|
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
Zé da Silva Proprietário do Site

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 9215 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 12:00 pm Assunto: Economizando dentro de casa |
|
|
Amigos,
Consumo consciente é fundamental para otimizar o Fluxo de Caixa, portanto, vamos começar a listar "dicas" de economia ?
- Luz,
- Água,
- Telefone,
- Internet,
- Gás,
- Comida,
- etc ...
Abraços !
Citação: | Ps: Este será o assunto do próximo PodCa$h !
Isso se eu conseguir voltar pra casa está semana ... por causa da queda de barreiras tive que me refugiar na casa dos meus pais ... |
_________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube ! |
|
|
 |
|
fdavid Nível 4

Registrado em: Domingo, 30 de Setembro de 2007 Mensagens: 642 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 1:11 pm Assunto: |
|
|
Em meus cortes de custos, o que demandou uma maior "engenhosidade" foi o telefone.
Por ser basicamente um fale e pague, não é dificil você perder o controle, diversas vezes projetava um valor e o real era muito maior.
Tipos de ligações: local, DDD, celular e DDI
Das diversas forma de telefonia existentes, sempre tem alguma mais eficiente em determinado segmento.
Eu fiz da seguinte forma:
* local pela operadora local (telefone bloqueado para demais ligações);
* DDD/DDI por VOIP (usando Skype);
* celular pelo celular pré-pago, você paga mais pelo minuto, mas tem controle, por VOIP cai 50% mais a qualidade é ruim;
* Uso pesado de e-mail/IM, além de ser prático força os dois lados a serem sucintos, ganha-se tempo com isso;
Quanto a'gua e luz, tirando as dicas já dadas pelas nossas avós, eu adoraria ter paineis solares para geração de energia e um sistema de reaproveitamento de agua.
A econômia é comprovada mas o custo de implantação de ambos é alto. |
|
|
 |

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 9215 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 2:12 pm Assunto: |
|
|
Eu e minha noiva temos usado BASTANTE a opção skype.
Ela tem, eu tenho, e ao invés de nos falarmos por telefone, fazemos uso do programa.
Uma beeeela economia.
E aos poucos estou tentando convencer as pessoas mais próximas, que moram mais distantes, a instalar o mesmo, para que possamos conversar através dele, ao invés de usarmos o DDD.
Isso é uma bela economia. _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
|
|
 |
Alex Nível 4

|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 2:22 pm Assunto: |
|
|
Consegui diminuir minha conta com energia trocando as lâmpadas incandescentes por florescentes, além de usar o chuveiro apenas no morno.
Cortei supérfluos na lista mensal, além de passar a comprar quinzenalmente ao invés de mensal e somente o suficiente para aqueles dias, ou seja, compramos o que estamos necessitando.
Outra coisa que eu e meu cunhado estamos testando é fazer amaciante e desinfetante em casa. Há um lojinha no centro de BH que vende os materiais e já fizemos o primeiro teste, e o produto é de qualidade e muuuiiiito mais barato (acho que vou vender). Hahahaha.
Negociei também com o Banco a isenção das taxas de cartão de crédito e CC.
Enfim, com algumas pequenas medidas diminuimos as despesas e aumentamos muito o fluxo de caixa.  |
|
|
 |
Vi0linha Nível 4

|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 2:24 pm Assunto: |
|
|
fdavid escreveu: |
Quanto a'gua e luz, tirando as dicas já dadas pelas nossas avós, eu adoraria ter paineis solares para geração de energia e um sistema de reaproveitamento de agua.
|
Eu tenho aquecimento solar da água. O problema é que o mecanismo só é eficiente, pelo menos aqui em São Paulo, nos meses do verão. Nos outros meses, com o frio e menos tempo de sol, é necessário o apoio [no meu caso elétrico].
O sistema sai caro para instalar, mas se paga no longo prazo, só não pode esquecer de mandar limpar as placas de tempos em tempos, elas ficam pretas com a sujeira e aí não aquecem nada.
Sobre telefone: como disse o fdavid é fácil perder o controle, então aqui em casa apelamos para aquelas fale a vontade, inclusive fechei um pacote de ligações para qualquer cidade no interior de SP por 29,90. Meus únicos problemas tem sido: DDD para fora do Estado e celular. Estou fazendo as contas para pegar um celular em um plano família e deixá-lo em casa unicamente para ligar para outros celulares.
Luz: lâmpadas eletrônicas e evitar cômodos acessos desnecessariamente. Devo ser a única pessoa do planeta que tem um pai que deixa tudo aceso por onde passa, ele simplesmente não sabe desligar luzes [nunca soube, agora que está "variando" menos ainda].
Água: para quem tem máquina de lavar louças vale a pena usá-la, mesmo com o gasto a mais de luz, do que lavar na mão a louça. Fizemos a conta aqui em casa e valeu a pena.
Comida: evitar pedir ou comer fora, isto aumenta a conta. Outra coisa: evitar ir ao supermercado com fome. _________________ "Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 2:54 pm Assunto: |
|
|
fdavid escreveu: | Quanto a'gua e luz, tirando as dicas já dadas pelas nossas avós, eu adoraria ter paineis solares para geração de energia e um sistema de reaproveitamento de agua.
A econômia é comprovada mas o custo de implantação de ambos é alto. |
Isso é o que eu mais tenho pensado nos últimos tempos ... :/
Mas o principal problema com o sistema fotovoltáico é o item uso da energia. Deixa eu explicar ...
Como o sistema só funciona durante o dia ( quando normalmente não tem ninguém em casa ... ), que é quando tem sol, você tem que ter baterias para acumular energia, que será usada quando tem gente em casa: Leia-se de noite.
Bom ... Só que para armazenar a energia que é produzida ( dependendo de n fatores ) você precisará ter um belo banco de baterias, o que além de custoso ocupa um bom espaço ...
A meu ver, o armazenamento de energia é o principal problema para esse tipo de tecnologia.
Mas que estou pensando seriamente em ter um painel em casa, oooo se tô ...
Sobre a água, se feito no período de construção, o custo é bemmm menor, o problema é que são poucos os construtores que "pensam" nisso ( leia-se implementam ), pois acaba não trazendo valor agregado na hora da venda. Enquanto não se tornar obrigatório muitos nem pensarão em fazer ...
----
Tô gostande de ver, tô sentindo que muiiitas dicas surgirão neste tópico.  _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 2:57 pm Assunto: |
|
|
Vi0linha escreveu: | fdavid escreveu: |
|
Eu tenho aquecimento solar da água. O problema é que o mecanismo só é eficiente, pelo menos aqui em São Paulo, nos meses do verão. Nos outros meses, com o frio e menos tempo de sol, é necessário o apoio [no meu caso elétrico].
O sistema sai caro para instalar, mas se paga no longo prazo, só não pode esquecer de mandar limpar as placas de tempos em tempos, elas ficam pretas com a sujeira e aí não aquecem nada.
Sobre telefone: como disse o fdavid é fácil perder o controle, então aqui em casa apelamos para aquelas fale a vontade, inclusive fechei um pacote de ligações para qualquer cidade no interior de SP por 29,90. Meus únicos problemas tem sido: DDD para fora do Estado e celular. Estou fazendo as contas para pegar um celular em um plano família e deixá-lo em casa unicamente para ligar para outros celulares.
Luz: lâmpadas eletrônicas e evitar cômodos acessos desnecessariamente. Devo ser a única pessoa do planeta que tem um pai que deixa tudo aceso por onde passa, ele simplesmente não sabe desligar luzes [nunca soube, agora que está "variando" menos ainda].
Água: para quem tem máquina de lavar louças vale a pena usá-la, mesmo com o gasto a mais de luz, do que lavar na mão a louça. Fizemos a conta aqui em casa e valeu a pena.
Comida: evitar pedir ou comer fora, isto aumenta a conta. Outra coisa: evitar ir ao supermercado com fome. |
Violinha, tu já viu um sistema chinês de aquecimento ?
Ao invés dos painéis eles usam bastões, embalados a vácuo, dizem que o rendimento é muitas vezes superior ao tradicional, ocupa muiiito menos espaço e aquece bemmm mais que o painel. _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
|
|
 |
Dom Corleone Nível 2

Registrado em: Terça-Feira, 14 de Agosto de 2007 Mensagens: 229 Localização: Sicíllia - Italia
|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 3:00 pm Assunto: |
|
|
Violinha, eu também tenho aquecimento solar, não sei se é mesmo, tem umas placas transparentes em cima da casa que capta energia solar que minha mãe mandou fazer, tem o termômetro que mostra quantos graus está e etc. Resumindo, não gasto energia com chuveiro. Que é um dos principais consumidor de energia.  _________________ Caráter é o que somos;
Reputação é aquilo que os outros pensam que somos.
-----------------------------------------------------
Ter coragem de enfrentar os próprios limites, mas também de reconhecer as próprias fraquezas.
Fernando Citro. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 3:13 pm Assunto: |
|
|
Ah !
Violinha, no caso o teu "backup" é um boiler elétrico, correto ?
Cuida que esse bicho come dinheiro.  _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
|
|
 |
Vi0linha Nível 4

|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 6:10 pm Assunto: |
|
|
Zé da Silva escreveu: | Ah !
Violinha, no caso o teu "backup" é um boiler elétrico, correto ?
Cuida que esse bicho come dinheiro.  |
Então, come... mas a gente sabe quando desligar e quando ligar, mas isto só se aprende na prática mesmo.
Quanto ao sistema chinês, nunca vi ou ouvi falar. Você tem fotos ou o esquema?
Dom Corleone,
o nosso não tem termômetro não, é no achômetro mesmo. _________________ "Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 6:27 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
Rafa_SJC Nível 2

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2008 Mensagens: 137 Localização: São José dos Campos
|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 6:43 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
Dom Corleone Nível 2

Registrado em: Terça-Feira, 14 de Agosto de 2007 Mensagens: 229 Localização: Sicíllia - Italia
|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 6:56 pm Assunto: |
|
|
Interessante Rafa_SJC. Eu acho que para quem consome muita energia dentro de casa, para quem tem uma familia grande, é uma ótima opção o aquecimento solar. Custa um pouco caro, mas vale a pena, garanto. _________________ Caráter é o que somos;
Reputação é aquilo que os outros pensam que somos.
-----------------------------------------------------
Ter coragem de enfrentar os próprios limites, mas também de reconhecer as próprias fraquezas.
Fernando Citro. |
|
|
 |
Rafa_SJC Nível 2

Registrado em: Sábado, 22 de Março de 2008 Mensagens: 137 Localização: São José dos Campos
|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 7:07 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |

|
Enviada: Seg Nov 24, 2008 9:03 pm Assunto: |
|
|
Valeu rafa !
O sistema era parecido com esse, eles haviam mostrado somente as barras, por isso a diferença ( provavelmente ) _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
|
|
 |
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!