Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

De repente, milionário
Ir à página Anterior  1, 2, 3

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 12:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois vou aproveitar aqui o topico e fazer uma auto-crítica:

"Eu sou dos que se achavam muito inteligentes, estudou bastante, tem ótimas oportunidades na vida e era ARROGANTE financeiro."

Pq arrogante? Pq era incompetente e me achava inteligente. A real é que em vez de aprender a lidar com meu dinheiro, eu sempre "blasfemei" os meus trabalhos e minha renda (que na realidade, hoje vejo, não tinham a remuneração ruim que eu sempre achei que tivessem).

Sou formado em engenharia, tenho 2 pós-graduacoes nas costas e pasmem, já fiz curso financeiro (profins, pra ser exato, com melhor média da turma inclusive).

Enfim, sempre falei, sempre entendi de tudo, nunca apliquei. Apesar de nunca ter sido esbanjador, nunca controlei meu dinheiro.

Em parte, educação recebida em casa pelos meus pais, que nao tem controle financeiro. Em parte, arrogancia e incompetencia da minha parte. Sempre me achei manjador, e a bem verdade é que não manjo nada (alias, quanto mais se estuda, mais se tem noção do quão pouco se sabe)

Quero dizer que esse ano de 2011, apesar de já vir investindo algumas coisas, abriu-se de uma forma diferente pra mim. Estou realmente empolgado com o tema (estou batendo carteirinha aqui no site tem alguns dias, como podem ter notado) e vou me aprofundar muito.

Educação financeira vai mais longe do que apenas saber lidar com dinheiro: me trouxe uma autoconfiança que fazia tempo que não sentida e tem se refletido na minha vida profissional. Estou muito mais produtivo (troquei de emprego tem pouco tempo), mais satisfeito, mas confiante e com mais vontade de crescer.

Nunca me meti em dividas e pra reagir a gastos mal planejados num mes, me tornava pão duro no mes seguinte (até com um certo sentimento de vingança contra mim mesmo). Mas enfim, isso acabou. Eu sempre estudei, sempre estive em faculdade e/ou cursos, mas 2010 foi um ano que resolvi não estudar e investir na carreira. Deu certo em parte, mas com certa melancolia, estava estudando a possibilidade de voltar ao meio academico e mais uma especializacao na minha área.

Mas agora, sinto muito, educação financeira é minha prioridade numero 1, assim como outros projetos engavetados (procrastinação, né?).

Queria de coracao agradecer todo o conteudo que vcs tem disponibilizado no site. Tenho humildade em reconhecer minhas atuais limitações, e confiança plena na minha capacidade.

Esse post foi mais um desabafo, em meio a pessoas que mal conhece, fugindo até das minhas caracteristicas (sou um tanto reservado), mas enfim, resolvi compartilhar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sbcverto
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Só pra acrescentar: Promovi um corte de custos absurdo na minha casa, ao ponto de estudar (com consentimento) até o perfil de consumo do celular de cada membro e alterar o plano de acordo com cada um.

Mudei plano de telefonia fixa e internet. Cortei custos e exigi estornos de até 50 centavos da conta telefonica, cobrados indevidamente.

Cancelei seguros desnecessários e atualmente estou fazendo uma devassa nas contas de água e luz. Meus pais nunca fizeram isso, sempre pagaram do jeito que vinha.

A cada real que corto (contabilizei quase $700 de economia mensal adqurida) sinto como se tivesse cotas de açoes disparando na bolsa.

Meu pai seguiu o exemplo e mudou varias coisas no escritorio dele, de cara, +$300 todo mes sobrando.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
marcusnunes
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 03, 2011 3:09 pm    Assunto: Responder com Citação

sbcverto escreveu:
Pois vou aproveitar aqui o topico e fazer uma auto-crítica:

"Eu sou dos que se achavam muito inteligentes, estudou bastante, tem ótimas oportunidades na vida e era ARROGANTE financeiro."

Pq arrogante? Pq era incompetente e me achava inteligente. A real é que em vez de aprender a lidar com meu dinheiro, eu sempre "blasfemei" os meus trabalhos e minha renda (que na realidade, hoje vejo, não tinham a remuneração ruim que eu sempre achei que tivessem).

Sou formado em engenharia, tenho 2 pós-graduacoes nas costas e pasmem, já fiz curso financeiro (profins, pra ser exato, com melhor média da turma inclusive).

Enfim, sempre falei, sempre entendi de tudo, nunca apliquei. Apesar de nunca ter sido esbanjador, nunca controlei meu dinheiro.

Em parte, educação recebida em casa pelos meus pais, que nao tem controle financeiro. Em parte, arrogancia e incompetencia da minha parte. Sempre me achei manjador, e a bem verdade é que não manjo nada (alias, quanto mais se estuda, mais se tem noção do quão pouco se sabe)

Quero dizer que esse ano de 2011, apesar de já vir investindo algumas coisas, abriu-se de uma forma diferente pra mim. Estou realmente empolgado com o tema (estou batendo carteirinha aqui no site tem alguns dias, como podem ter notado) e vou me aprofundar muito.

Educação financeira vai mais longe do que apenas saber lidar com dinheiro: me trouxe uma autoconfiança que fazia tempo que não sentida e tem se refletido na minha vida profissional. Estou muito mais produtivo (troquei de emprego tem pouco tempo), mais satisfeito, mas confiante e com mais vontade de crescer.

Nunca me meti em dividas e pra reagir a gastos mal planejados num mes, me tornava pão duro no mes seguinte (até com um certo sentimento de vingança contra mim mesmo). Mas enfim, isso acabou. Eu sempre estudei, sempre estive em faculdade e/ou cursos, mas 2010 foi um ano que resolvi não estudar e investir na carreira. Deu certo em parte, mas com certa melancolia, estava estudando a possibilidade de voltar ao meio academico e mais uma especializacao na minha área.

Mas agora, sinto muito, educação financeira é minha prioridade numero 1, assim como outros projetos engavetados (procrastinação, né?).

Queria de coracao agradecer todo o conteudo que vcs tem disponibilizado no site. Tenho humildade em reconhecer minhas atuais limitações, e confiança plena na minha capacidade.

Esse post foi mais um desabafo, em meio a pessoas que mal conhece, fugindo até das minhas caracteristicas (sou um tanto reservado), mas enfim, resolvi compartilhar.

Essa sensação de saber tudo nos impede de aprender coisas novas. Também já passei por isso. haha

Boa sorte com essa grande mudança de hábitos. Realmente, trará muitas coisas boas, mas só se forem colocadas em prática. :)

Abraço.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3
Página 3 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!