Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa
Ir à página 1, 2, 3 ... 13, 14, 15  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 10:53 pm    Assunto: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Responder com Citação

PAPÉIS DO ÍNDICE BRASIL BOVESPA
Código: PIBB11
Setor: Diversos, fundo de investimento que emula a carteira IBrX-50
Página Oficial: http://www.pibb.com.br
FAQ do PIBB: http://www.pibb.com.br/orientacao/perguntasMaisFrequentes.htm
Nível de Governança Corporativa: Não se aplica

Comecei a estudar esse ativo depois de uma sugestão da Vi0linha. Obrigado por me apresentá-lo, princesa Léa!! Wink

PIBB não é exatamente uma ação, mas como é negociado diretamente na Bovespa (código PIBB11), coloquei-o aqui na área de ações.

Os PIBBs (Papéis de Índice Brasil Bovespa) são quotas do fundo PIBB Fundo de Índice Brasil - 50 - Brasil Tracker, o primeiro fundo de investimento em índice de mercado, regulado pela Instrução 359 de 22 de janeiro de 2002 da Comissão de Valores Mobiliários - CVM.

Trata-se na prática de um fundo de ações que emula o índice IBrX-50. Quer dizer que ao investir em PIBB você está investindo indiretamente nas ações que compõe o IBrX-50, que vem consistemente batendo o Ibovespa. Ou seja, é um fundo bem diversificado, e que compreende as 50 melhores ações da Bovespa, só tem filé.

A cada revisão da composição do IBrX-50, o fundo elimina as ações de baixo desempenho e as substitui por ativos melhores, tudo isso de forma automática.

Se você quer diversificar em vários papéis mas não tem dinheiro para fazê-lo ou se quer investir nas melhores empresas da Bovespa, mas não tem grandes capacidades em Análise Fundamentalista, os papéis PIBB podem ser uma ótima opção.

Desvantagens
Ao meu ver, o PIBB tem algumas desvantagens:

1 - a liquidez não é tão grande quanto uma ação top de linha;
2 - você não recebe dividendos diretamente. Ao auferir dividendos das ações que compõe o fundo, estes são automaticamente reinvestidos em mais ações componentes do índice.

Editado 21/12/2007 por Maurício: descobri que papéis PIBB podem ser alugados.

Métodos para investir no PIBB
Você pode comprar PIBB diretamente no seu home broker (com o código PIBB11) ou pode investir indiretamente através de fundos de bancos.

Se você só pode investir pouco por mês, os fundos de banco são a melhor opção. O PIBB do Banco do Brasil aceita investimentos a partir de R$ 200,00 apenas e cobra 1,5% a.a. de taxa de administração.

Se você pretende aportar um volume maior, pode economizar a taxa de administração do banco e obter uma renda ligeiramente maior investindo diretamente pelo home broker. O problema é que os PIBB11 são caros (na cotação atual, R$94,15 cada unidade). Assim como ações, podem ser negociados no fracionário.

Podcasts do Mauro Halfeld sobre o PIBB:

Fundo PIBB rendeu 228% em pouco mais de três anos
Fundo PIBB continua disponível e com a menor taxa de administração do mundo
O que é melhor: investir o 13º salário em PIBB ou títulos do Tesouro Nacional?

---------------------------------------------------------------------------

Importante: as informações e análises disponibilizadas neste tópico tem como finalidade fazer você conhecer o papel, expor discussões e notícias pertinentes, com o intuito informativo. Lembre-se que a decisão e a responsabilidade sobre suas operações no mercado é sua, e somente sua.

Editado pela última vez por mauriciokatayama em Sex Dez 21, 2007 11:54 am, num total de 2 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 19, 2007 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Estava conversando com o Maurício sobre o PIBB11 no MSN e resolvi fazer uma análise crua comparando a cotação do IBX-50 com a do PIBB11.

Notem que é muito semelhante, eu diria que 98% igual, se não fosse esse ultimo mes, que notamos uma divergencia, eu diria 99,9%.

E aqui uma comparação entre o IBX-50, IBX-100, IGC, IBOV.

Agradecimentos ao ADVFM.[/img]
eborges

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 12:18 am    Assunto: Responder com Citação

Eu comecei há pouco tempo atrás uma estratégia simples e interessante, investindo um valor baixo por mês no fundo Real PIBB, como um dos componentes para minha futura aposentadoria.
A idéia é, a medida que for atingindo valores no fundo que ultrapassem um lote de PIBB11, retirar este montante e comprar um lote diretamente na bolsa. Em cada movimentação destas, "perderei" um valor que será a soma da taxa de corretagem (20 reais, ou cerca de 0,21% dos 9415 necessários para comprar um lote atualmente), das taxas da bovespa, e do imposto de 15% sobre o lucro que tiver obtido até o momento no fundo.
Como a intenção é deixar o dinheiro investido num prazo muito longo, esse gasto será compensado pela diminuição nos custos com a taxa de administração, de 1,5% a.a., que deixará de ser paga ao gestor do fundo, no caso o Banco Real.
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 12:48 am    Assunto: Responder com Citação

Eu sou suspeita para falar sobre PIBB, eu sou apaixonada por este papel!
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 10:34 am    Assunto: Re: PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:

Métodos para investir no PIBB
Você pode comprar PIBB diretamente no seu home broker (com o código PIBB11) ou pode investir indiretamente através de fundos de bancos.

Se você só pode investir pouco por mês, os fundos de banco são a melhor opção. O PIBB do Banco do Brasil aceita investimentos a partir de R$ 200,00 apenas e cobra 1,5% a.a. de taxa de administração.

Se você pretende aportar um volume maior, pode economizar a taxa de administração do banco e obter uma renda ligeiramente maior investindo diretamente pelo home broker. O problema é que os PIBB11 são caros (na cotação atual, R$94,15 cada unidade). Assim como ações, podem ser negociados no fracionário.

Mauricio, eu até estava pensando em ler sobre esse investimento.... até porque estou lendo o Investidor Inteligente, onde se sugere investir em fundos de investimento semelhantes (sugestão para o chamado "investidor defensivo").

É uma excelente forma para diversificar investimentos, ao lado da compra direta de ações, tesouro direto, renda fixa, e etc....

Tenho uma dúvida, no caso de compra via corretora, a corretagem é a normal aplicada pela corretora? No caso da Ativa R$ 15 e na Win R$ 20 ou R$ 5 para o fracionário?
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:04 am    Assunto: Responder com Citação

Gustavo, acredito que sim, porque no homebroker o PIBB11 é tratado como uma ação comum: dá pra botar stops, ordens de compra, cotar no fracionário, fazer gráfico etc.

Ainda não negociei PIBB11 pelo homebroker, mas em breve poderei responder a sua pergunta "na prática" Wink
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:08 am    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Gustavo, acredito que sim, porque no homebroker o PIBB11 é tratado como uma ação comum: dá pra botar stops, ordens de compra, cotar no fracionário, fazer gráfico etc.

Ainda não negociei PIBB11 pelo homebroker, mas em breve poderei responder a sua pergunta "na prática" Wink

Valeu Mauricio.... provavelmente vou comprar pelo HB para ver também... vou ver no fracionário da win se pago apenas os cinco pila.... hehehehe... Laughing
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:27 am    Assunto: Responder com Citação

Eu só quero analisar o quesito liquidez.

Pois no fracionário a liquidez ainda é menor que no lote padrão. E como eu sou pobrezin e opero só no fracionário, fica uma bosta.

Já adicionei o PIBB11 e PIBB11F no HB!

E VEJAM SÓ UMA COISA!! O PREÇO DO PAPEL É EXATAMENTE O ÍNDICE!!

AGORA O ÍNDICE TA EM 9534,61 E O PREÇO DO PAPEL EM 95,50.

Um pouco sobre valorizado eu diria.
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

Bom, eu também sou pobre.... por isso meu interesse no fracionário, ainda mais se me custar só 5 pila.... Laughing

Vou estudar esse fundo então....
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 9:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Aplico no PIBB faz um tempo e a compra funciona como uma ação normal com taxa de corretagem igual a qualquer outra ação. Na Ativa pago 15R$ mais outras taxas em impostos que cobram.

No quesito liquidez, para o pequeno investidor, acho que não é problema.

Teoricamente a variação do preço do PIBB deve ser bem próxima do IBRX-50 pois o fundo tenta replicar o índice, se estiver muito fora provavelmente muitos aplicadores vão entrar comprando ou vendendo e o preço deve voltar a se aproximar do índice.

Gosto deste papel pois gosto de investimento passivo em índice onde já segue o princípio da diversificação, não tenho trabalho nenhum (não faço análise gráfica, não faço nenhum tipo de análise das empresas que fazem parte do índice, não paga dividendos que evita o trabalho de ficar reinvestindo) , deixo a escolha das ações por conta do mercado e não preciso confiar em nenhum gestor de fundo. Se daqui 10 anos a Petrobrás falir vou ter prejuizo pois faz parte importante do índice, mas vai ser substituída por outra empresa que estiver na "moda" e ser mais negociada e fazer parte da 50 ações mais negociadas.Eu simplesmente compro e guardo para vender quando me aposentar lentamente quando me aposentar.

Claro que se dedicar talvez possa ter ganhos maiores selecionado as empresas, acertando momento de compra e venda , mas como acho que não tenho muita competência para isso prefiro deixar o mercado decidir por mim.

Fundos de pensão como do Banco do Brasil, parece que tem uma parcela importante do investimento em ações em cotas do PIBB.
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 10:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Que bom ter alguem aqui no Forum que já invista no PIBB11.

Mas me diga sobre a questão da super-valorização que ele ta tendo no ultimo mes. O que você, que acompanha o papel, acha disso?
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 10:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu tb gosto Violinha e a bastante tempo gosto dele, não somente pelo rendimento que a curto prazo está muito satisfatório, mas sim pelo modo como foi constituído para facilitar a nós investidores.

Esse tipo de papel é para investir retornando as médias do mercado no longo prazo.....obrigatoriamente no longo prazo.

Como ele acompanha o ibrx50 então o dia do mercado de baixa vai dar para encarteirar em maior quantidade....por enquanto to usando o método dollar cost averaging com esse papel a cada 2 meses e creio que vai ser assim para sempre, pq já vi que se tivesse utilizado analise técnica teria ganho miseros 0,8% a mais do que tenho hj e com encheção de saco e esquenta a cabeça olhando gráfico vendo IFR etc....analise tecnica ate que funciona bem mas creio que é mais para tiros curtos, momentos e papéis específicos...especulações de banho de água fria no inverno....não para esse tipo de papel.

Vc tb faz o uso do dollar cost averaging nesse papel Violinha?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Embarassed O que seria dollar cost averaging FelipePL ??

Suae quisque fortuna faber est
Cada homem é artesão de seu próprio destino!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Escudeiro

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal,

Uma dúvida de IR sobre esta ação: Ele se comporta sob quais regras? As regras de se aplicar direto na bolsa, onde está isento até 20k ou sob as regras de um Fundo de Investimento?

Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Dez 20, 2007 11:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Felipe, eu não conheço essa técnica, "dollar cost averaging"... poderia me explicar, please? Wink

Alguns amigos do escritório pediram para eu explicar pra eles como decidir qual o melhor dia de colocar nesse fundo. Como não são experts, não acompanham o mercado, não sabem AF nem AT etc eu ensinei a eles uma técnica de preço médio bem simples. Eu já disse que não gosto da técnica do preço médio, mas isso vale para quem tem conhecimentos e acompanha diariamente o mercado; para investidores não-especializados, o preço médio é sim uma boa estratégia

Receita de bolo simples do preço médio by Katayama

- Todo mês vocês devem botar um valor fixo no fundo PIBB. Todo mês o mesmo valor. Não pode pular um mês para compensar no mês seguinte; Sem desculpas.

- Tá vendo esse site aqui ó (www.bovespa.com.br/movel). Quando esse número aqui fechar vermelho, fique atento nos dias seguintes;

- Se ficar vermelho durante muitos dias, e depois ficar verde, é nesse dia verde que você deve depositar;

- Se continuar vermelho até o dia 20 do mês e não der nenhum verde, deposite no dia 20;

- Se até o dia 20 não houve uma sequência de dias vermelhos, deposite no dia 20;
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3 ... 13, 14, 15  Próximo
Página 1 de 15

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!