Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ganhos de Capital x Geração de Caixa
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 15, 2007 10:44 pm    Assunto: Ganhos de Capital x Geração de Caixa Responder com Citação

Galera, acabei comprar o Quem Mexeu no Meu Dinheiro e queria saber uma coisa.

Estava tentando entender a diferença entre Ganhos de Capital e Geração de Caixa, e acabei interpretando dessa forma:

Ganhos de Capital - daytrade;
Geração de Caixa - dividendos;

Alguém mais entendeu desta forma?
Ele cita que não é tão saudável para ele o fato de comprar na baixa e vender na alta, e que o certo é recolher os frutos dos ativos. E a partir destes frutos, se compram outros ativos.

Eu pelo menos entendi assim.

É isso mesmo!?
Confused

Abraços!
Very Happy
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 2:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje mesmo eu estava pensando: "ações são ativos?". O que vocês acham? ativo não é tudo aquilo que põe dinheiro no seu bolso, sem vc precisar trabalhar? e ação é o que? elas não põem dinheiro no seu bolso todo mês. Como classificar "ações"?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação

se geram dividendos são ativos sim...
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 3:25 pm    Assunto: Responder com Citação

cris escreveu:
Hoje mesmo eu estava pensando: "ações são ativos?". O que vocês acham? ativo não é tudo aquilo que põe dinheiro no seu bolso, sem vc precisar trabalhar? e ação é o que? elas não põem dinheiro no seu bolso todo mês. Como classificar "ações"?

Nao...ativos nao sao isso....o RK tratou de uma forma mais literaria....mas isso q vc definiu é "renda passiva ou ativa" nao 'ativo'....

Ativos são os bens e direitos que a empresa / pessoa tem num determinado momento

Ação é um bem e os dividendos q podem gerar sao direitos (por lei)...

Portanto é ativo...
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação

hvfreitas escreveu:
Ativos são os bens e direitos que a empresa / pessoa tem num determinado momento

Portanto é ativo...

Ah, então o meu apartamento em que moro é um ativo? E, na verdade, o que pode me trazer independencia financeira são os dividendos e não as ações em si?
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação

cris escreveu:
hvfreitas escreveu:

Portanto é ativo...

Ah, então o meu apartamento em que moro é um ativo? E, na verdade, o que pode me trazer independencia financeira são os dividendos e não as ações em si?

o apartamento é....ele pode valorizar (ou não), pode ser alugado e vale dinheiro tb....mas qndo vc compra um APTO, vc adquire passivos tb (IPTU por exemplo)...

Sobre ações...os dois podem te trazer....

exemplo:

- vc junta um milhao em ações....vende td e vive com esse 1 milhao

- vc junta 2 milhoes em ação e vive com a renda do dividendo...

ou seja:

a ação é ativo (é um Bem...por isso é um ativo)

o dividendo é um ativo vinculado à ação (Sem a ação, não há dividendo), e por esse fato te pode dar uma RENDA (q é seu Direito...por isso se torna um ativo tb)

Leia a definição...BEM e DIREITO....os dois se encaixam
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 8:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, eu irei discordar do hvfreitas e colocar o meu entendimento.

O fato de comprar um apartamento ainda não define se ele é um ativo ou passivo.
O que vai definir isto, é como eu utilizarei o apartamento.

1) Caso eu passe a viver nele, se tornará um passivo.
2) Caso eu passe a alugar o apartamento, este se tornará um ativo.

Uma das minhas idéias seria adquirir um apartamento modesto para alugar à terceiros, e deste aluguel, começar a pagar outro ativo, ou apartamento, junto com o meu salário para criar um outro ativo.

Alugado, o imóvel não será um passivo pois apenas me trará rendimentos.
Morando, terei que dispor de uma quantia para manter as despesas, por mais que este se valorize ao longo dos anos.

Se valorizar também, terei dois ganhos no caso do aluguel.
Eu pelo menos enxergo assim.

Abraços!
Very Happy
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 8:33 pm    Assunto: Responder com Citação

cris escreveu:
hvfreitas escreveu:

Portanto é ativo...

Pois é, como classificar?

Na minha cabeça ficou assim:

1) Pessoa que compra ações para obter lucros com sua especulação = ganho de capital (é momentâneo);
2) Pessoa que compra ações para fazer parte da empresa e participar de seus lucros = geração de caixa (enquanto a empresa existir, você continuará recebendo).

Acho que a diferença está na continuidade do lucro auferido, como o aluguel por exemplo, onde você pode continuar recebendo o dinheiro pelo tempo em que você conseguir um locatário, ao contário do que acontece caso você compre o AP por x, e revenda por x+1.

O ponto fraco da Geração de Caixa é o fato do enriquecimento lento, enquanto o do Ganho de Capital é a descontinuidade do lucro, ele cessa no momento em que você realiza o ganho.

Eu entendi assim.

Abraços!
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 10:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Diogof escreveu:
Bom, eu irei discordar do hvfreitas e colocar o meu entendimento.

O fato de comprar um apartamento ainda não define se ele é um ativo ou passivo.
O que vai definir isto, é como eu utilizarei o apartamento.

1) Caso eu passe a viver nele, se tornará um passivo.
2) Caso eu passe a alugar o apartamento, este se tornará um ativo.

Uma das minhas idéias seria adquirir um apartamento modesto para alugar à terceiros, e deste aluguel, começar a pagar outro ativo, ou apartamento, junto com o meu salário para criar um outro ativo.

Alugado, o imóvel não será um passivo pois apenas me trará rendimentos.
Morando, terei que dispor de uma quantia para manter as despesas, por mais que este se valorize ao longo dos anos.

Se valorizar também, terei dois ganhos no caso do aluguel.
Eu pelo menos enxergo assim.

Abraços!
Very Happy

Nao quis dizer q o apto. nao irá reduzir suas disponibilidades financeiras (ter custos)....

Mas de qlqr forma, ele é um ativo....

o fato é:

Ele é um ativo que pode te gerar renda ou nao....(aluguel)

mas ele continua sendo um ativo....

Exemplo:

Eu compro um apto. e no primeiro mês eu gasto 1000 com IPTU...

Ou seja: ele tirou dinheiro do meu bolso....

Mas, ele continua sendo um bem meu....

é como se vc comprasse uma ação da PETR4 e ela caisse 2% logo depois que vc comprou.....

essa ação tirou dinheiro do seu bolso (os 2%)....mas nao foi pq ela teve uma depreciação (-2%) que ela virou um PASSIVO.....entendeu??

o ATIVO nao é oq poe dinheiro.....mas sim oq vc tem de posse.... ou direito...

agora...concordo q um APTO. nao é um ativo "saudavel"....pq ele tirará dinheiro do bolso (caso ele nao se valorize)

Bem....eu ja passei mais de 3 anos estudando isso na faculdade....(PUC)....e mais 6 de leitura financeira

Caso vc esteja certo, precisarei refazer todas as aulas de financas...hehehehe....

Espero ter esclarecido....o livro do RK explica mal essa questao (usa num sentido "figurado"...para leigos entenderem)....

Quando terminei de ler e dps tive minhas aulas de financas, eu até briguei com o professor nessa questao...mas ele me esclareceu, calmamente, o verdadeiro sentido dessas expressões...

leia outros livros e percebera a diferença de ATIVO e PASSIVO...

abraços
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 10:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Diogof escreveu:
cris escreveu:
hvfreitas escreveu:

Portanto é ativo...

Pois é, como classificar?

Na minha cabeça ficou assim:

1) Pessoa que compra ações para obter lucros com sua especulação = ganho de capital (é momentâneo);
2) Pessoa que compra ações para fazer parte da empresa e participar de seus lucros = geração de caixa (enquanto a empresa existir, você continuará recebendo).

Acho que a diferença está na continuidade do lucro auferido, como o aluguel por exemplo, onde você pode continuar recebendo o dinheiro pelo tempo em que você conseguir um locatário, ao contário do que acontece caso você compre o AP por x, e revenda por x+1.

O ponto fraco da Geração de Caixa é o fato do enriquecimento lento, enquanto o do Ganho de Capital é a descontinuidade do lucro, ele cessa no momento em que você realiza o ganho.

Eu entendi assim.

Abraços!

Concordo com vc nisso....

a meu ver, vc usou uma linguagem simples mas correta....

eu só acho q no segundo caso, a pessoa tb busca um ganho de capital....mas espera q isso aconteça no longo prazo...

tipo...o preço da ação tb importa para o cara q quer receber os dividendos por X anos tb....pq no final, ele espera ter lucro com a venda de uma ação (se necessária)

é como se vc comprasse um apto. e alugasse.....sua renda viria do aluguel...mas vc ficaria feliz se ele valorizasse, né?
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

hvfreitas, mas pelo que eu entendi do método do RK, o bem deixa de ser um ativo no momento em que não põe dinheiro no seu bolso, e eu parti desta idéia.

Abraços!
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 11:19 pm    Assunto: Responder com Citação

De qualquer forma, voltemos ao tópico! hehehehe

Ações deixam de ser ativos!?
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 16, 2007 11:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Diogof escreveu:

Mas o RK nao ensina o modo cientifico.....(correto)....ele utiliza a palavra "ATIVO" como uma alusao à aquilo q trás dinheiro (que em geral tb sao ativos)

Ações deixam de ser ativos apenas qndo vc as vende ou qndo perdem todo o valor (igual a 0)
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2007 12:00 am    Assunto: Responder com Citação

hvfreitas escreveu:
Diogof escreveu:

Mas o RK nao ensina o modo cientifico.....(correto)....ele utiliza a palavra "ATIVO" como uma alusao à aquilo q trás dinheiro (que em geral tb sao ativos)

Ações deixam de ser ativos apenas qndo vc as vende ou qndo perdem todo o valor (igual a 0)

Exatamente! Você entendeu o meu ponto.
Eu não estava falando de ativos no sentido certo, e sim no do R.K.
Smile

Olha bem o título do tópico. Se você parar para olhar bem, ambos são ativos, mas ele tenta ser mais profundo diferenciando os tipos de ativos.

Um carro pessoal é um ativo, mas não para o R.K., e o ponto de vista que eu quero analisar é o dele, entendeu?
Very Happy

Por isso esta diferenciação entre os ativos em Ganhos de Capital e Geração de Caixa.

Abraços!
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2007 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Gente vocês complicaram demais rsrsrsrs ... ações podem ou não serem ativos

Passivos tiram dinheiro do seu bolso.
Ativos colocam dinheiro no seu bolso.

Renda Passiva é aquela proveniente de seus ativos.
Renda Ganha vem do seu trabalho.
Renda de Portifólio é aquela que vem de suas ações.

Exemplos

Você compra vale a R$ 2,00 e vende por R$ 200,00 depois de 20 anos ...
Bem podemos considerar essa ação como um ativo, cnsiderando que as taxas de administração, impostos e etc serão menores que o lucro que você teve nessa ação. Essa ação COLOCOU DINHEIRO NO SEU BOLSO, mesmo depois de tanto tempo.

Agora você compra vale a R$ 200,00 e vende a R$ 2,00, parabens, você comprou um passivo que TIROU DINHEIRO DE SEU BOLSO.

Se a mesma vale tem um dividend yeld de 5% am, então você tem uma renda de portifólio.

Esse pensamento pode se aplicar a tudo.

Sua casa por exemplo, se você gasta 1000 reais por mes com manutenção nela e revende depois de 10 anos com uma valorização de 9 mil reais apenas, então sua casa foi um passivo, mas se ela valoriza 11 mil reais e você embolsa essa diferença, então os custos que você teve com ela no longo prazo foram cobertos por essa valorização.

O problema da casa eh que ninguem ve como ativo, quando compram pensam no bem estar e nao no potencial de valorização ou nas despesas mensais que ela gerará, por isso a maioria das casas propria serem passivos.

Basicamente ativos te deixam mais rico e passivos de deixam mais pobre. (cabe aqui uma outra dfeinição, a de patrimonio liquido. quando você aumenta seu patrimonio liquido esta ficando mais rico e quando diminui seu patrimonio liquido, MESMO AUMENTANDO SUA RENDA, você estará ficado pobre. Exemplo. Você ganha 5 mil reais por mes, nao tem nenhuma divida, e uma casa de 100 mil reais. Então tem um patrimonio liquido proximo disso, descontado as despesas mensais seu patrimonio gira na casas dos 80 mil vamos dizer. Agora você recebe um aumento e passa a ganhar 10 mil reais por mes, compra um carro de 100 mil para pagar em suaves prestações ... parabens, você acaba de fica mais pobre, alias quase falido ! embora sua renda continue alta percebe !? experimente perder o emprego em uma situação como essa ....)

NADA NESSE MUNDO EH CERTEZA DE SER PASSIVO OU CERTEZA DE SER UM ATIVO. Nada pode ser dito com 100% de certeza como ser um passivo, pois tudo pode perder valor e você perder dinheiro ou ganhar. Até um carro pode via a ser um ativo (embora geralmente seja um passivo). Tem pessoas aproveitando a baixa do dolar para comprar carros importados. Se o dolar voltar a subir muito, essas pessoas terao seus carros valorizados, o que pode significar que embolsarão dinheiro em uma eventual venda no futuro. Vê !? Um ativo !

O Raciocinio dos Bancos e Insituições Financeiras eh corretissimo, PARA ELES. Quando um banco diz que seu carro eh um ativo, ele realmente o é , PARA O BANCO, pois ele pode te oferecer dinheiro e pegar o carro como garantia, caso você nao pague o banco vende seu carro e embolsa o dinheiro, entendeu ? Para o Banco é um grande ativo, sua casa, seu carro ... mas para você TALVEZ NÃO.

Entender esse conceito eh fundamental para se ser rico, pois no longo prazo você pode estar adquirindo um monte de passivos pensando estar adquirindo ativos, o que lhe deixará mais pobre, ao inves de rico.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!