Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ações de "Terceira Linha" - Alguem Arriscaria
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Erick Santos

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 1:12 pm    Assunto: Ações de "Terceira Linha" - Alguem Arriscaria Responder com Citação

Li a matéria abaixo no infomoney e gostaria de saber se alguem aqui arriscaria em investir nesse tipo de empresa, ou ficariam com as Blue Chips que conhecemos muito bem...

Ações de "terceira linha": enquete mostra a falta de consenso no assunto

Por: Conrado Mazzoni Cruz
17/01/08 - 12h25
InfoMoney

SÃO PAULO - A queda de 8% da bolsa brasileira desde o início do ano decepcionou a maioria dos investidores. Mas não todos. Na contramão da maioria do mercado, alguns dos chamados papéis de "terceira linha" já acumulam ganhos significativos. Porém, a exposição a estes papéis, considerados mais arriscados, divide os usuários da InfoMoney, segundo enquete realizada recentemente.

Garimpar ações vencedoras vem ganhando popularidade na Bolsa de Valores de São Paulo. Embora as perspectivas para a renda variável do País permaneçam positivas, já são cinco anos consecutivos de valorização. Ou seja, está cada vez mais difícil identificar papéis com forte potencial de valorização no curto prazo.

Como alternativa, muitos investidores tem apostado nas ações da chamada "terceira linha", que possuem perfil de maior risco e menor liquidez. Fora do escopo da maioria dos investidores, algumas delas têm oferecido variações excepcionais. Tanto para cima como para baixo.

Vale assiscar? Diante da pergunta: "Qual sua avaliação sobre aplicação em ações arriscadas?", 936 dos votos (26,09% do total) foram atribuídos à opção "pode valer a pena, para uma parcela pequena da carteira". A segunda colocação ficou com "não vale a pena, servem apenas para especuladores" - 20,82% das escolhas.

Terceira linha
Completou o pódio a opção "válido somente quando existem fundamentos relevantes" (20,54%). E alguns exemplos ilustram a situação. A Telebrás (TELB4) é um deles. Em novembro de 2007, a ação preferencial subiu 575% em dois dias, reagindo à notícia de que o governo federal quer utilizar a holding do antigo monopólio estatal da telefonia, privatizado em 1998, para implantar a banda larga em quase a totalidade do território brasileiro.

Considerando que a ação terminou o ano acumulando ganhos de 1.266%, ela reforça a tese dos 18,03% que responderam "recomendo, são papéis que podem oferecer grande potencial". Outro caso é o da Haga Indústria e Comércio (HAGA4). A ação da fabricante de fechaduras começou 2007 valendo R$ 0,22. E terminou a R$ 3,30: uma alta de 1.536%.

Se para a Haga bastou estar exposta ao crescimento do setor imobiliário para uma elevação de quatro dígitos, para a Tectoy (TOYB4) bastou o anúncio de um plano para sair do vermelho e a proposta de ingressar no Novo Mercado da Bovespa para colecionar variações de dois dígitos ao longo do ano passado.

Vale destacar também a ação da Hotéis Othon (HOOT4). Imunes às turbulências correntes nas bolsas em nível mundial, o ativo já soma ganhos de 83% em 2008. Vale lembrar que o avanço de 19% da ação ordinária da Telemar (TNLP3) é o maior dentre os componentes do Ibovespa no mesmo período.

Fim da linha
A última colocação da enquete pertence a "vale analisar, mas sempre com um pé atrás". Muito comentada pelos participantes do mercado de capitais, a evolução da ação da Kepler Weber (KEPL3) ajuda a contrabalançar o otimismo demonstrado aos adeptos da terceira linha.

Quem comprou o papel da produtora de silos e equipamentos para a armazenagem de grãos no primeiro dia útil de 2007 pagou R$ 6,50. No entanto, as incertezas sobre a situação financeira da companhia refletiram no desempenho acionário. O título da Kepler terminou o pregão de quarta-feira (16) a R$ 0,38, queda de quase 94% em pouco mais de uma ano.

Isso evidencia que oportunidades existem, mas o risco é bastante elevado. Posição compartilhada pelos participantes da enquete, que se dividiram em relação ao tratamento que deve ser dado à estratégia de investir em ações mais arriscadas.

Pesquisei no site da ativa e não encontrei nada, ja na corretora itautrade o papel (hoot4), não sei se esta informação esta correta, eu achei as variações meio alta, mas veja os numeros abaixo:

Cotação hoje 23/01/08 - R$ 0,78 +6,84%
Variação / Mês: +38,46%
Variação / 12 Meses: +3.500%
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 2:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Outro exemplo:

JFEN3

jan/07 = 6,94
jan/08 = 269,95

36% a.m.
3790% a.a.

Shocked Shocked Shocked

será que houve agrupamento???
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Na minha opinião, os papéis 3a linha são interessantes para os especuladores mas ruins para longoprazistas e B&H.

Como meu perfil é de longo prazo, eu passo longe desse tipo de ativo.
CoderBR
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu perfil de investidor também é de longo prazo, mas eu investiria sim nessas empresas. Tudo depende da qualidade do negócio. As empresas de terceira linha não possuem fundamentos de negócio inferiores às blue chips, elas apenas ainda não chegaram lá. Claro que existe muita porcaria, mas existem boas empresas também. Como especulador e trader eu não negociaria com esses papéis, devido a baixa liquidez.
Mas no longo prazo, tenho certeza que muitas das Blue Chips de hoje nao o serão mais em 30 ou 40 anos e muitas empresas de terceira linha poderão chegar lá
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 7:20 pm    Assunto: Responder com Citação

CoderBR escreveu:
Mas no longo prazo, tenho certeza que muitas das Blue Chips de hoje nao o serão mais em 30 ou 40 anos e muitas empresas de terceira linha poderão chegar lá

Certamente. A pergunta do milhão é: quais empresas?
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 7:24 pm    Assunto: Responder com Citação

coder, concordo plenamente com vc. Porém evito as que possuam menos de 10 anos de balanços publicados, e claro, cujos números históricos atendam as minhas exigências de desempenho.
Rich Fabio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 7:47 pm    Assunto: Responder com Citação

dependendo essa crise pode rebaixar muita empresa para terceira linha, olha a ECOD3 e muitas outras
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 23, 2008 11:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu investiria com certeza em papeis de 3a linha...

Uma pena eu estar com o orçamento todo "comprometido".
Empresas pequenas realmente não são 100% de certeza, mas são de grande potencial e eu particularmente acho que o risco vale a pena.
Existem muito boas empresas crescendo na surdina, é só pesquisar um pouco.
Alguns pequenos, só são assim chamados pelo seu numero de funcionarios. Pois em faturamento, exportações, são as vezes lideres de mercado.

O caso citado, da Kepler eu particularmente acho razoável (segundo axiomas de zuriche estou errado hehehehe, só por formular uma teoria) mas certamente o crescimento, e entrada na bolsa de valores, se deu graças a expansão da soja. Esse ciclo ja se foi a algum tempo, e tirando a soja, não vejo a agricultura brasileira empurrando o pais...

Mas certamente, em minha porcentagem de risco, eu procurarei pequenos notaveis!
Abraços
Magliano
Erick Santos

MensagemEnviada: Sex Jan 25, 2008 9:34 am    Assunto: Responder com Citação

Eu tambem ja pensei em investir um pequeno capital nessas empresas...

O unico problema é que não sei em qual colocar...

As vezes tambem tem aquelas que o lote mínimo de ações são de 1.000 ou 10.000 ou até 100.000 ações que multiplicado pelo seu valor, as vezes acaba ficando um valor meio alto pra colocar nesse tipo de empresa
larocca
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 10:32 am    Assunto: Responder com Citação

Eu fiz uma "parceria" com meu corretor... ele analisa as ações que estão sendo "bombadas" por alguma corretora e no momento que essa corretora começa a vender o ativo, significa que ele vai cair, então a gente entra vendido.... da tranquilo pra ganhar uns 10, 15% em daytrade...

MAS TEM QUE TER STOP - Desculpem o maiúsculo, mas é importante frisar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
plmyr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 10:43 am    Assunto: Responder com Citação

pergunta aos mais experientes:

Estas ações de 3ª linha em geral são consideradas pouco liquidas.
Até que ponto isto é relevante se estou usando uma estrategia de LP? Qual o prazo que pode levar para eu conseguir vender os papeis de uma empresa pouco liquida? 7, 15, 30 dias?
larocca
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 28, 2008 10:52 am    Assunto: Responder com Citação

plmyr escreveu:
pergunta aos mais experientes:

Estas ações de 3ª linha em geral são consideradas pouco liquidas.
Até que ponto isto é relevante se estou usando uma estrategia de LP? Qual o prazo que pode levar para eu conseguir vender os papeis de uma empresa pouco liquida? 7, 15, 30 dias?

Eu não aconselho essas ações para longo prazo, uma ação mico(como são chamadas no jargão dos investidores), tendem a se valorizar enquanto alguns investidores estão comprando forte, mas estes investidores não estão afim de segurá-la por muito tempo, saindo logo que auferiram um bom lucro. Um mico costuma durar algumas horas, muito raramente eles bombam no dia seguinte. Um bom exemplo é MRSL4 (marisol) um boato de que ela seria vendida, fez o papel subir bastante, mas no outro dia ele cai forte. ARLA4 é um bom exemplo de excessão a regra, saiu de 3,00 na abertura e fechou a 8 reais e pouco, no outro dia abriu acima de 20 reais e chegou a passar de 40 (CASO RARO).

Espero ter ajudado.
lordvictor

MensagemEnviada: Sáb Jan 24, 2009 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Tá não é publicado nada a um Bom tempo mas vamos lá: Se lembrarmos que empresa nenhuma vive sem lucro, e como são de capital aberto se pagar pra um socio pga pra o outro a mesma proporção. Antes de abrir o capital elas remuneravam os donos, então algumas até podem não virar blue-chips, mas daram dividendos. Pergunta, se penssarmos apenas em dividendos e botar algo como uns 5k, não dá um bom rendimento futuro? Question Question

Autor: Colonel Red
felipeno
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Jan 25, 2009 6:41 am    Assunto: Responder com Citação

Acredito que uma estratégia para essas empresas seria um acompanhamento bem próximo.
Da mesma forma que se faria para comprar um negócio inteiro ou grande parte deste.

Será que muitas destas empresas não permitem visitas constantes, divulgação de objetivos?
Talvez assim possamos prever alguns movimentos, né?

Suae quisque fortuna faber est
Cada homem é artesão de seu próprio destino!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 26, 2009 7:46 am    Assunto: Responder com Citação

plmyr escreveu:
Outro exemplo:

JFEN3

jan/07 = 6,94
jan/08 = 269,95

36% a.m.
3790% a.a.

Shocked Shocked Shocked

Jan/09 = 2,25
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!