Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 13, 14, 15  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 8:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Vi0linha escreveu:

Sim, é verdade, mas você pode fazer aportes no fundo do PIBB do BB a partir de 200 reais, valor que compraria 2 ações no fracionário.

Para mim a idéia do fundo do PIBB é jogar o troquinho do fim do mês nele.

Realmente, para aportes mais baixos fatalmente o fundo vai ser uma melhor opção mesmo. Mas o valor do aluguel das ações pode fazer a diferença para investimento mensal um pouco mais alto.

Vi0linha escreveu:

Eu não vejo um problema tão grande em acompanhar o mercado, não um mercado com tendência de alta a longo prazo como é a atual.

Então, mas uma hora a tendência de alta pode acabar feio, principalmente se o mercado estiver supervalorizando as ações. Achar que o mercado vai estar sempre em alta é arriscar muito, a menos que o valor intrínseco das empresas esteja subindo junto. Lembre-se que você está comprando parte de uma empresa... Você compraria um botequinho de esquina por 10 milhões, mesmo que todo mundo estivesse disposto a pagar esse valor nele?

Vi0linha escreveu:

E eu acho complicado tentar aplicar os princípios de Graham hoje em dia, ele morreu há mais de 30 anos, viveu um momento completamente diferente da bolsa. Não havia tantas informações disponíveis - a internet veio para popularizar o acesso a informação - e também não havia tanta gente, como a gente, investindo na bolsa. Lembre-se que os americanos passaram décadas avessos à bolsa de valores por conta do crash de 29, como muita gente aqui é avessa até hoje à bolsa por conta da quebra do Nahas que levou ao fechamento da bolsa do Rio.

Pessoalmente eu acho que os princípios de Graham ainda são válidos sim. Estou achando o livro fantástico, e como os princípios se aplicam até hoje. Veja por exemplo o caso da bolha de tecnologia nos EUA no inicio da década. Muitos investidores, e até mesmo administradores de grandes fundos de investimento estavam acompanhando a euforia (leia-se "tendência de alta") do mercado e pagando valores absurdos em ações de tecnologia. Perderam bilhões no estouro da bolha, quando todo mundo resolveu perceber que aquelas empresas não valiam aquilo.

Vi0linha escreveu:

É importante ler Graham? Claro que é, é importante ler tudo, mas é importante também contextualizar sua leitura. Hoje em dia "boas" companhias subvalorizadas pode ser um parodoxo impossível de se ver.

Não sei, talvez elas existam. Preciso aprender a avaliar melhor as empresas para saber se essas empresas existem. Mas, no mínimo, seria melhor comprar as que estão menos supervalorizadas.

Vi0linha escreveu:

Qual livro básico sobre o mercado de ações vai dizer que andar na contramão do mercado é um dos piores erros que você pode cometer.

A não ser que você queira dizer outra coisa com andar na contramão do mercado, porque eu entendi que as pessoas deveriam não comprar petrobrás e arriscar comprando cosan.

Quando eu disse "andar na contramão do mercado" eu quis dizer "fazer diferente do que todo mundo está fazendo". Com certeza os investidores que apresentam grande sucesso de forma consistente não fazem o mesmo que todo mundo faz, senão todo mundo seria igual a eles, não é?

Eu acho que comprar quando todo mundo está comprando e vender quando todo mundo está vendendo não parece ser uma boa estratégia. Se o cenário vai bem, beleza, todo mundo ganha - mas se vai mal todo mundo se ferra. O que o Graham prega é comprar quando todo mundo está pessimista em relação a uma empresa, e o valor da ação está baixo em relação ao seu valor intrínseco, e depois vender para os otimistas, que estão supervalorizando a empresa.

Não estou dizendo que comprar PIBB11 não vai dar um bom rendimento. Acredito que pode ser bom no longo prazo. Estou até pensando em comprar um pouco para usufruir da diversificação. Mas imagino que existam formas melhores de investir, principalmente quando temos acesso a tantas informações como hoje em dia. Eu vejo isso como uma oportunidade, se usado da forma correta. Warren Buffett não tinha esses recursos na época dele, e vejam só os resultados...

Bom, isso que eu estou falando são só meus devaneios sobre o assunto... Não sou expert e estou só tentando compartilhar com o pessoal aqui do fórum o que eu estou pensando atualmente... Talvez saia algo de bom dessa troca de informações Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 9:51 pm    Assunto: Responder com Citação

LFC escreveu:
Realmente, para aportes mais baixos fatalmente o fundo vai ser uma melhor opção mesmo. Mas o valor do aluguel das ações pode fazer a diferença para investimento mensal um pouco mais alto.

O problema é que a gente não sabe se PIBB é fácil de alugar... vou descobrir isso na prática daqui ha 3 dias uteis. Tem outra coisa: É difícil aparecer um tomador disposto a pegar menos de um lote.

Não pense que alugar ações é só disponibilizar os papéis pra alugar e rapidinho elas estão tomadas, a coisa não é tão líquida assim. Tem que esperar os "inquilinos" aparecerem, e como no aluguel imobiliário, pode ser que eles demorem muito pra aparecer.
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 10:03 pm    Assunto: Responder com Citação

LFC escreveu:
Vi0linha escreveu:

Sim, é verdade, mas você pode fazer aportes no fundo do PIBB do BB a partir de 200 reais, valor que compraria 2 ações no fracionário.

Para mim a idéia do fundo do PIBB é jogar o troquinho do fim do mês nele.

Mas para valores maiores eu creio que é melhor a pessoa montar sua própria carteira. PIBB para mim é um complemento de outros investimentos.

LFC escreveu:

Vi0linha escreveu:

Eu não vejo um problema tão grande em acompanhar o mercado, não um mercado com tendência de alta a longo prazo como é a atual.

Então, mas uma hora a tendência de alta pode acabar feio, principalmente se o mercado estiver supervalorizando as ações. Achar que o mercado vai estar sempre em alta é arriscar muito, a menos que o valor intrínseco das empresas esteja subindo junto. Lembre-se que você está comprando parte de uma empresa... Você compraria um botequinho de esquina por 10 milhões, mesmo que todo mundo estivesse disposto a pagar esse valor nele?

Sim, mas ninguém sabe quando ela irá acabar, o mercado está supervalorizado hoje? Pode estar, mas podemos achar daqui a 2 anos que o mercado de hoje estava super barato e que perdemos grandes oportunidades de compra.

A vantagem do PIBB é emular a carteira do iBrX50, que muda constantemente, ou seja, quando botequinho parar de valer 10 milhões, ele sai do carteira.

LFC escreveu:

Vi0linha escreveu:

E eu acho complicado tentar aplicar os princípios de Graham hoje em dia, ele morreu há mais de 30 anos, viveu um momento completamente diferente da bolsa. Não havia tantas informações disponíveis - a internet veio para popularizar o acesso a informação - e também não havia tanta gente, como a gente, investindo na bolsa. Lembre-se que os americanos passaram décadas avessos à bolsa de valores por conta do crash de 29, como muita gente aqui é avessa até hoje à bolsa por conta da quebra do Nahas que levou ao fechamento da bolsa do Rio.

Pessoalmente eu acho que os princípios de Graham ainda são válidos sim. Estou achando o livro fantástico, e como os princípios se aplicam até hoje. Veja por exemplo o caso da bolha de tecnologia nos EUA no inicio da década. Muitos investidores, e até mesmo administradores de grandes fundos de investimento estavam acompanhando a euforia (leia-se "tendência de alta") do mercado e pagando valores absurdos em ações de tecnologia. Perderam bilhões no estouro da bolha, quando todo mundo resolveu perceber que aquelas empresas não valiam aquilo.

Vi0linha escreveu:

É importante ler Graham? Claro que é, é importante ler tudo, mas é importante também contextualizar sua leitura. Hoje em dia "boas" companhias subvalorizadas pode ser um parodoxo impossível de se ver.

Não sei, talvez elas existam. Preciso aprender a avaliar melhor as empresas para saber se essas empresas existem. Mas, no mínimo, seria melhor comprar as que estão menos supervalorizadas.

Eu não desprezo os ensinamentos de Graham, jamais desprezo o ensinamento de ninguém, apenas não os aplico sem refletir sobre eles. Eu sou basicamente fundamentalista, não gosto de AT, apesar de arriscar minhas olhadas nos gráficos.

Sobre estudar empresas eu penso o seguinte: é claro que tenho de me informar sobre o mercado, porém está não é minha profissão, ao invés de perder 3 horas por dia estudando sobre ações, que não é minha praia, ganho muito mais [literalmente] estudando o que eu me formei, eu posso ter mais dinheiro para investir.

LFC escreveu:

Vi0linha escreveu:

Qual livro básico sobre o mercado de ações vai dizer que andar na contramão do mercado é um dos piores erros que você pode cometer.

A não ser que você queira dizer outra coisa com andar na contramão do mercado, porque eu entendi que as pessoas deveriam não comprar petrobrás e arriscar comprando cosan.

Quando eu disse "andar na contramão do mercado" eu quis dizer "fazer diferente do que todo mundo está fazendo". Com certeza os investidores que apresentam grande sucesso de forma consistente não fazem o mesmo que todo mundo faz, senão todo mundo seria igual a eles, não é?

Eu acho que comprar quando todo mundo está comprando e vender quando todo mundo está vendendo não parece ser uma boa estratégia. Se o cenário vai bem, beleza, todo mundo ganha - mas se vai mal todo mundo se ferra. O que o Graham prega é comprar quando todo mundo está pessimista em relação a uma empresa, e o valor da ação está baixo em relação ao seu valor intrínseco, e depois vender para os otimistas, que estão supervalorizando a empresa.

Não estou dizendo que comprar PIBB11 não vai dar um bom rendimento. Acredito que pode ser bom no longo prazo. Estou até pensando em comprar um pouco para usufruir da diversificação. Mas imagino que existam formas melhores de investir, principalmente quando temos acesso a tantas informações como hoje em dia. Eu vejo isso como uma oportunidade, se usado da forma correta. Warren Buffett não tinha esses recursos na época dele, e vejam só os resultados...

Bom, isso que eu estou falando são só meus devaneios sobre o assunto... Não sou expert e estou só tentando compartilhar com o pessoal aqui do fórum o que eu estou pensando atualmente... Talvez saia algo de bom dessa troca de informações Wink

Eu não faço o que todos fazem, mas não nado contra a maré, eu tenho minhas estratégias, que são minhas, funcionam para mim e eu suporto os prejuízos que podem advir delas, por isto sequer as comento aqui.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 11:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Vi0linha escreveu:

Sim, mas ninguém sabe quando ela irá acabar, o mercado está supervalorizado hoje? Pode estar, mas podemos achar daqui a 2 anos que o mercado de hoje estava super barato e que perdemos grandes oportunidades de compra.

Claro... Mas esse é exatamente o problema: ninguém sabe quando a tendência de alta vai terminar. O supervalorizado que eu digo é em relação ao valor intrínseco da empresa, e não em relação a um valor anterior da ação. Se uma ação está cara hoje, nada impede que ela fique mais cara daqui a dois anos, mas esse vai ser um aumento ilusório e especulativo. Se a empresa não vale de verdade aquele valor, a chance de uma hora o preço cair é grande. Os preços não vão continuar inflacionados para sempre, uma hora vai cair para um valor próximo do valor real da empresa, que nem quando a bolha estourou nos EUA... Aí muita gente que achava que a alta iria continuar pode ser pega de supresa, e em vez de comprar mais papéis (porque estão baratos), e pode acabar vendendo no desespero para garantir parte do capital, concretizando o prejuízo.

Vi0linha escreveu:

A vantagem do PIBB é emular a carteira do iBrX50, que muda constantemente, ou seja, quando botequinho parar de valer 10 milhões, ele sai do carteira.

Mas o IBRx-50 só muda a cada 4 meses. A variação nesse período pode ser muito grande, e dá para perder muita coisa se você estiver comprado nele.
E quando o botequinho deixar de valer 10 milhões, aí sim é que seria a hora de você comprar, porque está barato...

Vi0linha escreveu:

Eu não desprezo os ensinamentos de Graham, jamais desprezo o ensinamento de ninguém, apenas não os aplico sem refletir sobre eles. Eu sou basicamente fundamentalista, não gosto de AT, apesar de arriscar minhas olhadas nos gráficos.

Sobre estudar empresas eu penso o seguinte: é claro que tenho de me informar sobre o mercado, porém está não é minha profissão, ao invés de perder 3 horas por dia estudando sobre ações, que não é minha praia, ganho muito mais [literalmente] estudando o que eu me formei, eu posso ter mais dinheiro para investir.

É, isso é um fator importante... Para quem não pode ou não pretende gastar muito tempo avaliando empresas, tentar selecionar os ativos pode ser uma furada. O ideal seria comprar um pouquinho todo mês mesmo, para fazer média de preço, e nesse caso, comprar algo baseado em um índice, como o PIBB, parece ser a melhor opção.

Vi0linha escreveu:

Eu não faço o que todos fazem, mas não nado contra a maré, eu tenho minhas estratégias, que são minhas, funcionam para mim e eu suporto os prejuízos que podem advir delas, por isto sequer as comento aqui.

Vi0linha, eu não quis dizer que você, pessoalmente, faz o que todos fazem, ou segue a maré... Eu quis dizer que negociando um papel como o PIBB11 você está naturalmente negociando o que todo mundo está negociando no momento e isso pode não ser a melhor opção. Mas pode ser uma opção muito boa, principalmente para quem não quer ou não pode gastar muito tempo analisando empresas. De fato essa é justamente a estratégia que o Graham recomenda no livro para esse tipo de investidor, que ele chama de "investidor defensivo".

Pelo que eu vi o FelipePL aqui do fórum segue bem de perto a filosofia do Graham. Ele faz ótimos comentários nesse tópico aqui, foi o melhor que eu li aqui no fórum até hoje:
http://www.clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=3539

Se você puder, recomendo que leia o livro do Graham, mesmo que não queira gastar muito tempo avaliando empresas. Ele também dá ensinamentos extremamente valiosos para o investidor defensivo. Esse livro está sendo uma grande descoberta para mim (e para outros aqui do fórum tb). Pena que a edição em português está esgotada Crying or Very sad ... Bom sinal...
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 9:37 am    Assunto: Responder com Citação

LFC, muito interessantes seus apontamentos. Neste mesmo tópico que você citou, eu disse "cada investidor tem um perfil, e o melhor é investir dentro do seu perfil."

Tem gente que gosta de operar longo prazo por princípios de valuation, que me parece ser o seu caso. Tem gente que opera no longo por análise técnica (meu caso), tem gente que ganha muito dinheiro operando no curto prazo no mercado de derivativos (como o Bastter), curto prazo no mercado a vista com análise técnica (Daniel, Leandro Stormer e Didi), curto prazo sem análise técnica (Max Gunther), Longo prazo fundamentalista não-Graham (Mauro Halfeld) e Longo prazo fundamentalista Graham (FelipePL, você e Buffet).

Este tópico do PIBB é para quem quer aplicar em uma ampla diversificação, com poucos recursos, e em um ativo atrelado a um índice que, historicamente, tem dado resultados concretos excepcionais. Pode ser que não seja a melhor alternativa? Pode sim, claro. Talvez operando com uma empresa subvalorizada no momento os ganhos sejam superiores ao IBRx50, porém um investidor do mercado de derivativos poderia lhe dizer que isso também não é o melhor, já que você pode operar no mercado de opções e obter rendimentos de 2.000% em algumas horas.

Para o meu perfil isso não serve. Se eu botar dinheiro no mercado de opções, é mais provável que eu perca tudo do que obtenha os ganhos fantásticos que o pessoal com perfil de alto risco ganha. Do mesmo modo, o PIBB encaixa-se melhor no meu perfil do que tentar fazer análise fundamentalista, que já vi que não é a minha praia. Não tenho condições de visitar empresas pessoalmente como um bom fundamentalista deve fazer, e acredito que não tenho conhecimento de mercado e acesso à informações suficientes para fazer uma fundamentalista decente. Já para um fera da AF como o FelipePL, a história é outra, perda de tempo colocar dinheiro em PIBB.

Difícil dizer o que é "o melhor". Mantenho a minha posição de que o melhor é operar de acordo com o seu perfil.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 9:55 am    Assunto: Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Responder com Citação

Gustavo_bl escreveu:
Tenho uma dúvida, no caso de compra via corretora, a corretagem é a normal aplicada pela corretora? No caso da Ativa R$ 15 e na Win R$ 20 ou R$ 5 para o fracionário?

Gustavo, agora que já negociei PIBB pelo homebroker posso afirmar com certeza: sim, a corretagem é a normal aplicada pela corretora (no caso da Ativa, foram R$ 15,00). Como você opera pela Win, é ainda mais vantagem aplicar em PIBB com fracionários, no seu caso não compensa de forma alguma aplicar em PIBB por fundo de banco. Very Happy
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 10:54 am    Assunto: Responder com Citação

LFC escreveu:
Vi0linha escreveu:

Claro... Mas esse é exatamente o problema: ninguém sabe quando a tendência de alta vai terminar. O supervalorizado que eu digo é em relação ao valor intrínseco da empresa, e não em relação a um valor anterior da ação. Se uma ação está cara hoje, nada impede que ela fique mais cara daqui a dois anos, mas esse vai ser um aumento ilusório e especulativo. Se a empresa não vale de verdade aquele valor, a chance de uma hora o preço cair é grande. Os preços não vão continuar inflacionados para sempre, uma hora vai cair para um valor próximo do valor real da empresa, que nem quando a bolha estourou nos EUA... Aí muita gente que achava que a alta iria continuar pode ser pega de supresa, e em vez de comprar mais papéis (porque estão baratos), e pode acabar vendendo no desespero para garantir parte do capital, concretizando o prejuízo.

Olha, os preços não vão continuar inflacionados para sempre, porém, pela ação dos BCs na crise financeira disparada pelos créditos de subprime ficou claro que a bolsa já não opera livremente como antes, que há uma forte intervenção estatal para evitar que as bolsas caiam. O que isto irá virar daqui para frente ninguém sabe, não dá para arriscar, porque é um elemento novo em jogo.

Agora, uma empresa vale o que se paga por ela, p.ex.: todo mundo diz que a Embraer está barata, que vale se comparada com empresas no exterior que tem o mesmo porte e disputam o mesmo mercado [a canadense Bombardier, p.ex.]. Você compraria Embraer? Eu não.

Aliás um dos motivos da bolsa brasileira ter tantos investimentos e estar subindo tanto nos últimos anos é exatamente este conceito: de que as ações aqui estão baratas.

LFC escreveu:

Vi0linha escreveu:

Mas o IBRx-50 só muda a cada 4 meses. A variação nesse período pode ser muito grande, e dá para perder muita coisa se você estiver comprado nele.
E quando o botequinho deixar de valer 10 milhões, aí sim é que seria a hora de você comprar, porque está barato...

Vi0linha escreveu:

É, isso é um fator importante... Para quem não pode ou não pretende gastar muito tempo avaliando empresas, tentar selecionar os ativos pode ser uma furada. O ideal seria comprar um pouquinho todo mês mesmo, para fazer média de preço, e nesse caso, comprar algo baseado em um índice, como o PIBB, parece ser a melhor opção.

Eu gosto do papel, creio que o motivo pelo que ele foi criado atinge seus objetivos, que é o de popularizar o investimento em bolsa.

Eu jamais disse que a pessoa deveria investir apenas em PIBB, mas que esta é uma maneira inteligente e barata de diversificar os investimentos em renda variável.

LFC escreveu:

Vi0linha escreveu:

Vi0linha, eu não quis dizer que você, pessoalmente, faz o que todos fazem, ou segue a maré... Eu quis dizer que negociando um papel como o PIBB11 você está naturalmente negociando o que todo mundo está negociando no momento e isso pode não ser a melhor opção. Mas pode ser uma opção muito boa, principalmente para quem não quer ou não pode gastar muito tempo analisando empresas. De fato essa é justamente a estratégia que o Graham recomenda no livro para esse tipo de investidor, que ele chama de "investidor defensivo".

Pelo que eu vi o FelipePL aqui do fórum segue bem de perto a filosofia do Graham. Ele faz ótimos comentários nesse tópico aqui, foi o melhor que eu li aqui no fórum até hoje:
http://www.clubedopairico.com.br/forum/viewtopic.php?t=3539

Se você puder, recomendo que leia o livro do Graham, mesmo que não queira gastar muito tempo avaliando empresas. Ele também dá ensinamentos extremamente valiosos para o investidor defensivo. Esse livro está sendo uma grande descoberta para mim (e para outros aqui do fórum tb). Pena que a edição em português está esgotada Crying or Very sad ... Bom sinal...

LFC, você não disse, em um post acima que devemos nadar contra a maré? Qual a vantagem de você ler o livro do Graham, que um monte de gente lê? Você não está assim nadando junto com um monte de gente e quem tiver mais gás [mais dinheiro] chega na frente?

Você cita o FelipeLP como um seguidor de Graham, se você ler este tópico com atenção verá que ele, como eu, é um admirador do papel e que também investe nele.

Agora, sinceramente, eu não pretendo ler o Graham, não é o jeito que eu escolhi investir, para o jeito que eu penso o mercado de ações muito mais útil para mim é ler livros como o mundo é plano. Como eu já disse, eu tenho minha estratégia de investimento que é jamais nadar com as sardinhas, eu não sou um tubarão [jamais serei], mas eu nado com eles, como um peixe piloto. Wink
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Dez 23, 2007 5:10 pm    Assunto: Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Gustavo_bl escreveu:
Tenho uma dúvida, no caso de compra via corretora, a corretagem é a normal aplicada pela corretora? No caso da Ativa R$ 15 e na Win R$ 20 ou R$ 5 para o fracionário?

Gustavo, agora que já negociei PIBB pelo homebroker posso afirmar com certeza: sim, a corretagem é a normal aplicada pela corretora (no caso da Ativa, foram R$ 15,00). Como você opera pela Win, é ainda mais vantagem aplicar em PIBB com fracionários, no seu caso não compensa de forma alguma aplicar em PIBB por fundo de banco. Very Happy

Mauricio, pois eh, eu acabei comprando duas ações pelo fracionário, custou 5 pila mesmo.... qualquer coisa, eu levo uma vianda de casa pro trabalho e economizo esses 5 pila aí no almoço.... pobre é brabo, né.... Laughing Laughing
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 8:33 am    Assunto: Responder com Citação

Vi0linha escreveu:
LFC, você não disse, em um post acima que devemos nadar contra a maré? Qual a vantagem de você ler o livro do Graham, que um monte de gente lê? Você não está assim nadando junto com um monte de gente e quem tiver mais gás [mais dinheiro] chega na frente?

Você cita o FelipeLP como um seguidor de Graham, se você ler este tópico com atenção verá que ele, como eu, é um admirador do papel e que também investe nele.

Agora, sinceramente, eu não pretendo ler o Graham, não é o jeito que eu escolhi investir, para o jeito que eu penso o mercado de ações muito mais útil para mim é ler livros como o mundo é plano. Como eu já disse, eu tenho minha estratégia de investimento que é jamais nadar com as sardinhas, eu não sou um tubarão [jamais serei], mas eu nado com eles, como um peixe piloto. Wink

como o proprio Graham gostava de dizer ironicamente, o livro dele era um dos mais lidos e um dos mais ignorados pelos investidores....

o que ele ensina pouca gente usa.... ainda bem, pois senão todo mundo seria fundamentalista...

se voce for ver, 99% dos investidores só se interessam por análise técnica, e jamais lerão autores como Graham....

Violinha, eu te sugiro rever essa questão e ler o graham quando for relançado.... voce vai ver que o que ele dizia desde 1949 é como dissesse hoje...

aliás, papéis como o pibb foram recomendados por graham para o "investidor defensivo", que não tem tempo para ele mesmo estudar as empresas. Nos Eua existem fundos semelhantes.
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 9:37 am    Assunto: Responder com Citação

Gustavo_bl escreveu:

como o proprio Graham gostava de dizer ironicamente, o livro dele era um dos mais lidos e um dos mais ignorados pelos investidores....

o que ele ensina pouca gente usa.... ainda bem, pois senão todo mundo seria fundamentalista...

se voce for ver, 99% dos investidores só se interessam por análise técnica, e jamais lerão autores como Graham....

Violinha, eu te sugiro rever essa questão e ler o graham quando for relançado.... voce vai ver que o que ele dizia desde 1949 é como dissesse hoje...

aliás, papéis como o pibb foram recomendados por graham para o "investidor defensivo", que não tem tempo para ele mesmo estudar as empresas. Nos Eua existem fundos semelhantes.

Gustavo,

você acha mesmo apenas de ler um livro alguém se torna um especialista em análise fundamentalista? O próprio Graham era um professor universitário; Buffet, seu maior seguidor, foi seu aluno. Ou seja: para ver um fundamentalista de verdade são necessários grandes conhecimentos de administração, economia e contabilidade. É preciso estar no mercado, ter contato com outros empresários e grandes aplicadores, é preciso respirar o clima do mercado para saber como ele está. Não foi esta a vida que eu escolhi para mim, estes são conhecimentos que eu não tenho e nem desejo ter. Como eu já disse, entre perder muito tempo estudando análise fundamentalista e ser medíocre e usar este mesmo tempo para fazer o que eu faço bem, que é a profissão que eu escolhi, eu fico com a segunda opção. Eu não pretendo largar o que eu faço, e adoro fazer, para viver aplicando em ações. Aplicar em ações é uma forma de investimento, somada a outras.

Entenda também que eu não desprezo o Graham, longe de mim desprezar alguém que foi professor universitário e creio também que é desta experiência acadêmica dele que vem todo o poder de seu livro. Porém, ele faleceu em 1967, por melhor que seja o seguidor que atualizou seus livros, não foi o próprio Graham quem o fez e o mundo mudou um tico da década de 60 para cá.

Ah, e sobre a pessoa que atualizou o livro, sequer foi seu melhor aluno, porque o melhor deles foi o Buffet, o único a tirar um A+ com ele.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 24, 2007 11:34 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, estamos fugindo do tema! Este tópico aqui é para discutir PIBB11. Se querem comentar a respeito do método Graham, por favor façam-no em tópicos mais apropriados.

Se uma pessoa vier a este tópico procurando informações sobre PIBB, acabará sendo obrigada a ler muitos posts discutindo a eficácia ou não do método do Graham, assunto que apesar de interessante, deve ser discutido em tópico que trate deste tema. Por isso vamos ajudar a manter a organização do fórum, ok? Wink

Grato pela compreensão.
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 25, 2007 2:11 am    Assunto: Responder com Citação

Me desculpa mauricio e com todo respeito grande moderador do ano, mas gostaria de deixar minha opiniao neste topico englobando varios aspectos discutidos anteriormente e acho que realmente posso contribuir para os que aqui lerem.

Só para encerrar esse assunto em relação ao Graham a VIOLINHA está completamente certa ao afirmar em não querer acreditar piamente somente nos ensinamentos dele!!!!

Vcs com certeza tem que se balizar nos ensinamentos dele quem for ANALITICO e quer ir a fundo, porém os metodos quantitativos enfatizados por Graham podem não ajudar muito, eles ajudam bastante podem ter certeza o rendimento no mercado de ações virá sim....mas é interessante vcs se aterem aos métodos qualitativos tb, descritos muito bem inicialmente por Fisher.

Falo por experiencia propria ao visitar as empresas, uma coisa é vc pegar os relatorios anuais, os demonstrativos financeiros e fazer calculos quantitavos enfatizados por Graham, outra coisa é vc avaliar tb pelos metodos do Fisher qualitativamente conforme ja postei em outro post.

Só um exemplo prático: Uma coisa é vc descobrir que a WEG estava reservando grande parte do lucro liquido para investimentos tanto internos qto externos, depois vc ler que a WEG montou um departamento em Dubai lendo num jornal de circulacao local, ou outros informes e depois vc ir a fundo e descobrir por scuttlebutt q a WEG e outras empresas montaram um escritorio ou departamentos comerciais em Dubai por causa de um baita incentivo fiscal onde elas podem por 6 meses importar para aquela regiao sem sofrer tributacao nenhuma e depois desse periodo pagar uma taxa irrisoria de importacao e tb de exportacao estimulando o crescimento exagerado que estamos vendo naquela regiao e assim favorecendo o crescimento de ambos, porem isso tem um preço hehehehee só que esse tipo de informação vc consegue só aliando a parte quantitativa de ver numeros de milhoes de reais sendo acumulados e investidos mundo afora gerando valor ao acionista e outra vc ir a fundo e avaliar qualitativamente se as decisoes empresariais estao de acordo com um ganho de longo prazo em fortalecimento da marca e reconhecimento consolidado no mercado internacional.

Realmente como a Violinha afirmou, vcs tem que respirar o Mercado, a Empresa....senão é perda de tempo e jogar muito com a sorte.

Os filtros que ele (Graham) criou não dá para usar totalmente em sua essencia para montar carteiras de ações nos dias de hoje....se vcs utilizassem os filtros de Graham hj vcs teriam que investir somente na Petrobras, na Gerdau Metalurgica e Magnesita pela seleção defensiva enfatizada por um dos metodos dele, só que olha o risco de vc ter somente 3 ativos em sua carteira, ele mesmo declarava para ter mais empresas diversificando e diluindo o risco, porém os ensinamentos dele por enquanto e ainda o serão por muito tempo lembrado pq tem muitos insights de como avaliar tudo, o mercado, renda fixa, inflação, ações de qualidade, estratégias de alocação de ativos em renda variável e fixa.

Os ensinamentos dele de forma alguma, Violinha, são lineares e chegam direto ao ponto para vc fazer determinada coisa ou atitude...os ensinamentos são mais circulares, abordam cada tema de uma bela forma de se olhar determinado aspecto seja de juros, inflação, renda fixa, estudos de casos, formas de analisar verdadeiramente os lucros por ação, entre outros, são verdadeiras aulas.

O livro dele eu recomendo a todo investidor individual, pois ali cada um decide a forma como pode e acha conveniente operar no mercado. Porém o grande erro é tentar explorar a forma de analise fundamentalista como a unica forma de realmente ganhar dinheiro.

Existem diversas filosofias de investimento que determinam graus de sucesso e insucesso que dependem exclusivamente do porte de dinheiro que a pessoa tem, carga tributaria incidente sobre ela, a compreensao dos fundamentos de risco e de avaliação, como funcionam os mercados e onde podem entrar em colapso, grau de aversao ao risco e o horizonte de tempo de investimento.

AS diversas filosofias de investimento existentes até hoje, eu posso elencar aqui: valuation, gráficos e analise tecnica, investimento em valor (discipulos de Graham), investimento em growth stocks (empresas de crescimento), operar baseado em informações, arbitragens, nestas incluem-se o timing de mercado, e da forma indexada, onde esta última é a mais rentável comparativamente aos fundos de investimento em ações.

Para ser investidor fundamentalista, usando valuation, ou investindo em valor pelos filtros de Graham, ou operando em empresas de crescimento vc necessita gostar de ver grama crescer e ter paciencia.

Todas as outras vc opera e ve resultados tanto ruins qto bons rapidamente, exceto pelo investimento em indexação conforme este tipo do PiBB11 onde vc investe passivamente e atrelando sua carteira ao rendimento correspondente do indice em questão ao padrao de referencia.

Eu por exemplo pessoalmente estou buscando abordagens de buscar rendimentos excelentes em todos os veiculos no qual trabalho prazerosamente, na minha empresa, nos imoveis e nas ações e renda fixa.

O negocio é ter riqueza plena tanto nesta parte tanto enfatizada nesse forum que é a financeira, porem acho importante a parte espiritual, do corpo (saúde fisica), mental e nos relacionamentos.

Mas já dizia um sábio que conselho pode parecer igual merda reciclada...então cada um faça seu conselho para si próprio e seja feliz. E respeito todas as opinioes de vcs, e obrigado maurico antecipadamente por este espaço.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 25, 2007 1:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Amigos moderadores, que tal criarem um tópico exclusivo com a discussão sobre Graham e afins, transferindo os comentários feitos nesse tópico?

Não teria como mover os comentários para um tópico novo, assim não polui este aqui e também possibilita aos membros que não se interessaram na discussão do PIBB poder participar desse ótimo debate!

Também pode apagar este meu post!
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 25, 2007 1:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Com relação ao PIBB: vou receber um "dinheirinho" em março, estou pensando em comprar 1 lote de PIBB11, e o que sobrar vou aplicar no fundo PIBB do Banco Real que mencionei antes.

A idéia é, após algum período, sacar o fundo e comprar novos lotes, conforme o desempenho de ambos, é claro.

Mais uma decisão tomada com base nas informações que obtenho aqui no fórum!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 25, 2007 1:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Agradeçamos à Vi0linha, ela foi a primeira a comentar sobre esse ativo. Wink

Sobre separar os comentários, infelizmente não é possível. Talvez o Zé consiga fazer isso mexendo na base de dados do fórum, mas nao sei se dá.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4 ... 13, 14, 15  Próximo
Página 3 de 15

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!