Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Vale privada, Petrobrás estatal

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

O que vc acha melhor?
Petrobras e Vale Privada.
85%
 85%  [ 6 ]
Petrobras e Vale Estatais.
14%
 14%  [ 1 ]
A vale poderia ter sido uma Pública-Privada, Como a Petro.
0%
 0%  [ 0 ]
Temos q Estatizar a Vale, isso soa como o nosso vizinho.
0%
 0%  [ 0 ]
Total de Votos : 7

Autor Mensagem
Rafa_SJC
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Out 17, 2008 1:55 am    Assunto: Vale privada, Petrobrás estatal Responder com Citação

E aí oq vc's acham dessa comparação?

Vale privada, Petrobrás estatal

Paulo Renato Souza, Domingo, 23 setembro de 2007

O Partido dos Trabalhadores e alguns dos chamados “movimentos sociais” lançaram uma campanha pela reestatização da Companhia Vale do Rio Doce disfarçada sob a forma de um plebiscito. O presidente Lula, como de costume, tirou o corpo fora, informando ao País que a iniciativa não era para valer, ou seja, trata-se de mera “brincadeirinha política”.

Entretanto, esta é uma boa oportunidade para responder com seriedade a três questões cruciais em relação ao processo de privatização da Vale:

Como empresa estatal, a Vale teria tido nestes últimos dez anos o espetacular desempenho que teve como privada?

Como empresa estatal, a Vale teria proporcionado ao Estado brasileiro os mesmos benefícios que proporcionou como privada?

Finalmente, à época da privatização, seu preço foi justo?

Para responder a estas questões devemos analisar a evolução da própria empresa antes e depois da privatização e também compará-la com a da Petrobrás, empresa de porte semelhante que permaneceu em mãos do Estado.

No período em que foi estatal, de 1943 a 1997, a Vale produziu em média 35 milhões de toneladas por ano, passando a 165 milhões depois da privatização. As exportações se multiplicaram quase 5 vezes, em valores monetários comparáveis. Os dividendos pagos à União triplicaram e os impostos pagos aumentaram 22 vezes. No dia da privatização, a Vale empregava 15 mil funcionários; hoje são mais de 55 mil empregos diretos.

Nos dez anos que vão desde a privatização da empresa, a receita da Vale cresceu 7,5 vezes e a da Petrobrás, 4,5 vezes; o emprego multiplicou-se por 3,5 vezes na Vale e por 1,5 na Petrobrás, isso tudo apesar de o preço do petróleo ter crescido mais que o do minério de ferro. Entretanto, nenhum desses números se justificaria se o governo tivesse dilapidado o patrimônio público, vendendo a Vale por um preço menor do que seu valor real.

O valor de mercado de uma empresa reflete a percepção dos investidores sobre sua rentabilidade futura, ou seja, o retorno financeiro do investimento. Isso significa que o valor de suas ações sintetiza as percepções em relação às possibilidades futuras de ampliação das receitas, de realização de novos investimentos lucrativos, de produção eficiente e de controle de custos. No dia de sua privatização, em 6 de maio de 1997, a Vale foi valorizada em US$ 10,4 bilhões. Quatro anos depois, no dia do chamado “descruzamento das ações”, em 15 de março de 2001, realizado para resolver problemas societários que afetavam a governança da empresa, seu valor era menor: US$ 9,2 bilhões. Nesse período, o preço de seu principal produto, o minério de ferro, se manteve rigorosamente estável. Ou seja, o valor da Vale em 1997 se manteve por quatro anos numa ordem de grandeza que correspondia efetivamente às percepções do mercado de então. O Estado brasileiro, portanto, obteve então um preço justo pela empresa.

Hoje, a Vale tem um valor de mercado de US$ 137 bilhões. Diriam que o preço do minério de ferro explica essa evolução. De fato, o preço do seu principal produto teve um expressivo crescimento desde 2001, multiplicando-se por 2,8 vezes. Não explica, porém, a multiplicação do capital da Vale em quase 15 vezes no mesmo período. Além disso, a Vale deixou de ser a sétima mineradora do mundo para se tornar a segunda. Essa valorização se deve à estratégia de crescimento da companhia adotada desde 2001 e à gestão eficiente, coisas que são induzidas por seu caráter privado.

No dia da privatização da Vale, a Petrobrás tinha um valor de mercado de US$ 22 bilhões. Hoje, seu valor é de US$ 146 bilhões. O preço do petróleo, porém, aumentou mais que o do minério de ferro nesse período: 4,3 vezes. Fazendo uma simples correlação com a evolução dos preços de seus principais produtos, e supondo que a Petrobrás nesse período tivesse tido políticas semelhantes às da Vale em gestão e investimentos, seu capital poderia ter sido multiplicado por 20 vezes, e não apenas por 7. Ou seja, a Petrobrás poderia chegar a valer hoje mais de US$ 400 bilhões com uma estratégia de gestão privada! Obviamente, esse é apenas um exercício simplificado para ilustrar o que poderia acontecer com práticas de gestão que enfatizassem o controle de custos, uma política de vendas mais agressiva e investimentos feitos com critérios econômicos, e não políticos.

Como empresas estatais, a contribuição da Vale e da Petrobrás, criadas por Getúlio Vargas, tiveram um papel central no desenvolvimento do País. Seus investimentos mais arrojados possivelmente não teriam sido feitos, não fora seu caráter estatal de então. Entretanto, cumprido seu papel estatal, a hora da privatização da Vale chegou e o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso teve a coragem de fazê-la há dez anos. É possível que a mesma receita não se aplique à Petrobrás e que ela deva permanecer em mãos do Estado, inclusive por razões estratégicas.

Os dados que apresentei demonstram duas coisas: o desempenho superior da Vale privada em relação ao período estatal em todos os indicadores econômicos e sociais e seu melhor desempenho econômico em relação à Petrobrás desde a privatização. Em outras palavras, o governo, o PT e os “movimentos sociais” prestariam melhor serviço ao País se passassem a cobrar melhores políticas e resultados da gestão da Petrobrás, em vez de lançarem a idéia esdrúxula da reestatização da Vale. Afinal, a Petrobrás pertence a todos os brasileiros e a gestão estatal está dilapidando nosso patrimônio ao não alcançar uma valorização compatível com a bonança de seu mercado nos últimos anos.

Paulo Renato Souza, deputado federal por São Paulo, foi ministro da Educação no governo FHC, reitor da Unicamp e secretário de Educação no governo Montoro. E-mail: dep.paulorenatosouza@camara.gov.br

http://www.estado.com.br/editorias/2007/09/23/opi-1.93.29.20070923.1.1.xml
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Abaco

MensagemEnviada: Qua Out 29, 2008 11:45 pm    Assunto: Responder com Citação

oi,

a vale quando era estatal era uma vergonha mas felizmente a Petrobras não está indo tão ruim nessa fase prospera (fora a crise),mesmo assim é uma estatal e até onde eu sei a admissão é por concurso publico então tem aquela certa estabilidade onde ninguem faz nada e ninguem perde o emprego.

a não ser que não seja assim lá.

a Vale foi vendida por dar prejuizo,pelo que parece a Petrobras está dando lucro.

isso me lembra que a companhia de energia (estatal) da minha cidade foi vendida pelo preço simbolico de R$ 1,00.

eu sou iniciante nesse assunto então não sei se to falando besteira Embarassed

[ ]'s
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 7:00 am    Assunto: Responder com Citação

Mas já imaginou se a Petro fosse privada ? Assustado
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Edmar Jr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 10:13 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Mas já imaginou se a Petro fosse privada ? Assustado

Nossa, se fosse privada certamente seria ainda mais eficiente e lucrativa!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
lpaiuta
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Out 30, 2008 7:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho que não da para comparar uma empresa privada com uma estatal, e vou além acho que é perda de tempo.

Uma empresa privada tem visões diferentes de estatais e que eu saiba a petrobras não é 100% do governo, talves esteja enganado.

Mas acho que comparar EP x EE é bobagem.

*'Salário fixo, pode trazer segurança, mas nunca riqueza. (Se você quer enriquecer tem que arriscar!).'

*'As pessoas tiram da vida exatamente o que investiram nela.'
Rafa_SJC
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 12:29 am    Assunto: Responder com Citação

lpaiuta escreveu:
Acho que não da para comparar uma empresa privada com uma estatal, e vou além acho que é perda de tempo.

Creio q não estamos comparando EE com EP, acho q o autor quiz mostrar a diferença de crescimeto entre as duas... a enquete é mais para ilustrar os pensamentos, mas se a CVRD dava prejú aí já são outros 1000 pq oq faltou foi uma gestão competente e investimento, daí para o governo fica complicado é mais fácil vender uma PUTA duma empresa, digo q tinha/tem um tremendo potêncial a preço de banana. Isso é ph*da!!! ver uma emprsa q tinha uma patrimônio de R$ 92 bilhões, ser vendida a R$ 2,1 bilhões. E q Somente no primeiro ano após a privatização, empresa teve lucro de R$ 10 bilhões... Vai falar q não teve coisa errada nisso? Ou mal calculada, para ficar no eufemismo...
lpaiuta
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 6:45 am    Assunto: Responder com Citação

È de se lamentar, mas isso não vai mudar nada, temos que lutar!
Se esperar alguma coisa do governo, vai estar perdido.

Abraço pessoal e bom dia!

*'Salário fixo, pode trazer segurança, mas nunca riqueza. (Se você quer enriquecer tem que arriscar!).'

*'As pessoas tiram da vida exatamente o que investiram nela.'
Rafa_SJC
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Out 31, 2008 11:12 am    Assunto: Responder com Citação

lpaiuta escreveu:
È de se lamentar, mas isso não vai mudar nada, temos que lutar!
Se esperar alguma coisa do governo, vai estar perdido.

Abraço pessoal e bom dia!

Com certeza.
kikitsune
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 03, 2008 4:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Em termos absolutos, depende se o país tem lucro.

Pode acontecer de uma empresa que antes era privada e se torne estatal dar lucro, tanto quanto o inverso. OK, o "normal" é o contrário, mas falo em termos estatísticos, não há probabilidade nula.

Porque isso depende de gestão e competência. E de punição aos incompetentes (não no sentido demitir, pois sempre vai brotar outro incompetente no lugar, como disse Gehringer). E creio todos concordam que for colocar uma gestão Parmalat(privada) no lugar da Petrobrás, vocês terão chiliques.

E aí que falo sobre se isso interessa em termos de retorno financeiro ao povo onde está a indústria. Se for um cabide de empregos de apadrinhados políticos terá de interesse para o país tanto quanto colocar nas mãos daquele empresário cuja esposa resolveu trocá-lo por um bombeiro, e reclamou do resultado final do silicone que ELE queria por na esposa. (então... só sei as fofocas, e nada dos métodos "arrojados" dele.)

Claro que se colocar alguém melhor, eu sou a primeira a comemorar, mesmo sem ter nada investido. (Menos desemprego significa um pouco menos criminalidade, e isso sempre é bom.)
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Dez 03, 2008 10:41 pm    Assunto: Responder com Citação

kikitsune escreveu:

Pode acontecer de uma empresa que antes era privada e se torne estatal dar lucro, tanto quanto o inverso.

kikitsune eu tenho horror a tudo que é publico sou quase um anarcocapitalista.

Tem cada história que eu ouço do Banco do Brasil de incopetência coisa debimental mesmo,a petrobras é outra que eu tenho horror meus colegas de faculdade só faltam********* para entrar na petro,por que tem estabilidade e o caramba.A petrobras é mediocre(perdeu seu melhor executivo para o Eike(OGX) e muitos bons funcionários) o Banco do Brasil mais ainda,Besc,Nossa Caixa e por ai vai.A minha faculdade UFRJ é outra coisa super mal administrada.

Perdoe o excesso de minhas palavras,mas só vi governo transformar empresa privada não lucratica em lucrativa injetanto muita $$$
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!