Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Usando opções de forma segura
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 1:19 am    Assunto: Responder com Citação

Dúvida: dá para alugar ações e lançar opções cobertas por elas ao mesmo tempo? Imagino que não, né... hehe

, e para venda a descoberto (ai que medo Shocked ), como faz para depositar garantias, você sabe? Tendo ações em custódia já conta como garantia?

Quanto a essa estratégia de lançamento coberto de opções de compra, eu acho ela meio estranha, sei lá... Diminui o risco sim, é verdade, mas me parece que ela limita muito os possíveis ganhos. Será que vale a pena? Se a ação subir muito, você perde, pois o tomador vai exercer a opção e você deixa de ganhar. Se cair muito, você perde também, pois está comprado na ação (apesar de perder um pouco menos devido ao ganho obtido com a venda das opções). A situação que proporciona mais ganhos, e que dificilmente serão muito grandes, é se o preço não variar muito.

Mesmo para B&Holders... Se eu tenho um papel realmente visando o longo prazo, não vou querer vender ele para comprar mais caro depois e continuar segurando. O prejuízo aí acaba sendo consumado, e pode ser bem maior do que o valor ganho na venda da opção...

À primeira vista eu tinha achado essa uma estratégia interessante, mas depois de avaliar um pouco mais acabei não gostando muito. Ela é uma situação de perdas limitadas (pelo valor das ações em carteira) e ganhos mais limitados ainda. Ficar simplesmente comprado na ação é uma situação de perdas limitadas e ganhos ilimitados. Prefiro situações que limitem as perdas, mas permitam ganhos muito altos, como simplesmente comprar opções de compra. Se eu me ferrar em cinco trades e tiver lucros astronômicos em apenas um, talvez ainda me saia muito bem. Mas não que seja fácil lucrar com isso né... hehhehe... mas eu acho essa distribuição do risco mais interessante.

Para falar a verdade, fui meio influenciado nesse sentido quando eu li um texto do Jason Zweig nos comentários do livro "O Investidor Inteligente", onde ele expõe exatamente essa visão.

Grunch escreveu:
Hoje eu comprei alguns lotes de CMIG4 mas não consegui achar opções dela sendo negociadas, tem milhões de códigos diferentes e não consegui ver ordens no HB das que eu cliquei. Alguém sabe como faço pra achar?

Infelizmente as únicas opções que têm uma liquidez decente na Bovespa são as de Petrobras, Vale e Telemar - e mesmo assim só em opções de compra. As outras são muito pouco negociadas.

Imagino também que comprar opções de venda poderia gerar algumas estratégias interessantes, pena que a liquidez desses papéis é baixíssima...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 2:10 am    Assunto: Responder com Citação

LFC escreveu:
Dúvida: dá para alugar ações e lançar opções cobertas por elas ao mesmo tempo? Imagino que não, né... hehe

Não pode. Quando você aluga ações elas não ficam mais disponíveis na sua carteira (elas "somem"), portanto não podem ser usadas para cobrir lançamento de opções.

Citação:
Mesmo para B&Holders... Se eu tenho um papel realmente visando o longo prazo, não vou querer vender ele para comprar mais caro depois e continuar segurando. O prejuízo aí acaba sendo consumado, e pode ser bem maior do que o valor ganho na venda da opção...

Ué, mas você não é obrigado a recomprar imediatamente os papéis caso as opções sejam exercidas. Espere as ações baixarem para menos do preço de exercício e recompre. De acordo com minha análise gráfica de longo prazo, não acredito que PETR4 nunca mais baixará para menos de R$ 90,00 depois de 18 de fevereiro... pode até ser que eu esteja errado já que a minha AT não é infalível, mas acredito nela. E de qualquer forma, terei embolsado um bom lucro.

Ou seja, esse lançamento de opções cobertas não deve ser feito "a olho"... tem que fazer uma boa análise antes de entrar nessa, como qualquer outra operação em bolsa.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 8:46 am    Assunto: Responder com Citação

Infelizmente não são todas as ações que possuem opções ... além disso, não são todas as opções que possuem uma liquidez "decente" ... Sad

Se a idéia é comprar para lançar opções, veja antes a lista das que têm opções, e depois a sua liquidez. Wink

Abraços !

Grunch escreveu:
Hoje eu comprei alguns lotes de CMIG4 mas não consegui achar opções dela sendo negociadas, tem milhões de códigos diferentes e não consegui ver ordens no HB das que eu cliquei. Alguém sabe como faço pra achar?

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 9:00 am    Assunto: Responder com Citação

Venda descoberta de opções ?! Shocked
Eu nem sonho em fazer isso ... hehehe

Mas sim, ações podem ser usadas como garantia.
( ações, dinheiro, títulos - alguns ... )

Bom ... pensa da seguinte maneira.
Se tu comprou a ação, para o longo, se cair, tu vai ter a tua carteira desvalorizada, correto ? Então, se tu ganhar alguma coisa com a venda das opções, isso não será bom ? Wink

E mesmo se for exercido, tu tens que ter uma estratégia. Ganha um pouco menos, mas vende opções lááá de cima ... ou ganha mais, e corre o risco de ser exercido ... tudo estratégia. Very Happy

Abraços !

LFC escreveu:

, e para venda a descoberto (ai que medo Shocked ), como faz para depositar garantias, você sabe? Tendo ações em custódia já conta como garantia?

Quanto a essa estratégia de lançamento coberto de opções de compra, eu acho ela meio estranha, sei lá... Diminui o risco sim, é verdade, mas me parece que ela limita muito os possíveis ganhos. Será que vale a pena? Se a ação subir muito, você perde, pois o tomador vai exercer a opção e você deixa de ganhar. Se cair muito, você perde também, pois está comprado na ação (apesar de perder um pouco menos devido ao ganho obtido com a venda das opções). A situação que proporciona mais ganhos, e que dificilmente serão muito grandes, é se o preço não variar muito.

À primeira vista eu tinha achado essa uma estratégia interessante, mas depois de avaliar um pouco mais acabei não gostando muito. Ela é uma situação de perdas limitadas (pelo valor das ações em carteira) e ganhos mais limitados ainda. Ficar simplesmente comprado na ação é uma situação de perdas limitadas e ganhos ilimitados. Prefiro situações que limitem as perdas, mas permitam ganhos muito altos, como simplesmente comprar opções de compra. Se eu me ferrar em cinco trades e tiver lucros astronômicos em apenas um, talvez ainda me saia muito bem. Mas não que seja fácil lucrar com isso né... hehhehe... mas eu acho essa distribuição do risco mais interessante.

Para falar a verdade, fui meio influenciado nesse sentido quando eu li um texto do Jason Zweig nos comentários do livro "O Investidor Inteligente", onde ele expõe exatamente essa visão.

Grunch escreveu:

Infelizmente as únicas opções que têm uma liquidez decente na Bovespa são as de Petrobras, Vale e Telemar - e mesmo assim só em opções de compra. As outras são muito pouco negociadas.

Imagino também que comprar opções de venda poderia gerar algumas estratégias interessantes, pena que a liquidez desses papéis é baixíssima...

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 7:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Tem um livro bastante interessante sobre o assunto:

"Investindo em opções" - Maurício Hissa (Bastter)

O Bastter defende as opções como uma forma de remuneração da carteira de ações e não como uma forma de especulação e lucro fácil.

Vale a pena dar uma olhada no site dele tb ..tem muita informação sobre o assunto.www.bastter.com

Já estou estudando o método que ele defende a um tempinho e estou gostando muito.
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 9:55 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Bom ... pensa da seguinte maneira.
Se tu comprou a ação, para o longo, se cair, tu vai ter a tua carteira desvalorizada, correto ? Então, se tu ganhar alguma coisa com a venda das opções, isso não será bom ? Wink

Tudo bem, concordo, você reduz suas perdas... O principal problema aqui é que em contrapartida, você limita os ganhos. Não digo que é uma operação ruim. Acredito que essa venda coberta tem sim sua utilidade, dependendo do contexto e filosofia de investimento...
Eu só estou colocando tudo isso sob o ponto de vista do gerenciamento do risco. É que eu passei a refletir sobre esse assunto e acabei formando uma opinião particular a favor de estratégias que tendem a limitar mais as perdas do que os ganhos. Por isso é que a venda coberta não me agrada tanto. Imagino que quanto mais limitadas as perdas e menos limitados os ganhos, melhor... Wink

Veja por exemplo o Warren Buffett... Apesar de ser absurdamente fundamentalista, ele usa conceitos parecidos. Ele limita ao máximo as perdas com o uso do próprio conhecimento e habilidade na avaliação de empresas, comprando empresas de alto valor intrínseco a um preço bem baixo. Por outro lado, os ganhos com um eventual crescimento inesperado da empresa ou uma euforia do mercado são ilimitados. E mesmo se ele comprar 10 empresas, 9 não se mostrarem bons investimentos e só uma tiver resultados muito altos, talvez ele ainda saia no lucro, porque pagou muito barato nelas (limitou as perdas na hora da compra). Acredito que essa é uma posição bastante confortável para o investidor... Cool

Mas isso é só uma opinião pessoal... Talvez eu esteja completamente errado heheh

Zé da Silva escreveu:

E mesmo se for exercido, tu tens que ter uma estratégia. Ganha um pouco menos, mas vende opções lááá de cima ... ou ganha mais, e corre o risco de ser exercido ... tudo estratégia. Very Happy

E isso aí... No meu caso, acabo achando mais interessante comprar uma opção "lá de cima", pois já limita menos os ganhos, apesar de a venda da opção (ganho fixo) não render tanto nesse caso.

pabloenc escreveu:

O Bastter defende as opções como uma forma de remuneração da carteira de ações e não como uma forma de especulação e lucro fácil.

Eu li alguma coisa, muito pouco, sobre a visão do Bastter, mas em princípio pretendo usar uma estratégia parecida: operar bem pequeno em opções para alimentar uma carteira de ações de longo prazo (mais fundamentalista) + renda fixa. Assim dá para ir aprendendo aos poucos sem comprometer muito o capital. O duro de operar pequeno são os custos de operação, que ficam relativamente altos...

Abraços!
jfelipe
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 7:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Mauricio só completando aqui a sua operação... Voce pode fazer o seguinte: Além de somente lançar as opções voce pode recompra-las quando o mercado cair de novo e relança-las novamente e recompra-las...... até o dia do exercício.
Conheço assessores de corretoras que fazem isso com PETR e VALE que conseguem tirar, por mês, 10% (mês de janeiro de 2008). Nos meses de calmaria ele tirava 5,5% limpo (descontado a corretagem, o IR não) por mês.
Essa operação facilita o ganho em mercados bem voláteis como agora.

Só tem um detalhe que é importante, dependendo do valor de lançamento da opção PETRB98, por exemplo, e voce lançar 100 opções. Só ai sua corretagem jah comeu todo o lucro quase. Twisted Evil

Eu faço isso com VALE, o lucro não é estrondoso. Mas é 'de graça' , uma renda extra.
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 9:58 pm    Assunto: Responder com Citação

jfelipe,
Nao entendi bem... E se o preço da opção subir? Não se perde muito na recompra a um valor mais alto? À primeira vista parece que só funciona para mercados em queda...
jfelipe
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 09, 2008 8:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Esta certo LFC, mas não funciona só para mercados em queda. MAs existe a vantagem de que em mercados em queda seus lucros podem ser bem maiores.

Voce recompra a opção por um valor mais baixo.
Mesmo em mercados de alta, vou dar um exemplo. VALE5 sobe 5% e jah estava subindo bem, a VALE bate R$56,00. VOce vai lah e vende a opção VALEB58 por R$1,50. NO dia seguinte a VALE5 cai para R$54,80 (deu um pequeno ajuste, devido a todas as altas anteriores), a opçção VALEB58 vai cair para R$1,00. Então voce vai lah e recompra... e pode lançá-la novamente e etc.

Se o preço da ação/opção subir e voce for exercido, não tem problema porque com certezA voce teve o lucro da venda e o lucro do lançamento da opção. Esse tipo de operação alguns não gostam porque dizem que LIMITA seus ganhos, mas também MINIMIZA um pouco suas perdas, e pode AUMENTAR seu ganho com a ação.

LFC escreveu:
jfelipe,
Nao entendi bem... E se o preço da opção subir? Não se perde muito na recompra a um valor mais alto? À primeira vista parece que só funciona para mercados em queda...
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 10, 2008 7:02 pm    Assunto: Responder com Citação

jfelipe,
Ah, acho que entendi o espírito da coisa agora... Se o valor da ação subir, você não faz nada, correto? Você simplesmente espera até que a cotação eventualmente caia e sua opção fique barata para você recomprar, certo? Aí se chegar na data de exercício e o valor da ação ainda estiver alto, você é exercido, mas beleza, porque ganhou tanto na venda das opções quanto das ações.

É, faz sentido... Mas tem uma coisa: toda vez que o preço da ação cai, você é obrigado a ficar com ela. Se o preço cair consecutivamente, várias vezes seguidas, você ganhou no lançamento das opções, mas ficou com o abacaxi do ativo principal na mão, a um preço baixo... Vamos supor:

- Hoje: comprei um lote de VALE5 a 46,00 e lancei um lote de VALEC48 a "X" reais;
- VALE5 caiu a 42,00: recomprei VALEC48 a "Y" reais e lancei VALEC44 a "Z" reais;
- VALE5 caiu a 38,00: recomprei VALEC44 a "A" reais e lancei VALEC40 a "B" reais;
- VALE5 subiu a 43,00 e chegou a data de exercício: fui exercido a 42,00.

Resultado: perdi no ativo principal (comprei a 46,00 e vendi a 42,00), mas ganhei no lançamento das opções (ganho = X - Y + Z - A + B). Será que os ganhos compensam as perdas? Rolling Eyes

O duro é que é meio complicado avaliar preços de opções. Não é tão trivial calcular os valores que eu usei (X, Y, Z, A e B), ou seja, precificar as opções. E como definir o melhor momento de recompra?

Sei lá, pode ser que funcione... Mas é meio difícil ter certeza disso matematicamente. Pelo que eu entendo a grande vantagem desse sistema é você sempre estar vendido nas opções, pois quem está vendido sempre ganha com o passar do tempo. O prêmio das opções diminui com o tempo, logo quem vendeu antes e recomprou depois sai ganhando.

Pode até ser que valha a pena recomprar as opções mesmo que o preço suba. Aí cai naquele caso de "rolagem" das opções que o Zé falou em algum outro tópico, não me lembro qual.
jfelipe
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 7:44 pm    Assunto: Responder com Citação

O exemplo que dei é para quem quer as ação para um prazo acima de 1 mês no mínimo.
Dessa maneira que voce falou é para curtíssimo prazo, especular com ganho na ação e na opção. Aí é mais difícil, porque pode acontecer o que voce mostrou!

Lançar opções quando a ação está caindo é ruim porque as opções ficam hiperdesvalorizadas. O que eu faço é só lançar opções quando a ação sobe e as opções voltam a deslanchar... Lançar opção quando a ação cai é ruim porque eu ganho muito pouco e ainda tenho que lançar a um preço perto do preço atual da ação para conseguir um lucrinho $!

Mas mesmo assim pode acontecer o que você falou, e acho que se voce lançar certinho as opções no exemplo que você deu, no mínimo você sairia no zero a zero.

LFC escreveu:
jfelipe,
Ah, acho que entendi o espírito da coisa agora... Se o valor da ação subir, você não faz nada, correto? Você simplesmente espera até que a cotação eventualmente caia e sua opção fique barata para você recomprar, certo? Aí se chegar na data de exercício e o valor da ação ainda estiver alto, você é exercido, mas beleza, porque ganhou tanto na venda das opções quanto das ações.

É, faz sentido... Mas tem uma coisa: toda vez que o preço da ação cai, você é obrigado a ficar com ela. Se o preço cair consecutivamente, várias vezes seguidas, você ganhou no lançamento das opções, mas ficou com o abacaxi do ativo principal na mão, a um preço baixo... Vamos supor:

- Hoje: comprei um lote de VALE5 a 46,00 e lancei um lote de VALEC48 a "X" reais;
- VALE5 caiu a 42,00: recomprei VALEC48 a "Y" reais e lancei VALEC44 a "Z" reais;
- VALE5 caiu a 38,00: recomprei VALEC44 a "A" reais e lancei VALEC40 a "B" reais;
- VALE5 subiu a 43,00 e chegou a data de exercício: fui exercido a 42,00.

Resultado: perdi no ativo principal (comprei a 46,00 e vendi a 42,00), mas ganhei no lançamento das opções (ganho = X - Y + Z - A + B). Será que os ganhos compensam as perdas? Rolling Eyes

O duro é que é meio complicado avaliar preços de opções. Não é tão trivial calcular os valores que eu usei (X, Y, Z, A e B), ou seja, precificar as opções. E como definir o melhor momento de recompra?

Sei lá, pode ser que funcione... Mas é meio difícil ter certeza disso matematicamente. Pelo que eu entendo a grande vantagem desse sistema é você sempre estar vendido nas opções, pois quem está vendido sempre ganha com o passar do tempo. O prêmio das opções diminui com o tempo, logo quem vendeu antes e recomprou depois sai ganhando.

Pode até ser que valha a pena recomprar as opções mesmo que o preço suba. Aí cai naquele caso de "rolagem" das opções que o Zé falou em algum outro tópico, não me lembro qual.

Aqui na Bovespa o "abacaxi" que ficaria na sua mão é: PETROBRAS, VALE ou TELEMAR. Que são as ações que possuem alta liquidez nas opções. Wink

LFC escreveu:
jfelipe,
Se o preço cair consecutivamente, várias vezes seguidas, você ganhou no lançamento das opções, mas ficou com o abacaxi do ativo principal na mão, a um preço baixo... Vamos supor:
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 11, 2008 11:55 pm    Assunto: Responder com Citação

jfelipe escreveu:

Aqui na Bovespa o "abacaxi" que ficaria na sua mão é: PETROBRAS, VALE ou TELEMAR. Que são as ações que possuem alta liquidez nas opções. Wink

Hehehehe... Acho que me expressei mal... Eu disse "abacaxi" e deu a impressão de que é algo que não se consegue vender. Foi mal, não era isso... Eu só quis dizer que você acaba ficando com as ações na mão a um valor mais baixo do que você comprou Wink
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 19, 2008 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

FabioA3 escreveu:
HAUhuehhueHU

Essa tática eu posto em tudo quanto é tópico que cite opções. Finalmente alguem a fez!!

Eu quero saber é o resultado depois. Pretendo fazer o mesmo assim que fechar uns lotes aqui.

Bom, já venceram as opções série B, então posso postar os resultados.

Resultado da Operação: Embolsei o prêmio e não fui exercido, heheheehe!! Fiz R$ 69,00 do nada. Bom demais! Cool
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 20, 2008 10:02 am    Assunto: Responder com Citação

Pouco ruim, não ? Wink

Agora compare ( percentualmente ) com o resultado que poderias obter alugando as mesmas ações ... Very Happy

mauriciokatayama escreveu:
FabioA3 escreveu:
HAUhuehhueHU

Essa tática eu posto em tudo quanto é tópico que cite opções. Finalmente alguem a fez!!

Eu quero saber é o resultado depois. Pretendo fazer o mesmo assim que fechar uns lotes aqui.

Bom, já venceram as opções série B, então posso postar os resultados.

Resultado da Operação: Embolsei o prêmio e não fui exercido, heheheehe!! Fiz R$ 69,00 do nada. Bom demais! Cool

rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 25, 2008 4:07 pm    Assunto: Responder com Citação

e poste aqui! Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 2 de 7

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!