Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

PIBB11 - Papéis do Índice Brasil Bovespa
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 13, 14, 15  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 2:53 am    Assunto: Responder com Citação

eu imagino que minha pergunta já tenha sido feita, mas complicado ler 14 páginas, então...
alguém sabe se tem uma fórmula simples para calcular o "preço justo" do PIBB supondo que ele siga perfeitamente o IBRX-50?

pq eu suponho que, por ter baixa liquidez, alguns dias pode ser que o preço esteja relativamente alto (e outros o contrário)
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 13, 2009 12:45 am    Assunto: Responder com Citação

Lem0n escreveu:
eu imagino que minha pergunta já tenha sido feita, mas complicado ler 14 páginas, então...
alguém sabe se tem uma fórmula simples para calcular o "preço justo" do PIBB supondo que ele siga perfeitamente o IBRX-50?

pq eu suponho que, por ter baixa liquidez, alguns dias pode ser que o preço esteja relativamente alto (e outros o contrário)

Divida o IBRX-50 por 100. Pronto, taí o preço justo.

Na verdade o fundo PIBB está valendo um pouco mais que o IBRX-50, mas é negociado geralmente um pouco abaixo.
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 13, 2009 1:00 am    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:
Divida o IBRX-50 por 100. Pronto, taí o preço justo.

Na verdade o fundo PIBB está valendo um pouco mais que o IBRX-50, mas é negociado geralmente um pouco abaixo.

faz sentido Smile
valeu!
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 14, 2010 11:24 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Valor Econômico - 05/02/2009

Fundo de cotas criado em 2004 sofre com a concorrência de carteiras

mais modernas e vê seu volume de negócios na bolsa minguar.

PIBB vai virar mico?

Por Angelo Pavini, de São Paulo
Lançado com estardalhaço e uma grande campanha de popularização capitaneada pela Bovespa e pelo BNDES em julho de 2004 - e reforçado por uma nova emissão em 2005 -, o fundo Papéis Índice Brasil Bovespa (PIBB) se aproxima do sexto aniversário definhando. Primeiro fundo de índice com cotas negociadas em bolsa (Exchange Traded Fund, ou ETF ), no Brasil, o PIBB está perdendo espaço rapidamente para versões mais modernas e vinculadas a referenciais mais populares, como o Índice Bovespa. Para o investidor, o risco é que a queda da liquidez dificulte a venda das cotas e até distorça os preços.

No ano passado, o volume negociado de PIBB na Bovespa ficou em R$ 698 milhões, menos da metade do R$ 1,482 bilhão do ano anterior. A média diária de negócios caiu para R$ 2,838 milhões, bem abaixo dos R$ 5,951 milhões de 2008. E o número de negócios por dia recuou de 126 para 73 em 2009, passando para 67 em janeiro deste ano.

A redução nos negócios do PIBB foi reflexo direto do aumento do interesse pelos ETFs criados pelo banco Barclays - hoje BlackRock - no fim de 2008. Especialmente o Bova11, que é referenciado no Índice Bovespa, e que negociou no ano passado R$ 3,8 bilhões, ou R$ 15,6 milhões por dia. Neste ano, o volume médio diário do Bova11 é quase dez vezes o de PIBB. Os outros dois fundos do BlackRock - um referenciado em um índice de pequenas empresas (small caps) e outro em médias e grandes (middle and large), por sua vez, negociaram, juntos, apenas R$ 37 milhões no ano passado.

Os ETFs, coqueluche hoje no mercado internacional, são fundos que reproduzem exatamente as carteiras dos índices e sua rentabilidade segue o desempenho desses referenciais. Ao comprar uma cota desses fundos, é como se o investidor estivesse adquirindo um pequeno clone do índice, com a vantagem de não precisar adquirir cada papel na quantidade exigida pelo referencial. No caso do PIBB, seriam necessários R$ 15 milhões para montar uma carteira completa do índice, o IBrX-50. Já a cota era negociada ontem a R$ 90,50.

A desvantagem do PIBB é justamente o que a Bovespa e os demais participantes da oferta inicial destacavam como diferencial: o Índice Brasil 50, descrito como muito mais equilibrado que o tradicional Índice Bovespa. Isso porque, enquanto o Ibovespa apenas seleciona os cerca de 50 papéis mais negociados, o IBrX-50 leva em conta também a presença de mercado das empresas. Assim, o IBrX não seria concentrado em poucos papéis.

Acontece que o IBrX-50 nunca emplacou, não tem mercado futuro e mesmo os grandes gestores de fundos preferem usar a versão com 100 papéis, o IBrX-100, como referência. Assim, quando surgiu o Bova11, ligado ao Ibovespa, com mercado futuro, opções e grande visibilidade, a transferência dos grandes investidores foi imediata. Para ajudar, os novos ETFs surgiram com estrutura mais moderna, que facilita aos grandes investidores transformarem ações em cotas e vice-versa. Isso favorece a arbitragem quando o valor da cota se afasta do dos papéis.

O PIBB perdeu espaço, admite Júlio Ziegelmann, diretor de renda variável da BM&FBovespa, mas não deve desaparecer. "Os ETFs vão crescer muito e, como o IBrX é um índice muito melhor que o Ibovespa, o PIBB não deve sair do mapa", afirma. Segundo ele, não é uma grande surpresa o PIBB perder mercado. "Mas a bolsa tem uma visão positiva sobre os ETFs, pelo exemplo mundial", diz. Segundo ele, o Bova11 sempre vai ter mais liquidez pela popularidade do Ibovespa.

Na visão de Ziegelmann, o apelo do PIBB para as pessoas físicas foi a garantia de principal por um ano, dada pelo governo na ocasião da criação das carteiras. Hoje, porém, cinco anos após o fim dessa garantia, as pessoas físicas ainda respondem por 30% dos negócios com as cotas do fundo. Ele destaca que, no exterior, são os investidores individuais que respondem por quase metade dos negócios com ETF. "Aqui, do total, incluindo Bova11, PIBB e os outros, são 10%", diz. E, com o lançamento de novos ETFs, a expectativa de Ziegelmann é que o mercado cresça mais. "Esse tipo de fundo começa a aparecer como instrumento para pessoas físicas", afirma. "Eu não teria medo de perda de liquidez."

Não tão tranquila, a superintendente da recém-criada área de fundos indexados da Itaú Unibanco Asset Management, gestora do fundo, Tatiana Grecco, reconhece que são necessárias mudanças para ajustar o PIBB. Tatiana cuida de R$ 25 bilhões em fundos de ações e renda fixa, e pretende dar novo gás aos ETFs. Com R$ 2,5 bilhões de patrimônio, o PIBB é ainda o maior ETF do Brasil "e um dos maiores do mundo", diz a executiva.

Ela admite que o processo está atrasado. "A bolsa nos chamou para mudar o modelo, mas fomos pegos no meio da união dos bancos", lembra. Segundo Tatiana, os novos ETFs facilitam a arbitragem entre cotas e ações, pois não é necessário ter todos os papéis da carteira do índice para criar cotas. "No PIBB, é preciso ter cada papel", lembra. No novo sistema, a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) ajuda na formação dos lotes que vão virar cotas e vice-versa. "Estamos estudando uma atualização do fundo, mas isso depende de alterações no regulamento e de assembleias de cotistas", diz. "Isso deve fomentar um pouco a negociação das cotas, pois esse mercado cresce com os grandes investidores, não com pessoas físicas, que vêm na sequência."

Eu costumo comprar cotas do PIBB11 regularmente como plano de aposentadoria, apesar da notícia , acho ainda mais vantagem para o pequeno investidor de longo prazo o PIBB11 em relação ao bova11 pelo fato de taxa de administração do PIBB11 ser bem mais baixa que o bova11.

Apesar que o índice bovespa (BOVA11) e ibrx-50 (pibb11) são diferentes e depende da época em que aplicou um índice pode render mais que o outro e mesmo com taxa de administração mais alta o BOV11 pode ser mais vantajoso.

Em relação a liquidez do pibb, para o pequeno investidor, acho que não tem problema , atualmente é negociado mais ou menos 1 milhão de reais por dia em cotas do PIBB, mesmo que a liquidez caia ainda mais e chegue , por exemplo , uns 200 mil por dia , creio que atende bem os pequenos investidores que dificilmente irão precisar negociar grandes valores.

Quem quiser comparar BOVA11 e PIBB11 acho que uma ferramenta interessante é site do Yahoo

http://finance.yahoo.com/

Use os seguintes símbolos

^IBX50 - indice ibrx-50
^BVSP - indice bovespa
BOVA11.SA - ação do bova11
PIBB11.SA - ação pibb11
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 14, 2010 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação

o Mauro Halfeld respondeu a essa crítica:

http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2010/02/11/VANTAGENS-DO-FUNDO-DE-ACOES.htm
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/mauro-halfeld/2010/02/12/FUNDO-CAMPEAO-BARATO-E-TRANSPARENTE.htm

resumindo:
1) é um fundo muito barato (0,05% de admin, 1/10 dos outros fundos)
2) por isso os bancos não têm interesse em divulgá-lo
3) mesmo se perder toda a liquidez, o investidor tem o direito de "abrir o pacote de ações", e receber as ações individuais que fazem parte do fundo (claro que isso não é simples, especialmente para pequenos investidores... mas é provável que surgiria algum "arbitrador" disposto a fazer isso em troca de um pequeno lucro)
Castaway
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 29, 2010 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

olá pessoal, eu já invisto em PIBB11 e gosto muito desse fundo. Estava pesquisando e encontrei esse depoimento em um blog, gostaria que vocês comentassem a respeito.

Citação:
Antes da crise do ano passado, eu gostava muito de operar esse PIBB11. Raramente tinha quedas fortes, e costumava ter boas altas nos momentos de euforia. Eis que aí veio a crise, e pibb11 tem baixa liquidez. De repente pareceu que todo mundo queria "se livrar" desse papel, mas quase não havia compradores. Lembro de um dia, naqueles de grande pânico, eu querer vender um lote no after, e simplesmente não pude!!! Não consegui vender!!
Acontece que, num momento de grande pânico, ninguém queria possuir um papel "teórico". Se é pra segurar um papel num momento de forte crise, que seja de uma grande empresa.
Fiquei traumatizada com pibb11. Nunca mais operei, nem sequer olhei. Claro que isso foi um caso extremo, "teoricamente" pibb11 é um bom papel. Não quero influenciar ninguém sobre esse papel, não quero menosprezá-lo. Mas acho esse um fato importante, e uma história bem interessante...
Castaway
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 09, 2010 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenho uma dúvida, como é cobrada a taxa anual de 0,059%? ela é sobre os rendimentos ou sobre o principal? é cobrada no momento da compra ou da venda?
biasi

MensagemEnviada: Seg Mai 10, 2010 10:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Castaway escreveu:
Tenho uma dúvida, como é cobrada a taxa anual de 0,059%? ela é sobre os rendimentos ou sobre o principal? é cobrada no momento da compra ou da venda?

Quase 100% de certeza que é sobre o montante -principal+rendimentos-, agora novamente 99,99% acredito que a taxa anual é cobrada em cima do valor dentro -nem na compra nem na venda mas no comprado-, mas na prática seria quase como na venda

Se eu estiver errado me desculpe imensamente, e peço para que os demais membros do clube me corrijam.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 11, 2010 1:18 am    Assunto: Responder com Citação

biasi escreveu:
Castaway escreveu:

Quase 100% de certeza que é sobre o montante -principal+rendimentos-, agora novamente 99,99% acredito que a taxa anual é cobrada em cima do valor dentro -nem na compra nem na venda mas no comprado-, mas na prática seria quase como na venda

Se eu estiver errado me desculpe imensamente, e peço para que os demais membros do clube me corrijam.

Castaway ta certo,só vou complementar.

Ela é cobrada sobre o valor de mercado do fundo de forma diária eles descontam todo dia de pregão uma pequena % que no fim do ano equivale a 0,059%.Tiram a grana do fundo então você não perde nenhuma cota(PIBB11)
tdelgrande

MensagemEnviada: Qui Mai 13, 2010 7:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu não entendi a história da tributação pra quem opera via HB. Eu vou compras os PIBBs e na hora da venda eu recolho 15% via carnê-leão e depois declaro isso na declaração anula de IR?
bbolanho
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 09, 2010 3:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Estou seriamente pensando em vender minhas cotas na XP e comprar PIBB11, BOVA11 ou outra ETF...
mark_valley
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2010 2:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Falando em PIBB11, por acaso o lote padrão do papel mudou recentemente?

Sempre costumo comprar no fracionário e, nesse mês, fui colocar uma ordem de 12 papéis e não consegui. O operador da ativa me informou que provavelmente isso ocorreu porque sendo o lote padrão 10, eu deveria fazer duas ordens, uma no fracionário e uma no normal. Entretanto, tenho nos documentos que a ativa enviou vários negócios com quantidades acima de dez ações...

Respondendo a minha pergunta, parece que o lote padrão agora são 10 ações mesmo. Deve ser alguma medida para aumentar a liquidez. Abçs!
alanmoraes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 19, 2010 4:12 pm    Assunto: Responder com Citação

mark_valley
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 12:41 pm    Assunto: Responder com Citação

robsp escreveu:

Eu costumo comprar cotas do PIBB11 regularmente como plano de aposentadoria, apesar da notícia , acho ainda mais vantagem para o pequeno investidor de longo prazo o PIBB11 em relação ao bova11 pelo fato de taxa de administração do PIBB11 ser bem mais baixa que o bova11.

Apesar que o índice bovespa (BOVA11) e ibrx-50 (pibb11) são diferentes e depende da época em que aplicou um índice pode render mais que o outro e mesmo com taxa de administração mais alta o BOV11 pode ser mais vantajoso.

Em relação a liquidez do pibb, para o pequeno investidor, acho que não tem problema , atualmente é negociado mais ou menos 1 milhão de reais por dia em cotas do PIBB, mesmo que a liquidez caia ainda mais e chegue , por exemplo , uns 200 mil por dia , creio que atende bem os pequenos investidores que dificilmente irão precisar negociar grandes valores.

Quem quiser comparar BOVA11 e PIBB11 acho que uma ferramenta interessante é site do Yahoo

http://finance.yahoo.com/

Use os seguintes símbolos

^IBX50 - indice ibrx-50
^BVSP - indice bovespa
BOVA11.SA - ação do bova11
PIBB11.SA - ação pibb11

Cara, eu também não estava muito preocupado com esse lance da liquidez do papel mas semana passada dei uma desanimada.

Coloquei alguns PIBBs para aluguel por uma taxa bem baixa e eles não saíram durante 2 semanas. Fiquei curioso e fui dar uma olhada nas estatísticas de negócios dos últimos 10 dias e, para minha infelicidade, vi que só houveram 9 negócios com o PIBB11 e mais de 300 com o BOVA11.

Sei que o retorno do aluguel não é grande coisa mas, para uma carteira de longo prazo B&H como a minha, acho que pode fazer uma boa diferença.

Isso sem levar em conta que posso lançar opções do BOVA11. Apesar de achar que ainda não estão líquidas o suficiente elas são uma possibilidade interessante para remuneração da carteira.

Por conta desses fatores, estou só esperando uma puxada para cima para vender meus PIBBs e mudar para o BOVA11.

Abçs!
Castaway
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 8:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou fazer a mesma coisa. Porém eu gostaria de saber qual o motivo do PIBB11 ter baixa liquidez o BOVA11 não, alguém poderia esclarecer essa dúvida. Obrigado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3 ... , 13, 14, 15  Próximo
Página 14 de 15

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!