Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Preços e taxas: juros futuros subindo na BM&F... e no TD
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 3:34 pm    Assunto: Preços e taxas: juros futuros subindo na BM&F... e no TD Responder com Citação

Olá pessoal! Very Happy

Bem, tomando como fonte de inspiração o tópico de acompanhamento do IBovespa - http://www.clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=2025&start=0 - resolvi criar este tópico para concentrar as discussões relativas aos preços e taxas dos títulos negociados no programa Tesouro Direto.

Como eles também sofrem variação diária, oscilando bastante durante períodos de crises, achei interessante abrir este tópico, a fim de evitar tópicos dispersos sobre um mesmo e único assunto. Very Happy

O Tesouro Direto não é um investimento propício à especulação, porém, é possível, por meio do acompanhamento diário das taxas de juros ofertadas pelo Governo Federal, obter melhores pontos de compra, sobretudo para aqueles que estão financiando ou pretendem financiar sua aposentadoria ou qualquer outro tipo de objetivo extra-financeiro por meio deste programa, através de aportes mensais, p.ex.. Very Happy

Basicamente, utilizarei duas fontes de dados para nossas discussões neste tópico:

- Tesouro Direto: preços e taxas dos títulos: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consultatitulos.asp atualizado diariamente; e

- Investindo no Tesouro: gráfico de rentabilidade: http://www.investindonotesouro.com/dnn/Default.aspx?tabid=58 do nosso amigo rob.

Outra fonte excelente de informação é o tópico mantido pelo Ednajar lá no Investidor Agressivo.

A Tabela de Rentabilidade dos títulos, atualizada também diariamente, pode ser obtida aqui: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/rentabilidade.asp

É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink

Editado pela última vez por hotmar em Ter Dez 11, 2007 1:46 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 3:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Não me lembro se já respondesses a essa pergunta ... mas lá vai: Very Happy

Investes no Tesouro Direto a quanto tempo ?
Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 3:48 pm    Assunto: LTN 01012010! Responder com Citação

Bem, com a crise de novembro, os preços e taxas dos títulos voltaram a ficar bem atraentes, sobretudo a LTN 01012010, que estava sendo vendida, na sexta-feira, a 12,41% a.a. nominais:

É a melhor taxa já ofertada por este papel até o presente momento:

Fazendo uma simulação na Calculadora do Tesouro Direto, ela está travando uma rentabilidade líquida acima de 10% a.a., considerando, evidentemente, uma compra com IR pela menor alíquota, de 15% sobre o lucro, e uma baixa taxa de administração, na ordem dos 0,20% a.a.:

Para quem acredita que a taxa de juros tende a cair nos próximos anos, e a inflação continue baixa, o momento pode ser propício a reforçar posição nestes títulos pré-fixados do Tesouro Direto. Very Happy

É isso aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Não me lembro se já respondesses a essa pergunta ... mas lá vai: Very Happy

Investes no Tesouro Direto a quanto tempo ?
Smile

Ôpa, , eu invisto desde janeiro de 2006, mas só agora estou entendendo melhor este investimento! Very Happy

É isso aí!
DAg+
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah Zé, não merece uma fixadinha não? Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 08, 2007 7:46 pm    Assunto: Responder com Citação

DAg+ escreveu:
Ah Zé, não merece uma fixadinha não? Very Happy

Fixa, ! Fixa, ! Fixa, ! Laughing Laughing Laughing Laughing

É isso aí!
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 10:35 am    Assunto: Responder com Citação

Ótima iniciativa hotmar!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 11, 2007 1:16 am    Assunto: LTN! Responder com Citação

Obrigado, rod!!!! Very Happy

E já vamos começar com uma notícia "hot" desta segunda-feira, quando os juros futuros fecharam em alta na empresa na qual sou sócio, quero dizer, na BM&F Laughing:

InfoMoney escreveu:
Contrato de janeiro de 2010 fechou com taxa de 12,47%
O contrato de juros de maior liquidez nesta segunda-feira, com vencimento em janeiro de 2010, registrou uma taxa de 12,47%, 0,13 ponto percentual acima do fechamento de sexta-feira.

Eu não sei qual é a correlação entre os preços dos juros futuros e os preços das taxas de juros do Tesouro Direto, mas o fato é que a LTN 01012010 estava sendo ofertada ontem, até às 18 horas, a 12,49% a.a., o que dá um rendimento líquido de mais de 10% a.a.! Aí não resisti e acabei abocanhando um pedaço deste título... Laughing

Mas depois o bichinho ainda aumentou pra 12,55% a.a.! Razz Embarassed Shocked Very Happy

Tá lôco, qual renda fixa hoje consegue prefixar um retorno nominal superior a 12% a.a.? Poucos fundos. E se formos considerar somente os fundos RF de aplicações mais baixas, aí a coisa desanda mesmo. Laughing

E por quê a LTN 01012010!? Simples: pra pagar a menor fatia de IR: 15%. Very Happy Na verdade, tenho até o final deste mês pra ver se consigo pegar ainda outros pedaços desta LTN, pois estou acreditando que, nos próximos dois anos, a SELIC tende a cair e a inflação a se manter sob controle! Very Happy Se eu abocanhar esta LTN ano que vem, ainda que seja só em janeiro, já estarei pagando 17,5% de IR, e aí "já elvis". Laughing

A partir da próxima semana, se o cenário externo continuar instável, será hora de abocanhar umas LTNs com vencimento em 2009, ou quem sabe uma Nota série B pra fazer um fluxo de caixa pra este ano de 2009, mesmo pagando um IR maior... Cool

É isso aí!
Branquim
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 10:32 am    Assunto: Responder com Citação

Nunca pensei em investimento no TD avaliando assim as taxas de juros, sempre fiz pensando em comprar e deixar lá, interessante essa forma de ver as coisas.

Valeu Hotmar...

[]'s
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 10:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado, Branquim!!!! Very Happy

Os juros futuros na BM&F continuam indicando alta, assim como as taxas dos títulos. Semana que vem, se a coisa continuar subindo, é hora de atacar as LTNs com vencimento em 2009! Very Happy

É isso aí!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 12, 2008 2:46 pm    Assunto: Fluxo de caixa com LTNs 2009! Responder com Citação

Dando continuidade ao monitoramento das LTNs, visando à formação de um fluxo de caixa, estou mirando agora as LTNs que vencem no segundo semestre de 2009, as com vencimento em julho e outubro.

Atualmente, elas estão pagando acima de 12,50% a.a., conforme podemos ver abaixo:

A LTN 010709, particularmente, está perto do seu, digamos assim, "topo histórico", tornando-se uma alternativa atraente para quem quer garantir rentabilidade no curto prazo:

O risco de se investir num papel prefixado é, como todos sabemos, relacionado ao aumento da inflação, e também da taxa SELIC. Para quem quer correr menos riscos, o mais indicado seria a LFT, título atrelado à SELIC.

É isso aí!
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2008 11:17 am    Assunto: Dúvida Responder com Citação

Caro Consultor Hot, Very Happy

Não sei se esse é o tópico correto para esta pergunta mas vamos lá:

Você mostrou certa vez que um título havia dado rentabilidade altíssima em certo mês por conta da fuga do capital na bolsa para os títulos. Ou seja, havia rendido mais do que era esperado porque tornou-se mais atraente e seu preço subiu. Lembra deste exemplo?

A pergunta é: dado que só vamos receber o "combinado" (SELIC, ou inflação + juros), não valeria a pena nesse caso "sair" e comprar outro título mais "deprimido" ou até mesmo um Pré?

Compliquei demais minha pergunta? hehehe

Um abraço
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2008 10:31 pm    Assunto: Re: Dúvida Responder com Citação

rodpba escreveu:
Caro Consultor Hot, Very Happy

Não sei se esse é o tópico correto para esta pergunta mas vamos lá:

Êita! Consultor!? Que chique! Laughing

Citação:
Você mostrou certa vez que um título havia dado rentabilidade altíssima em certo mês por conta da fuga do capital na bolsa para os títulos. Ou seja, havia rendido mais do que era esperado porque tornou-se mais atraente e seu preço subiu. Lembra deste exemplo?

Eu acho que sim. Deve ser algum título vendido na semana pós-16.08.2007, quando as taxas subiram violentamente de um dia para outro, LITERALMENTE.

Citação:
A pergunta é: dado que só vamos receber o "combinado" (SELIC, ou inflação + juros), não valeria a pena nesse caso "sair" e comprar outro título mais "deprimido" ou até mesmo um Pré?

Compliquei demais minha pergunta? hehehe

Um abraço

Não complicou não! Laughing

A resposta é sim: se a pessoa comprou um título qualquer, digamos, uma NTNB ou LTN naquele período de extrema alta, e, por conta disto, está vendo a possibilidade de vender agora e embolsar um belo lucro, acho que vale a pena sim. Só é preciso tomar o cuidado de verificar se o pagamento do IR de 22,5% irá diminuir muito a rentabilidade. Se a rentabilidade líquida, já descontado o IR, for muito pequena, não valeria a pena. Mas se mesmo descontado o IR o líquido for alto, pode valer a pena sim. Mas isto se a pessoa não tiver um destino já predeterminado para o título, e/ou visualizar outra boa oportunidade de compra.

Como falei acima, há períodos de crise que fazem o mercado se afugentar dos títulos públicos, obrigando o governo a pagar juros mais elevados aos seus credores (nós, os particulares).

É isso aí!
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 9:38 am    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado Hot!

Eu havia cometido um erro então. Pelo que eu entendi, quando a procura de um título é alta, a taxa dele diminui, e quando a procura fica baixa a taxa dele é aumentada para atrair mais gente?
Branquim
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Jan 15, 2008 10:45 am    Assunto: Responder com Citação

É isso mesmo rod...

Acho que você deve ter confundido a alta/baixa do título relacionando à taxa e não ao preço do título.

É o mesmo fator de oferta/procura que todos já sabemos.

Quando a procura é alta, os preços sobem, e quando a oferta é alta, os preços caem. E a medida que as taxas dos títulos sobem, os preços deles caem e vice-versa.

[]'s
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!