Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Planilha Excel para controle de ações
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ferramentas
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rbata
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Ago 07, 2006 3:33 pm    Assunto: Planilha Excel para controle de ações Responder com Citação

Fiz essa planilha para ter controle das ações que estou negociando.

Você digita a quantidade de cotas compradas, valor das cotas vendidas, data de compra, e faz o mesmo para vendas.

Tem um lugar ("orelha" outros) onde você coloca a porcentagem e valor fixo da corretagem e emolumentos cobrado pela corretora que quiser. Assim quando digitar a quantidade de cotas e o valor da cota, a corretagem e emolumentos é calculada automaticamente.

A planilha mostra o lucro/preju em R$ e em %.

E tem também uma projeção de quanto seria o rendimento mensal (para fins comparativos). Por exemplo, vc faz uma compra e venda num prazo menor que uma semana e tem um lucro de 3,5% num prazo de 3 dias, ai a fórmula calcula os 3,5% ao dia e converte para % am.

Ainda preciso melhorar muita coisa na planilha então se alguém tiver sugestões é só falar.

Abaixo seguem as planilhas, uma com os valores de corretagem do Bradesco e a outra do Itaú. Segue junto alguns exemplos de preenchimento.

Recomendo que criem uma "orelha" para cada negociação colocando o código do ativo e a data de compra (Ex: NATU3 07jun06). Cada negociação (ou cada orelha) pode ter diversas compras de uma mesma ação e diversas vendas mas a partir do momento em que todas as ações forem vendidas feche aquela orelha e crie uma nova.

Eu adoto o padrão de que as células com fundo verde são as células onde você pode digitar valores. E aquilo que tem fundo branco são as fórmulas.

Bradesco: http://paginas.terra.com.br/lazer/rbata/Bradesco.07ago06.xls [clique com botão direito: salvar destino como]

Itaú: http://paginas.terra.com.br/lazer/rbata/Itau.07ago06.xls [clique com botão direito: salvar destino como]
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rbata
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 11:40 am    Assunto: Responder com Citação

Essa é uma revisão da planilha, exclusiva para Itaú mas pode ser editada para outras corretoras.

Ainda não é a versão final que eu havia comentado em outro tópico mas já inclui o Imposto de Renda.

Essa também calcula algumas coisas para cada venda. Se estiver muito confuso é só perguntar.

Itaú: http://paginas.terra.com.br/lazer/rbata/Itau.14nov06.xls [clique com botão direito: salvar destino como]
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 12:05 pm    Assunto: Responder com Citação

rbata,

No caso, exclusiva para o itaú porque ? A corretagem deles é de que modelo ?

Porque se for do tipo tradicional, praticamente todas as outras corretoras a usam também. Wink

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rbata
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 12:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Talvez exclusiva não tenha sido a melhor palavra. Quis dizer que essa planilha está configurada com os valores de corretagem do banco Itaú.

A corretagem deles é percentual e fixa ao mesmo tempo.
Para cada faixa de valores eles cobram um percentual mais um valor fixo.

No caso do Bradesco cobram apenas um percentual para cada faixa de valor negociada.

Algumas corretoras cobram apenas um valor fixo, independente do valor negociado, não tem faixas.

Mas essa planilha pode ser adaptada de acordo com qualquer um desses sistemas, basta alterar algumas informações na aba outros.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente, é "exclusiva" mesmo. Smile

É mais fácil quem pegar, alterar para a forma de cobrança da sua corretora.

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
LucianoLima

MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 2:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Não ta dando pra baixar...ta dando erro.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
rbata
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 2:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Vc fez conforme eu expliquei??? Clicar com o botão do lado direito do mouse e clicar em <salvar destino como>

Ou então copiar o link no navegador e apertar <enter>
LucianoLima

MensagemEnviada: Ter Nov 14, 2006 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Blz...era o navegador...rsrs...foi mau!!!
LucianoLima

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 5:41 pm    Assunto: Responder com Citação

rbata...essa planilha sua, na parte de Venda..o certo não seria somar Corretagem + Emolumentos + Valor total das ações?

Pq na planilha esta corretagem + emolumentos "menos" Valor total das ações.
PQ? Ta Herrado??? rsrs.

Valew
rbata
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 6:24 pm    Assunto: Responder com Citação

LucianoLima escreveu:
rbata...essa planilha sua, na parte de Venda..o certo não seria somar Corretagem + Emolumentos + Valor total das ações?

Pq na planilha esta corretagem + emolumentos "menos" Valor total das ações.
PQ? Ta Herrado??? rsrs.

Valew

Na verdade a planilha faz: subtotal de venda - (corretagem + emolumentos)

Isso é o valor que você irá resgatar, é o valor que irá entrar na sua conta, é o custo da operação, por isso você deve subtrair corretagem e emolumentos já que eles não vão entrar na sua conta e sim vão ser retirados.

Na parte compra é o contrário, você soma o subtotal, corretagem e emolumentos pois todos esses valores vão sair da sua conta.

Não sei se expliquei ou confundi mais....rsrsrs
LucianoLima

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 6:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah ta...blz!!!

não não...explicou sim...agor entendi...rsrs.

to utilizando sua planilha para rpever rendimentos para curto prazo, como intraday...pra ver se vai valer a pena...só removi a formula de corretagem, pois a corretagem onde estou é fixa.. 15,99.

O resto ta massa.

Ta de Parabéns!!!
rbata
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 7:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Blz... é isso aí, só tirar a corretagem que funciona com corretagem fixa.... mas veja se os emolumentos estão corretos.... se não me engano, é um pouco mais caro no intra-day e essa minha planilha não reconhece intra-day automaticamente mas já estou com umas idéias para corrigir isso na próxima versão....

Pode ser também que você não precise pagar emolumentos dependendo da corretora....
rubensdourado

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 4:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,

ate agora foi a planilha que adaptou-se melhor as minhas pretensoes. Como forma de atualizaçao queria registrar aqui alguns detalhes:

- o custo com corretagem adotado pelo modelo Bovespa trabalha com faixas que variam de acordo com o valor movimentado no dia (soma da compra e venda efetuada no dia). Desta forma, o valor da corretagem nao pode levar em consideraçao apenas o valor de compra ou o valor de venda para ser calculada. Por exemplo, caso vc realize uma compra por 1000 reais vc terá uma corretagem especifica. Se no mesmo dia vc vende mais 1000 reais, vc teve uma movimentaçao diaria de 2000 reais e portanto a corretagem aplicada sobre o valor de compra será baseada na faixa dos 2000 (1% + 10,06) e nao mais na faixa de 1000 (1,5% +2,49) conforme o sistema tem calculado. Assim, nao basta efetuar a soma das duas corretagens (2 operaçoes de 1000 reais) individualmente;

- observe que diante do acima exposto, teria que ter um link entre as diversas orelhas (que representa cada uma um ativo diferente) de modo a saber a movimentaçao diaria, independentemente do tipo de ativo comprado, interessando, para tanto, a data da movimentaçao para adequaçao correta na tabela da correta corretagem a ser aplicada;

- para efeitos do calculo do imposto de renda complica um pouco ainda. O IR é calculado com base no preço medio de venda, assim sendo, o sistema tem que verificar a compra e venda do mesmo ativo de forma que o valor total do ativo comprado leve em consideraçao o que ta sendo vendido e entao siga a formula (Valor total do ativo em carteira/ nº açoes restantes).

Nao tenho tempo de rtabalhar as formulas no excell, por isso estou apenas apontando os possiveis melhoramentos. Caso venha a faze-los eu disponibilizarei aqui.

A disposiçao
rubensdourado

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 6:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Esqueci de mencionar , quando a operaçao é day trade os emolumentos sao calculados com base em outra aliquota. Dessa forma é necessario fazer uma condicional em relaçao a datas tbm. Por exemplo, para operaçoes day trade e operaçoes normais ... isso é simples fazer diante do que ja foi feito.
marcosvinicius
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 29, 2009 6:31 pm    Assunto: Controle de ações mercado a vista Responder com Citação

Veja a planilha que eu fiz.
http://download197.mediafire.com/lzt9b0btldzg/zmt1mzmmzwi/controle-de-acoes-mercado-a-vista.xlsx

ou

http://www.mediafire.com/?zmt1mzmmzwi

Alguma dica para melhorar?
http://www.cristao10.com.br
http://www.noticiasuniversais.com.br
http://www.pop10.com.br
http://www.jigg.com.br
http://www.7empregos.com.br
http://www.7classificados.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ferramentas Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!