Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

 www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança



Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)


Colchão de Segurança 100% Letras de Crédito do Tesouro

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Setembro de 2007
Mensagens: 438

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 2:53 pm    Assunto: Colchão de Segurança 100% Letras de Crédito do Tesouro Responder com Citação

Pessoal, tenho poupado ha um bom tempo para investir e percebi que planejar com dinheiro na mão é mais dificil. Eu pretendia poupar um tanto X e começar a montar minha carteira de ações, mas de tanto ver o mauricio, a violinha, hotmar e outros falando do colchão de segurança, cheguei a conclusão que mesmo não tendo salário nem despesas mensais, nem responsabilidades financeiras, vou formar um colchão de segurança antes de começar a investir em ações e mesmo em imóveis.

Estive analisando as diversas opções de renda fixa do mercado (o tipo de investimento mais indicado para colchões de segurança) e cheguei a conclusão que o mais indicado no momento é o NTN-C.

Vejam do porque cheguei a essa conclusão (sim, estou expondo minha análise para ouvir as criticas de vocês).

- Expectativa de inflação alta em 2008, devido aos numeros dos ultimos meses de 2007.

- Analisando alguns graficos de rentabilidade no site do Tesouro Nacional, descobri alguns dados interessantes

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/rentabilidade.asp







Observações:
IMA - Índices de renda fixa calculados com base na evolução do valor de mercado de carteiras compostas por títulos públicos. O IMA geral é o resultado da ponderação das variações de cada índice; o IRF-M é composto por títulos prefixados (LTN e NTN-F); o IMA-C, por títulos atrelados ao IGP-M (NTN-C); o IMA-B, por títulos atrelados ao IPCA (NTN-B); e o IMA-S, por títulos atrelados à Taxa SELIC (LFT).
Fonte: Andima


- Alta do IGP-M eleva rentabilidade de fundos com NTN-C

Rio - A alta dos Índices Gerais de Preços (IGPs) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) acima das expectativas deu lucro aos fundos de investimento que estavam posicionados nos títulos públicos de curto prazo indexados ao IGP-M em agosto, mês em que boa parte dos papéis públicos deu prejuízo. A rentabilidade das Notas do Tesouro Nacional (NTN) - série C, indexadas ao IGP-M e com prazo de até cinco anos, considerando os preços no mercado secundário, é estimada em 1,45% em agosto (até o dia 30), sendo 1,12% entre os dias 20 e 30.

As estimativas correspondem às variações do IMA-C 5, o Índice de Mercado Andima referenciado em NTN-C com prazo de até 5 anos. Esse foi o indicador que mais subiu entre os IMAs, que buscam informar a rentabilidade para o mercado secundário de vários tipos de papéis públicos com base em carteiras teóricas. O IMA-Geral no período ficou em 0,04%.

O fato de o IGP-M ter sido de 0,98% em agosto e de o IGP-DI do mesmo mês ter atingido 1,39% indica aceleração da inflação por esse tipo de índice. O IGP-DI incluiu os últimos dez dias de agosto, ao passo que o IGP-M tem sua coleta entre os dias 21 de um mês e 20 do outro. Os IGPs estão tendo resultados bem acima do IPCA, do IBGE, que ficou em 0,47% em agosto.

Vale lembrar que em agosto, com a crise das hipotecas de alto risco (subprime) nos EUA, o dólar subiu e fechou o mês com alta de 4,5%, a maior para o período mensal desde maio de 2006, de acordo com a Sinopse Andima. O dólar tem impacto maior sobre o Índice de Preços por Atacado (IPA), componente de maior peso nos IGPs, do que sobre os preços ao consumidor, como é o caso do IPCA.

Mesmo considerando a rentabilidade dos títulos públicos no ano e não só o mês de agosto, a maior alta de acordo com o IMA foi também a das NTN-C. Nesse caso, a maior rentabilidade fica com os títulos de prazo superior a cinco anos, em 20,21%. Em agosto, porém, esses títulos mais longos perderam 2,03%.

Na média para todos os prazos, o IMA-C teve alta de 17,54% no ano até 30 de agosto, apesar da perda de 1,31% no mês de agosto vinda dos papéis mais longos.

Já o IMA-Geral, que traz a média dos vários tipos de títulos públicos, ficou em 9,12% no acumulado do ano, com 0,04% de alta em agosto. O IMA-B, para as NTN-B, indexadas ao IPCA, ficou em 10,88% de janeiro a 30 de agosto e -0,96% de queda em agosto.

Adriana Chiarini



Então, vocês acham que estou tomando uma boa decisão comprando esses titulos e formando meu colchão de segurança com 100% de renda fixa, com rentabilidade atralada a inflação ? Obrigado pessoal
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007
Mensagens: 346

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 3:21 pm    Assunto: Re: Colchão de Segurança 100% Letras de Crédito do Tesouro Responder com Citação

Não...pois vejo o colchao como algo que se usa em urgencias....

e titulos nao tem mta liquidez....salvo equivoco

eu prefiro RF ou CDB....por causa de 1% aa. vc pode ter que vender suas ações num periodo baixista por exemplo....e perder mais de 15%....

nuunca se sabe se alguem vai morrer ou se um aviao cairá em cima da sua casa (fuja de Goll e tamm)....hehehehe....mas é sério....

por isso eu nao gosto de titulos...
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 15 de Julho de 2007
Mensagens: 2729

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 3:35 pm    Assunto: Minha sugestão: LFT - Letras Financeiras do Tesouro Responder com Citação

Olá Code! Very Happy




De fato, considerando que os títulos que compõem o programa de investimentos do Tesouro Direto são do tipo "renda fixa", torna-se interessante e viável formar o colchão de segurança com eles.



A liquidez é garantida pelas recompras semanais, todas as quartas, e também quintas, quando há reunião do COPOM (desta eu só vim a saber recentemente - acho que as recompras nestas semanas de reunião também são feitas nas sextas).



A NTNC seria um título interessante para formar o colchão, porém, ela parou de ser negociada no Tesouro Direto.



Sobram, então, outros títulos do TD, sendo que outro que é negociado atrelado à inflação é a NTNB. Eu, particularmente, gosto bastante dela, porém, por experiência própria, afirmo que, como comprei um título de longo prazo, com vencimento em 2024, o seu valor oscila bastante no curto prazo. Tempos atrás, se eu precisasse sacar o dinheiro antes do vencimento, teria prejuízo. Isto pode acontecer - ou não - com os títulos de vencimento mais longo, de 10, 15 anos pra cima.



Então, a primeira regra, se for comprar um título do TD para formar o colchão de segurança, é comprar um título de prazo mais curto. Não sei como as NTNBs de prazo de vencimento mais curto - 3, 4, 5 anos - se comportam no curto prazo. Comprei ontem uma com vencimento em maio de 2009, justamente para ter esta noção.



Sobram, então, os prefixados, representados pelas LTNs e NTNFs, e os pós-fixados, representados pelas LFTs.



As LTNs e NTNFs estão pagando juros acima da SELIC, entre 11,4% e 13%, conforme vc pode ver aqui: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consultatitulos.asp



Elas são indicadas num cenário de tendência de queda de juros. Como os rumos da economia mundial são incertos, os contratos de taxas de juros futuros na BM&F estão sendo negociados em alta, sinalizando que o mercado está apostando que a SELIC poderá até aumentar mais pra frente. Então, não seriam as mais recomendadas.



Falando por experiência própria: as LTNs de curto prazo, com vencimento em 1, 2, 3 anos, não são muito sensíveis às oscilações do mercado. Ou seja, elas praticamente garantem rendimentos crescentes e positivos de um mês para outro. Já as NTNFs de longo prazo sofrem influência das taxas praticadas no mercado, são mais sensíveis. Se precisar retirar o dinheiro antes do vencimento, pode tanto ganhar quanto perder, pouco ou bastante, dependendo do momento.



Quando se fala do colchão de segurança, devemos focar num investimento que não traga perdas quando se precisar sacar o dinheiro antes do vencimento. O que mais importa, aqui, é a segurança, em detrimento da rentabilidade.



E é aqui que chegamos às LFTs, títulos atrelados à taxa SELIC. Consultando a página acima: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consultatitulos.asp vc verificará que ela não tem taxa de juros pactuada. Por quê? Porque acompanha a variação da taxa SELIC. E isto é muito bom porque acaba funcionando como um Fundo DI de curto prazo: mesmo se vc precisar sacar o dinheiro antes do vencimento, as chances de ter prejuízo são bem remotas, já que a rentabilidade é quase sempre crescente e positiva.




Então, aqui vai a minha dica: se quiser formar o seu colchão de segurança com títulos do TD, recomendo fortemente as LFTs. Como a taxa de juros no Brasil ainda é horrorosa de alta, na casa dos 2 dígitos, vc garantirá uma rentabilidade excelente, considerando a renda fixa, a um custo baixíssimo. E mais, se precisar sacar antes do vencimento, terá a quase certeza de que seu dinheiro terá rendido positivamente durante o período.




E qual das duas LFTs: a que vence em 2011 ou 2013? Olha, como investindo nas 2 vc terá o benefício da menor alíquota do IR - 15% - se mantiver o título até o vencimento, tanto faz. Eu optaria pela de 2011.





É isto aí.
Um grande abraço e que Deus lhe abençoe!
_________________
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
lebatis
Nível 1

Nível 1<br>



Registrado em: Sábado, 16 de Junho de 2007
Mensagens: 82
Localização: Itabuna/BA

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 8:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Hotmar, parabéns pela explicação. Vc é o nosso especialista em TD no fórum

Deixa eu ver se entendi...

-LFT: mais adequada para forma o colchão, pois é menos suscetível e perda de valor para o caso de resgate antes do prazo;

-LTN: mais adequada para a hipótese de juros caíndo. Não é o caso agora, diante das incertezas. Não é boa para formar colchão, pois o valor do título pode estar baixo no dia de um eventual resgate...

- NTNB principal: mais adequada para refletir a variação da inflação. Também não serve para colchão, pois o título varia bastante seu valor

Minha dúvida é: vale a pena comprar NTNB, mesmo diante incerteza do percentual da inflação futura? Se a inflação for muito baixa, o investidor poderá deixar de ganhar dinheiro, pois o título pré-fixado certamente estará com taxa melhor. Perder não perde, pois a NTNB está vinculada à inflação+pequena taxa de juros. Mas o investidor pode deixar de ganhar...

É o risco que se corre, sobretudo porque se trata de título cujo objetivo é a proteção do patrimônio?

É isso?
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 15 de Julho de 2007
Mensagens: 2729

MensagemEnviada: Sex Jan 04, 2008 10:47 pm    Assunto: Responder com Citação

lebatis escreveu:
Hotmar, parabéns pela explicação. Vc é o nosso especialista em TD no fórum





lebatis, obrigado! Very Happy Mas o maior especialista em TD no Fórum é o robsp. Eu sou discípulo deste cara. Wink



Citação:
Deixa eu ver se entendi...

-LFT: mais adequada para forma o colchão, pois é menos suscetível e perda de valor para o caso de resgate antes do prazo;

-LTN: mais adequada para a hipótese de juros caíndo. Não é o caso agora, diante das incertezas. Não é boa para formar colchão, pois o valor do título pode estar baixo no dia de um eventual resgate...

- NTNB principal: mais adequada para refletir a variação da inflação. Também não serve para colchão, pois o título varia bastante seu valor




Exatamente, lebatis! Very Happy



Acrescento que as LTNs podem sofrer oscilação, sim, no curto prazo, conforme você disse, mas não tanto quanto as NTNBs. Para formar o colchão, é isto mesmo que vc disse, eu iria de LFT, atrelada à SELIC.



Citação:
Minha dúvida é: vale a pena comprar NTNB, mesmo diante incerteza do percentual da inflação futura? Se a inflação for muito baixa, o investidor poderá deixar de ganhar dinheiro, pois o título pré-fixado certamente estará com taxa melhor. Perder não perde, pois a NTNB está vinculada à inflação+pequena taxa de juros. Mas o investidor pode deixar de ganhar...




Com certeza vale! Very Happy



O seu raciocínio está perfeito, é isto mesmo que vc disse. O bom do Tesouro Direto é que vc pode formatar o seu plano de investimentos de acordo com o seu perfil de risco, coisa que é praticamente impossível de se fazer com fundos de renda fixa dos bancos de varejo. Senão vejamos.



Quem acredita firmemente que, mesmo com turbulências no cenário externo, a taxa de juros irá cair, optará por ter maior fatia do seu patrimônio em LTNs e NTNFs, títulos prefixados. Esta estratégia funcionou muito bem nos últimos anos, quando a redução da SELIC foi feroz. P.ex., quem comprou, em agosto de 2006, uma LTN com vencimento em 01.04.2008, e resolveu manter seu título até seu vencimento, terá conseguido um retorno de mais de 14% a.a.! É muita coisa, mesmo considerando uma renda fixa. Este investidor apostou numa queda da SELIC no decorrer de 2007, se deu bem, e levará um prêmio de aproximadamente uns 3% a.a (o prêmio é a diferença entre a SELIC atual - 11% - e a taxa de juros pactuada no momento da compra, em 2006 - 14%).



Agora, quem pensa mais em se proteger da inflação, optará pelas NTNBs. E com razão, pois a pressão inflacionária no Brasil está ficando perigosa. Ano passado, o IPCA fechou acima de 4,3%, e o IGPM, acima de 7%. Se a inflação degringolar este ano, o BC elevará a taxa de juros, para frear a expansão da economia, e, também, para garantir que os rendimentos dos títulos públicos não percam da inflação, penso eu. É uma estratégia um pouco arriscada num cenário de inflação em baixa, mas altamente positiva num cenário de inflação em alta.



O que eu acho que o BC faz - mero palpite - é o seguinte: ele projeta uma inflação de "X" %, compara com a SELIC atual, e a diferença entre ambas será a taxa de juros extra pactuada. Pode ver: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consultatitulos.asp As NTNBs estão pagando entre 6,5 e 7,5% a.a. E os prefixados estão em torno de 12%. A diferença entre eles é de uns 4,5 a 5% - que é justamente a inflação projetada para o IPCA.



Então, eles devem fazer uns cálculos para que os rendimentos das NTNBs "empatem", digamos assim, com os prefixados, para que o investidor que aplica nas NTNBs não saia perdendo.



E, finalmente, temos as LFTs, as Letras Financeiras, atreladas à SELIC, que tem esta boa vantagem que sempre acompanharem a variação da taxa básica de juros, garantindo uma proteção também caso se precise do dinheiro antes do vencimento. Eu diria que as LFTs são para os cautelosos, que preferem não fazer apostas sobre o futuro da taxa de juros ou da inflação.



Citação:
É o risco que se corre, sobretudo porque se trata de título cujo objetivo é a proteção do patrimônio?

É isso?




Exatamente. Cada título tem suas vantagens e desvantagens, conforme dito acima. Quem comprar papéis prefixados tem a vantagem de ganhar uma "bolada" se a SELIC continuar caindo. Porém, tem a desvantagem do risco de perder para a LFT se a SELIC subir.



Quem comprar a NTNB tem a vantagem da proteção contra a inflação estar praticamente garantida. Porém, tem a desvantagem de perder dos prefixados se a inflação for muito baixa.



E quem comprar as LFTs tem a vantagem de seguir sempre a taxa básica, não perdendo se a taxa subir, mas também não ganhando se a SELIC cair.




Uma estratégia que considero oportuna, para quem não quer correr riscos, e montar uma carteira de títulos públicos EQUILIBRADA, é aplicar um pouquinho em cada cesta, ou seja, um pouco em prefixados, um pouco em pós-fixados e um pouco em títulos atrelados à inflação. Assim, o investidor não estará perdendo em nenhum campo, e ainda auferirá as vantagens dos 3 eventos positivos da economia: redução da SELIC (prefixados), inflação baixa (pós-fixados).





É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
_________________
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
lebatis
Nível 1

Nível 1<br>



Registrado em: Sábado, 16 de Junho de 2007
Mensagens: 82
Localização: Itabuna/BA

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 10:20 am    Assunto: Responder com Citação

Hotmar, muito obrigado pela aula de TD. Acho que agora já entendi como ele verdadeiramente funciona, sobretudo os prós e contras de cada título.


O difícil é tomar alguma decisão neste momento, pois parece-me que estamos numa fase de transição, cuja estratégia de comprar LTNs não continuará sendo tão mais vantajosa quanto nos últimos 20/24 meses.

Abraço.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 15 de Julho de 2007
Mensagens: 2729

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 10:31 am    Assunto: Responder com Citação

lebatis, às ordens. Wink




Só complementando, em relação às NTNBs, minha opinião é a seguinte: como colchão de segurança primário, existem alternativas mais seguras em caso de resgate antecipado, como as LFTs, porém, elas são ótimas alternativas para composição de um colchão de segurança secundário - desde que sejam títulos de vencimento de curto prazo - e, principalmente, como alternativas de investimento.



É justamente isto que eu faço: estou formando um estoque de títulos da NTNB Principal de vencimento de longo prazo (2024), para me proteger dos efeitos corrosivos da inflação num período grande de tempo. Trata-se de uma forma de investimento conservadora, porém, segura. As NTNBs são as TIPS brasileiras, conforme escrevi neste tópico.



Porém, eu acho que dá também para elas comporem um colchão de segurança, se forem escolhidos títulos de vencimento de curto prazo. Por isto, resolvi fazer uma experiência: comprei uma fração de NTNB com vencimento em maio de 2009, para ver como é que ela reage no curtíssimo prazo, ao longo deste ano.




Além disso, tenho em minha carteira de títulos públicos uma NTNB que irá vencer em agosto deste ano. Como não pretendo resgatá-la antes do vencimento, irei reportar aqui o quanto ela rendeu de juros + IPCA.




É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
_________________
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink


Editado pela última vez por hotmar em Sáb Jan 05, 2008 10:05 pm, num total de 1 vez
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
lebatis
Nível 1

Nível 1<br>



Registrado em: Sábado, 16 de Junho de 2007
Mensagens: 82
Localização: Itabuna/BA

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 12:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Hotmar, eu penso da mesma forma que vc.

Por isto, inclusive, meu colchão de segurança primário está em CDB, rendendo 97% da CDI com resgate em D+0.

Pretendo agora formar meu colchão secundário, com títulos públicos que rendam bem. Talvez seja melhor fazer uma carteira balanceada, com LTN´s (poucas, tendo em vista a iminente alta da inflação), NTNBs principal, e, se a SELIC subir um pouco mais, com LFTs. Wink

É o que estou pensando neste momento, para tomar alguma decisão quando a situação da economia mundial ficar mais clara.

Abraço
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 15 de Julho de 2007
Mensagens: 2729

MensagemEnviada: Sáb Jan 05, 2008 10:13 pm    Assunto: Responder com Citação

lebatis, seu raciocínio financeiro está excelente.




Também tenho como colchão de segurança CDBs com resgate em D+0. E a formação de uma carteira de títulos públicos balanceada e equilibrada é uma das melhores alternativa no momento atual da economia mundial.




E complemento esta mensagem dizendo para não se preocupar em comprar "um título cheio ou inteiro", já que o Tesouro Direto permite que você compre múltiplos de 0,2. Concentre sua atenção na quantia que você terá disponível para aplicar no Tesouro Direto, e não na quantidade de títulos "inteiros".



Olhando na página dos preços dos títulos: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consultatitulos.asp dá pra perceber que existem títulos "cheios" na casa dos milhares de reais. P.ex., uma LFT 160311 custa R$ 3.320,14. Mas você não precisa comprar uma LFT "cheia", pode comprar uma fração mínima dela, 0,2, que custa R$ 664,02. A rentabilidade é a mesma.




Eu, p.ex., raramente compro títulos "cheios". Prefiro comprar múltiplos de 0,2, pois eu olho a disponibilidade da minha quantidade de dinheiro, e não o valor do título cheio. Wink



É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
_________________
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Setembro de 2007
Mensagens: 438

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 1:49 am    Assunto: Responder com Citação

Hotmar eu nem tenho como agradecer por suas valiosas informações. Você não sabe como elas foram uteis.

Eu particularmente, nao tenho a intenção de formar um colchão secundário, quero apenas ter algum capital para o caso de alguma emergência. Como não tenho emprego e planejo viver de renda passiva, o dinheiro serviria mais para o caso de um caos financeiro extremo.
Outra finalidade é não tirar dinheiro de meus investimentos para nada. Se precisar de dinheiro para algum imprevisto, recorro ao colchão e não aos investimentos.

Bem, estudando as informações que você compartilhou, entendi que a melhor opção seria investir em titulos atrelados a Selic, simplesmente porque se a inflação subir, a Selic, principal instrumento de controle inflacionário a disposição do BC, também subirará. E caso a inflação não suba, no minimo a Selic demorará para cair. E enquanto ela estiver na casa dos dois digitos, sem duvida será um bom investimento seguro.

Tenho algumas duvidas, será que você poderia me ajudar mais um pouco ? Laughing

bem , essa duvida eu tinha e você esclareceu

Citação:

Olhando na página dos preços dos títulos: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consultatitulos.asp dá pra perceber que existem títulos "cheios" na casa dos milhares de reais. P.ex., uma LFT 160311 custa R$ 3.320,14. Mas você não precisa comprar uma LFT "cheia", pode comprar uma fração mínima dela, 0,2, que custa R$ 664,02. A rentabilidade é a mesma.


Outras duvidas

- Se eu comprar um titulo com vencimento programado para data X e eu precisar resgatar o principal antes da data X de vencimento, perco a minha rentabilidade (os juros) ?

- Para negociar com as LTNs preciso de corretora ? Se sim, poderia me indicar uma com uma taxa de coretagem minima (se possivel 0)

- Voces dois montaram seus colchões de segurança diversificando o capital. Na opinião de vocês , se eu colocasse 50% do meu montante em CDBs e 50% em LTNs estaria protejendo bem meu capital ? Lembrando que o foco aqui é proteção do capital, principalmente contra inflação. A rentabilidade é importante, mas nesse caso vem em segundo plano

-Nesse caso, formação de um fundo de segurança, qual seria o CDB mais indicado, Pós FIxado atrelado ao CDI ou Pré Fixado ?
Muito obrigado e um grande abraço !
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 15 de Julho de 2007
Mensagens: 2729

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 3:42 pm    Assunto: Responder com Citação

CoderBR escreveu:
Hotmar eu nem tenho como agradecer por suas valiosas informações. Você não sabe como elas foram uteis.




Code, às ordens! Very Happy




Citação:
- Se eu comprar um titulo com vencimento programado para data X e eu precisar resgatar o principal antes da data X de vencimento, perco a minha rentabilidade (os juros) ?




Depende do valor do título no momento em que vc for vender. Dá pra dizer que vc ganha alguma rentabilidade, mas não a rentabilidade integral pactuada no momento inicial da compra. P.ex., se vc comprar uma LTN, com juros prefixados de 12% a.a., e resolver vendê-la, digamos, no 8º mês, é possível, mas não totalmente certo, que vc consiga vendê-la com um rendimento acumulado de 7 ou 8% (1% ao mês, mais ou menos).




Mas isto, como falei, depende do título, do prazo de vencimento e do humor do mercado no dia do resgate. Vc pode sair tanto com prejuízo, como com um lucro alto. Recomendo a vc continuar estudando os títulos, os preços e suas taxas de juros, além de acompanhar a tabela de rentabilidade: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/rentabilidade.asp



Neste link aí em cima, vc verificará que os indexados ao IPCA renderam, todos, sem exceção, mais de 13% nos últimos 12 meses. Seriam então os melhores para compra? Não necessariamente. Olhe-os de novo na coluna "rentabilidade bruta do mês anterior". Alguns renderam até negativamente.



Agora, olhe os atrelados à SELIC. São os que pagaram os menores rendimentos nos últimos 12 meses, na faixa dos 11%, que é justamente a base da SELIC. Mas observe que são eles os mais "constantes", na rentabilidade do mês anterior, oscilando entre 0,7% e 0,9%.




Finalmente, dê uma olhadinha nas LTNs e NTNFs, os prefixados. Observe que todos os de longo prazo tiveram rentabilidade negativa no mês anterior, ao passo que os títulos de vencimento mais próximo renderam positivamente. Isto é o que se chama de oscilação do mercado: afeta mais os títulos de longo prazo, e menos os de curto prazo.



Porém, se vc mantiver o título até o vencimento, conseguirá a rentabilidade pactuada no momento da compra. Se resgatar antes, pode fazê-lo com grande lucro ou prejuízo. Mas geralmente vc consegue obter algum rendimento, ainda que mínimo. Wink






Citação:
Para negociar com as LTNs preciso de corretora ? Se sim, poderia me indicar uma com uma taxa de coretagem minima (se possivel 0)




Sim, precisa da corretora. Eu indico a AtivaTrade, que cobra só 0,2% a.a. de taxa de adm. Juntando a taxa de 0,4% da CBLC, dá 0,6% a.a., uma merreca. Mas a que cobra menos é a Socopa, que não cobra nada. Aí, só fica a taxa de 0,4% da CBLC. Esta taxa é compulsória, serve para a CBLC fazer o trabalho de manutenção dos títulos em sua carteira de ativos.






Citação:
- Voces dois montaram seus colchões de segurança diversificando o capital. Na opinião de vocês , se eu colocasse 50% do meu montante em CDBs e 50% em LTNs estaria protejendo bem meu capital ? Lembrando que o foco aqui é proteção do capital, principalmente contra inflação. A rentabilidade é importante, mas nesse caso vem em segundo plano




Sim, estaria protegendo bem o seu capital. Lembrando que dê preferência aos CDBs que paguem pelo menos 90% do CDI (85% é o mínimo aceitável) e sejam fornecidos por bancos de varejo de primeira linha. O Banco Santos oferecia CDB que pagava mais de 100% do CDI. Mas.......





Citação:
-Nesse caso, formação de um fundo de segurança, qual seria o CDB mais indicado, Pós FIxado atrelado ao CDI ou Pré Fixado ?
Muito obrigado e um grande abraço !





Eu optaria por um CDB pós-fixado, ainda mais com a pressão inflacionária podendo fazer o BC até aumentar a SELIC. Com o fim da CPMF, e a inexistência de taxa de administração, o CDB continua competitivo como nunca.




É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
_________________
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
ZNP
Nível 1

Nível 1<br>



Registrado em: Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2007
Mensagens: 74

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 4:40 pm    Assunto: Responder com Citação

hotmar escreveu:
Sim, precisa da corretora. Eu indico a AtivaTrade, que cobra só 0,2% a.a. de taxa de adm. Juntando a taxa de 0,4% da CBLC, dá 0,6% a.a., uma merreca. Mas a que cobra menos é a Socopa, que não cobra nada. Aí, só fica a taxa de 0,4% da CBLC. Esta taxa é compulsória, serve para a CBLC fazer o trabalho de manutenção dos títulos em sua carteira de ativos.


A Banif tb não cobra! Mas no site dela não diz isso. Basta pedir uma senha pra operar tesouro direto e em pouco tempo chega por email.

hotmar escreveu:
Sim, estaria protegendo bem o seu capital. Lembrando que dê preferência aos CDBs que paguem pelo menos 90% do CDI (85% é o mínimo aceitável) e sejam fornecidos por bancos de varejo de primeira linha. O Banco Santos oferecia CDB que pagava mais de 100% do CDI. Mas.......


Mas quem investiu até o limite do Fundo Garantidor de Crédito recebeu seu dindim de volta. Hoje, o valor do limite é de 60 mil por pessoa.

http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=20

É claro, isso não evita que o banco quebre, mas evita que vc perca seu dinheiro. Os correntistas do Banco Santos receberam seu dinheiro de volta, mas o limite na época era de apenas 20 mil.

E hotmar, continue postando informações sobre o tesouro! São muito bons, os seus posts!
_________________
****** Vinhos sem frescura ******
http://wineleaksbrasil.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>



Registrado em: Domingo, 15 de Julho de 2007
Mensagens: 2729

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 5:26 pm    Assunto: Responder com Citação

ZNP escreveu:
hotmar escreveu:
Sim, precisa da corretora. Eu indico a AtivaTrade, que cobra só 0,2% a.a. de taxa de adm. Juntando a taxa de 0,4% da CBLC, dá 0,6% a.a., uma merreca. Mas a que cobra menos é a Socopa, que não cobra nada. Aí, só fica a taxa de 0,4% da CBLC. Esta taxa é compulsória, serve para a CBLC fazer o trabalho de manutenção dos títulos em sua carteira de ativos.


A Banif tb não cobra! Mas no site dela não diz isso. Basta pedir uma senha pra operar tesouro direto e em pouco tempo chega por email.




Interessante. Então há duas que não cobram: Banif e Socopa.



Citação:
hotmar escreveu:
Sim, estaria protegendo bem o seu capital. Lembrando que dê preferência aos CDBs que paguem pelo menos 90% do CDI (85% é o mínimo aceitável) e sejam fornecidos por bancos de varejo de primeira linha. O Banco Santos oferecia CDB que pagava mais de 100% do CDI. Mas.......


Mas quem investiu até o limite do Fundo Garantidor de Crédito recebeu seu dindim de volta. Hoje, o valor do limite é de 60 mil por pessoa.

http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=20

É claro, isso não evita que o banco quebre, mas evita que vc perca seu dinheiro. Os correntistas do Banco Santos receberam seu dinheiro de volta, mas o limite na época era de apenas 20 mil.




Bom saber disto. Dá mais tranqüilidade para nós, pequenos investidores.



Citação:
E hotmar, continue postando informações sobre o tesouro! São muito bons, os seus posts!




Obrigado, continuarei postando! Very Happy




É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
_________________
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>



Registrado em: Sexta-Feira, 7 de Setembro de 2007
Mensagens: 438

MensagemEnviada: Dom Jan 06, 2008 9:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas dicas hotmar. Vou continuar trabalhando firme para escolher as melhores opções de investimento para meu fundo de segurança.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.








Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB
Header design *Ícaro Pablo*