Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Usando opções de forma segura
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Maurício, R$ 69,00 menos a corretagem de R$ 15,00 da ativa, né? O valor da corretagem é o mesmo?

Estou estudando fazer essa operação com o lote que tenho, mas estou preocupada com o custo da corretagem! Se eu for exercida, só de corretagem são R$ 30 (R$ 15 pra lançar as opções + R$ 15 no momento da recompra das ações)!
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mar 04, 2008 8:16 pm    Assunto: Responder com Citação

rhiannon escreveu:
Maurício, R$ 69,00 menos a corretagem de R$ 15,00 da ativa, né? O valor da corretagem é o mesmo?

Estou estudando fazer essa operação com o lote que tenho, mas estou preocupada com o custo da corretagem! Se eu for exercida, só de corretagem são R$ 30 (R$ 15 pra lançar as opções + R$ 15 no momento da recompra das ações)!

Nossa Rhiannon!!! Você está progredindo bastante rápido!!! Eu , até hoje, nem tinha coragem de ler esse tópico de opções... Eu acho que vou demorar bastante até fazer essa operação. Vou ter de estudar mais sobre isso
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 9:51 am    Assunto: Responder com Citação

Cris, tu já viu que o parceiro do site, a XP Educação, tem um curso só sobre opções ?

Acho que pode ser um bom investimento pra ti ...

Além disso entrarão no acervo da www.BibliotecaFinanceira.com.br alguns livros sobre o tema ... Smile

Abraços !

cris escreveu:
rhiannon escreveu:

Nossa Rhiannon!!! Você está progredindo bastante rápido!!! Eu , até hoje, nem tinha coragem de ler esse tópico de opções... Eu acho que vou demorar bastante até fazer essa operação. Vou ter de estudar mais sobre isso

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
cris
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 11:00 am    Assunto: Responder com Citação

Eu ainda não vi não.. Estou meio na correria no meu trabalho ultimamente. Mas daqui uns dias vou pegar férias . Daí vou tentar ver isso.
rhiannon
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 11:37 am    Assunto: Responder com Citação

cris escreveu:

cris, eu tinha pavor de opções, mas essa operação específica colocada no tópico me pareceu interessante! Continuo estudando, mas descobri que me esforço bem mais com a prática, então tenho tentado "vivenciar" as operações que estudo com valores que não representem uma perda muito grande!

Não sei se vou fazer por agora, mas é algo que tenho em mente!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 1:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Querida Rhiannon, você está certa: paga-se corretagem neste trade, R$ 15,00 para a compra ou para a venda (na Ativa). O custo de uma operação como essa é de, no mínimo, R$ 15,00 + emolumentos. Se você recomprar as ações vai gastar mais R$ 15,00.

Mesmo assim, com 1 lote só dá pra tirar um lucrinho pequeno mas bom! A operação que descrevi aqui no tópico foi feita com um lote só (de PETR4). Ganhei R$ 69,00 menos R$ 15,00 (corretagem) ou seja, R$ 54,00 líquidos.

Como você opera bem parecido comigo (B&H), gostaria de dar algumas dicas que aprendi nessa operação, se me permite:

- Não lance as opções muito longe da data de vencimento. A gente não sabe o que a Petro "vai aprontar" se você der mais de 2 semanas pra ela se mexer

- Lance opções com um valor que você acredita que dificilmente serão exercidas: por exemplo PETR4 a R$ 90,00 daqui a 8 pregões (hoje a PETR4 vai a 79,70). A idéia é ganhar o prêmio das opções mas não ser exercida, afinal você não quer se desfazer das suas queridas PETR4 né? Wink

- Lance opções com strike (valor de exercício) superior ao que você pagou nas ações; se comprou PETR4 a R$80,00 não lance opções cobertas por menos de R$ 81,00. Assim, se você der azar de ser exercida, não pega prejuízo de jeito nenhum; Esteja preparada para o exercício, caso ele ocorra!

- Se houver o exercício, pegue o dinheiro da venda, junte com o dinheiro do prêmio e aguarde uma correção para recomprar suas PETR4 mais barato. Porque se você foi exercida em um valor que julgava improvável num curto período de tempo, é porque houve uma alta súbita nos preços que em geral é seguida de uma correção. Isso não é garantido, mas é muito provável.
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 08, 2008 11:50 am    Assunto: Responder com Citação

Achei muito interessante essa forma de operar opçoes, pois os riscos sao minimizados. Estou pensando seriamente em fazer uma operacao dessa com opcoes da Vale.

Qdo tiver o resultado, eu posto aqui paara vcs.
Grunch
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 1:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Se eu for exercido na data de vencimento e recomprar as ações no mesmo dia, isso é considerado day trade?
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 14, 2008 1:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Grunch escreveu:
Se eu for exercido na data de vencimento e recomprar as ações no mesmo dia, isso é considerado day trade?

Sim!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 12:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Vamos aos resultados de março:

Esse mês lancei 200 PETRC88 (0,70) e 200 VALEC50 (0,18 ). E nenhuma delas foi exercida, viraram pó. Ou seja, descontadas as corretagens, auferi R$ 146,00 de lucro.

Mas ó pessoal, não vai achar que é grana fácil não. Deu uma baita suadeira quando as ações da Vale começaram a subir (pelos rumores da Xtrata). Ganhar com opções cobertas requer muito mais estudo e planejamento que o ganho com aluguéis, e o risco é muito maior. Mas não posso deixar de dizer que há um certo charme em fazer dinheiro e manter o portfólio de ações intacto. Wink
cfcblaster
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 1:25 pm    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Vamos aos resultados de março:

Esse mês lancei 200 PETRC88 (0,70) e 200 VALEC50 (0,18 ). E nenhuma delas foi exercida, viraram pó. Ou seja, descontadas as corretagens, auferi R$ 146,00 de lucro.

Mas ó pessoal, não vai achar que é grana fácil não. Deu uma baita suadeira quando as ações da Vale começaram a subir (pelos rumores da Xtrata). Ganhar com opções cobertas requer muito mais estudo e planejamento que o ganho com aluguéis, e o risco é muito maior. Mas não posso deixar de dizer que há um certo charme em fazer dinheiro e manter o portfólio de ações intacto. Wink

Ou seja, vc lançou opções de ?venda? nas duas ações citadas, sendo o prêmio (para cada ação) das opções os valores entre parênteses, certo?

Se as ações chegassem ao preço alvo (petro(8Cool e Vale(50)), vc teria as opçoes exercidas e teria que ?comprar? as ações, e pagando mais caro, saindo no prejuizo.

Chama-se opções cobertas pq vc poderia utilizar do próprio portfólio das ações que já tem no mercado à vista para cobrir a operação?

Tenho várias dúvidas sobre opções. Acertei boa parte do que falei, ou nada??
Surprised
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 1:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Acertou mais ou menos metade Laughing

Eu lancei (vendi) opções de compra, ou seja, quem comprou as opções tem a opção de comprar VALE5 a 50,00 e PETR4 a 88,00 de mim no dia do vencimento (hoje 17/03/08 ). Se ele resolver exercer a compra, sou obrigado a efetuar a venda.

O prêmio para cada opção é o indicado entre parênteses. Se eu vendi 200 opções PETRC88 a 0,70 significa que embolsei 200 x 0,70. Embolso a grana quer seja exercido ou não.

Se o tomador (o cara que comprou as opções) as exercesse eu seria obrigado a vender minhas ações. Mas ele não o fará porque comprando no mercado fica mais barato que exercer ao preço que combinamos.

As opções são cobertas porque eu utilizei ações na minha carteira como garantia; se o tomador exercesse o direito de compra, eu cobriria a venda com minhas ações.
cfcblaster
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Acertou mais ou menos metade Laughing

Eu lancei (vendi) opções de compra, ou seja, quem comprou as opções tem a opção de comprar VALE5 a 50,00 e PETR4 a 88,00 de mim no dia do vencimento (hoje 17/03/08 ). Se ele resolver exercer a compra, sou obrigado a efetuar a venda.

Mas e se vc quiser sair da posição de lançador? Alguem "pegar" sua responsabilidade (contrato) de lançador das opções ou vc é obrigado pela CVM a ficar como lançador até o vencimento?

Outra pergunta: Porque um cara compra uma opção de compra, esperando exerce-la com um valor esperado maior do que o atual no mercado a vista?

Citação:

O prêmio para cada opção é o indicado entre parênteses. Se eu vendi 200 opções PETRC88 a 0,70 significa que embolsei 200 x 0,70. Embolso a grana quer seja exercido ou não.

Vc só perderia $$$ se chegasse no preço-alvoda opção (Vale(50) e Petro(8Cool), certo?

Citação:

As opções são cobertas porque eu utilizei ações na minha carteira como garantia; se o tomador exercesse o direito de compra, eu cobriria a venda com minhas ações.

Isto é, vc teria que distribuir 200 das suas ações para a certeira dos compradores da opção ou só o valor do premio correspondente a 200 ações?

Editado pela última vez por cfcblaster em Seg Mar 17, 2008 3:53 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
DAg+
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Maurício, você estipula o preço que quer pelo seu lote?

Se sim, como dá pra saber se o que você tá pedindo tá dentro da realidade?

Você sabe se existe mercado pra bradesco ou só petr, vale e telemar que são as que possuem maior liquidez?
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 4:31 pm    Assunto: Responder com Citação

cfcblaster escreveu:
Mas e se vc quiser sair da posição de lançador? Alguem "pegar" sua responsabilidade (contrato) de lançador das opções ou vc é obrigado pela CVM a ficar como lançador até o vencimento?

Se eu quiser sair, posso recomprar as opções que vendi. Por exemplo, lancei 200x PETRC88. Eu poderia ir lá e tomar 200x PETRC88 de outra pessoa. Ou então, poderia recomprar de uma opção com strike mais baixo (PETRC84 por exemplo). Aí se eu fosse exercido, eu exerceria a compra de outra pessoa só que mais barato, e lucraria como um daytrade.

Citação:
Outra pergunta: Porque um cara compra uma opção de compra, esperando exerce-la com um valor esperado maior do que o atual no mercado a vista?

Isso, o tomador aposta que o preço da ação no dia do vencimento estará acima do strike. E o lançador aposta no contrário, de que o preço da ação estará abaixo do strike.

Citação:
Vc só perderia $$$ se chegasse no preço-alvoda opção (Vale(50) e Petro(8Cool), certo?

Não, eu não perderia de jeito nenhum. Por isso o título do tópico é "Usando Opções de Forma Segura". Leia o início do tópico para entender o porque.

Citação:
Isto é, vc teria que distribuir 200 das suas ações para a certeira dos compradores da opção ou só o valor do premio correspondente a 200 ações?

Teria que vender as ações, não o prêmio. O prêmio sou eu (lançador) que recebo.

DAg+ escreveu:
Maurício, você estipula o preço que quer pelo seu lote?

Sim.

Citação:
Se sim, como dá pra saber se o que você tá pedindo tá dentro da realidade?

Do mesmo jeito que a compra de ações "normais" no mercado à vista. As opções tem uma cotação que pode ser acompanhada no homebroker e no book de ofertas.

Citação:
Você sabe se existe mercado pra bradesco ou só petr, vale e telemar que são as que possuem maior liquidez?

Só pra Vale e Petr. Telemar às vezes (mas não me interessei em pesquisar essa porque não tenho Telemar na carteira).

Editado pela última vez por mauriciokatayama em Seg Mar 17, 2008 4:44 pm, num total de 1 vez
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 3 de 7

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!