Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 11, 12, 13, 14, 15  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 10:43 am    Assunto: Responder com Citação

Nao tem direito a isenção a meu ver....pq cotas de fundo incide no momento do resgate 15% de imposto se houver lucro operacional na situação.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
lebatis
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 4:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, tem outra vantagem de aplicar em fundo PIBB do que diretamente comprar PIBB11.

Se vc possuir uma boa quantia investida, o banco lhe dá isenção das taxas e até redução na anuidade do cartão de crédito.

Eu, por exemplo, tenho toda a minha grana da conta do BB aplicada no fundo PIBB. Não pago nada de taxa para o banco.

Os redimentos do fundo podem ser menores do que comprar diretamente, mas existem outras vantagens que precisam ser consideradas.

Leandro
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 4:58 pm    Assunto: Responder com Citação

lebatis escreveu:
Pessoal, tem outra vantagem de aplicar em fundo PIBB do que diretamente comprar PIBB11.

Se vc possuir uma boa quantia investida, o banco lhe dá isenção das taxas e até redução na anuidade do cartão de crédito.

Eu, por exemplo, tenho toda a minha grana da conta do BB aplicada no fundo PIBB. Não pago nada de taxa para o banco.

Os redimentos do fundo podem ser menores do que comprar diretamente, mas existem outras vantagens que precisam ser consideradas.

Leandro

Eu também considero vantagem nesse caso, até chegar no limite que o banco te dá isenção... Por exemplo, se a partir de 15 mil reais aplicados no banco voce tem isenção total, até esse limite é válido investir no fundo PIBB.

Depois disso, é mais vantajosa a compra direta, para não pagar a taxa de administração........ pois se voce quer compor, por exemplo, um plano de aposentadoria com PIBB11 (tipo um PGBL por conta própria), certamente voce vai ter que comprar sempre o papel por muitos e muitos anos, superando o limite de isenção do Banco...
lebatis
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 6:03 pm    Assunto: Responder com Citação

É, gustavo. Esqueci de falar isso.

Eu faço a mesma coisa. Tanto que transferi o excedente para a conta da corretora
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal tá esperto nisso hein....que coisa boa ver nós todos com essas discussões saudáveis e conseguindo espremer cada centavo de real em nosso favor do patrimônio individual.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 1:01 am    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Pessoal, hoje mandei este email para o Mauro Halfeld:

Mauricio Katayama escreveu:
Bom dia Mauro,

Primeiramente gostaria de parabenizar-lhe pelo bem que você faz à Educação Financeira no Brasil. Sou ouvinte diário do seu podcast na rádio CBN e leitor dos seus ótimos livros. Imagino quantos brasileiros você já ajudou e despertou para a necessidade de uma consciência financeira. Meus parabéns!

Tenho uma dúvida a respeito dos ativos PIBB11 negociados na Bovespa. Eles são negociados normalmente através do homebroker como se fossem ações - podem ser alugados, podemos operar derivativos sobre eles etc. Porém fico na dúvida se estes papéis também usufruem do benefício da isenção de imposto de renda para a venda de ações até 20k por pessoa ao mês.

Isso porque na verdade o PIBB11 não é uma ação, mas uma cota do fundo PIBB. Então, será que temos o direito à isenção de imposto?

Eu já procurei essa informação em diversos lugares, inclusive mandando emails para o serviço de atendimento dos gestores oficiais do PIBB (www.pibb.com.br) e tudo que recebi foi um solene silêncio. Você é minha esperança para obter este esclarecimento.

Muito obrigado pela atenção, e tenha uma ótima semana.

Abraços do ouvinte, leitor e admirador,

Maurício Katayama

Vamos ver se ele responde. Realmente esta questão da isenção até 20 mil não está clara. Nos regulamentos não menciona claramente que as ações do pibb tem um tratamento diferenciado das outras ações.

So achei na internet comentários de fontes não muito confiáveis

http://chrinvestor.com/2007/07/24/ateno-investidores-do-pibb11/
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070724153155AAhK9Sv

que a isenção não é válida para o PIBB.

"Alienação dos PIBBs. O ganho auferido na venda de PIBBs em bolsa de valores, correspondente à diferença positiva entre o preço de venda e o respectivo custo de aquisição, deve ser incluído no cômputo da apuração mensal dos ganhos líquidos de renda variável decorrentes de todas as operações efetuadas no mês, nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e similares. Os ganhos líquidos mensais de renda variável apurados estão sujeitos ao IR, à alíquota de 15%. O imposto de renda sobre os ganhos líquidos mensais deverá ser apurado e pago pelo próprio Quotista Ademais, as operações realizadas em bolsa de valores estão sujeitas ao IR na fonte, à alíquota de 0,005%, o qual pode ser deduzido do IR calculado sobre os ganhos líquidos."
http://www.pibb.com.br/operacionais/AspectosTributarios.htm

Um dos comentários do Blog diz que o parágrafo acima pode ser interpretado que as ações do PIBB entrariam nos seus ganhos mensais em renda variável como uma ação qualquer.

Se o Pibb tem um tratamento tributário separado então poderia vender 15 mil em ações do PIBB pagando IR e vendendo mais 15 mil de ações da Petro, por exemplo, sem pagar IR totalizando 30 mil de venda no mês superando a isenção ? As ações do PIBB então não entrariam na conta limite mensal pois é um fundo e não é ação ?

No texto parece que diz que não é isso, que deve integrar suas operações de renda variável, mas não diz claramente que o PIBB tem um tratamento tributário diferente.

O ideal , se fosse possível, fazer uma consula a própria receita.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 9:53 am    Assunto: Responder com Citação

Resposta do Mauro Halfeld:

Mauro Halfeld escreveu:
Maurício,

Entendo que sim. Mas não tenho certeza... Em tributação, nem sempre a lógica funciona.

Vou tentar apurar.

Abs.

Mauro

Editado pela última vez por mauriciokatayama em Qui Abr 10, 2008 10:00 am, num total de 1 vez
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 10, 2008 9:54 am    Assunto: Responder com Citação

Denovo esse papo da isenção do PIBB?

Da ultima vez chegamos a conclusão que estariamos sim no limite de 20k.

Mas vou voltar a pesquisar sobre o assunto.
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 10:41 am    Assunto: Responder com Citação

FabioA3 escreveu:
Denovo esse papo da isenção do PIBB?

Da ultima vez chegamos a conclusão que estariamos sim no limite de 20k.

Não mesmo.... veja na página 6 os meus posts, inclusive transcrevi a legislação tributária.

Eu cheguei à conclusão de que não existe a isenção de 20K para a compra direta do PIBB11.

Mas, como disse, foi uma conclusão pessoal.

Mauricio, quem sabe voce manda por email para o Halfed a legislação e links que eu coloquei na página 6?
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 11, 2008 2:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Resgate dos PIBBs. Cada Quotista ficará sujeito ao IR na fonte exclusivamente quando do resgate dos PIBBs, à alíquota de 15%. O imposto incide sobre a diferença positiva entre (i) o preço de resgate dos PIBBs e (ii) o respectivo custo de aquisição.

Alienação dos PIBBs. O ganho auferido na venda de PIBBs em bolsa de valores, correspondente à diferença positiva entre o preço de venda e o respectivo custo de aquisição, deve ser incluído no cômputo da apuração mensal dos ganhos líquidos de renda variável decorrentes de todas as operações efetuadas no mês, nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e similares. Os ganhos líquidos mensais de renda variável apurados estão sujeitos ao IR, à alíquota de 15%. O imposto de renda sobre os ganhos líquidos mensais deverá ser apurado e pago pelo próprio Quotista Ademais, as operações realizadas em bolsa de valores estão sujeitas ao IR na fonte, à alíquota de 0,005%, o qual pode ser deduzido do IR calculado sobre os ganhos líquidos.

http://www.pibb.com.br/operacionais/AspectosTributarios.htm

Não entendo muito de legislação, mas acho que há diferença entre regaste e alienação de PIBB.

Acredito que no resgate , que deve ser para grandes investidores, a pessoa pode ir direto ao admisnitrador do fundo e pedir o dinheiro do PIBB sem passar pela bovespa, ou seja , funcionaria como um fundo comum.
http://www.pibb.com.br/operacionais/como_resgatar.htm

A alienção é que nós fazemos , vamos até a bolsa e tentamos encontrar alguem que queira ficar com nossas cotas do PIBB não havendo nenhum resgate do fundo. Pode acontecer que não tenha ninguém que queira ficar com nossas cotas do PIBB na bolsa, o preço ficar defasado do valor real das ações da carteira do PIBB e os riscos de uma ação. Esta negociação acredito que deve seguir as normas da bolsa com isenção de IR até 20 mil.
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 04, 2008 9:48 pm    Assunto: Preço caindo... Responder com Citação

Com esta queda toda do IBovespa, o PIBB11 está indo também ladeira abaixo. Hoje, o papel fechou a R$ 74,00, e já acumula uma queda no ano de 24,16%. Shocked

É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Set 05, 2008 11:22 pm    Assunto: Comprei! Responder com Citação

Depois de muito tempo esperando, finalmente comecei meu plano de investimentos no PIBB. Não por meio do papel PIBB11, mas sim por meio de um fundo PIBB do BB, com taxa de administração de 1,5% a.a.

Meu plano é fazer aportes mensais, e ir comparando o desempenho deste fundo de índice passivo com o da Geração Futuro, que é um fundo de índice ativo. Vamos ver!

É isto aí!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 9:45 pm    Assunto: Ações! Responder com Citação

Seguindo uma dica do Maurício, resolvi comprar diretamente ações do PIBB11, mas via home broker mesmo, aproveitando uma reserva financeira e o preço atrativo do papel, que está no seu nível mais baixo desde agosto de 2007.

Adquiri 12 ações a R$ 69,80 cada.

É isto aí!
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Set 29, 2008 10:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Não agüentei e comprei mais uns "quebrados" no fracionário pela bagatela de R$ 65,02!!! bounce

Eu achava até que não ia ter comprador, pois o melhor preço da ponta vendedora era R$ 65,00, e o melhor preço da ponta compradora era R$ 65,99. Um abismo, quase, de aproximadamente um real, abismo este ainda maior levando-se em conta que este papel não tem tanta liquidez - ainda mais no fracionário.

Mas qual não foi a minha surpresa ao ver que, instantes depois, a ordem tinha sido executada. lele

É isto aí!
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 30, 2008 10:49 am    Assunto: Responder com Citação

Hotmar fazendo a festa!! AEUHEAUHEAUHEA...Em todo topico que eu entro ele comprou ações por bagatelas.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... 11, 12, 13, 14, 15  Próximo
Página 12 de 15

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!