Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Será que estou tão errado assim?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
neo

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 2:33 pm    Assunto: Será que estou tão errado assim? Responder com Citação

Galera, um desabafo e tbm um pedido de opinião...

Estou tencionado seriamente a em breve tomar duas medidas importantes na minha vida financeira, uma mais light e outra mais hard.

1) Tenho um carro de 40k (completo ano 2005) e viveria tranquilamente com um carro de 20k (basicão 2006). Meu plano é ter esse valor da diferença para composição do colchão financeiro e um start para investimentos.

2) Tenho um apartamento de 140k, que ainda tem 60k financiados a uma parcela de 800 pilas mensais. Meu plano é vender o ape, pegar 80k de saldo e usar para investimentos, ao mesmo tempo em que moro de aluguel por um valor de 800 pilas ou menos.

Hoje pela manha revelei o plano numero 1 para meu chefe, um senhor de 53 anos e ele, um autentico "A", achou que eu faria um pessimo negocio, pq o custo/beneficio nao valeria a pena e tal e tal e tal e que eu podia comprar um Audi e o caramba rsrrs

Galera, sei que ja foi discutido isso aqui inumeras vezes, mas diante dos meus numeros e da minha aceitação em: "viver de aluguel (sou solteiro) e com um carro de 20k" em favor de um futuro financeiro num prazo de 10 anos muito mais saudavel do que é hoje vcs acham que estou enfiando os pés pelas mãos?

Até agora li uns 10 livros de educação financeira e to no clube. Sei que é pouco... Tudo em minha mente me leva a crer que sao duas boas medidas pensando nesse horizonte de 10 anos. Eu tenho capacidade de poupanca de 60% do que ganho, mas esse "capital inicial" teria reflexos, na minha visao, abusrdamente positivos a longo prazo. É como pensar assim: chegar ao primeiro milhao demora um cacetão de tempo, mas partir do primeiro para o segundo milhao eh mto mais susse.

Sera que devo ouvir meu chefe, que ainda esta na corrida dos ratos, ou escutar meu coração e seguir em frente, ainda que os que estao na matrix nao venham a me entender????

Valeu povo...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou te dizer que tens uma dificilima decisão pela frente ... muiiito difícil mesmo ...

Eu abri mão de bastante coisa quando mais novo, não me arrependo ...
Mas nunca abri mão já tendo a "coisa" ... então nesse ponto não posso te ajudar. Sad

Uma coisa é você ter um carro popular e ir para uma ferrari ... você se acostuma instantaneamente. Agora, sair de uma ferrari para um carro popular, você sente pacas ...

Pense beeem sobre o assunto.
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
fco_freire
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 6:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente é uma decisao muito pessoal e difícil.
Eu nem posso opinar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
neo

MensagemEnviada: Seg Set 22, 2008 7:16 pm    Assunto: poiZÉ Responder com Citação

Então Zé... eu queria muito ter sido experto quando era novinho... agora já tenho 30 (ainda sou novão rsrs) mas já carrego comigo alguns passivos clássicos de classe média. Agradeço a Deus por ter conquistado isso que conquistei ao longo desses 20 anos que trabalho... mas............ to indo em busca de algo de maior qualidade: IF.

Na real eu to super inclinado a fazer isso... eu tenho na minha k-beça que se eu desistir de buscar meus objetivos, pego a grana, entro num novo financiamento, compro um ape maior e um carro maior do que eu tinha e vivo feliz como um bom ratinho rsrsrs

Mas num dos livros que li estava escrito algo +/- assim: "aqueles que esperam todos os sinais verdes para avançar, geralmente não chegam muito longe", ou seja, AJA! Desde então cutuca minha k-beça colocar em pratica esse plano que elaborei (na ponta do lápis)... e sei que esse lance dos sinais verdes me acompanhará para sempre no mundo dos investimentos... quando e como é a hora perfeita para agir??????? rsrs

Valeus!

Zé da Silva escreveu:
Vou te dizer que tens uma dificilima decisão pela frente ... muiiito difícil mesmo ...

Eu abri mão de bastante coisa quando mais novo, não me arrependo ...
Mas nunca abri mão já tendo a "coisa" ... então nesse ponto não posso te ajudar. Sad

Uma coisa é você ter um carro popular e ir para uma ferrari ... você se acostuma instantaneamente. Agora, sair de uma ferrari para um carro popular, você sente pacas ...

Pense beeem sobre o assunto.
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2008 10:29 am    Assunto: Responder com Citação

Seja bem vindo amigo, eu não pensaria duas vezes em trocar um carro mais caro por um mais barato...Mas isto é uma decisão pessoal.

Lembre-se que você deve pensar também no quesito Fluxo de Caixa. Analise a questão do seu carro e do seu apartamento quanto ao Fluxo de Caixa.

Abraços!
joão123
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2008 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Como todos já disseram, é muito pessoal.

Mas eu liquidava tudo o que póssivel.... e restruturaria minha vida, e traçava metas, pois penso que se vc vai colocar 1 carro de 40k em um investimento, um dia este investimento tem que te devolver est carro de 40k e muito mais.

Por isso quanto maior o esforço agora mais rápido o retorno ( coloque em uma planilha de juros compostos)

Mais uma vez... essa é a MINHA opinião e não deve servir de base para a sua... apenas indiquei meu modo de pensar.
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2008 12:14 pm    Assunto: Re: Será que estou tão errado assim? Responder com Citação

neo escreveu:

1) Tenho um carro de 40k (completo ano 2005) e viveria tranquilamente com um carro de 20k (basicão 2006). Meu plano é ter esse valor da diferença para composição do colchão financeiro e um start para investimentos.

Primeiro: você precisa mesmo ter carro? Assim: tem carro porque é luxo, é bonito de mostrar aos outros ou porque usa para ir e voltar ao trabalho? se for a segunda opção para mim não é passivo, é ferramenta de trabalho. Um carro mais básico funciona? Claro que funciona. Mas será que o que está imobilizado no carro não compensa chegar ao trabalho fresquinho e cheiroso ao invés de se matar em um carro sem ar condicionado, p.ex.? Pense nisto.

Outra: coloque no papel os custos de trocar de carro. Dificilmente consegue-se na revenda o valor de mercado do automóvel. Fora que carro novo tem custo: IPVA, licenciamento, alguns acessórios como insulfilm, rádio/cd player. E confira também o valor do seguro do automóvel, alguns carros mais populares têm seguro proporcionalmente mais alto que carros de luxo [ex: fiat uno comparado com corolla] porque são mais visados para peças.

De repente você imagina que nesta operação sai com 20 mil limpo e sai com muito menos do que isto.

neo escreveu:

2) Tenho um apartamento de 140k, que ainda tem 60k financiados a uma parcela de 800 pilas mensais. Meu plano é vender o ape, pegar 80k de saldo e usar para investimentos, ao mesmo tempo em que moro de aluguel por um valor de 800 pilas ou menos.

Quanto você já imobilizou no apartamento em melhorias como móveis planejados e embutidos, pintura etc?! Coloque isto na conta. Qual o potencial de valorização do imóvel? Pense nisto também.

Por melhor que seja ter dinheiro investido eu sou da opinião do Felipe de que a casa própria é um bem inestimável que te dá segurança.

Por último: educação financeira, planejamento de investimentos e economia são idênticos a fazer dieta. Quanto mais severa a dieta, mais fácil você sair da linha e voltar a engordar. O mesmo se aplica à educação financeira e à busca da independência financeira: quanto mais rígida for a dieta que você se impuser, mais fácil você ceder a grandes tentações pelo caminho. O Mauro Halfeld diz que devemos nos permitir comer algumas cenouras pelo caminho. Tem certeza que o carro e o apartamento não são suas cenouras e são alertas de que não se deve mais fazer? Wink
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
neo

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2008 1:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Em linhas gerais no meu Fluxo de Caixa to com o ape no passivo, ao passo que no Fluxo de Caixa do dono do banco tá no ativo... principalmente se analisar isoladamente os 60k que ainda restam financiados... hoje perco 800pilas mensais... se eu levantasse essa grana e pagasse o banco ficaria no zero, mas se tivesse essa grana no "bolso", faturaria como ativo, acho que é o tal do custo de oportunidade neh...

Valeu o incentivo Fabio Audi A3!

FabioA3 escreveu:
Seja bem vindo amigo, eu não pensaria duas vezes em trocar um carro mais caro por um mais barato...Mas isto é uma decisão pessoal.

Lembre-se que você deve pensar também no quesito Fluxo de Caixa. Analise a questão do seu carro e do seu apartamento quanto ao Fluxo de Caixa.

Abraços!
neo

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2008 1:51 pm    Assunto: Responder com Citação

É exatamente nisso que tenho trabalhado nos ultimos meses, ou seja, tudo bem que nao fui financeiramente inteligente até aqui, mas posso mudar isso começando do "zero" de novo, com humildade e muita estratégia.

Quanto ao carro eu ainda acrescentaria que quando meu investimento retornar 40k + lucros, meu atual carro estará valendo, aos olhos do mercado, 35k, por exemplo...........

Thanks.

penaco escreveu:
Como todos já disseram, é muito pessoal.

Mas eu liquidava tudo o que póssivel.... e restruturaria minha vida, e traçava metas, pois penso que se vc vai colocar 1 carro de 40k em um investimento, um dia este investimento tem que te devolver est carro de 40k e muito mais.

Por isso quanto maior o esforço agora mais rápido o retorno ( coloque em uma planilha de juros compostos)

Mais uma vez... essa é a MINHA opinião e não deve servir de base para a sua... apenas indiquei meu modo de pensar.
neo

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2008 5:38 pm    Assunto: Re: Será que estou tão errado assim? Responder com Citação

Oi Vi0linha.

Sobre o carro:
É usado para ir e voltar do trabalho, além é claro para lazer em fins de semana. Vou dizer pra vc... quando o comprei eu estava em uma fase meio ruim, tinha me divorciado... na realidade foi um brinquedinho que adquiri pois até então meu paliozinho (usado para entrada no financiamento do atual argh!) era mais do que suficiente. Passada a ressaca e quitado o financiamento tudo que eu mais queria agora era meu paliozinho de volta rsrsrs meu paliozinho e 20pilas na mão. O Zé falou sobre o problema que é fazer downgrade e eu compreendo. Não serei hipócrita: dói um pouquinho perder o conforto a que me acostumei. O que me deixa em cima do muro é que usando uma planilhinha de juros compostos os 20k + economia do carro básico (ipva/combustivel/manutenção/etc.) + rendimentos de 1% ao mes transformar-se-ão em 70k em 10 anos. : ))

Sobre o apartamento:
Este não me dá dó vender. Quando o comprei há DOIS anos, paguei 85k e investi 15k em moveis planejados e piso de madeira. Desde esta época até hoje houve um aquecimento fora do comum no mercado imobiliário da minha cidade/bairro. Após algum estudo e consulta a alguns corretores cheguei a conclusão de que esta mini-bolha já atingiu seu apce, ou seja, esses preços estão insustentáveis. No meu condominio tem 100 apartamentos, 4 a venda: um por 130k, outro por 140k, outro por 150k e um ultimo por 160k. Anunciarei o meu por 145k, ficarei na média dos demais porem quando olharem estas benfeitorias que o meu tem, certamente isso sera um pequeno diferencial. Com isso te digo que quero realizar esse lucro e ai sim, os 80k de saldo hoje, serão quase 300k em 10 anos.

Por que não tenho dó de vender o ape?
a) Porque para quita-lo eu teria que poupar mais um monte de meses e ainda pagando prestação, o que faria com que eu atrasasse minha entrada no mundo dos investimentos (seguindo aquela regra de nao investir tendo dividas) por um periodo gigante. Isso sim poderia me desanimar.
b) Porque eu poderia alugar um ape melhor do que o meu pelos mesmos 800 pilas mensais e ainda num bairro mais show.
c) Porque ele é muito grande para uma pessoa sozinha, viveria feliz em um ape de dois quartos.

Sobre as cenouras eu li isso tbm e achei super interessante o detalhe é que estou comendo cenouras a vida inteira, sempre que pude. Talvez agora seja a hora de um recomeço. E no decorrer do percurso acredito que sim, me permitiria algumas cenourinhas.

Os pontos mais dificeis na tomada dessas decisões são: ter realmente certeza de que estou fazendo bons negocios, deixar de lado o que os outros vão pensar, erguer a cabeça e iniciar minha batalha silenciosa, pois já vi que é complicado discutir isso com quem ainda tá na matriz.

E olha, mto obrigado pela mensagem, tornou um pouco mais racional a análise.

Valeu!

Vi0linha escreveu:
neo escreveu:

Primeiro: você precisa mesmo ter carro? Assim: tem carro porque é luxo, é bonito de mostrar aos outros ou porque usa para ir e voltar ao trabalho? se for a segunda opção para mim não é passivo, é ferramenta de trabalho. Um carro mais básico funciona? Claro que funciona. Mas será que o que está imobilizado no carro não compensa chegar ao trabalho fresquinho e cheiroso ao invés de se matar em um carro sem ar condicionado, p.ex.? Pense nisto.

Outra: coloque no papel os custos de trocar de carro. Dificilmente consegue-se na revenda o valor de mercado do automóvel. Fora que carro novo tem custo: IPVA, licenciamento, alguns acessórios como insulfilm, rádio/cd player. E confira também o valor do seguro do automóvel, alguns carros mais populares têm seguro proporcionalmente mais alto que carros de luxo [ex: fiat uno comparado com corolla] porque são mais visados para peças.

De repente você imagina que nesta operação sai com 20 mil limpo e sai com muito menos do que isto.

neo escreveu:

Quanto você já imobilizou no apartamento em melhorias como móveis planejados e embutidos, pintura etc?! Coloque isto na conta. Qual o potencial de valorização do imóvel? Pense nisto também.

Por melhor que seja ter dinheiro investido eu sou da opinião do Felipe de que a casa própria é um bem inestimável que te dá segurança.

Por último: educação financeira, planejamento de investimentos e economia são idênticos a fazer dieta. Quanto mais severa a dieta, mais fácil você sair da linha e voltar a engordar. O mesmo se aplica à educação financeira e à busca da independência financeira: quanto mais rígida for a dieta que você se impuser, mais fácil você ceder a grandes tentações pelo caminho. O Mauro Halfeld diz que devemos nos permitir comer algumas cenouras pelo caminho. Tem certeza que o carro e o apartamento não são suas cenouras e são alertas de que não se deve mais fazer? Wink
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Set 23, 2008 11:46 pm    Assunto: Responder com Citação

Neo dá pitaco na vida dos outros é muito difícil,mas é aquele negócio na IF o cara tem que querer e você está muito interessado oque é muito bom!Eu sou um dos me considero um dos mais radicais em IF aqui do forum até pq sou novo(19) ,mas acho que o Pai Rico exagera as vezes.

Vou falar um pouco do meu plano se você gostar de alguma coisa você copia.
Eu faço o seguinte:

Estudo:Não só livro, cursos são muito bons,pois mostram que você não sabe nada.Livro é um bem de consumo em massa então quanto mais básico o livro maior o mercado consumidor assim a maioria dos livros são muito superfíciais,não entram na mátemática do investimento.

Dica:Estude matemática financeira sugestões cursos,Hp-12 e Excel.Quem não sabe matemática financeira não sabe nada.

Outra coisa que eu fico preocupado é o seguinte eu ganho mesada,é pouco dinheiro,mas eu já juntei uma grana rasoavel e fico sempre pensando o que fazer?Resposta eu não tenho para mim...para você ia ser uma coisa meio complicada.O FOD* dos juros composto é que ele são exponências então um trokado hoj é uma grana rasoavel daqui a um tempo.É complicado por isso é bom investir em saude(o que eu não to fazendo)para gastar essa grana.

Só me responde uma coisa você quer ser um investidor empreendedor(aquele que gasta tempo procurando oportunidades e de preferência gosta disso)ou investidor defensivo que só quer ter um trabalho pequeno,rendimentos médios e muito mais tempo?

Cuidado com os spreads que você vai pagar em todas essas transações se você se arrepender tem que pagar mais 1 spread

Só um erro que quase todo mundo comete(inclusive eu)no início não considerar nos cálculos de aumento de capital os seguintes itens:
-taxas de adm e outras
-impostos
-inflação
e o mais importantes taxas realistas qualquer coisa superior a 1%a.m líquido é absurdo.Afinal você não quer fazer um mega plano e ver que no final exagerou na taxa de retornoe ta sem grana.Então de uma margem de seguração na rentabilidade.
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Set 24, 2008 7:51 pm    Assunto: Re: Será que estou tão errado assim? Responder com Citação

neo escreveu:

b) Porque eu poderia alugar um ape melhor do que o meu pelos mesmos 800 pilas mensais e ainda num bairro mais show.
...

Neo, lendo suas mensagens, prefiro não me aprofundar, mas em um julgamento mais superficial diria o seguinte.

Carro: Venda-o quanto antes... Se vc mesmo sabe que comprou só como uma distração em um momento dificil (..todos temos direito) é melhor salvar o que puder do que perder tudo.
E não é tão dificil assim "descer" um patamar... Pior é vc ser obrigado a descer pq seus passivos cresceram mais do que deviam.

Apartamento: Sua observação B me deixou preocupado. Se vc parar de pagar R$ 800 de financiamento para gastar os mesmo R$ 800 de aluguel, vc estara fazendo besteira.

R$ 800 em financiamento, mal ou bem acumulam algum capital, que é na verdade seu apartamento, que a cada mais se torna mais seu.
E mesmo que vc receba algum retorno do valor investido (a parte paga do apartamento), eu só indicia esta troca se vc conseguisse gastar menos com moradia. (se vc diminuir o apartamento, derrepente vc consiga ai mais uns R$ 200 por mês...é uma grana!)

E por falar em gastar menos, se alem de gastar R$ 800 vc ainda trocar de bairro, por outro mais nobre, provavelmente ainda vai gastar mais com alimentação, serviços, transporte (exceto vc fique mais proximo do trabalho). Observe muito bem isso. Aqui no rio a diferença é gritante entre bairros muito proximos!

No más, desejo-lhe toda sorte!
Abçs
Magliano
neo

MensagemEnviada: Qua Set 24, 2008 8:41 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu as dicas Roma!

A parte dos cursos eu achei interessante. Vou procurar por aqui algum cursinho especifico sobre matematica financeira... a gente que "mexe" com computador, "lida" com números o dia todo acha que sabe algo, mas no fundo não tenho mesmo conhecimento profundo de matemática financeira.

Perfil de investidor: em linhas gerais pelos proximos 10 anos algo que fique um pouco a frente de moderado mas sem chegar a agressivo de fato... e pretendo aplicar a regra dos 100, o que no meu caso daria 70% - RV e 30% - RF. Talvez aplique a regra dos 80, vamos ver... Claro, ao iniciar comecarei bem devagarinho, pois estou mirando o mercado de acoes... O modelo do meu trabalho aliado a minha vida de solteiro me permitirão sim pesquisar e estudar investimentos e pra mim é uma atividade super prazerosa...

Abraço.

Roma9 escreveu:
Neo dá pitaco na vida dos outros é muito difícil,mas é aquele negócio na IF o cara tem que querer e você está muito interessado oque é muito bom!Eu sou um dos me considero um dos mais radicais em IF aqui do forum até pq sou novo(19) ,mas acho que o Pai Rico exagera as vezes.

Vou falar um pouco do meu plano se você gostar de alguma coisa você copia.
Eu faço o seguinte:

Estudo:Não só livro, cursos são muito bons,pois mostram que você não sabe nada.Livro é um bem de consumo em massa então quanto mais básico o livro maior o mercado consumidor assim a maioria dos livros são muito superfíciais,não entram na mátemática do investimento.

Dica:Estude matemática financeira sugestões cursos,Hp-12 e Excel.Quem não sabe matemática financeira não sabe nada.

Outra coisa que eu fico preocupado é o seguinte eu ganho mesada,é pouco dinheiro,mas eu já juntei uma grana rasoavel e fico sempre pensando o que fazer?Resposta eu não tenho para mim...para você ia ser uma coisa meio complicada.O FOD* dos juros composto é que ele são exponências então um trokado hoj é uma grana rasoavel daqui a um tempo.É complicado por isso é bom investir em saude(o que eu não to fazendo)para gastar essa grana.

Só me responde uma coisa você quer ser um investidor empreendedor(aquele que gasta tempo procurando oportunidades e de preferência gosta disso)ou investidor defensivo que só quer ter um trabalho pequeno,rendimentos médios e muito mais tempo?

Cuidado com os spreads que você vai pagar em todas essas transações se você se arrepender tem que pagar mais 1 spread

Só um erro que quase todo mundo comete(inclusive eu)no início não considerar nos cálculos de aumento de capital os seguintes itens:
-taxas de adm e outras
-impostos
-inflação
e o mais importantes taxas realistas qualquer coisa superior a 1%a.m líquido é absurdo.Afinal você não quer fazer um mega plano e ver que no final exagerou na taxa de retornoe ta sem grana.Então de uma margem de seguração na rentabilidade.
neo

MensagemEnviada: Qua Set 24, 2008 8:56 pm    Assunto: Re: Será que estou tão errado assim? Responder com Citação

Então....

Me corrija se eu estiver errado: usando o conceito de custo de oportunidade eu nao estou gastando somente 800 pilas de prestacao (amortiza apenas 200 do saldo devedor), estou gastando 1600! (800 de prestação + 800 que uma aplicação dos 80k me dariam mensalmente).

Dessa forma, mesmo pagando os mesmos 800 reais de aluguel, o que deixaria minha soma de despesas mensais com o mesmo total de hoje, estaria com 80k investidos em algo que me daria ao menos 1% a.m., e descontando os 200 que minha prestação amortiza da divida, ainda me sobrariam 600 livrinhos.

Brigado!

D.Magliano escreveu:
neo escreveu:

...

Neo, lendo suas mensagens, prefiro não me aprofundar, mas em um julgamento mais superficial diria o seguinte.

Carro: Venda-o quanto antes... Se vc mesmo sabe que comprou só como uma distração em um momento dificil (..todos temos direito) é melhor salvar o que puder do que perder tudo.
E não é tão dificil assim "descer" um patamar... Pior é vc ser obrigado a descer pq seus passivos cresceram mais do que deviam.

Apartamento: Sua observação B me deixou preocupado. Se vc parar de pagar R$ 800 de financiamento para gastar os mesmo R$ 800 de aluguel, vc estara fazendo besteira.

R$ 800 em financiamento, mal ou bem acumulam algum capital, que é na verdade seu apartamento, que a cada mais se torna mais seu.
E mesmo que vc receba algum retorno do valor investido (a parte paga do apartamento), eu só indicia esta troca se vc conseguisse gastar menos com moradia. (se vc diminuir o apartamento, derrepente vc consiga ai mais uns R$ 200 por mês...é uma grana!)

E por falar em gastar menos, se alem de gastar R$ 800 vc ainda trocar de bairro, por outro mais nobre, provavelmente ainda vai gastar mais com alimentação, serviços, transporte (exceto vc fique mais proximo do trabalho). Observe muito bem isso. Aqui no rio a diferença é gritante entre bairros muito proximos!

No más, desejo-lhe toda sorte!
Abçs
Magliano
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 25, 2008 11:40 am    Assunto: Responder com Citação

Tendo em vista o que você falou da valorização do apartamento, eu venderia também. Com certeza, se você tomar esses dois passos: Trocar o carro por um mais barato, e vender o apartamento para morar de aluguel, você vai aumentar seu fluxo de caixa e ainda vai ter uma boa grana rendendo a juros compostos.

Mas será uma grande mudança na sua vida!

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!