Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ofertas Públicas não são IPOs! B. Brasil e Perdigão

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Bolsa de Valores
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 09, 2007 11:58 pm    Assunto: Ofertas Públicas não são IPOs! B. Brasil e Perdigão Responder com Citação

Olá pessoal! Escrevi o artigo abaixo para o blog Mensalinho, e divido-o aqui com vocês!

Ofertas Públicas - Banco do Brasil e Perdigão

por Maurício Katayama

Neste momento há 2 ofertas públicas à disposição no mercado: a oferta do Banco do Brasil e da Perdigão.

Primeiramente, vou explicar uma coisa pra não haver confusão: estas ofertas não são IPOs. IPO é quando uma ação estréia na bolsa, o que não é o caso destas ofertas pois os papéis já são negociados na Bovespa (BBAS3 e PRGA3 respectivamente).

Oras, se os papéis já são negociados na bolsa, o que são essas ofertas exatamente? No caso do Banco do Brasil, são empresas como o BNDES e a PREVI que estão colocando à venda as ações que estão em seu poder e que já existiam no mercado, portanto dizemos que esta é uma Oferta Secundária. No caso da Perdigão, trata-se da emissão de novos lotes de um papel que já existia, portanto é uma oferta primária, mas não é IPO.

Entendido isso, vamos aos fatos: ofertas públicas não rendem tanto quanto IPOs. Se você está pensando em entrar pra flipar, sinto lhe informar que dificilmente isso dará certo. Por quê? Porque como os papéis já são negociados na bolsa, eles já possuem um preço regulado pelo mercado. Não vá entrar nesses papéis achando que valorizarão muito na estréia, porque NÃO é uma estréia. Pensem comigo: se BBAS3 já é negociado no mercado por 32,00 por que diabos você acharia que um despejo de novos papéis na bolsa faria o preço subir pra 40,00 assim sem motivo? Pode até acontecer, mas é improvável.

Bom, o fato é que estas ofertas significam novas emissões de papéis destas empresas disponíveis para compra do investidor de varejo. O preço de ambas, conforme consta nos prospectos, é determinado através de processo de bookbuilding. O que espera-se é que sejam precificadas no valor de mercado do dia do lançamento, mas com algum desconto. Afinal, se for pra vender sem desconto, porque você compraria através de reserva? Se forem no mesmo preço ou mais caras, vale mais a pena comprar diretamente no mercado. Isso é a teoria, mas na prática não há como saber se terá mesmo desconto ou não.

Em uma IPO a maioria das pessoas espera uma valorização do papel no dia do lançamento. Ofertas secundárias por outro lado podem fazer a cotação diminuir no dia do lançamento, pois o despejo de mais ações no mercado pode derrubar os preços (e normalmente derruba).

A minha recomendação é que entrem nesta oferta aqueles que desejam manter estes papéis para médio e longo prazo, e não os flippers. Flipper se arrisca muito entrando nessa, seria mais sensato comprar as ações do Sr. Mercado no dia da estréia e tentar fazer daytrade.

Analisando os prospectos e os históricos dos papéis, eu diria que não gostei do BBAS3. É um papel muito inconstante, não é a melhor opção do setor bancário. Além disso a oferta está muito “popular” na minha opinião, com anúncio em horário nobre na TV. Um monte de gente vai entrar nessa achando que é IPO, e vai se dar mal. Mais uma coisa que pesa contra é quem está vendendo os papéis: o BNDES e a Previ: porque o fundo de aposentadoria dos funcionários do próprio BB está se livrando papéis? Significa que o BNDES e a PREVI desejam liquidar os papéis para investir em coisa melhor.

Já no caso da Perdigão trata-se de emissão de novos lotes de um ativo já existente no mercado (oferta pública de distribuição primária). É uma empresa que vem crescendo e prosperando muito bem nos últimos tempos. Considerando os últimos 12 meses, os PRGA3 valorizaram-se cerca de 78%. É um dos meus favoritos no setor de alimentos. Outra coisa que pesa a favor é que a oferta está meio “escondida”: não tem anúncio na TV, não tem banner no infomoney, não tem comentário na Bloomberg, só tem 2 dias para fazer a reserva e não é toda corretora que pode fazê-lo. O que significa menos gente na jogada e maior rateio. Aprendam uma coisa: os melhores investimentos não são muito conhecidos pelo povão.

Ambos os papéis podem ser reservados até o dia 11. O BBAS3 aceita reservas entre 1k e 300k e a PRGA3 entre 3k e 300k.

A oferta da PRGA3 adotará mecanismo anti-flipper. São 4 IPOs consideradas para definir quem é prioritário e quem não é, dentre elas o Panamericano e a BM&F.

Quem for entrar em qualquer destas ofertas, não deixe de ler o prospecto!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 8:36 am    Assunto: Responder com Citação

Show !

Permissão para publicar no site também ? Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 10:00 am    Assunto: Responder com Citação

Ótimos esclarecimentos principalmente para os que estão pensando em entrar nessa.....Parabéns Mauricio.

É como eu digo...isso não é um IPO....é um OPA....então como a própria sigla diz....é para OPA vamos pensar ! OPA quem quer ganhar dinheiro com isso? OPA vamos ler o prospecto, OPA vamos estudar, OPA OPA OPA tome cuidado, seja inteligente, consciente e feliz nas suas decisões. Cool

Legenda:
OPA (Oferta Pública de Ações)
IPO (Oferta Pública Inicial)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 10:10 am    Assunto: Responder com Citação

Parabéns pelo artigo, Mauricio...

sobre a publicidade do BB, hoje fui abrir meu webmail do yahoo, e sabem que até lá tinha um banner fazendo proganda da oferta publica do BB? Shocked
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

, nem precisava pedir! Esses meus artigos já nascem com autorização para publicação no portal! Cool

Gustavo_bl escreveu:
Parabéns pelo artigo, Mauricio...

sobre a publicidade do BB, hoje fui abrir meu webmail do yahoo, e sabem que até lá tinha um banner fazendo proganda da oferta publica do BB? Shocked

Afe Shocked
Daqui a pouco o BB vai mandar spam pras nossas caixas de email...

Pior que na propaganda da TV a Fernanda Montenegro fala que a partir de R$ 200,00 é possível investir no BB. Só que não é beeeem assim...
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 5:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Algumas considerações:

1-Posso estar errado, mas penso ter lido em algum lugar que esta oferta do BB também visa uma Obrigação do Novo Mercado. Que obriga a empresa a ter 25%, eu acho, de ações negociadas na bolsa. Então não se pode achar que é porque a PREVI está querendo se livrar do papel. Muitas empresas listadas no Novo Mercado estão lançando novas ações, e se não já o fizeram, farão nos próximos anos. Existe uma data limite. Se não for cumprida, a empresa sai do Novo Mercado.

2-Realmente está tendo uma propaganda imensa desta oferta. Minha avó recebeu uma mensagem sobre isso.

3-Não sei se o FelipePL estava brincando, mas eu pensava que OPA seria a tradução de IPO. E desconheço siglas utilizadas para ofertas primárias e secundárias.

Até!
jfelipe
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 10, 2007 10:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Na verdade OPA é Oferta Pública de Aquisição. Quando uma empresa vai comprar as ações da outra cotada na bolsa (ou de sua controlada também, acho), ela faz uma OPA (normalmente com um preço acima do preço atual executado pelo mercado).

FelipePL escreveu:
Ótimos esclarecimentos principalmente para os que estão pensando em entrar nessa.....Parabéns Mauricio.

É como eu digo...isso não é um IPO....é um OPA....então como a própria sigla diz....é para OPA vamos pensar ! OPA quem quer ganhar dinheiro com isso? OPA vamos ler o prospecto, OPA vamos estudar, OPA OPA OPA tome cuidado, seja inteligente, consciente e feliz nas suas decisões. Cool

Legenda:
OPA (Oferta Pública de Ações)
IPO (Oferta Pública Inicial)
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 16, 2007 11:42 am    Assunto: Responder com Citação

Muito bom o texto Mauricio.
Não existe mais ofertas que podem ser usado o FGTS?

Abraços.
OBS: Voltei!!! eu tava sem Net..hehe
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 16, 2007 12:34 pm    Assunto: Responder com Citação

cleitondio escreveu:
Não existe mais ofertas que podem ser usado o FGTS?

No momento nao.
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 16, 2007 9:15 pm    Assunto: Responder com Citação

OPAAAA obrigado pela correção jfelipe.

OPA é Oferta Publica de Aquisição conforme vc descreveu e não Oferta Publica de Ações conforme tinha descrito inicialmente.....valeu valeu.

OPA errei, OPA OPA OPA não esqueço mais....ehehehheh
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Bolsa de Valores Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!