Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Destrinchando as NTN

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 12:06 pm    Assunto: Destrinchando as NTN Responder com Citação

Vamos pegar um exemplo:

NTNB 150545 15/05/2045 6,56% - R$ 1.614,05 -

Arrow Ou seja, anualmente, vai render IPCA + 6,56% até 2045?

Arrow Ele paga cupom semestral de juros... Como saber de quanto será? É igual todo ano, em termos porcentuais?

Arrow IR... Quando ele vai morder nosso rendimento? No pagamento do cupom? E vai ser de quanto, visto que o prazo é longo tambem?

Arrow A parcela da inflação é corrigida semestralmente também?

A minha idéia de proteção do capital por meio de NTN é a seguinte:

Invisto X. Todo ano ele será corrigido pela inflação, mantendo meu poder de compra. Ao mesmo tempo, receberei juros semestrais, em cima do valor já corrigido pela inflação. EX:

Invisto R$1000. Em um semestre tenho R$1050, sendo R$20 de inflação e R$30 serão pagos em forma de cupom. Permanecem investidos R$1020.

No próximo semestre a mesma coisa, sempre mantendo o poder de compra.

Estou entendendo corretamente???

Agradeço a ajuda!!!!!
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 10, 2008 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Sim é isto mesmo.

Mas complemento com 4 coisas:

1-Você quer pegar os cupons mesmo? Porque tem um titulo chamado NTNB-Principal que não tem este resgate semestral e sim no final do prazo você pega tudo o que rendeu.

2-No caso do IR, para resgates/cupons até 6meses é 22,5%, de 6-12 20%, de 12-24 17,5% e de 2 anos pra cima 15%.

3-O rendimento do IPCA é mensal. Mas como seus resgates são semestrais, você só vai "sentir" o IPCA semestral. A menos que você negocie antes.

4-Você esta mesmo de olho neste titulo com vencimento em 2045? Aposta numa alta da inflação e um corte na taxa de juros? Pois tem titulos com vencimentos em 2010 com 7,86% + IPCA. E muitos outros com taxas muito boas.

Espero ter ajudado. Abraços!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu Fabio!

1- Eu prefiro assim, para me acostumar à geração de um fluxo de caixa. Nada impede que eu invista este mesmo dinheiro, ou, quem sabe, viva com ele e invista o salário até para se acostumar com a IF.

1.1 - Imagine. O seu rendimento do cupom é o seu "salário" que vc dá a si mesmo. Com o seu salário normal, vc dá a si mesmo "aumentos" (na forma de complementar o capital investido na NTN, aumentando o valor do cupom) a cada semestre. Interessante né?

1.2 - Mas isso é mais pro futuro próximo.

2 - Então quer dizer que paga-se taxas diferentes de acordo com o tempo "de casa"? Ou seja, se eu ficar com o título por mais de 2 anos pagarei 22,5% em cima do primeiro cupom, 20% sobre o segundo etc?

2.1 - Mas esse imposto seria em cima do quê? De todo o rendimento, incluindo o reajuste relativo ao IPCA, ou apenas relativo ao rendimento do cupom?

3 - Então se eu decidir sacar o dinheiro, ele estará corrigido mês a mês?

4 - Eu acredito em alta da inflação e baixa no juros sim, agora em relação ao prazo provavelmente escolherei a com a melhor taxa.

Obrigado pela Idea
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 3:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:

1- Eu prefiro assim, para me acostumar à geração de um fluxo de caixa. Nada impede que eu invista este mesmo dinheiro, ou, quem sabe, viva com ele e invista o salário até para se acostumar com a IF.

1.1 - Imagine. O seu rendimento do cupom é o seu "salário" que vc dá a si mesmo. Com o seu salário normal, vc dá a si mesmo "aumentos" (na forma de complementar o capital investido na NTN, aumentando o valor do cupom) a cada semestre. Interessante né?

1.2 - Mas isso é mais pro futuro próximo.

1 - Eu penso em algo assim também, alem do dinheiro valorizar com a inflação ter uma renda passiva, assim como um imóvel. Mas com um investimento muito mais liquido.

1.1 - No meu caso eu penso em um "aumento" atrelado a inflação. Para mim, ter um aumento variado ao IPCA já esta de bom tamanho.

Citação:

2 - Então quer dizer que paga-se taxas diferentes de acordo com o tempo "de casa"? Ou seja, se eu ficar com o título por mais de 2 anos pagarei 22,5% em cima do primeiro cupom, 20% sobre o segundo etc?

Sim
Citação:

2.1 - Mas esse imposto seria em cima do quê? De todo o rendimento, incluindo o reajuste relativo ao IPCA, ou apenas relativo ao rendimento do cupom?

Neste caso o imposto é sobre o cupom. O imposto sobre o rendimento da inflação e etc é no final do prazo.

Citação:

Sim.

Citação:

4 - Eu acredito em alta da inflação e baixa no juros sim, agora em relação ao prazo provavelmente escolherei a com a melhor taxa.

Obrigado pela Idea

Lembre-se que quanto maior o prazo menor a taxa, isto se deve ao fato do governo não ter certeza do dia de amanhã. Imagine quem compro um titulo em 2000 com vencimento em 2016. Esta pessoa pegou um titulo com 20% de rendimento sendo que agora em 2008 a selic ta em 11,25%. Até 2016 esta pessoa vai ta com um rendimento bom pra kct.
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é né?

Quem me dera ter uma boa soma nessa época... dinheiro fácil com baixo risco.

Citação:
1.1 - No meu caso eu penso em um "aumento" atrelado a inflação. Para mim, ter um aumento variado ao IPCA já esta de bom tamanho.

Mas aí não seria um aumento real, apenas manutenção do poder de compra.

E última pergunta... dá pra saber de antemão o percentual dos cupons? São iguais todo ano ou variam conforme o "gosto" do Tesouro?
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 12, 2008 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Estes são os titulos disponiveis para compra direta:

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos/consultatitulos.asp

CARAMBA!! Faz tempo que eu não via NTN-C a venda!! É a mesma coisa que NTN-B mas em vez do IPCA é atrelado ao IGP-M. Faça sua escolha!
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 12:14 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:

Citação:

Sim.

Somente há garantia de correção da inflação se aguardar até o vencimento. Antes disso pode-se ganhar ou perder da inflação. Títulos de longo prazo são os mais arriscados se sacar antes do vencimento podendo até ter perdas significativas. Por exemplo o título que vence em 2045, se comprar este título hoje e daqui uns 6 meses o juros tiver ipca+9% devido uma crise e resolver sacar vai perder algo como uns 15% do dinheiro que investiu, vai sair com menos do que aplicou, ou seja, nao tem garantido a inflação se sacar antes.

Nao é possível comprar ntn-C este valor mostrado na tabela é de recompra as quartas feiras para quam já tem o título e quer sacar.
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 13, 2008 12:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah é, ontem foi quarta feira. Obrigado pela correção robsp.

Você conhece algo sobre o mercado secundário? Este é um ponto que eu sei pouco a respeito. É possível operar nele?
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 1:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu sei que o preço da letra pode variar conforme o mercado, mas eu queria saber, se essa taxa de juros anunciada, no caso 6,56%, é mantida fielmente a cada ano, ou se ela pode mudar ao sabor de seja lá quem tenha poder sobre o tesouro. Question Question Question
Branquim
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação

A taxa do título que você comprou é mantida fielmente. Mas a dos títulos disponíveis para compra, sempre variam.

[]'s
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mar 17, 2008 3:25 pm    Assunto: Responder com Citação

hmmmm

tudo vai ficando mais claro.... Very Happy

Obrigado!
robsp
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 19, 2008 12:54 am    Assunto: Responder com Citação

Somente mais um detalhe , quando você compra , como exemplo, uma única NTNB que paga cupons por 1.614,05 o que você tem garantido é o seguinte:

No exemplo que deu vai receber no vencimento , 15/05/2045 , o valor nominal atualizado do título (VNA) que vale hoje:

R$ 1.709,275247

O Valor é atualizado mensalmente pelo IPCA , vide

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/vna.asp

A cada 6 meses também vai receber 2,96% do valor sobre o VNA que dá aproximadamente

R$ 50,59

Resumindo, você empresta hoje 1.614,05 pro governo e ele garante te pagar em 2045 1.709,27 , sendo este valor corrigido mensalmente pela inflação mais R$ 50,59 a cada 6 meses sendo este valor também corrigido pela inflação e não que seu dinhero vá render exatamente IPCA+6,56% aa.

Este valor é um cálculo de matemática financeira que está explicado no site do Tesouro Direto, que recebendo este valor no final e recebendo estes cupons semestrais e replicando tudo na mesma NTN seria equivalente a uma aplicação que rendesse ipca + 6,56%. Porém este cálculo é apenas teórico, pois só daria este valor se não fosse cobrado nenhum IR sobre os cupons, não pagasse nada de custódia e que a taxa do título ficasse constante de 6,56% nos próximos 37 anos. Estas situações não ocorrem na prática, se o juros subir vai receber mais que o esperado pois na hora de reaplicar o cupom vai receber uma correção maior, se o juros cair vai receber menos na hora de reaplicar o cupom semestral governo.

Somente na NTNB Principal, que o governo te paga tudo no final, é que as taxas são aquelas que estão no site. Títulos que tem cupom você tem o risco do reinvestimento pois não dá pra saber por quanto você vai conseguir reaplicar seus cupons semestrais.
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 19, 2008 10:45 am    Assunto: Responder com Citação

No caso de eu não reaplicar os cupons eu então vou ter no final a variação do IPCA?

Eu não entendi esse negócio de reaplicar os copons.

Outra coisa, este cálculo real que você citou, é o mesmo que eles usam para o simulador certo?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Tesouro Direto Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!