Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Especular com opções
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 4:45 pm    Assunto: Especular com opções Responder com Citação

Em um dos livros do Pai Rico, RK deixa bem claro que existem dois tipos de players no mercado, os especuladores (traders) e os investidores.
Quando você compra um imovel para gerar fluxo de caixa, esta investindo. Quando compra o mesmo imovel esperando vende-lo com lucro em algum momento, está especulando, ou comercializando, trade.

Enfim, em ações, pretendo investir como fundamentalista e nunca vizando o curto prazo, sempre o longo

Mas RK tambem disse que alem de conhecer os dois tipos de players, é necessário saber ser ambos.

Baseado nisso e na experiencia de um outro membro do forum (e de um amigo proximo que esta começando trades pelo FOREX), estou pensando em atuar como trader de options utilizando uma pequena parte do meu capital.

A minha duvida é : é possivel ter duas carteiras, uma de investidor de longo prazo e uma de trader de curto prazo ? Uma pessoa consegue manter ambos sem fazer confusão, visto que estará utilizando de duas filosofias opostas ?

Como devo começar com opções, alguma litaratura recomendada ? Valeu mais uma vez pessoal !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 5:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha, eu não sou nenhum expert e não tenho a experiência necessária para falar com propriedade, mas eis o que acho:

Se você traçar muito bem a sua estrategia de investimento, não deverá deixar nada atrapalhá-la. Assim, com uma estratégia consolidada, não vejo problema em operar em opções simultaneamente.

A questão é, aprenda muito bem opções antes de especular, e comece com pouco.

Sobre livros, eu finalmente achei o livro que o Zé recomenda: OPÇÕES - DO TRADICIONAL AO EXÓTICO. Deve chegar em duas semanas. Não encontrei em nenhuma livraria tradicional (obviamente procurei no submarino primeiro para ajudar o CDPR), encontrando apenas no site estantevirtual. Esse site reúne sebos do Brasil todo e aparentemente o serviço é bem bom. Vamos ver na chegada do livro.

Outra impressão que eu tenho, é que para operar opções tem que ter familiaridade com matemática e excel, pois há operações complicadas que podem ser analisadas rapidamente na forma de planilha.

Mas atenção. Eu não testei isso e não posso confirmar que funcione, é apenas o que eu acho e pretendo por em prática também.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 5:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Leitura ?

Dê uma olhada nos livros indicados no site. Smile
( ou mais diretamente neste texto )
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Rich Fabio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 5:40 pm    Assunto: Responder com Citação

opções não indico nem pro meu pior inimigo

não por ser ruim, mas por que você tem que ficar em cima, se não é 20 30% 40% 50% que vaí embora.

A não ser é claro que você já deixe armado stop, mais quando cai cai que nem pedra, você pode não ser stopado.

Editado pela última vez por Rich Fabio em Qui Jan 03, 2008 5:54 pm, num total de 1 vez
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 5:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Depende Fábio ...

Existem formas e "formas" de usa-las. Wink

Eu por exemplo ... nunca fiz uma operação de especulação com elas. Very Happy
Mas ... uso a ferramenta opções como investimento sempre. Smile

Rich Fabio escreveu:
opções não indico nem pro meu pior inimigo

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
wolfbrujah

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 6:06 pm    Assunto: Responder com Citação

pq rich fabio?

vc não utiliza elas nem como travas de baixa? nem em dias de alta que é impossivel elas cairem, por estarem atreladas a ação principal? aqueles dias que enquanto a ação sobe somente 1 real, e a opção sobe 2 reais em 15 minutos você nunca quiz entrar?
Rich Fabio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jan 03, 2008 7:03 pm    Assunto: Responder com Citação

já entrei e me estrepei, não vou falar quanto eu perdi mas, posso dizer que dava para comprar um carro bom.
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 12:03 am    Assunto: Responder com Citação

Nossa Fábio, impressionante.

Eu tenho uma estrategia para entrar e algum investimento. Primeiro estudo tudo que posso sobre ele, depois separo uma pequena parte do capital para aprender.

Estou na parte dos estudos, obrigado pela literatura indicada Zé e Rodolfo.
Consegui mais esses aqui também, se interessar alguém

http://www.esnips.com/_t_/opções?to=120&gen=Any+Gender&t=1&sort=0&cnt=Any+Country&uf=0&page=1&st=0&from=13&pp=10&q=op%C3%A7%C3%B5es

Abraços
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 12:30 am    Assunto: Re: Especular com opções Responder com Citação

CoderBR escreveu:

A minha duvida é : é possivel ter duas carteiras, uma de investidor de longo prazo e uma de trader de curto prazo ? Uma pessoa consegue manter ambos sem fazer confusão, visto que estará utilizando de duas filosofias opostas ?

Olha, tb não sou expert, mas acho que com muita disciplina dá para fazer isso sim. E isso é exatamente o que eu quero fazer Twisted Evil

Pretendo deixar uma pequena parte do meu capital, no máximo 5%, para especular no curto prazo, principalmente com opções, usando os eventuais ganhos para rebalancear a carteira e alimentar os investimentos de longo prazo.

O perigo é começar a perder muito nas especulações e corroer a carteira de longo prazo. Para isso não acontecer, acho que uma boa saída pode ser impor um prazo fixo para rebalanceamento do capital. A cada 6 meses, por exemplo, você rebalanceia o seu capital total nas carteiras de LP e CP. Assim você vai acabar segurando a onda nas especulações para não ficar sem capital para operar, no caso de perdas na carteira de curto prazo.

Mas tem que seguir isso à risca, se deixar a emoção prevalecer é perigo...
wolfbrujah

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 12:57 am    Assunto: Responder com Citação

eu faço seguinte... deixo uma bela quantia nas ações (não digo longo prazo pq eu costumo revender e recomprar muitas e muitas vezes, aproveitando as ocilações), e outra quantia menor eu deixo para mexer nas opções, e teve mês que tive mais lucro com elas Smile

ainda não aprendi a mexer 100% com as travas de opções, por isto não fiz isto ainda, mas é outra estrategia com elas.

agora sobre mexer com as duas coisas ao mesmo tempo, vai do seu tempo para ficar na frente do micro e se dedicar ao mercado.... como fico o dia inteiro fazendo isto, da para fazer tranquilo.
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 1:03 am    Assunto: Responder com Citação

Entendo ... então de uma certa forma é comum possuir uma carteira de ações e algum capital extra para especular.

Lendo um dos textos indicados pelo Zé, encontrei

Citação:

Alguns poderão me perguntar porque parei ... parei porque adotei uma nova forma de operar, que me possibilitava uma tranquilidade parecida com a que tinha na rolagem, direto em ações, porém com um retorno bem maior ... mas isso é papo para outra hora. Very Happy

Você poderia nos explicar que sistema é esse Zé ? Fiquei muito curioso
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 9:00 am    Assunto: Responder com Citação

Claro. Smile

Como dito no texto falarei sobre esta forma em outra oportunidade, hehehe. Publicarei um texto no site. Wink

Abraços !

CoderBR escreveu:
Entendo ... então de uma certa forma é comum possuir uma carteira de ações e algum capital extra para especular.

Lendo um dos textos indicados pelo Zé, encontrei

Citação:

Alguns poderão me perguntar porque parei ... parei porque adotei uma nova forma de operar, que me possibilitava uma tranquilidade parecida com a que tinha na rolagem, direto em ações, porém com um retorno bem maior ... mas isso é papo para outra hora. Very Happy

Você poderia nos explicar que sistema é esse Zé ? Fiquei muito curioso

FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 9:50 am    Assunto: Responder com Citação

NO livro do Bastter ele explica como vc ter uma carteira de longo prazo sendo alimentada por operações no mercado de opções, depois de vc ter anos de experiencia no mercado a vista.

O livro é:
Investindo em Opções
Mauricio Hissa
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 10:27 am    Assunto: Responder com Citação

Eu andei pesquisando bastante sobre isto, e gostei bastante, pretendo fazer isto quando minha carteira estiver maior.

Lançar opções de compra.

Exemplo simples:

Tenho 1000 VALE5 que hoje está cotada em 50 reais. Vendo 1000 opções de compra VALEA56 a 1,00. 1000 reais no bolso.

Cenário 1: Vale cai para 46, compro 1000 opções de compra a 0,50 por exemplo. Lucrei no final 500 reais e nada mudou.
Cenário 2: Vale sobe para 54 reais até a data de vencimento. Minhas opções não são exercidas e eu fico com os 1000 reais limpos.
Cenário 3: Vale sobe para 60 reais até a data de vencimento. Minhas opções são exercidas, porem eu compro novamente as 1000 ações. Meu lucro do mês ficou limitado a 12% (56/50).

Conclusão, você nunca perde dinheiro, apenas limita seu lucro no caso de uma valorização explendida da ação. Quanto maior for este limite, menor será o ganho com as vendas das opções.
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Jan 13, 2008 7:33 pm    Assunto: Responder com Citação

FabioA3, não entendi seus exemplos... Embarassed

No cenário 3, você não perde? Inicialmente você investiu R$ 50k. Ganhou 1k (prêmio opções), depois mais R$ 56 k (venda das ações). Para comprar de novo as mesmas ações, desembolsará R$ 60k, resultando em uma perda efetiva de R$ 3k.

Não seria esse o raciocínio?

Da mesma forma, no cenário 1, você não deveria considerar que irá pagar pelas opções o mesmo valor que recebeu, isto é, R$ 1 por opção?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!