Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

A regra nº 1 - Phil Town
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Livros - www.BibliotecaFinanceira.com.br
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 9:05 am    Assunto: A regra nº 1 - Phil Town Responder com Citação

Alguém já leu este?

A regra nº1 - Phil Town. BestSeller, 2006

Achei simplesmente f a n t á s t i c o. Ele mostra o ABC de como escolher empresas com uma ótica fundamentalista, aprimorando alguns conceitos de Buffet e Graham, e complementa suas análises com a utilização de ferramentas técnicas.
Após ler este livro vc sai com a impressão que, seguindo ao pé da letra as instruções, o risco de vc perder dinheiro quase desaparece (por isso o nome, em alusão a Regra nº 1 de Buffet: não perca dinheiro).

Esta fusão das duas escolas foi o que mais me chamou a atenção, e a didática utilizada é cativante. Leitura recomendadíssima!

Segue a biografia do autor:

Phil Town foi combatente no Vietnã e trabalhava como guia turístico nas corredeiras do Grand Canyon quando salvou a vida de um investidor e foi apresentado à Regra n° l. Cinco anos depois, estava milionário. Hoje, com muitos milhões a mais, ensina a Regra n° l a 500 mil pessoas todos os anos. Em suas palestras, pode ser visto ao lado de nomes como Rudy Giuliani, Bill Clinton, Margaret Thatcher, Colin Powell, Mikhail Gorbachev, entre outros. | Editora BestSeller | Tradução de Adriana Rieche | Formato: 16x23 cm | 294 páginas | Preço: 39,90 | ISBN: 978-85-7684-157-9
overbond
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 1:56 pm    Assunto: Responder com Citação

opa, valeu a dica! a sinopse pareceu muito interessante... vou dar uma varredura atrás dele... Very Happy
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 2:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Tens um link para o livro ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 3:14 pm    Assunto: Responder com Citação

A resenha melhorzinha que achei é a seguinte:

http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=19860

Não se deixe impressionar pelo slogan (ou subtitulo) do livro: Estratégias para enriquecer 15 minutos por semana.
É extremamente comercial e pode afugentar quem procura uma leitura mais especializada. Acho que o pessoal da editora pisou na bola sobre esta questão.

Para comprar via internet:

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=1978600&franq=128860

ó, tá em promoção!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 12, 2007 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Brigadão Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
José Roberto

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2008 3:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, plmyr.

Comprei o livro e gostei muito. Até recebi de você em outro tópico "histórico financeiro", um link para os dados de empresas. Mas me diga, você tem conseguido obter todos os dados que ele solicita?

Um detalhe que me deixou em dúvida, é que ele diz que não se deve utilizar apenas os indicadores. Porém, na página 229, ele cita um exemplo de uma ação comprada e vendida onze vezes, em dois anos, na qual obteve-se um bom lucro. Com certeza, usando a regra nº1, podemos ter uma tranquilidade maior, pois compraremos uma "empresa" promissora, com uma boa margem de lucro, o que cria uma barreira de proteção. Mas acho que com cautela, os indicadores possam auxiliar num curto prazo. O que você acha?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 14, 2008 3:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá, José Roberto

Quando li seu outro tópico já imaginei que vc estivesse atras dos mesmos dados que eu.

Estou 2 meses atrás da montagem da "planilha perfeita" ( de acordo com a regra n.1), buscando os dados historicos e tal. Não é facil, mas está qse pronto.

Concordo com a sua ideia de que a cautela e principalmente a margem de segurança são fatores que inevitavelmente fará vc ganhar dinheiro no curto prazo, mesmo que seu objetivo inicial seja permanecer na empresa por 10 anos.

Este episódio da compra e venda 11 vezes em dois anos da mesma ação tbem me chamou muito atenção, pois ela destoa dos preceitos de Waren Buffet, e faz um princípio de mescla entre as escolas fundametalistas e técnica.

Creio que, uma vez que a empresa foi aprovada pelos 5 grandes numeros, barreira de proteção e gerência, vc pode lucrar utilizando as ferramentas gráficas em um curto prazo...mas somente para estas empresas, e não precisa temer sobre o futuro dos seus investimentos, pois não terá reviravoltas considereáveis neste tipo de empresa.

Fico feliz que encontrei alguem com quem discutir sobre este livro. Espero que possamos continuar a trocar experiencias a respeito.
cegalu

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 9:12 pm    Assunto: Responder com Citação

plmyr,

Eu tb li o livro do Phil Town e tb criei uma planilha excel. A metodologia está funcionando muito bem para mim na identificação dos grandes números e na estimativa do preço de varejo dos papéis. Contudo, estou com algumas dúvidas quanto ao cálculo do ROIC e eu gostaria de trocar algumas idéias contigo e com outras pessoas que estejam trabalhando nessa metodologia. Te peço que mande um e-mail ou entre em contato comigo pelo MSN (ticinho@hotmail.com). Meu nome é Cristiano.

Abraço

plmyr escreveu:
Olá, José Roberto

Quando li seu outro tópico já imaginei que vc estivesse atras dos mesmos dados que eu.

Estou 2 meses atrás da montagem da "planilha perfeita" ( de acordo com a regra n.1), buscando os dados historicos e tal. Não é facil, mas está qse pronto.

Concordo com a sua ideia de que a cautela e principalmente a margem de segurança são fatores que inevitavelmente fará vc ganhar dinheiro no curto prazo, mesmo que seu objetivo inicial seja permanecer na empresa por 10 anos.

Este episódio da compra e venda 11 vezes em dois anos da mesma ação tbem me chamou muito atenção, pois ela destoa dos preceitos de Waren Buffet, e faz um princípio de mescla entre as escolas fundametalistas e técnica.

Creio que, uma vez que a empresa foi aprovada pelos 5 grandes numeros, barreira de proteção e gerência, vc pode lucrar utilizando as ferramentas gráficas em um curto prazo...mas somente para estas empresas, e não precisa temer sobre o futuro dos seus investimentos, pois não terá reviravoltas considereáveis neste tipo de empresa.

Fico feliz que encontrei alguem com quem discutir sobre este livro. Espero que possamos continuar a trocar experiencias a respeito.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
CãoBravo
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 10:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Fiquei muito interessado! Vou procurar!
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 11, 2008 10:13 am    Assunto: Responder com Citação

Ola Crisitiano

Ja tenho uma planilha montada, mas que carece de aperfeiçoamentos, e não consigo arranjar tempo para terminá-la. Mas estabeleci alguns padrões próprios que facilitam (pra mim) o entendimento da metodologia.

A primeira vez que apliquei a metologia foi este mês; comprei goau3 a 59,20 em 1/fev e antes destas utlimas quedas já tinha batido nos 75,00! É um estímulo e tanto pra continuar com a disciplina...

T adicionarei no msn pra conversarmos
José Roberto

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 5:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Puxa, preciso arranjar um tempo para voltar a me dedicar... Estou usando apenas os indicadores e tem dado resultado. Só que não dá prá relaxar, pois não sei se as ações estão na margem de segurança!

plmyr escreveu:
Ola Crisitiano

Ja tenho uma planilha montada, mas que carece de aperfeiçoamentos, e não consigo arranjar tempo para terminá-la. Mas estabeleci alguns padrões próprios que facilitam (pra mim) o entendimento da metodologia.

A primeira vez que apliquei a metologia foi este mês; comprei goau3 a 59,20 em 1/fev e antes destas utlimas quedas já tinha batido nos 75,00! É um estímulo e tanto pra continuar com a disciplina...

T adicionarei no msn pra conversarmos
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
João Luis Rosnowski

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 5:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá plmyr!

Estou precisando de ajuda para encontrar alguns dados das empresas.
Eu, assim como o Cegalu tambem estou com dificuldades de calcular o ROIC e, de achar os dados das empresas para calcular os cinco grandes números. Qualquer ajuda é bem vinda. Se vc puder me indicar alguns sites desde já agradeço.
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 02, 2008 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação

tenho tres sites pra indicar:

www.rule1investor.com

www.roicommunity.com

www.rule1spreadsheet.com

Os tres sites possuem planilhas pra calcular o roic, mas os tres os fazem de uma maneira diferente.

Minha sugestão é: se vc entendeu a essência da regra, elabore vc mesmo esta planilha, com números que que façam sentido pra vc. Não adianta pegar uma planilha pronta e não entender daonde vêm os números. Caso contrário sempre ficaremos com um pé atrás.

Espero ter ajudado.
João Luis Rosnowski

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 3:41 pm    Assunto: FLUXO DE CAIXA Responder com Citação

Alguem sabe me informar onde consigo dados de fluxo de caixa das empresas? Não estou conseguindo nem no site da CVM. Ou se alguem sabe como calcular?
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Aqui no Brasil a demostração do fluxo de caixa das empresas de capital aberto não é obrigatória. O cálculo é bem complexo, tem um exemplo da formula aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxo_de_caixa_livre

Pelo fato do calculo ser complexo, muitos analistas substituem o fluxo de ciaixa livre pelo cálculo do EBITDA, mas com muitos prós e contras.

Uma dica é olhar nos relatórios aos acionistas, fornecidas pelas próprias empresas,, geralmente possuem dados mais completos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Livros - www.BibliotecaFinanceira.com.br Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!