Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ganhos de Capital x Geração de Caixa
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2007 12:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim, este é o conceito, mas o hvfreitas não deixa de estar certo quando afirma sobre os ativos.

No conceito científico, mesmo que um carro que só te trará despesas e desvalorizará, é um ativo, não importa o que aconteça.

O problema é que a maioria dos leitores do R.K. só vieram a conhecer ativos e passivos através do livro dele, mas ocorre que ele distorce o conceito para poder se expressar melhor, uma espécie de lavagem cerebral hehehehe

Ativos também podem tirar dinheiro do seu bolso no conceito clássico.
----

Mas voltando ao conceito do R.K. sobre ativos, ele definiu dois tipos de ativos mais uma vez:
Ganho de Capital e Geração de Caixa.

E é sobre isso que eu quero entender.
Eu entendi que os ativos do tipo Geração de Caixa é que fazem o seu dinheiro prosperar, ao contrário do tipo de Ganho de Capital.

Um trecho do livro:

"ESTE LIVRO TRATA DO PODER DE GERAÇÃO DE CAIXA

Conversa de um investidor que visa ganho de capital:
- "Comprei a ação a US$10 e quando chegou a US$15, vendi"
Conversa de um investidor que visa geração de caixa:
- "O dividendo da ação foi de 56 cents"

UMA DISTINÇÃO MUITO IMPORTANTE
Sempre que ouço alguém falar "Invista a longo prazo", costumo perguntar: "Para que o senhor está investindo? Quer ganhos de capital ou geração de caixa? Quem investe para gerar caixa não se preocupa com o preço. (...)"
---

Ele mesmo fala que por vezes visa o ganho de capital, mas que é exceção e não regra, e fala dos "encanamentos", etc.

Abraços!
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Diogo eu li todos os livros do Kiyosaki em portugues, alguns em ingles, joguei o jogo e releio constantemente os ensinamentos. O meu entendimento eh um pouco diferente do seu.

O que eu entendi é que o RK investe para obter ROI, retorno sobre o investimento. Esse conceito ele explicou em Guia de Investimentos e Independencia Financeira ...

"Quando você investe para obter apreciação (ou ganho de capital) nao está investindo e sim fazendo negocios, esta comercializando. Isso acontece quando você compra um terreno por X e vende por X+1 ou quando compra uma ação por X e vende por X+3, um rico quando investe, o faz para obter fluxo de caixa".

Não eh que um seja errado procurar ganhar com apreciação, e os ricos fazem isso claro, mas isso nao lhe levará a atingir a independencia financeira ... para atingir a independencia financeira, teremos que investir esses ganhos de capital, afim de gerarem fluxo de caixa.

Ganhos de capital tamém fazem seu dinheiro prosperar, MAS NAO LHE GARANTEM INDEPENDENCIA FINANCEIRA. Veja no jogo Cashflow por exemplo. Vocênao vai ganhar o jogo se comprar apenas ações. Precisa dos imoveis com seu fluxo de caixa para poder atingir a independencia financeira, seu principal objetivo. Mas através das ações você pode chegar a essa independencia mais rapido ... o jogo ensina bem isso.

O RK defende 2 tipos principais de renda para se obter a independencia financeira, renda passiva e renda de portifolio.
A renda de portifolio NAO vem necessariamente de ações que você compra em mercados abertos, como a bovespa. Com todo respeito mas quem compra nesses lugares sao a classe media. Os ricos prduzem suas proprias ações, sao insiders primeiramente. Montam seus negocios e vendem ações para a classe media.

Então resumindo, quando ele diz renda de portifolio, ele quer dizer renda proveniente de negocios que você tem participações, seja porque voce fundoum, ajudou a fudar ou comprou. Ações sao apenas uma forma de se chegar lah.

GANHOS DE CAPITAL NAO APROXIMAM VOCE DA INDEPENDENCIA FINANCEIRA, FLUXO DE CAIXA SIM.

Espero ter ajudado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Nov 17, 2007 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Só vou postar pra dizer que este tópico está muito bom!!

A propósito, muitos aqui do forum estão na idea de "ganho de capital", para um dia poder pegar esse dinheiro e faze-lo render "geração de caixa". Pelo menos eu imagino isso.
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2007 12:03 am    Assunto: Responder com Citação

CodeBR, muito obrigado pela elucidação!!!!
Cara, tava na ponta da língua, mas eu não estava conseguindo montar a idéia na minha cabeça.
Na verdade até estava, mas tava faltando aquele estalo! No caso, o teu empurrãozinho! hehehehehe

Enfim, você conseguiu sintetizar bem esta idéia do RK.
Very Happy

Resumindo então, podemos dizer que trading é ganho de capital, e a compra de ações para virar sócio de uma empresa e auferir renda a partir de seus lucros como geração de caixa?
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2007 12:44 am    Assunto: Responder com Citação

Parabéns a todos!!!! Very Happy

Instigantes estes conceitos!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

E me deu vontade de ler este livro do RK também!!!!! Mais um pra fila, heheheheh Laughing Laughing Laughing

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2007 11:31 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Resumindo então, podemos dizer que trading é ganho de capital, e a compra de ações para virar sócio de uma empresa e auferir renda a partir de seus lucros como geração de caixa?

Corretissimo Diogo ! Eh exatamente essa a diferença ... você precisa entender bem essa diferença na hora de investir e na hora de montar seus planos de investimentos, quando comprar ações, etc ...

Citação:

A propósito, muitos aqui do forum estão na idea de "ganho de capital", para um dia poder pegar esse dinheiro e faze-lo render "geração de caixa". Pelo menos eu imagino isso.

O sonho de muitos americanos ( e de muitos brasileiros, creio) eh juntar um milhão e por que ? 1 milhao na poupança hoje rende 5 mil reais por mes, isso eh independencia financeira para 90% da população ...
Investindo para obter ganhos de capital na bovespa por alguns anos pode fazer você atingir essa meta de uma forma muito rapido.
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Nov 18, 2007 12:13 pm    Assunto: Responder com Citação

É isso ae!
Mas tem os seus riscos.

Legal ter esta noção na cabeça, já comecei a enxergar as coisas de um outro modo. Quando a gente acha que está começando saber de alguma coisa, vem mais informação pra enriquecer a nossa formação financeira.
Very Happy
Ao longo do livro, irei postando mais conceitos e dúvidas aqui.

Abraços!
casberp
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 19, 2007 3:26 pm    Assunto: Responder com Citação

cris escreveu:
hvfreitas escreveu:
Ativos são os bens e direitos que a empresa / pessoa tem num determinado momento

Ação é um bem e os dividendos q podem gerar sao direitos (por lei)...

Portanto é ativo...

Ah, então o meu apartamento em que moro é um ativo? E, na verdade, o que pode me trazer independencia financeira são os dividendos e não as ações em si?

RK citou em um de seus livros o exemplo do ouro. O pai rico perguntou a ele: Ouro é ativo ou passivo?

Ele pensou.. pensou e respondeu que era ativo. Pai rico corrigiu ele dizendo que somente passa a ser ativo a partir do momento em que ele vende mais caro do que comprou. (colocou dinheiro no bolso)

A diferença entre ativo e passivo de acordo com RK não diferencia ganho de capital e geração de caixa. Os dois colocam dinheiro no bolso, então os dois são ativos.

Isso se aplica a ações, imóveis, etc...
"Amai a Deus sobre todas as coisas"
"Amai ao próximo como a ti mesmo"

PS: Amor agape não é sentimento, é atitude
casberp
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 19, 2007 3:50 pm    Assunto: Re: Ganhos de Capital x Geração de Caixa Responder com Citação

Diogof escreveu:
Galera, acabei comprar o Quem Mexeu no Meu Dinheiro e queria saber uma coisa.

Estava tentando entender a diferença entre Ganhos de Capital e Geração de Caixa, e acabei interpretando dessa forma:

Ganhos de Capital - daytrade;
Geração de Caixa - dividendos;

Alguém mais entendeu desta forma?
Ele cita que não é tão saudável para ele o fato de comprar na baixa e vender na alta, e que o certo é recolher os frutos dos ativos. E a partir destes frutos, se compram outros ativos.

Eu pelo menos entendi assim.

É isso mesmo!?
Confused

Abraços!
Very Happy

Penso que uma maneira simples de explicar isso é essa:
Ganhos de Capital - Comprou e vendeu mais caro
Geração de Caixa - Comprou e isso lhe gera um dinheiro mensal

Geração de Caixa não necessariamente significa LUCRO. Geração de caixa só se transforma em lucro a partir do momento em que o total de "geração" for maior do que o investimento inicial.

Geração de Caixa serve para não deixar o dinheiro PRESO e parado. Você pode pegar 100mil reais, comprar um apartamento e alugar ele por 500 reais mensais. Isso lhe gera caixa de 500 reais mas só será lucro realmente após 200 "gerações de caixa".

Poupança também gera caixa, os 100mil aplicados rendem 600 reais por mês. No caso da poupança você pode sacar a qualquer hora os 100mil enquanto que no caso do imóvel, você tem 100mil "parados" em bens que lhe rendem fluxo de caixa.

Será que ajudei?

[]´s

Gerar caixa é o que Pai rico mais gosta, FLUXO DE CAIXA, CASHFLOW
"Amai a Deus sobre todas as coisas"
"Amai ao próximo como a ti mesmo"

PS: Amor agape não é sentimento, é atitude
lordvictor

MensagemEnviada: Seg Jan 19, 2009 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação

CoderBR escreveu:
Ganhos de capital tamém fazem seu dinheiro prosperar, MAS NAO LHE GARANTEM INDEPENDENCIA FINANCEIRA. Veja no jogo Cashflow por exemplo. Vocênao vai ganhar o jogo se comprar apenas ações. Precisa dos imoveis com seu fluxo de caixa para poder atingir a independencia financeira, seu principal objetivo. Mas através das ações você pode chegar a essa independencia mais rapido ... o jogo ensina bem isso.

Então resumindo, quando ele diz renda de portifolio, ele quer dizer renda proveniente de negocios que você tem participações, seja porque voce fundoum, ajudou a fudar ou comprou. Ações sao apenas uma forma de se chegar lah.

GANHOS DE CAPITAL NAO APROXIMAM VOCE DA INDEPENDENCIA FINANCEIRA, FLUXO DE CAIXA SIM.
Espero ter ajudado.

Todos falaram muito, mas muito bem mesmo, foi uma discurção agradavel, mas o CoderBR falou acho uma coisa importante GANHOS DE CAPITAL NAO APROXIMAM VOCE DA INDEPENDENCIA FINANCEIRA, FLUXO DE CAIXA SIM.[/color][/size] mas RK falou outra coisa bem singela no PAI RICO, veja ela comprava as ações esperavas aumentar, vendia o PRINCIPAL e deixava O LUCRO pra que esse lhe desse uma renda em dividendos(Olha fluxo de caixa aí gente!!) fiz aguns testes sobre essa abordagem, mas pra pequenos capitais ela não é tão eficaz assim, mas funciona...há ele usava os dividendos pra comprar mais ações ou seja JUROS AO SEU FAVOR bem tem como aliar as duas estrategias né?

Autor: Colonel Red
financinteligente

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 2:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá.

Segundo minhas conclusões sobre ativo x passivo tudo no começo é um "valor". Esse "valor" virá ativo ou passivo mediante a nossa Inteligência Financeira. Robert Kiyosaki deu um exemplo em seu livro. Se você comprar ouro, você está comprando uma valor. Se o ouro valorizar, ele é um ativo, se ele desvalorizar, ele é um passivo. As ações funcionam da mesma forma.

No caso de Fluxo de caixa x Ganhos de capital os dois são ativos, só que eles colocam dinheiro no seu bolso de modos diferentes. Segundo Robert Kiyosaki, o Ativo que te gera Ganhos de Capital coloca dinheiro no seu bolso de forma Especulativa e como um "jogador", e o Ativo que te gera Fluxo de Caixa coloca dinheiro no seu bolso como "investidor". Resumindo, Ganhos de Capital são investimentos especulativos, você é um jogador. Já o Fluxo de caixa são investimentos visando Renda Passiva, você é um investidor.

Espero que tenha contribuído para o desenvolvimento da sua Inteligência Inteligência. Se você tiver interesse, entre em meu blog sobre Inteligência Financeira: http://blog.financeiramenteinteligente.com/
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!