing

* SEC: órgão regulador da NYSE, Bolsa de Valores de Wall Street Cool

É isso aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:37 am    Assunto: Responder com Citação

Eu já tinha VALE5 hot, só me aproveitei que ela estava em promocao (50,00) e reforcei as posiçoes. Sempre visando o Investment Grade Day.
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:48 am    Assunto: Responder com Citação

Hotmar, obrigado pelo reconhecimento

Mauricio, eu só não entrei nessa promoção também por conta do D + 1 dos depositos da Ativa...depois tenho que ver como eu faço D + 0. Fiquei com vergonha de mim mesmo torcendo para o indice de desemprego dos EUA aumentar para que derrepente a vale subisse menos, ou nem subisse, para eu comprar segunda...agora ja era.

off: depois eu vo abrir um tópico para discutir sobre o Grau de Investimento...me lembrem caso eu esqueça...agora vou dormir...abraços...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 7:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Virou minha primeira aplicação na Geração Futuro!

Espero fazer isso todo mês: caiu o salário, já destino a parcela dos investimentos integralmente, reservando apenas o valor suficiente para cobrir as despesas do mês: as fixas e as variáveis cujo valor estimo todos os meses! Incluindo uma pequena parcela para "imprevistos", que, se não for usada, vai para a Geração Futuro também!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 7:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Nossa, rhiannon, que disciplina, hein!? Parabéns! Very Happy

Com este gás todo, você vai ter tanta grana na Geração Futuro que não vai demorar o dia em que você retirará o dinheiro das despesas mediante resgate da GF, e não do seu salário. Wink

É isso aí!
cybertecario
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 9:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal!

Eu recebo sempre no último dia útil do mês, minhas contas estão concentradas nos dias 10(telefone, internet, etc) e 16 (cartão de crédito).

Tenho uma planilha mto boa que gera gráficos com minhas despesas e investimentos, faz três meses de uso apenas, mas já consigo traçar a minha média de gastos.

Até o mês retrasado, investia religiosamente algo em torno de 15% do meu salário líquido em previdência e fundos, e como já tinha estimaado meus gastos gerais, com o dia a dia, coloco médias semanais de gastos, onde o que sobrasse e apenas no final do mês comprava algumas ações.

Evitando atingir esses metas semanais, criava "Mini-colchões" de segurança durante o mês no caso de algum imprevisto.

Estou feliz com esta metodologia, mas gostaria de trocar experi~encias com os foristas para melhor adaptá-la ou mesmo experimentar outras.

Abraços

----Gaúcho da fronteira - Herdeiros da Pampa pobre.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 10:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Interessante, hein, cyber, esta metodologia de metas semanais de gastos. Demonstra forte disciplina financeira e disposição para aperfeiçoar ainda mais o crescimento de sua renda passiva.

Eu tenho uma meta fixa de despesas mensais, e registro a cada dia qualquer despesa que faço, incluindo as taxas de corretagem na compra e venda de ações e o custo de boletos da Geração Futuro, p.ex. Deixo de fora a CPMF, o IR que já é descontado da fonte, a contribuição social, que também é descontada da fonte, e outros tributos que já incidem na fonte. Procuro trabalhar com o rendimento ativo líquido.

Assim, a cada dia eu sei exatamente como está evoluindo a minha caixa de despesas. Se, ao chegar depois do dia 20 (quando fecho a conta do cartão de crédito e quando normalmente outras despesas mensais, como Internet, telefone etc. estão já devidamente pagas), eu constatar que ainda há "sobras" no orçamento de despesas, e eu tenha marcado a realização de algumas compras que gostaria de realizar (livros, softwares etc.), eu compro no mesmo mês, liquidando o débito de forma imediata, com o uso de boletos bancários.

Desta forma, eu entro "zerado" no mês seguinte.

Caso contrário, ou seja, se eu perceber que não tenho mais nenhuma necessidade de consumo imediata, as sobras do mês atual são creditadas na conta-investimento, para encher o balde de investimentos. Atualmente, o dinheiro está indo todo para as contas das corretoras, a fim de aproveitar o bom momento vivido pelo mercado acionário.

Com a disciplina que estou criando no meu portfólio permanente recém inaugurado, quem sabe eu comece a utilizar as sobras para encher também os demais baldes de investimentos (Tesouro Direto e fundo de ações), à medida em que tais baldes forem crescendo e começarem a aparecer de forma mais efetiva. Wink

É isso aí!
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 11:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Ei vida boa de assalariado, dia x dinheirinho na conta Smile
(estou sendo irônico, adoro minha instabilidade)
Sou freelancer e vou recebendo um pouco aqui e ali durante todo mês.

Recebendo, 10% vai para uma conta de investimento o restante vejo se pago alguma conta, caso não dé guardo para juntar com o proximo recebimento (que também terá 10% de debito).

No final o saldo possitivo do mês também vai para a conta de investimento.
Resumindo, começo todo mês zerado ou proximo disso.

PS.: Esse esquema é pós-PRPP*
Antes esses 10% eram destinados para GASTAR com informática e outras frescuras hightec, depois do PRPP gasto com info quando sobra dinheiro no mês ou se surge alguma emergência (manutenção do PC).

Dos recebimentos também destino um valor (que varia do tipo de serviço prestado) para o carro, com isso não tenho que me preocupar com combustivél ou manutenção do veiculo ($$$) e os planos são de anualmente trocar de carro fugindo assim de pagar IPVA.

*Pai rico, pai pobre
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Out 08, 2007 7:30 pm    Assunto: Responder com Citação

knancys, realmente, todos nós mudamos de esquema com nosso dinheiro após a leitura do PRPP.

Este negócio de "investir primeiro, o que sobrar eu gasto" é um dos efeitos saudáveis desta educação financeira de qualidade ao alcance de todos.

Antes da educação financeira, o que eu fazia era "gastar primeiro, o que sobrar eu invisto"..... o que uma mudança de mentalidade não faz.... Wink

É isso aí!
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 2:03 pm    Assunto: Responder com Citação

O mais legal da disciplina financeira é descobrir-se dono do dinheiro, e não mais o seu refém.

Antes eu nem conseguia imaginar uma redução no meu salário; se perdesse o emprego e tivesse que buscar outra posição eu não saberia sobreviver ganhando menos!

Hoje eu tenho a tranquilidade de saber que vivo aquém do que ganho, e mesmo em uma situação de emergência eu não sofreria tanto!

Não é fácil, é verdade, mas estou tentando ser disciplinada nesses primeiros meses, e depois que me acostumar fica bem mais fácil!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 7:17 pm    Assunto: Responder com Citação

rhiannon, de fato, os primeiros meses são os mais difíceis, mas depois você se acostuma, e fica tudo mais fácil, quase que no "automático".... Very Happy

É isso aí!
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 1:08 am    Assunto: Responder com Citação

hotmar escreveu:
knancys, realmente, todos nós mudamos de esquema com nosso dinheiro após a leitura do PRPP.

Ainda é muito pouco, mas o que tenho hoje guardado/investido é um montante que nunca tive na vida.

Tudo bem que a gestão do meu negocio esta mais eficiente (conseguentemente entra mais dinheiro), mas como foi dito em PRPP, ganhar mais não significa que irá ter uma sobra maior no final do mês. (essencia)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!