Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

 www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança



Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)


Mais um sub-prime? (desta vez aqui na America do Sul)

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
kikitsune
Nível 1

Nível 1<br>



Registrado em: Segunda-Feira, 21 de Mai de 2007
Mensagens: 83

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2008 3:43 pm    Assunto: Mais um sub-prime? (desta vez aqui na America do Sul) Responder com Citação

http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u421589.shtml

Citação:
Novos bancarizados podem virar o "subprime" latino-americano;
Toni Sciarretta

da Folha Online

A saúde do sistema financeiro latino-americano, em especial do brasileiro, sempre apareceu como um dos mais sólidos do mundo. Essa solidez foi, de certa forma, colocada em xeque nesta semana por um dos maiores bancos do mundo e o que mais investe no Brasil, o espanhol Santander.

As informações são de Toni Sciarretta, repórter do caderno Dinheiro da Folha. Ouça outros podcasts do jornalista.

Segundo Sciarretta, Francisco Luzón, diretor-geral responsável pelas operações do Santander na América, afirmou nesta semana que a rápida expansão do crédito, associada à crise nos mercados internacionais, deverá aumentar os atuais níveis de inadimplência nos bancos latino-americanos, incluindo o Brasil.

"A afirmação surpreende porque esse executivo é sempre uma das figuras mais animadas com futuro econômico da região, tanto que no ano passado ele deu o sinal verde para o Santander comprar o Banco Real por 10 bilhões de euros", declara o jornalista.

Sciarretta diz que a tese do executivo do Santander é que a piora ocorrerá não porque os sistemas de controle de risco dos bancos foram ruins ou negligentes -- o que aconteceu nos EUA--, mas porque há uma vulnerabilidade maior desses novos bancarizados. A maioria dos jovens, pessoas que acabaram de entrar no mercado de trabalho, estão comprando o primeiro carro em 80 prestações, são pessoas que ascenderam da classe D para a C.

"Ou seja, são pessoas com maior risco de perder o emprego ou de sofrer um baque caso as coisas não continuem indo tão bem até agora. Agora tudo isso é na América Latina como um todo, só que o Brasil é o país mais importante da região", comenta Sciarretta.

De acordo com o jornalista, as conseqüências para o sistema como um todo são bem conhecidas. "O aumento da inadimplência depois vira aumento dos prêmios de risco (leia-se aumento dos juros ao consumidor). E os bancos devem fazer provisões maiores, que é o dinheiro separado para devedores duvidosos", explica o repórter.

Sciarretta conta que o conselho do executivo do Santander, para todos os bancos que operam na América Latina, é de que estes devem começar a se preparar, desde agora, para esse cenário e que tenham sabido criar um colchão de segurança para os "dias de chuva".

O repórter diz que ao perguntar se isso se aplica também ao Brasil, o executivo do Santander colocou "panos quentes". Disse que os bancos brasileiros estão muito bem capitalizados, que eles possuem provisões altas, mas teve de admitir que, se a crise for longa, o Brasil não escapa. Luzón falou que talvez o país até sofra pouco do ponto de vista financeiro com a crise, mas deverá ser afetado pela desaceleração dos EUA e do mundo como um todo.


Essa tendência me preocupa há algum tempo. Tudo bem que as lojas "casas Bahia" fazem suaves prestações, mas não são por mais de 12 meses. Só que a cada dia mais e mais pessoas compram não duas ou três coisas desse jeito (infinitas prestações por 5 ou 6 anos!), mas cinco ou dez coisas: realmente fico preocupada com o efeito que teremos nos nossos investimentos a curto prazo.

Alguma luz sobre que tipo de catastrofe pode ocorrer e como minimizar os efeitos (tanto em termos pessoais quanto em termos nacionais: porque se toda a economia ficar uma merda, também perdemos)
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>




Registrado em: Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2007
Mensagens: 5131

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2008 4:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Kiki, lembra-se daquela palestra da Bovespa que assistimos em Fortaleza? O palestrante disse que o "subprime brasileiro" seria o carro: hoje em dia, qualquer pessoa sem qualquer condição de crédito consegue comprar um carro parcelado em 72x (os vendedores dão um "jeitinho brasileiro" e convencem o cliente a fazer o financiamento em nome da mãe ou outro parente).

Há duas coisas a se fazer face a esta situação: "como posso lucrar com isso?" e "o que posso fazer pra ajudar neste cenário?"

"Como posso lucrar com isso?"
Muitas pessoas compram carros e imóveis acima das suas realidades, reparando apenas no valor das prestações (e não no número de meses, nos juros cobrados, ou nos penduricalhos como TAC, correção e IOF). Acontece que qualquer alteração na realidade financeira desse pessoal fará com que eles percam a capacidade de manter o compromisso. É o momento ideal para comprar imóveis e veículos usados abaixo do valor de mercado: comprar dos endividados desesperados pra vender.

Se começar uma quebradeira geral, bancos, operadoras de crédito e financeiras e o setor de consumo seriam penalizados na Bolsa. Seria conveniente aplicar em outros setores.

"O que posso fazer pra ajudar neste cenário?"
Fazer o que fazemos aqui: discutir e divulgar Educação Financeira. O fórum já é um primeiro passo nesse sentido.
_________________
"Cada Real investido é um servo fiel que trabalha dia e noite para você."
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
hvfreitas
Nível 3

Nível 3<br>



Registrado em: Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007
Mensagens: 346

MensagemEnviada: Qui Jul 17, 2008 5:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Oq se pode fazer num subprime de carro?

Vender seu carro agora e esperar....

Se vc nao tem carro, espere mais....

Depois, se for precisar, compre no fundo do poço....
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.








Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!


Powered by phpBB © 2001, 2002 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB
Header design *Ícaro Pablo*