Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa
Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 13, 14, 15  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Respondendo a pergunta acima mencionada por vcs dois meus grandes amigos foristas o dollar cost averagin é bem isso que vc tenta ensinar trocando em miúdos: "Todo mês vocês devem botar um valor fixo no fundo PIBB. Todo mês o mesmo valor. Não pode pular um mês para compensar no mês seguinte; Sem desculpas." (Citação de sua autoria Mauricio com a devida autorização)

Eu utilizo o dollar cost averaging com uma variação Mauricio....eu coloco um percentual fixo do dinheiro que tenho em mãos...acho muito mais válido essa técnica nesse tipo de papel do que utilizar analise tecnica...é fazer preço médio mesmo....só que como eu utilizo um percentual fixo do dinheiro que tenho em mãos então:

O exemplo se torna da seguinte forma expresso se vc utilizar por exemplo 10% do valor

Num mês quando vc tem R$ 10.000,00...coloque R$ 1.000,00

No outro mês qdo vc tem R$ 5.000,00....coloque R$ 500,00 e assim vai.

Eu to fazendo essa técnica de 2 em 2 meses, não coloco todos os meses, pq consigo deixar o PIBB11 atingir de 7 a 14% do espaço da minha carteira utilizando o percentual que tenho fixo para cada 2 meses.....independente do mercado estar comprado, vendido etc.....é tocar dinheiro nele e ver o negócio acumular em 10, 20 anos fora que ele não ocupa mais que 15% da minha carteira é o teto máximo que estabeleci para ele, pq estou muito melhor com os outros 85% Wink como só vc sabe o rendimento alcançado esse ano.

Sabe que nesse tipo de papel eu já defini o melhor momento de compra dele? Sabe qual é? Não é pela análise técnica não...é qdo vc tem dinheiro na mão!!!! Tá com dinheiro coloque sem pestanejar...tem dados ótimos resultados amigos. Espero ter esclarecido a duvida e tb expus o meu metodo de aplicação, cada um monte o seu se sinta CONFORTAVEL.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Felipe,

eu não sigo técnica nenhuma não, eu simplesmente gosto do papel. Smile
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2007 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, boa notícia! Descobri que papéis PIBB podem ser alugados! Portanto, para quem pretende segurar para longo prazo e B&H, há esta opção para ganhar uma graninha extra com renda passiva e auferir lucro mesmo no bear market.

A taxa média atual para o Doador é de 5,28% a.a.

Fonte: Site da CBLC
http://www.cblc.com.br/cblc/consultas/btc/BTCResContrResultado.asp?Tit=4&Lang=1&txtNomeEmpresa=PIBB
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2007 1:22 pm    Assunto: Responder com Citação

5,28% a.a. ?????????

UAU!!! GOSTEI!

30/11/2007 - 20/12/2007 = 55 contratos de aluguel

Ta muito bom!

Hoje não fosse essa alta da PETR4 eu iria comprar, mas talvez eu passa a agir igual o FelipePL falou, comprar independentemente do dia e preço!
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2007 3:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Não aguentei e comprei a 96,12 .. HUAHUhuE...me apaixonei por esse papel, já que sempre fui apaixonado pelo IBrX-50.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 21, 2007 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah, também comprei um lotezinho hoje, também estou PIBBando!

Adotarei uma estratégia mista: comprei um lote de PIBB que ficará em B&H total. Assim que passar o D+3 e eu tiver certeza que os papéis são meus, boto pra alugar por um ano a uma taxa de 5,10% a.a. e não mexo mais.

Paralelamente, abro um fundo PIBB no BB e faço depósitos mensais de R$ 400,00. Para depósitos mensais de pequeno porte não vale a pena comprar o papel diretamente na bolsa, pois a corretagem comeria boa parte do lucro. Assim, nesta parte da estratégia, manterei um depósito disciplinado de R$ 400,00 mensais durante um ano. Utilizarei Análise Técnica para tentar determinar dias otimizados para os depósitos mensais. Esse fundo também será B&H, o dinheiro vai entrar nas baixas mas não será sacado nas altas.

No final de 2008 eu cruzo os resultados.

Bobeou a gente Pibba! Laughing
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 11:47 am    Assunto: Responder com Citação

Eu tinha pensado em começar um fundo também por conta da taxa de corretagem. Porem, cheguei a conclusão que pelo fato do fundo ser D+3 e ter incidencia de 15% de IR, preferi comprar as poucas ações no Home Broker mesmo. Assim eu consigo pega-las a preço mais barato e também fujo dos 15% de IR sobre o lucro.

Tente me convencer que o fundo é melhor Maurício. No BB a taxa é 1,5%. Boa taxa!
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 12:10 pm    Assunto: Responder com Citação

O Banco Real tem um fundo PIBB - "REAL PIBB SEM OPÇÃO DE VENDA" - com taxa de administração de 1,56%. Vou procurar me informar mais sobre ele!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 1:07 pm    Assunto: Responder com Citação

FabioA3 escreveu:
Tente me convencer que o fundo é melhor Maurício. No BB a taxa é 1,5%. Boa taxa!

Para pequenos depósitos mensais, o fundo compensa mais. Por exemplo, pretendo fazer aportes mensais de R$ 400,00. Comprando diretamente esse montante conseguiria comprar só 4 papéis, e eu pagaria R$ 15,00 de corretagem. Ou seja, a corretagem comeria 3,75% do que estou aplicando.

Projetando um ganho de 2% a.m. ao final do ano o lucro líquido seria de 672,13.

15% de 672,13 (imposto de renda simulado) dá R$ 100,82.
Pagando 12 corretagens de R$15,00 o custo dá R$ 180,00.

Com 3% a.m. são R$ 157,07 de IR contra R$ 180,00 da corretagem.

Esses valores mudam se o tamanho do aporte for diferente, e se a projeção de juros mensal for mais agressiva ou conservadora. Quanto menor o aporte mensal, mais vale a pena colocar em fundos. Quanto maior os juros obtidos, mais vale a pena aplicar diretamente.

Outros fatores devem ser levados em conta: o fundo cobra taxa de adm, por outro lado algumas corretoras cobram taxa de custódia (até duas, se o cliente tiver conta investimento e conta depósito). Investir pela corretora também tem a desvantagem de necessitar fazer um TED para a aplicação. Digamos que a pessoa vá fazer aportes de R$ 200,00 todo mês para investir: na minha opinião não compensaria a pessoa pagar TED, corretagem e custódia todo mês para aplicar 200,00.

Porém, para quem pode comprar PIBB em lotes inteiros, acredito que o investimento direto seja mais vantajoso. Por isso que o lote inteiro eu comprei direto, e os depósitos mensais farei através de fundo.
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 1:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu já faço aportes mensais num clube de investimentos da GF.

Portanto tenho outra parcela de capital para compras diretas de ações, as quais eu faço ou todo mes, com valor que giram em torno de 800, ou quando eu passo algum mes sem comprar nada eu consigo fazer compras mais robustas.

Portanto, como não pretendo comprar PIBB11 todo mes, já que tenho outros papeis na carteira que podem estar em melhor posição de compra, creio que o mais indicado seja a compra das ações diretamente no Home Broker.

Concordo contigo quanto ao fato dos aportes de 400,00 menais sejam mais vantajosos num fundo que no Home Broker.

Mas tenho pensado seriamente em sair fora do Clube da GF para aplicar no fundo PIBB do Banco do Brasil. Mas ainda estou pensando.

Abraços!
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 4:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Tem outro fator que não foi levado em conta: investindo no fundo não dá para alugar os papéis. Se considerarmos o valor do aluguel atual, em menos de um ano ele cobre o preço da corretagem nos aportes de R$400.

O PIBB me parece uma opção legal para acompanhar o desempenho da bolsa, mas lendo sobre ele, me surgiu outra questão: será que comprando esse tipo de papel não se "corre o risco" de acompanhar demais o mercado? Em outras palavras, será que é uma boa tentar acompanhar o mercado? Por exemplo: em um mercado supervalorizado, como parece ser verdade atualmente, comprar esses papéis pode não ser uma boa idéia... Seguindo a filosofia do Graham no Investidor Inteligente, o ideal seria comprar ações de boas companhias subvalorizadas pelo Sr. Mercado.

O IBRx-50 inclui as ações que apresentam maior liquidez na bolsa, e pior: ponderadas pelo seu valor de mercado. Ou seja, claramente as ações mais supervalorizadas tendem a ter uma maior participação no IBRx-50.

A gente acaba sendo meio sardinha acompanhando esse índices, não? Very Happy
Em certos casos (talvez muitos) a melhor opção pode ser andar na contramão do mercado...

O que vocês acham? Será que isso procede ou estou comendo bronha? Rolling Eyes
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação

LFC escreveu:
Tem outro fator que não foi levado em conta: investindo no fundo não dá para alugar os papéis. Se considerarmos o valor do aluguel atual, em menos de um ano ele cobre o preço da corretagem nos aportes de R$400.

Sim, é verdade, mas você pode fazer aportes no fundo do PIBB do BB a partir de 200 reais, valor que compraria 2 ações no fracionário.

Para mim a idéia do fundo do PIBB é jogar o troquinho do fim do mês nele.

LFC escreveu:

O PIBB me parece uma opção legal para acompanhar o desempenho da bolsa, mas lendo sobre ele, me surgiu outra questão: será que comprando esse tipo de papel não se "corre o risco" de acompanhar demais o mercado? Em outras palavras, será que é uma boa tentar acompanhar o mercado? Por exemplo: em um mercado supervalorizado, como parece ser verdade atualmente, comprar esses papéis pode não ser uma boa idéia... Seguindo a filosofia do Graham no Investidor Inteligente, o ideal seria comprar ações de boas companhias subvalorizadas pelo Sr. Mercado.

O IBRx-50 inclui as ações que apresentam maior liquidez na bolsa, e pior: ponderadas pelo seu valor de mercado. Ou seja, claramente as ações mais supervalorizadas tendem a ter uma maior participação no IBRx-50.

Eu não vejo um problema tão grande em acompanhar o mercado, não um mercado com tendência de alta a longo prazo como é a atual.

E eu acho complicado tentar aplicar os princípios de Graham hoje em dia, ele morreu há mais de 30 anos, viveu um momento completamente diferente da bolsa. Não havia tantas informações disponíveis - a internet veio para popularizar o acesso a informação - e também não havia tanta gente, como a gente, investindo na bolsa. Lembre-se que os americanos passaram décadas avessos à bolsa de valores por conta do crash de 29, como muita gente aqui é avessa até hoje à bolsa por conta da quebra do Nahas que levou ao fechamento da bolsa do Rio.

É importante ler Graham? Claro que é, é importante ler tudo, mas é importante também contextualizar sua leitura. Hoje em dia "boas" companhias subvalorizadas pode ser um parodoxo impossível de se ver.

LFC escreveu:

A gente acaba sendo meio sardinha acompanhando esse índices, não? Very Happy
Em certos casos (talvez muitos) a melhor opção pode ser andar na contramão do mercado...

O que vocês acham? Será que isso procede ou estou comendo bronha? Rolling Eyes

Qual livro básico sobre o mercado de ações vai dizer que andar na contramão do mercado é um dos piores erros que você pode cometer.

A não ser que você queira dizer outra coisa com andar na contramão do mercado, porque eu entendi que as pessoas deveriam não comprar petrobrás e arriscar comprando cosan.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 7:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Vi0linha, você tem aplicação no Fundo Programado da GF e também no Fundo PIBB?
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 7:54 pm    Assunto: Responder com Citação

rhiannon escreveu:
Vi0linha, você tem aplicação no Fundo Programado da GF e também no Fundo PIBB?

Sim, tenho sim, eu acredito em diversificar, pode reduzir rendimentos em alguns casos, mas reduz riscos, o que é o mais importante.
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 8:20 pm    Assunto: Responder com Citação

a Caixa economica federal tem opção de fundo PIBB com taxas de 1,5% e aplicações a partir de 100 reais.
é uma opção para quem tem pouco pra investir por mês.
http://www.caixa.gov.br/Voce/Investimentos/Fundos/Fundos_de_Acoes/index.asp
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, ... 13, 14, 15  Próximo
Página 2 de 15

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!