Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Economizando dentro de casa
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 12:00 pm    Assunto: Economizando dentro de casa Responder com Citação

Amigos,

Consumo consciente é fundamental para otimizar o Fluxo de Caixa, portanto, vamos começar a listar "dicas" de economia ? Wink

- Luz,
- Água,
- Telefone,
- Internet,
- Gás,
- Comida,
- etc ...

Abraços !

Citação:
Ps: Este será o assunto do próximo PodCa$h !
Isso se eu conseguir voltar pra casa está semana ... por causa da queda de barreiras tive que me refugiar na casa dos meus pais ...

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 1:11 pm    Assunto: Responder com Citação

Em meus cortes de custos, o que demandou uma maior "engenhosidade" foi o telefone.

Por ser basicamente um fale e pague, não é dificil você perder o controle, diversas vezes projetava um valor e o real era muito maior.

Tipos de ligações: local, DDD, celular e DDI
Das diversas forma de telefonia existentes, sempre tem alguma mais eficiente em determinado segmento.

Eu fiz da seguinte forma:
* local pela operadora local (telefone bloqueado para demais ligações);
* DDD/DDI por VOIP (usando Skype);
* celular pelo celular pré-pago, você paga mais pelo minuto, mas tem controle, por VOIP cai 50% mais a qualidade é ruim;
* Uso pesado de e-mail/IM, além de ser prático força os dois lados a serem sucintos, ganha-se tempo com isso;

Quanto a'gua e luz, tirando as dicas já dadas pelas nossas avós, eu adoraria ter paineis solares para geração de energia e um sistema de reaproveitamento de agua.

A econômia é comprovada mas o custo de implantação de ambos é alto.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 2:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu e minha noiva temos usado BASTANTE a opção skype. Smile
Ela tem, eu tenho, e ao invés de nos falarmos por telefone, fazemos uso do programa. Wink

Uma beeeela economia. Very Happy
E aos poucos estou tentando convencer as pessoas mais próximas, que moram mais distantes, a instalar o mesmo, para que possamos conversar através dele, ao invés de usarmos o DDD. Wink

Isso é uma bela economia.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Alex
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 2:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Consegui diminuir minha conta com energia trocando as lâmpadas incandescentes por florescentes, além de usar o chuveiro apenas no morno.
Cortei supérfluos na lista mensal, além de passar a comprar quinzenalmente ao invés de mensal e somente o suficiente para aqueles dias, ou seja, compramos o que estamos necessitando.
Outra coisa que eu e meu cunhado estamos testando é fazer amaciante e desinfetante em casa. Há um lojinha no centro de BH que vende os materiais e já fizemos o primeiro teste, e o produto é de qualidade e muuuiiiito mais barato (acho que vou vender). Hahahaha.
Negociei também com o Banco a isenção das taxas de cartão de crédito e CC.
Enfim, com algumas pequenas medidas diminuimos as despesas e aumentamos muito o fluxo de caixa. Cool
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 2:24 pm    Assunto: Responder com Citação

fdavid escreveu:

Quanto a'gua e luz, tirando as dicas já dadas pelas nossas avós, eu adoraria ter paineis solares para geração de energia e um sistema de reaproveitamento de agua.

Eu tenho aquecimento solar da água. O problema é que o mecanismo só é eficiente, pelo menos aqui em São Paulo, nos meses do verão. Nos outros meses, com o frio e menos tempo de sol, é necessário o apoio [no meu caso elétrico].

O sistema sai caro para instalar, mas se paga no longo prazo, só não pode esquecer de mandar limpar as placas de tempos em tempos, elas ficam pretas com a sujeira e aí não aquecem nada.

Sobre telefone: como disse o fdavid é fácil perder o controle, então aqui em casa apelamos para aquelas fale a vontade, inclusive fechei um pacote de ligações para qualquer cidade no interior de SP por 29,90. Meus únicos problemas tem sido: DDD para fora do Estado e celular. Estou fazendo as contas para pegar um celular em um plano família e deixá-lo em casa unicamente para ligar para outros celulares.

Luz: lâmpadas eletrônicas e evitar cômodos acessos desnecessariamente. Devo ser a única pessoa do planeta que tem um pai que deixa tudo aceso por onde passa, ele simplesmente não sabe desligar luzes [nunca soube, agora que está "variando" menos ainda].

Água: para quem tem máquina de lavar louças vale a pena usá-la, mesmo com o gasto a mais de luz, do que lavar na mão a louça. Fizemos a conta aqui em casa e valeu a pena.

Comida: evitar pedir ou comer fora, isto aumenta a conta. Outra coisa: evitar ir ao supermercado com fome.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 2:54 pm    Assunto: Responder com Citação

fdavid escreveu:

A econômia é comprovada mas o custo de implantação de ambos é alto.

Isso é o que eu mais tenho pensado nos últimos tempos ... :/

Mas o principal problema com o sistema fotovoltáico é o item uso da energia. Deixa eu explicar ...

Como o sistema só funciona durante o dia ( quando normalmente não tem ninguém em casa ... ), que é quando tem sol, você tem que ter baterias para acumular energia, que será usada quando tem gente em casa: Leia-se de noite.

Bom ... Só que para armazenar a energia que é produzida ( dependendo de n fatores ) você precisará ter um belo banco de baterias, o que além de custoso ocupa um bom espaço ...

A meu ver, o armazenamento de energia é o principal problema para esse tipo de tecnologia.

Mas que estou pensando seriamente em ter um painel em casa, oooo se tô ...

Sobre a água, se feito no período de construção, o custo é bemmm menor, o problema é que são poucos os construtores que "pensam" nisso ( leia-se implementam ), pois acaba não trazendo valor agregado na hora da venda. Enquanto não se tornar obrigatório muitos nem pensarão em fazer ...

----

Tô gostande de ver, tô sentindo que muiiitas dicas surgirão neste tópico. Very Happy
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 2:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Vi0linha escreveu:
fdavid escreveu:

Eu tenho aquecimento solar da água. O problema é que o mecanismo só é eficiente, pelo menos aqui em São Paulo, nos meses do verão. Nos outros meses, com o frio e menos tempo de sol, é necessário o apoio [no meu caso elétrico].

O sistema sai caro para instalar, mas se paga no longo prazo, só não pode esquecer de mandar limpar as placas de tempos em tempos, elas ficam pretas com a sujeira e aí não aquecem nada.

Sobre telefone: como disse o fdavid é fácil perder o controle, então aqui em casa apelamos para aquelas fale a vontade, inclusive fechei um pacote de ligações para qualquer cidade no interior de SP por 29,90. Meus únicos problemas tem sido: DDD para fora do Estado e celular. Estou fazendo as contas para pegar um celular em um plano família e deixá-lo em casa unicamente para ligar para outros celulares.

Luz: lâmpadas eletrônicas e evitar cômodos acessos desnecessariamente. Devo ser a única pessoa do planeta que tem um pai que deixa tudo aceso por onde passa, ele simplesmente não sabe desligar luzes [nunca soube, agora que está "variando" menos ainda].

Água: para quem tem máquina de lavar louças vale a pena usá-la, mesmo com o gasto a mais de luz, do que lavar na mão a louça. Fizemos a conta aqui em casa e valeu a pena.

Comida: evitar pedir ou comer fora, isto aumenta a conta. Outra coisa: evitar ir ao supermercado com fome.

Violinha, tu já viu um sistema chinês de aquecimento ?
Ao invés dos painéis eles usam bastões, embalados a vácuo, dizem que o rendimento é muitas vezes superior ao tradicional, ocupa muiiito menos espaço e aquece bemmm mais que o painel.
Dom Corleone
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Violinha, eu também tenho aquecimento solar, não sei se é mesmo, tem umas placas transparentes em cima da casa que capta energia solar que minha mãe mandou fazer, tem o termômetro que mostra quantos graus está e etc. Resumindo, não gasto energia com chuveiro. Que é um dos principais consumidor de energia. Very Happy
Ter coragem de enfrentar os próprios limites, mas também de reconhecer as próprias fraquezas.

Fernando Citro.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 3:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Ah !

Violinha, no caso o teu "backup" é um boiler elétrico, correto ?
Cuida que esse bicho come dinheiro. Smile
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 6:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Ah !

Violinha, no caso o teu "backup" é um boiler elétrico, correto ?
Cuida que esse bicho come dinheiro. Smile

Então, come... mas a gente sabe quando desligar e quando ligar, mas isto só se aprende na prática mesmo.

Quanto ao sistema chinês, nunca vi ou ouvi falar. Você tem fotos ou o esquema?

Dom Corleone,

o nosso não tem termômetro não, é no achômetro mesmo.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 6:27 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou ver se acho algo, eu tinha visto na tv ... Smile
Rafa_SJC
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 6:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Dom Corleone
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 6:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Interessante Rafa_SJC. Eu acho que para quem consome muita energia dentro de casa, para quem tem uma familia grande, é uma ótima opção o aquecimento solar. Custa um pouco caro, mas vale a pena, garanto.
Ter coragem de enfrentar os próprios limites, mas também de reconhecer as próprias fraquezas.

Fernando Citro.
Rafa_SJC
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 7:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Este aqui explica bem melhor como funciona!
Sistema de termossifão
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Nov 24, 2008 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Rafa_SJC escreveu:
Aquecimento solar de água a vácuo
Aquecimento solar de água a vácuo - PDF
Já q estamos nessa assunto:

Tecnologia para o reaproveitamento de água de chuva

Valeu rafa !
Very Happy

O sistema era parecido com esse, eles haviam mostrado somente as barras, por isso a diferença ( provavelmente Wink )
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!