Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

PRBC4 - Paraná Banco

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 07, 2008 10:00 pm    Assunto: PRBC4 - Paraná Banco Responder com Citação

Paraná Banco, é um banco múltiplo especializado em crédito consignado com desconto em folha de pagamento = DINHEIRO QUENTE.

É o pioneiro nesta modalidade e ele está operando hoje com mais de 700 convênios com entidades públicas e privadas e atuando com uma base de clientes de baixo risco.

Por Baixo risco eu que sou conselheiro fiscal em uma cooperativa de crédito entendo bem, a fatia da carteira deles classificada como “D” a “H” reduziu-se de 5,6% em dezembro de 2006 para 4,2% em dezembro de 2007. Isso já é baixo pra caramba.

Isso quer dizer que os maus pagadores de mais de 61 dias (que são classificados como risco D pra frente) sem pagar reduziu o percentual de um ano para o outro, e o restante 95,8% é tudo bom pagador!!! E olha só que impressionante a carteira de crédito deles aumentou, ou seja, teve mais gente pegando dinheiro emprestado, ela teve um crescimento de 88% de 2006 para 2007.

Para ser mais exato: A carteira de crédito atingiu o total de R$1,2 bilhão em 31 de dezembro de 2007, 88,1% superior aos R$623,2 milhões, registrados em 2006.

Os estudos de mercado, principalmente da parte do Banco Central, para o crédito consignado são de um crescimento constante de 35% para o exercício de 2008 e 35% para o ano de 2009, e a administração entende que eles estão extremamente preparados para aproveitar esse crescimento e quem sabe até suplantar esse crescimento. Para corroborar com esse fato em 2007 eles tiveram um crescimento de 40% somente considerando o crédito consignado.

Em 15 de janeiro de 2008 comunicaram ao mercado a conclusão do processo de aquisição da J. Malucelli Seguradora, passando, desta forma, a deter 100% de seu capital. As sinergias a serem exploradas com a J. Malucelli Seguradora vão impulsionar o desenvolvimento deste segmento, principalmente com o compartilhamento da base de 18.600 clientes e a expertise em análise de crédito da seguradora.

Os prêmios emitidos pela J. Malucelli Seguradora atingiram R$ 210,3 milhões no ano de 2007, valor 90,1% superior comparados a R$ 110,7 milhões referente ao ano de 2006.

Eles atingiram a marca de 60 franquias no final de 2007, superando a meta inicial que era praticamente a metade disso, 30 franquias.

A estratégia que eles procuram é uma estratégia muito concentrada em maximização de resultados no médio prazo, então as políticas adotadas de consolidar canais alternativos para não ter uma dependência, para ter um controle sobre os custos de comercialização, o canal de franquias, explorar sinergia com a seguradora, tudo isso são pontos muito relevantes.

A seguradora não está precificada no preço da ação, o investidor ainda não está levando em consideração o potencial da seguradora na sua composição de preço, e outra ele está sendo vendido um pouco acima do valor patrimonial, ou seja, o que vc tá pagando é o valor do patrimônio dele, totalmente diferente da Vale, Weg, Petrobrás que vc paga mais que 5x o valor patrimonial como forma de prêmio para se associar a tal empresa.

Esse é um daqueles raros achados de empresas sendo vendidas com um puta de um desconto e grande crescimento vindouro.

Para quem gosta de avaliar dados fundamentalistas aqui estão:

P/L (preço/Lucro por ação) = 14,9
Preço/Valor Patrimonial da ação (P/VPA %) = 122
Liquidez Corrente Em 2006: 1,40, já em 2007: 1,56 (melhorou)
Margem Bruta acima de 50% nos anos de 2006 e 2007 (mucho bom)
Margem Líquida: 13,2% em 2006 e 21,26% em 2007 (Melhorou muito)
Retorno s/ Patrim.Líq. - 16,82 %
Lucro por Açao - 0,292 em 2006; e 0,636 em 2007
Preço da ação: R$ 9,09

Fica aí minha contribuição de um value investor para a comunidade, façam suas decisões e bons investimentos, isso não é recomendação de compra, lembre-se que você é responsável pelos seus atos de investimentos.

Para quem quiser ver com mais detalhes o resumo que postei, pode ler todo esse documento que ficará bem a par da situação: http://www.mzweb.com.br/paranabanco/web/arquivos/PARANABANCO_ER_20080131_port.pdf
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 08, 2008 12:22 am    Assunto: Responder com Citação

Oi FelipePL...

Olha... eu acho que neste caso (numa visão mais fundamentalista) tem que ficar de olho na administração do grupo Malucelli...

Aqui em Curitiba alguns da família são conhecidos e não possuem um bom currículo não...
Dá uma olhada nos links abaixo...

http://www.terra.com.br/istoe/1617/brasil/1617_parceiro_gato.htm

http://www.bocamaldita.com/modules/novidades/cronicas.php?cronica=428

OBS: isso não é recomendação de não compra, lembre-se que você é responsável pelos seus atos de investimentos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 1:30 am    Assunto: Responder com Citação

Ambas as 2 informações que vc postou acabei entrando em contato com pessoas ligadas ao Paraná Banco e advogados sell side e afirmaram que não tem nada correlacionado com as atividades referentes do Paraná Banco.

Mas com certeza um olho mais aguçado na administração é de ótima valia. Honestidade na administração é fundamental conforme Buffet já preconiza a mais de 50 anos.

Obrigado pelas informações, é por isso que gosto desse fórum, toda hora a gente aprende com os outros e vai atrás de informações.

Posso te dizer que fiquei seguro ao ouvir principalmente de pessoas não ligadas ao Paraná Banco e saber que essas infos não tem possibilidade de repercussão nos resultados financeiros do Banco, somente pode ter possíveis repercussões psicológicas por parte dos investidores em achar que é de elevado risco investir neles por causa dessas noções. E é nessas ineficiências do Mercado que se ganha dinheiro no longo prazo.

Porém com meu conhecimento que tenho do modelo de negócio que eles tem implementado eu to investido e com olhar de falcão em tudo e todos.

É como o Buffet fala: Invista em empresas que até um idiota consiga gerenciar, pq um dia vc pode ter certeza que haverá um idiota gerenciando.

O que prevalece no longo prazo é o modelo de negócio. Isso se resume a fazer um bom bottom-up.

Veja qto dinheiro da Petrobrás já foi desviado no passado, e veja se ela ainda não está de pé. It is the same thing man. A Petrobrás está acima da politicagem graças a Deus, hoje eu a vejo como um exemplo ótimo e animal da força das pessoas envolvidas, principalmente dos engenheiros que foram buscar capacitação profissional no exterior e voltaram para cá implementar e melhorar o negócio dela com a ajuda de vários trabalhadores brasileiros. É um baita exemplo para nosso país.

Se ater aos fundamentos do negócio é que prevalece ganhos exorbitantes no longo prazo.

Essa ação pelo meu modelo de estudo é pra valorizar mais que 80% dentro de 1 ano, vamos ver em Abril de 2009 como ela estará. Mostro a cara pra levar tapa. Ou como diz meu amigo CãoBravo, levar pedrada.
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 09, 2008 11:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Legal FelipePL, é isso mesmo... se você tem as suas convicções segue em frente...
Se eu souber de algo sobre o banco ou sua administração, que saia na midia daqui... eu trago pro forum....
Abraços...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 02, 2009 10:36 pm    Assunto: +200% de alta! Responder com Citação

Após mais de um ano sem posts, resolvi reativar esse tópico especialmente para parabenizar meu amigo FelipePL! Very Happy

Acabei de ver a rentabilidade dessa ação, e a PRBC4 acumula, somente nesse ano de 2009, uma valorização de impressionantes 216,47%!!! Shocked Shocked Shocked Shocked Very Happy Very Happy Very Happy

Parabéns FelipePL, vc demonstrou mais uma vez que é craque em análise fundamentalista! Very Happy

É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 12:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Além do Paraná, outros bancos menores também tiveram uma valorização muito alta esse ano, como o BicBanco, Pine e até mesmo o controverso Panamericano.

Todos os bancos médios foram muito penalizados no ano passado devido a crise, tiveram uma queda muito grande, diria até que injusta em alguns casos, assim como diversos outros ativos, e desde o início deste ano eles vem valorizando muito.

Mesmo com essa imensa valorização esse ano, o papel ainda não recuperou o preço de abril/maio do ano passado.
O pior momento foi entre outubro e dezembro de 2008, quando chegou a casa dos 2,10 por ação, bem longe dos 12,30 da época pré crise, e mesmo dos 9,00 da época do primeiro estágio da crise.

Quem acertou o fundo do poço, hoje, está rindo a toa... Very Happy

Calculadora de rendimentos online:
http://iff.investfacil.net/p/calculadora-de-rendimentos.html

Calculadora de ações e investimentos IFnet Financial: http://www.solucaoonline.net/if/files/IFnetFinancial.zip
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 2:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é eu vinha comprando ele a partir dos R$ 9,00 e fazendo preço médio desde que ele começou a cair, e comprei muitas ações dele do Pine, do Banco ABC e do Bicbanco qdo o Parana estava a R$ 2,40 e Bicbanco abaixo de R$ 2,00, e assim vai....só sei que minha carteira da recheada de ações que subiram mais de 100% com os preços médios que fiz qdo caia...

Juntando todas as ações do Paraná está acima de 130% de valorização na minha carteira.

Obrigado pela referencia, mas tb tem que ter conviccao como eu tive a continuar comprando mesmo caindo a R$ 2,00 e poucos....eu tava rindo a toa qdo comprei muitos e muitos lotes nas grandes quedas, agora das 15 a~ções que tenho em carteira somente 6 ações ainda possuem margem de segurança pra comprar.
cybertecario
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 7:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Grande FelipePL!

Primeiramente, parabéns pelas tuas análise e convicções!

Agora uma dúvida, sabedor que tu és um seguidor de Graham e só compras com uma boa margem de segurança, gostaria de saber, na tua opinião, qual o "preço justo" da ação. Creio que quando postaste pela primeira vez, no mínimo deveria ser seus R$18,00, por que tu deves de comprar com 50% de desconto.

Eu pergunto, por que ainda tenho dificuldades em trabalhar com análises de instituições financeiras.

Abraços

----Gaúcho da fronteira - Herdeiros da Pampa pobre.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2009 2:15 am    Assunto: Responder com Citação

Se você partir do principio simples que vc comprar ação de um banco com baixo risco de inadimplencia eminente vc tá comprando dinheiro por dinheiro.

Então pelo valor patrimonial vc ja tem um sinal, se o preço está abaixo do valor patrimonial significa que vc ta pagando a compra do banco por um valor menor do que ele possui de patrimonio, sendo assim, dinheiro vivo que pode ser convertido futuramente em dinheiro para vc, a velha historia de comprar R$ 1,00 por meros R$ 0,30 que foi o que aconteceu com esse banco nas grandes quedas, que comprei a rodo as ações diminuindo o preço medio em carteira. Hoje vc compra R$ 1,00 por R$ 0,90 centavos, ainda tá barato!!!

Outro ponto a ser considerado vc pode utilizar o fator de crescimento das receitas ano a ano, ou tb o qto de ROE ele está tendo ano a ano e descontar pela taxa Selic ou até por uma taxa de desconto maior, que é o que eu faço.

Fazendo uma conta rápida pra te ajudar....A média do lucro por ação em 1 ano foi de R$ 0,91, se ele crescer numa visão otimista 15% seu lucro ano a ano em 5 anos e vc ter uma taxa na perpetuidade de 3% ao ano somente, e usando uma taxa de desconto de 15% vc tem um preço-justo de R$ 12,46 o que dá uma margem de segurança de 62%

Note que coloquei e uso comumente uma taxa de desconto alta, de 15%, se vc considerar a taxa SELIC atual que está abaixo de 10% ao ano que é o que vc terá de retorno ano a ano se vc investir em um fundo de renda fixa com baixissima taxa de administracao, então se vc colocar 10% de taxa de desconto vc terá um preço justo de R$ 22,11, o que te fornece uma margem de segurança de 187%.

Vc veja que colocando uma taxa de desconto alta vc só investe com conservadorismo.

E se a coisa for pior do que imaginamos?
Crescimento de 5% ano a ano em 5 anos e 3% na perpetuidade e inserindo uma taxa de desconto de 15% vc obtem um preço-justo de R$ 8,52 o que dá somente 11% de desconto em relação ao fechamento de hoje.

Tu veja que incorporando premissas de crescimento bem abaixo da média historica do proprio banco vc tem um preço-justo quase igual ao fechamento de hoje. Tu imagina pq não comprar e segurar nas grandes quedas e/ou continuar comprando....

Outro ponto a se considerar é o dividendo, nas quedas o dividendo pelo banco estava maior do que 10% isso é muito dinheiro...imagina que em menos de 6 anos tranquilamente vc terá todo seu dinheiro de volta só pela taxa de crescimento de dividendos e pela alta taxa paga. Hoje ainda está em 5% o que não é desprezivel.

Outro é o P/L abaixo de 10, tb muito bom.

É como o Buffet fala....se vc não consegue enxergar o que tá barato e comprar na bacia das almas, é pq vc não sabe fazer as operações básicas da matematica, literalmente na frase célebre que ele falou a decadas atrás ele deu a entender o quao burro é o individuo que não consegue enxergar isso.

ELE FALOU: SE OS NUMEROS NÃO SALTAM A SEUS OLHOS É PQ REALMENTE VC NÃO ENTENDE.

Com isso vc destrona a questão de ficar se perguntando ai o MErcado ja subiu muito esse semestre...ai o Mercado vai cair.....que se dane isso, nem ligue...se atenha aos fundamentos e ganhe muito dinheiro e não perca tempo fazendo questionamentos que pouco vao lhe ajudar a ganhar dinheiro.

Espero ter esclarecido e ajudado.

Abs,
FelipePL.
cybertecario
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 09, 2009 11:51 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado FelipePL!

Como sempre, uma aula de AF.

Não havia cogitado algumas coisas que falaste, mas com certeza incorporarei nas próximas análises. Até por que, minhas dificuldades sempre foram com os setor de Bancos, onde meus cáculos nunca ficavam bons.

Abraços

----Gaúcho da fronteira - Herdeiros da Pampa pobre.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 10, 2009 11:14 am    Assunto: Responder com Citação

Mais uma excelente aula.

E como vc faz para analisar uma quantidade absurda de ações?
Gustavo_bl
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 10, 2009 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

É.... temos que aproveitar essas pechinchas...

Não tenho prbc4, mas tenho BICB4, que também continua com bons números.

Fazendo uma análise pelo GuiaInvest, usando essas premissas conversadoras do Felipe - tx crescimento 5, 5
% a.a, perpetuidade 3 e desconto de 15% , a margem de segurança chegou a 27%.

Se colocar taxa de desconto de 10%, o que seria mais realistas, a margem de segurança chega a 119%! Shocked

Link: http://www.guiainvest.com.br/analise/BICB4.aspx
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
SuperGeo
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Nov 04, 2009 3:49 pm    Assunto: Responder com Citação

FelipePL

Citação:
Outro ponto a ser considerado vc pode utilizar o fator de crescimento das receitas ano a ano, ou tb o qto de ROE ele está tendo ano a ano e descontar pela taxa Selic ou até por uma taxa de desconto maior, que é o que eu faço.

Legal, isso seria como o spread do EVA, só que utilizando o ROE como indicador da rentabilidade e a Selic como custo de capital não? É uma parada bastante interessante isso.

Só uma ressalva. Baseado no que aprendi, não sei porque gostam tanto do ROE. E se a empresa se entope de dívida pra aumentar os lucros? O lucro aumenta, o ROE aumenta, mas quem disse que esse capital foi empregado de maneira eficiente?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!