Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

De repente, milionário
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 31, 2008 11:44 am    Assunto: De repente, milionário Responder com Citação

Reportagem exibida no Globo Repórter
---

Citação:

Foi muito rápido, quase que em um piscar de olhos. Roberto Kuppê acordou pobre e, quando foi dormir, já era um milionário. A sorte no jogo transformou uma vida de privações em uma montanha de dinheiro. E de uma hora para outra, o mundo ficou ao alcance do bolso.
"É como se fosse um sonho poder fazer o que quiser. Ora estou aqui, ora estou na Dinamarca, onde quiser", diz ele.

Onde quiser e também onde ninguém gostaria de chegar. O dinheiro, que compra tudo, nem sempre vem acompanhado só da alegria.

"Tenho preocupações. Não com o dinheiro, mas com a inveja, com a ganância", ressalta Roberto, que nasceu no interior de Rondônia. Trabalhava em Brasília fazendo bicos como assessor parlamentar e há pouco tempo se mudou para o Rio de Janeiro.

Seis meses de Rio de Janeiro, três endereços diferentes. Uma questão de segurança. Depois de Copacabana, Roberto agora mora na Barra da Tijuca, a 50 metros do mar. A vista é bonita. "É o mar dos meus sonhos. Um sonho de criança que realizei agora. Mas nunca fiz nada para merecer essa coisa. Não sei o que fiz para merecer isso", diz.

Há limites de despesas para um milionário como esse? "Eu posso gastar R$ 5 mil por dia; 150 mil por mês", calcula Roberto, de 47 anos, sem filhos, solteiro. "Estou fazendo o edital de uma licitação", brinca.

Quem se casar com Roberto vai poder até escolher onde morar. Só no Rio de Janeiro, ele comprou três apartamentos – um deles de luxo. Pagou à vista. "Em um evento, cabem 300 pessoas, brincando", contabiliza.

Há menos de um ano, a realidade desse novo burguês era bem diferente. Era no primeiro andar de um prédio na cidade satélite de Guará II, em Brasília, que Roberto dividia os três cômodos da casa com os irmãos e os sobrinhos.

Uma noite de sábado que tinha tudo para ser igual a todas as outras: Roberto estava em casa, sem programa, quase sem dinheiro. Tinha R$ 50 no bolso, nenhum centavo no banco. Para matar o tempo, ele foi para o computador e se lembrou de que tinha apostado na Mega-Sena. Conferiu os números e levou o maior susto. O maior não, o melhor susto da vida dele. Foi difícil acreditar que aqueles R$ 12 que gastou na aposta viraram uma fortuna.

"Senti o mundo girar, fiquei tonto, a adrenalina subiu", lembra.

Em vez de euforia, o silêncio.

"Passei 48 horas escondendo, calado, sem falar nada com ninguém, por questão de segurança. Principalmente com o povo de casa, porque o pessoal fala muito, conversa, telefona", conta.

Quando resolveu falar, o sobrinho Márcio Filgueira da Silva e a irmã Luzia Silva foram os primeiros a saber.

"Não acreditei e fui descendo. Quando ele falou comigo mais sério, eu voltei", lembra Márcio.

Luzia se emocionou quando viu tanto dinheiro na conta do irmão: R$ 19 milhões.

"Passávamos humilhações. Nunca passamos fome, mas passamos necessidade do básico, de não pagar o aluguel. Cortavam telefone, água, luz", conta Luzia, emocionada.

Chorava ela, chorava o sobrinho e também o sortudo do Roberto. "Chorei demais. Porque é toda uma vida que a gente leva. Pensava que tudo ia mudar, que as coisas iam ser diferentes, que todas aquelas angústias que a gente tinha por causa de dinheiro iam acabar", lembra o empresário.

Essa emoção foi por pouco tempo. Ele tratou logo de espalhar a notícia e comemorar. Reuniu os parentes, os amigos e, com eles, começou a passear pelo Brasil.

"Nós começamos a viajar para sair do foco de Brasília. Fomos para Porto de Galinhas, Cabo Frio, Búzios. Todo mundo de avião. Variava entre 30 e 40 pessoas. Às vezes, praticamente lotava um avião com a família Silva", conta.

Durou dois meses a farra de viagens. Luzia, que estava acostumada a conviver com dívidas, passou a administrar a fortuna do irmão.

"Ele me mandava depositar para todos os amigos dele que pediam. Eu fazia o que ele mandava. Pediam R$ 10 mil, R$ 15 mil", conta Luzia.

"Ele depositou R$ 10 mil na minha conta. Acho que gastei R$ 10 mil em dois dias, não sei em quê", diz Márcio.

E a gastança continuou. O milionário generoso comprou uma frota de 20 automóveis para presentear os amigos e a família. A cada um dos oito irmãos ele deu uma casa. A de Luzia tem carrão na garagem, piscina, conforto. Para quem mal conseguia pagar aluguel, a vida mudou da água para o vinho.

"A diferença é grande porque o padrão melhorou. Eu comprei coisas melhores, mais do que eu sonhava ter", diz Luzia.

A generosidade de Roberto alcançou também os conterrâneos doentes. Ele comprou uma casa em Brasília só para acolher pessoas de Rondônia em tratamento médico. Sem esse apoio, a dona de casa Raquel Ferreira não teria ido. A cirurgia do filho, de 4 anos, já estava marcada. Uma pedra enorme foi retirada de um dos rins do menino. Mas a família não tinha dinheiro para pagar comida e hospedagem. Ela conta que já está no abrigo há mais de três meses. "Sem gastar nada: comida, dormida, transporte", ressalta.

A funcionária pública Raimunda Costa passou por uma cirurgia para retirada de um tumor no cérebro. Ela também agradece a acolhida. "Foi um presente de Deus chegar a Brasília e me deparar com um homem de um coração desse tamanho", comenta.

E quanto custa tudo isso?

"Acho que meu irmão já gastou de R$ 12 a R$ 13 milhões", calcula Luzia.

Roberto diz que não sabe direito quanto ainda tem no banco. Aplicou uma parte, comprou empresas falidas. Mas ainda se considera um homem rico.

"Eu acho que tenho muito dinheiro. Estou entre os milionários do país, realmente", conclui.

Achei interessante a reportagem, mostra claramente a realidade de uma pessoa.

Uma pessoa que não tem preparação e educação financeira, não importa o quanto dinheiro tenha, voltará a viver na sua realidade, com valores e padrões em que está acostumado e sabe lidar.

Infelizmente imagino que esse é mais um típico caso que da mesma forma que ficou milionário do dia pra noite, voltará a ser pobre da noite pro dia, também qdo menos esperar.

E que tudo não passará apenas de um lindo sonho que depois disso tudo, pode até acabar virando um pesadelo.

Ao menos acertou em uma coisa, comprando uma casa em Rondônia para acolher pessoas em tratamento médico.

Seria bacana se fizessem uma outra reportagem com esse mesmo ganhador da mega-sena daqui uns 6 meses (será que o que ainda resta dura isso tudo?) Rolling Eyes

Triste mas é a realidade!

Link para quem quiser assistir:
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-19796-2,00.html

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rich Fabio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 31, 2008 12:21 pm    Assunto: Responder com Citação

o cara gastou de 12 a 13 milhões Shocked , tomara que agora ele consiga administrar o que sobrou , que ainda é um dinheirão.

A caixa tem um programa para quem ganha na mega sena, com psicologos, e economistas, para evitar isso mesmo. Acho que se não fosse isso ele nem teria aplicado uma parte do dinheiro.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Jun 01, 2008 8:36 am    Assunto: Responder com Citação

Esse cara está sem controle financeiro nenhum. Nesse ritmo, em pouco tempo volta a ser pobre. É provável que nos cálculos de "posso gastar 5k por dia" ele não tenha levado em conta os custos mensais dos passivos que ele está comprando pensando que são ativos, e nem os efeitos do imposto de renda e da inflação.

Por exemplo, quando você compra um apartamento de luxo na Tijuca, não basta pagar a vista e pronto. Ele gera um custo mensal com condomínio e um custo anual com IPTU. A frota de 20 carros de luxo, gerará grandes custos mensais com manutenção e anuais com IPVA.

Lamentavelmente a maior parte dos ganhadores de loteria (não só no Brasil, mas no mundo todo) perdem toda a fortuna após alguns anos, devido à falta de educação financeira.

O lado positivo é que ele destinou parte da verba para ajudar aos necessitados. Em seu lugar porém eu teria destinado o dinheiro a uma aplicação financeira para esta finalidade específica, e os juros desta aplicação seriam integralmente destinados à caridade. Desta forma a ajuda permaneceria para sempre, não seria algo pontual.
RodrigoMS

MensagemEnviada: Dom Jun 01, 2008 9:54 am    Assunto: Responder com Citação

Ontem na globonews mais específicamente no programa conta corrente assisti uma entrevista que fala justamente da educação finaceira no Brasil. A CVM juntamente com o BC estão juntando forças para fazer pesquisas sobre como anda a educação financeira no país e um levantamento de quantas instituição brasileiras visam esta atividade. O plano deles é criar uma matéria ou atingir de alguma outra forma principalmente CRIANÇAS de 6 anos e pobres (para que estas sejam multiplicadores para seus pais), a exemplo de como foi feito no reino unido se não me engano. Eles já contactaram o MEC e parece que o projeto está andando... Smile
Realmente se tivermos educação financeira desde criança o brasil pode crescer muito economicamente e reduzir drásticamente a forte desigualdade social em que vivemos. Wink E ainda de quebra estes "milionários derrepente" (que já seriam educados financeiramente) consegueriam segurar sua fortuna por MUITO mais tempo! Very Happy
Rich Fabio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 05, 2008 2:03 am    Assunto: Responder com Citação

para quem quiser ver o ganhador ROBERTO KUPPÊ desse prêmio ele deu uma entrevista no jô soares.

primeira parte:

http://www.youtube.com/watch?v=mDIFILJfDyQ

segunda parte:

http://www.youtube.com/watch?v=pwHvb_Iupl0&feature=related
Guilherme Moreira Sebold

MensagemEnviada: Qua Dez 03, 2008 1:50 pm    Assunto: Responder com Citação

festenhas escreveu:
Nossa, imagem se tivesse acumulado um sorteio a menos, o cara já ia estar de volta na vidinha de ser empregado.

Não sai da minha cabeça que no Brasil deveria ter uma disciplina obrigatória no ensino fundamental de educação financeira. Deveriam fazer voltar aquela velha disciplina 'educação moral e cívica' com o acréscimo de um 'e financeira' para educar o povo e construir um país de pessoas mais educadas financeiramente. O País só teria a ganhar e as pessoas que ganhassem na sena iam ajudar o país a crescer ainda mais.

Concordo plenamente
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 03, 2008 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Se eu ganhase uns milhões ia dar uma boa viajada e investir muito bem o dinheiro sem arriscar o principal.Ia comprar aqueles títulos de cumpom com vencimento lá pra 2045 indexads a inflação e ia curtir a vida.
Dom Cielo
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 10, 2008 10:35 am    Assunto: Responder com Citação

Para a sorte do nosso amigo, espero que a gastança tenha parado por aí, mas acho difícil. Alguém que sai distribuindo dinheiro e nem lembra onde gastou, que simplesmente "torra" 12 milhões, não tem o mínimo preparo para preservar o restante, o que já seria muito bom, quanto mais para fazer este dinheiro crescer. Uma pena...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
marcusnunes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 1:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Nossa... esse cara sabe como gastar o dinheiro hein.

Quero ver como vai pagar os impostos e a manutenção desses passivos quando o dinheiro acabar. :(

Alguém sabe o que aconteceu com ele?

Editado pela última vez por marcusnunes em Qua Set 30, 2009 11:17 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 3:12 pm    Assunto: Responder com Citação

O pior, é que se não me engano, ele mandou um e-mail pra mim depois que esse tópico foi criado. Assustado

Não lembro o que ele falou ... mas foi meio que xingando a gente por "não apoiar" o que ele estava fazendo com o dinheiro. Smile

Mas não tenho 100% de certeza disso não, hehehe.
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 4:06 pm    Assunto: Re: De repente, milionário Responder com Citação

Tenshi escreveu:

Achei interessante a reportagem, mostra claramente a realidade de uma pessoa.

Uma pessoa que não tem preparação e educação financeira, não importa o quanto dinheiro tenha, voltará a viver na sua realidade, com valores e padrões em que está acostumado e sabe lidar.

Infelizmente imagino que esse é mais um típico caso que da mesma forma que ficou milionário do dia pra noite, voltará a ser pobre da noite pro dia, também qdo menos esperar.

E que tudo não passará apenas de um lindo sonho que depois disso tudo, pode até acabar virando um pesadelo.

Ao menos acertou em uma coisa, comprando uma casa em Rondônia para acolher pessoas em tratamento médico.

Seria bacana se fizessem uma outra reportagem com esse mesmo ganhador da mega-sena daqui uns 6 meses (será que o que ainda resta dura isso tudo?) Rolling Eyes

Triste mas é a realidade!

Link para quem quiser assistir:
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-19796-2,00.html

Concordo em gênero, número e grau.
Uma pessoa que não sabe nem quanto dinheiro tem na conta, com certeza vai ficar sabendo só quando tiver zerada e tiver que começar a vender tudo que comprou pra pagar o resto que sobrou.
marcusnunes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Set 30, 2009 11:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
O pior, é que se não me engano, ele mandou um e-mail pra mim depois que esse tópico foi criado. :|

Não lembro o que ele falou ... mas foi meio que xingando a gente por "não apoiar" o que ele estava fazendo com o dinheiro. :)

hahaha
Que coisa Zé.
Ele achou o tópico mas nem virou membro do clube.

Bom... achei o twitter dele e lá está dizendo "empresário". haha
Deve ter aprendido a controlar o que sobrou... ou não. :)
jungleguy

MensagemEnviada: Ter Out 27, 2009 6:50 pm    Assunto: Responder com Citação

festenhas escreveu:
Nossa, imagem se tivesse acumulado um sorteio a menos, o cara já ia estar de volta na vidinha de ser empregado.

Não sai da minha cabeça que no Brasil deveria ter uma disciplina obrigatória no ensino fundamental de educação financeira. Deveriam fazer voltar aquela velha disciplina 'educação moral e cívica' com o acréscimo de um 'e financeira' para educar o povo e construir um país de pessoas mais educadas financeiramente. O País só teria a ganhar e as pessoas que ganhassem na sena iam ajudar o país a crescer ainda mais.

Então, li esse tópico hoje e acabei encontrando isso: http://www.vidaedinheiro.gov.br/Enef/Default.aspx

Talvez seja um começo não? Acredito que as coisas podem melhorar, e vão melhorar com o passar do tempo, e acho que todos nós somos responsáveis por isso. Precisamos ajudar a criar uma cultura maior do que nós em todo o país! Very Happy

Ok, viajei agora, mas é sério, temos que fazer como o homem mais rico da babilônia! Very Happy
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Nov 26, 2009 6:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
O pior, é que se não me engano, ele mandou um e-mail pra mim depois que esse tópico foi criado. Assustado

Não lembro o que ele falou ... mas foi meio que xingando a gente por "não apoiar" o que ele estava fazendo com o dinheiro. Smile

WTF!?

Quem mandou email pra vc, Zé?

O Papai Noel da Mega Sena? Shocked

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Nov 27, 2009 1:07 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Que bom que ele leu o fórum. Espero que ele tenha lido o meu post e se incomodado (ou revoltado) com o que escrevi. Tenho a esperança que dessa raiva possa surgir alguma reflexão. Ou não...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!