Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Qual o melhor Gerdau? GOAU4 vs. GGBR4

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Bolsa de Valores
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Qual o melhor papel?
GGBR3 Gerdau ON
6%
 6%  [ 1 ]
GGBR4 Gerdau PN
33%
 33%  [ 5 ]
GOAU3 Gerdau Met ON
6%
 6%  [ 1 ]
GOAU4 Gerdau Met PN
46%
 46%  [ 7 ]
O melhor é não investir em Gerdau
6%
 6%  [ 1 ]
Total de Votos : 15

Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 12:27 pm    Assunto: Qual o melhor Gerdau? GOAU4 vs. GGBR4 Responder com Citação

Peço opinião dos colegas, especialmente dos amigos fundamentalistas: qual a melhor empresa para estratégia B&H&R? A Gerdau ou a Gerdau Met?

Obs: B&H&R é um termo novo q inventei: "Comprar, Reter e Alugar" (Buy & Hold & Rent) Razz
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu escolhi GGBR4 por conta do histórico de 12 anos consistente que o papel tem. GOAU4 ta muito bom de uns 5 anos para ca, pode ser que vire o jogo para cima da GGBR4, mas eu prefiro não arriscar. E tem o fato da GGBR4 ter mais volume também.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 28, 2007 1:55 pm    Assunto: Responder com Citação

A melhor é a GOAU4.

Não considero investir no momento em nenhuma delas, porém a GOAU4 é a que te renderá maior dividendos por ação, ou seja, o yield é mais elevado nela, só que como eu já comentei....seria interessante ficar antenado no ciclo do aço qdo ele vier ladeira abaixo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2007 9:25 am    Assunto: Responder com Citação

felipepl, não vale a pena pegar GOAU4 numa estrategia de custo médio mensal ? Question
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Dez 29, 2007 11:58 am    Assunto: Responder com Citação

Pelo simples fato que ela juntamente com a WEG e Itaúsa são as verdadeiras estrelas da Bolsa, com 15 anos sem prejuízo financeiro como já declarei em outro post, elas apresentam dividendos consistentes, e aumento na lucratividade é um bom ponto a se pensar.

Porém,... porém ela está inserida num meio empresarial de commodities, então com qualquer desaquecimento na economia mundial, com qualquer recessão econômica em alguns países estratégicos, com qualquer alteração de preços do aço ela sofre consequencias diretas e por um bom tempo.

Se vc considerar pegar ela com um horizonte de tempo de investimento de mais de 15, 30 anos até que apostaria colocar dinheiro com custo médio. Porém vc precisa ter uma carteira de longo prazo diversificada.

Só que ela tá sobrevalorizada....e não adianta pagar um preço muito caro por uma empresa excelente, tem outras oportunidades no momento mais interessantes.

Só para te dar uma noção de dados importantes referenciados da Gerdau Metalúrgica:

A margem líquida está diminuindo, porém se situa em seu patamar médio histórico de 4%

O payout está aumentando gradativamente e está em 30%, ou seja, ela está distribuindo mais os seus ganhos financeiros passados e presentes para seus acionistas, o que indica que ela não está conseguindo trabalhar com o dinheiro, achando mais mercados para gerar mais vendas e mais dinheiro para gerar mais rendimentos, então eles estão distribuindo os seus lucros sob a forma de dividendos e JSCP em maior escala. O que acarreta um menor crescimento empresarial, uma vez que esse dinheiro não é usado para promover o crescimento da própria empresa.

A rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido está diminuindo muito rapidamente, ou seja, ela não ta conseguindo manter sua taxa de rentabilidade alavancada como, por exemplo, em 2004 que chegou a 48%, de lá para cá em 2005 ficou em 33%, em 2006 ficou em 28% e neste ano até o terceiro trimestre estava em 21%....ou seja ta diminuindo mesmo! A taxa menor histórica que foi em 1996 foi de 10%, em 1999 estava em 20%, em 2000 e 2001 ficou situado entre 19% e depois veio o ciclo de alta aumentando sua rentabilidade.

Um ponto favorável é que ela tem dinheiro em caixa para honrar suas dívidas, ou seja, ela não está endividada até o pescoço o que pode lhe fornecer uma segurança por alguns anos nesse investimento.

O yield está em 2%, se vc acredita que ela consegue crescer muito mais, então coloque seu dinheiro nela agora, acredite no crescimento, e futuramente o rendimento por dividendo pelo preço pago da ação que vc adquiriu poderá aumentar em 4%, 6%, 8% dependendo do crescimento empresarial dela e do fator distribuição dos dividendos. Acho arriscado.

Os estoques estão na ordem de 4 bilhões de reais desde 2004, ou seja, será que os estoques estão assim pq ela tá atendendo direitinho a demanda e por isso aumentou sua capacidade de estocagem com as expansões que foram feitas em tempos passados?, ou ela não está conseguindo mais entregar as mercadorias para o mercado com tanta rapidez?....vc tem que ver que ela é um indústria e não um supermercado, que tem um giro de estoques mais rápido, por isso ao pegar os dados do estoque vc tem que confrontar com o giro do ativo (que é o próprio giro dos investimentos feitos por todos) e realmente o giro do ativo apresenta uma decadência paulatina desde 2004, o que me leva a crer que ela não está conseguindo entregar suas mercadorias com tanta rapidez e/ou outros competidores entraram na parada, quebrando um pouco o ciclo virtuoso dela, fora isso as margens reduzindo ano a ano tb podem indicar acirrada concorrência externa.

Se vc pegar as taxas de crescimento do lucro bruto anualizado vc vai constatar que elas tb erstão diminuindo, do lucro líquido tb, e da receita líquida tb, teve anos que elas se mostraram até negativa (ou seja, de um ano para outro o lucro diminuiu)....então meu amigo o negócio não está muito favorável.

Porém se vc fizer custo médio tem que estar preparado para um possível e eminente solavanco e não entrar em pânico.

Bons investimentos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
deno
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje estava lendo as postagens passadas e achei essa sobre a GOAU4 e achei interessante fazer um comentario.
Porem quero que fique claro que não sou contra em nada quanto ao que disse o Felipe, muito pelo contrario, gosto muito da opiniao dele e tenho aprendido muito, mas como estamos todos aqui pra aprender, quero comentar.
Esse comentario foi feito no final do ano passado, e em janeiro conversamos sobre o preço dela que estava R$ 55,00. Porem eu nao comprei porque estava sem grana e o Felipe achava que estava caro ainda.
Mas isso tudo é uma lição, a GOAU4 chegou a R$ 114,00, desdobrou e esta R$ 56,00 hoje.
Mas acredito que a compra mensal , independente do preço, tem muito a ganhar sim.
Como diz o Bastter em seu forum sempre, que o importante é o numero de ações que tem e que sejam de empresas boas e de preferencia blue chips.
Estou tentando me educar para conseguir comprar mais ações e não pensar tanto no valor.
Ontem mesmo era dia de ter comprado minha cota mensal de GGBR4 ou GOAU4, e deixei pra hoje, e veja no que deu, 4% so hoje.
Entaum quero que os colegas do forum, deixe sua posição sobre oque acham disso e contribuam com o aprendizado, pois estamos aqui aprendendo juntos.
Um grande abraço a todos e bons negocios.
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 3:05 pm    Assunto: Responder com Citação

FelipePL escreveu:

(...)
Só que ela tá sobrevalorizada....e não adianta pagar um preço muito caro por uma empresa excelente, tem outras oportunidades no momento mais interessantes....(...)
.

Só a titulo de curiosidade: Na data do comentário do Felipe (29/12/2007), GOAU4 estava fechada em R$ 35,25.

Hoje, com valor ajustado antes do split, estaria na casa dos R$ 113,00; ou mais de 300% de valorização em 6 meses.

Agora ela está estratosfericamente sobrevalorizada. Espero não queimar minha lingua daqui a 6 meses.

Ô vida cruel...
Laughing
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 3:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Atualmente tem também a ação ordinária, GGBR3
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

deno escreveu:
Hoje estava lendo as postagens passadas e achei essa sobre a GOAU4 e achei interessante fazer um comentario.
Porem quero que fique claro que não sou contra em nada quanto ao que disse o Felipe, muito pelo contrario, gosto muito da opiniao dele e tenho aprendido muito, mas como estamos todos aqui pra aprender, quero comentar.
Esse comentario foi feito no final do ano passado, e em janeiro conversamos sobre o preço dela que estava R$ 55,00. Porem eu nao comprei porque estava sem grana e o Felipe achava que estava caro ainda.
Mas isso tudo é uma lição, a GOAU4 chegou a R$ 114,00, desdobrou e esta R$ 56,00 hoje.
Mas acredito que a compra mensal , independente do preço, tem muito a ganhar sim.
Como diz o Bastter em seu forum sempre, que o importante é o numero de ações que tem e que sejam de empresas boas e de preferencia blue chips.
Estou tentando me educar para conseguir comprar mais ações e não pensar tanto no valor.
Ontem mesmo era dia de ter comprado minha cota mensal de GGBR4 ou GOAU4, e deixei pra hoje, e veja no que deu, 4% so hoje.
Entaum quero que os colegas do forum, deixe sua posição sobre oque acham disso e contribuam com o aprendizado, pois estamos aqui aprendendo juntos.
Um grande abraço a todos e bons negocios.

pois é... veja só a minha pergunta acima, de 29 de dezembro de 2007.... eu perguntei se não valia a pena comprar numa estratégia de custo médio mensal....

Essa valorização toda já respondeu... claro que teria valido a pena... quem comprasse teria obtido um excelente custo médio da ação, e teria também aproveitado essa valorização escandalosa.

Ponto para o método de custo médio! Exclamation
deno
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jun 17, 2008 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação

esta correto gustavo,
sendo uma empresa excelente , devemos ter o maior numero possivel de ações.
a diferença e que quando estiver mais barata vamos comprar mais ações.
nunca ninguem vai saber a melhor hora de comprar.
volta no ano 2000 e veja quantas pessoas perguntavam se estava na hora de comprar e falavam que estava caro e tinha que esperar e veja como é o mercado e como esta a ação hoje.
sou do pensamento que devemos comprar sempre e ter dividendos sempre, outras rendas como aluguel ou opções.
eu sempre aprendo aqui e no bastter , as melhores comunidades de investimentos e educação financeira.
abraços a todos
Rafa_SJC
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Out 08, 2008 6:49 pm    Assunto: Responder com Citação

plmyr escreveu:
Só a titulo de curiosidade: Na data do comentário do Felipe (29/12/2007), GOAU4 estava fechada em R$ 35,25.

Hoje, com valor ajustado antes do split, estaria na casa dos R$ 113,00; ou mais de 300% de valorização em 6 meses.

Agora ela está estratosfericamente sobrevalorizada. Espero não queimar minha lingua daqui a 6 meses.

Ô vida cruel...
Laughing

Plmyr "O profeta", rssssss...
Bem, pessoal e hj como seiram os comentários, vendo q esta vindo uma frente fria por aí, esfriando o mercado??
Q nosso "Dirigente Maior" disse e re-disse q ñ viria...

Question
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Out 09, 2008 9:37 am    Assunto: Responder com Citação

As duas tão bem atraentes agora,mas mesmo assim ainda não estão uma pechincha.
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Out 10, 2008 12:38 am    Assunto: Responder com Citação

Em relação a AT prefiro a GOAU4...
Achei que ela estava respeitando mais os suportes e resistencias e me interessei em acompanha-la...

Porém falar em AT neste momento fica meio dificil né... vai achar lógica nestes movimentos recentes...hehehe..
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Bolsa de Valores Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!