Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Remorso de poupar demais pode ser maior do que o de gastar,

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 11:32 pm    Assunto: Remorso de poupar demais pode ser maior do que o de gastar, Responder com Citação

Citação:
Remorso de poupar demais pode ser maior do que o de gastar, diz pesquisa

Por: Flávia Furlan Nunes
23/09/09 - 08h00
InfoMoney

SÃO PAULO - Um estudo conduzido por pesquisadores das universidades de Columbia e Harvard detectou que pensar sempre no futuro, inclusive quando o assunto é dinheiro, não é tão positivo quanto se imagina.

A necessidade de se sentir eficiente e a tendência a se sentir culpado quando se faz alguma coisa "just for fun" (apenas para diversão, na tradução livre) é universalmente humano, diz o estudo, mas a obsessão pela produtividade pode fazer o indivíduo enxergar momentos de prazer - a exemplo de uma compra - como perda de tempo, irresponsabilidade ou imoralidade, o que não é bom.

Os pesquisadores Anat Keinan (Harvard) e Ran Kivetz (Columbia) disseram que o que acontece é que há pessoas que têm o hábito de superestimar os benefícios do que irão receber no futuro, por tomar decisões responsáveis agora. O nome dado ao fenômeno foi "hipermetropia", igual ao problema que acomete a visão, segundo publicado na Revista de Harvard dos meses de setembro e outubro.

Relação com o dinheiro
Quando trazido para o lado financeiro, o hábito pode ser encarado da seguinte forma: a pessoa poupa muito dinheiro, pensando nas condições futuras, o que a leva a não consumir aqueles produtos de que mais gosta. No futuro, isso tende a gerar um grande remorso, maior até do que se ela tivesse comprado.

A professora de Harvard começou a pensar na questão depois de notar uma tendência de reclamação das pessoas por ter estudado muito e trabalhado demais, em detrimento de sair aos finais de semana e viajar, por exemplo. Os pesquisadores pensaram, então, em analisar este comportamento com um estudo formal, que foi aplicado em estudantes.

O resultado foi que, quando analisado o curto prazo, na escolha entre trabalho e prazer, quem escolheu a diversão se arrependeu mais. Mas quando consideradas decisões feitas há mais de cinco anos, mais pessoas se arrependeram de ter escolhido o trabalho.

A teoria e a realidade
Com base no estudo, a professora de Harvard detectou que grupos nos extremos são raridades, sendo eles os que gastam tudo com prazer ou os que vivem voltados para o trabalho. A maioria de nós está "no meio", segundo Anat, já que "pensamos que é importante o trabalho e ter objetivos e alcançá-los, mas também pensamos em outras coisas", como família, amigos, hobbies etc.

Ela finaliza dizendo que tomar uma decisão fútil hoje pode ser um investimento em uma recordação adorável e em um futuro de felicidade.

Para complementar vou partilhar uma frase que gosto muito.
"O homem nasce para viver e não para se preparar para viver"
Boris Pasternak
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Set 24, 2009 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Artigo muito bom.Acho que não era necessário ser feito um estudo para isso,está questão é bem clara.Mas ter um embasamento estatístico é sempre bom,afinal,o ser humano ama números.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 1:05 am    Assunto: Responder com Citação

Eu tomei uma decisão não posso sacrificar meu presente em prol do futuro então economizo zero da minha renda de mesada e estágio(quando eu arranjar um).Só economizo o que eu consigo sendo um investidor empreendedor.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 10:01 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Eu tomei uma decisão não posso sacrificar meu presente em prol do futuro então economizo zero da minha renda de mesada e estágio(quando eu arranjar um).Só economizo o que eu consigo sendo um investidor empreendedor.

Uma boa estratégia Roma !

O dinheiro dos teus ativos vai realimenta-los.

Mas um esforço para guardar um pedaço do que ganha é necessário.

Pois se não tivesses teus ativos ... de onde viria a grana de investimento ? Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 10:26 am    Assunto: Responder com Citação

Por isso que eu digo: equilíbrio é fundamental.

E gostei muito do livro do Harv, "Segredos de uma mente milionária", quando ele fala na importância de ter uma conta de diversão, para ser gasta e "zerada" todo mês, ao lado da conta de investimentos, igualmente importante. Wink

É isso aí!
Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 3:06 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Pois se não tivesses teus ativos ... de onde viria a grana de investimento ? Wink

Zé estou tentando bolar um negócio no estilo "Nothing Down" do Robert Allen que eu não vou colocar um centavo se eu conseguir eu posto aqui no fórum,mas com as taxas de juros aqui no Brasil ta difícil.

Eu estou tendo umas boa ideia,mas até agora nada definido,mas continuo com minha opinião poupar é no máximo 1/4 do processo.Saber aplicar é muito mais importante.Outra coisa sabendo aplicar você acaba atraindo investidores e sócios.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 3:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Zé estou tentando bolar um negócio no estilo "Nothing Down" do Robert Allen que eu não vou colocar um centavo se eu conseguir eu posto aqui no fórum,mas com as taxas de juros aqui no Brasil ta difícil.

Eu estou tendo umas boa ideia,mas até agora nada definido,mas continuo com minha opinião poupar é no máximo 1/4 do processo.Saber aplicar é muito mais importante.Outra coisa sabendo aplicar você acaba atraindo investidores e sócios.

Com toda certeza. Smile

Mas uma dúvida, poderias detalhar um pouco melhor este estilo de negócio ? Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 3:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Com toda certeza. Smile

Mas uma dúvida, poderias detalhar um pouco melhor este estilo de negócio ? Very Happy

Zé poder eu posso mas ainda ta incompleto,me da mais um tempo,se por acaso eu estiver preparado para fazer um negócio eu posto aqui no fórum só que to enrolado um pouco em normas jurídicas.Vou me reunir com um amigo meu que vai ser meu provável sócio para agente conversar.

Mas é aquilo que os americanos fazem comprar imóvel alavancado.Só que talvez eu de uma apimentada com termo financeiro(arranjei uma pessoa de confiança que tem uma grana boa em PIBB11 para servir de margem) para entrada e use umas linhas de crédito governamental pela CEF.To pensando até em ir tentar estagiar na caixa para conhecer o negócio lá.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Set 25, 2009 3:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Com toda certeza. Smile

Zé poder eu posso mas ainda ta incompleto,me da mais um tempo,se por acaso eu estiver preparado para fazer um negócio eu posto aqui no fórum só que to enrolado um pouco em normas jurídicas.Vou me reunir com um amigo meu que vai ser meu provável sócio para agente conversar.

Mas é aquilo que os americanos fazem comprar imóvel alavancado.Só que talvez eu de uma apimentada com termo financeiro(arranjei uma pessoa de confiança que tem uma grana boa em PIBB11 para servir de margem) para entrada e use umas linhas de crédito governamental pela CEF.To pensando até em ir tentar estagiar na caixa para conhecer o negócio lá.

Show !!
( veja que não estou perguntando sobre o teu projeto, ok ? é sobre o estilo de negócio que tu citou. Wink )
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Dom Set 27, 2009 12:26 am    Assunto: Responder com Citação

festenhas escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Show !!
( veja que não estou perguntando sobre o teu projeto, ok ? é sobre o estilo de negócio que tu citou. Wink )

Nem tenta disfarçar!
Aposto que tá tentando roubar a idéia dele por MP nesse exato momento!

hauhauhauhauahuahaha

Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Notícias Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!