Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Previdencia Privada da Empresa

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 8:08 am    Assunto: Previdencia Privada da Empresa Responder com Citação

Pessoal, gostaria da opiniao de vcs, a empresa onde trabalho disponibiliza um plano de previdencia, onde a empresa deposita o mesmo montante depositado pelo funcionario mes a mes.

Passam a ter direito ao valor depositado pela empresa da seguinte forma:

3 anos........10%
4 anos ...... 20%
5 anos ....... 30%

Assim ate 10 anos, quando passamos ter direito a 90% do valor depositado pela empresa.

Alem disso, temos o beneficio da restituicao do IRRF limitado a 12%.

O que vcs acham? Vale a pena entrar ou é melhor pegar essa valor e ir comprando açoes?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 9:17 am    Assunto: Responder com Citação

Renatao, esse tipo de plano é chamado de "plano de previdência fechado". Se o seu objetivo é garantir uma aposentadoria confortável, eu lhe aconselho sim a aderir ao plano, porque a vantagem tributária somada aos aportes da empresa tornam essa modalidade uma das mais interessantes.

O que não pode é sacar antes da aposentadoria, ou então se você tem certeza que vai sair da empresa antes de se aposentar. Aí você perde boa parte das vantagens, e tem que fazer as contas pra ver se vale a pena. Se for pra sacar antes de se aposentar, aí eu recomendo um mix de renda fixa com renda variável dependendo do tempo, dos aportes e do grau de risco que você aceita correr.
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 10:47 am    Assunto: Responder com Citação

Mauricio;

Minha ideia nao é sair da empresa tao cedo, mas nunca sabemos o dia de amanha, pode surgir uma oportunidade ou ate mesmo ser demitido.

Caso isso ocorra, so terei direito a 10% a partir do terceiro ano de contribuicao.

To pensando seriamente aderir, pois na pior das hipoteses, vou ter o dinheiro que contribui ( deduzido de impostos e encargos ), mas nao deixa de ser um dinheiro poupado.
lordvictor

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 11:42 am    Assunto: Re: Previdencia Privada da Empresa Responder com Citação

Renatao escreveu:
Pessoal, gostaria da opiniao de vcs, a empresa onde trabalho disponibiliza um plano de previdencia, onde a empresa deposita o mesmo montante depositado pelo funcionario mes a mes.

Passam a ter direito ao valor depositado pela empresa da seguinte forma:

3 anos........10%
4 anos ...... 20%
5 anos ....... 30%

Assim ate 10 anos, quando passamos ter direito a 90% do valor depositado pela empresa.

Alem disso, temos o beneficio da restituicao do IRRF limitado a 12%.

O que vcs acham? Vale a pena entrar ou é melhor pegar essa valor e ir comprando açoes?

Tá vc pode até pegar o % que a empresa colocou se ficar por muito tempo, mas rende quanto ao mês ou ao ano?
falo isso pois se for pra ficar muito tempo mas rendendo uns miseros 0,56% ao mês ou 7% a.a, creio que vc poderia fazer coisa BEM MELHOR em outros investimentos, lembre-se no longo prazo uns 0,5%a.m. a mais faz uma enorme diferença, e a última quando se aposentar vc quer viver dos juros ou ir retirando o dinheiro, pois se for retirando uma hora ele acaba! No futuro vc não vai ter mais essa vitalidade de hoje, pra ir trabalhar pra completar renda, ter uma renda residual é muito bom e tem que ser feito mas estuda bem pode ser que vc conssiga coisa melhor.
Falei isso não pra te desanimar mas pra vc estudar, somos capazes de muitas coisas, mas as vezes nos levamos pela emoção(ha quantas vezes fiz isso Sad ) estude e se achar que é bom entre, se vir algo melhor vá atrás, boa sorte e que Deus lhe abençoe.

Autor: Colonel Red
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 03, 2009 12:00 pm    Assunto: Re: Previdencia Privada da Empresa Responder com Citação

[/quote]
Tá vc pode até pegar o % que a empresa colocou se ficar por muito tempo, mas rende quanto ao mês ou ao ano?
falo isso pois se for pra ficar muito tempo mas rendendo uns miseros 0,56% ao mês ou 7% a.a, creio que vc poderia fazer coisa BEM MELHOR em outros investimentos, lembre-se no longo prazo uns 0,5%a.m. a mais faz uma enorme diferença, e a última quando se aposentar vc quer viver dos juros ou ir retirando o dinheiro, pois se for retirando uma hora ele acaba! No futuro vc não vai ter mais essa vitalidade de hoje, pra ir trabalhar pra completar renda, ter uma renda residual é muito bom e tem que ser feito mas estuda bem pode ser que vc conssiga coisa melhor.
Falei isso não pra te desanimar mas pra vc estudar, somos capazes de muitas coisas, mas as vezes nos levamos pela emoção(ha quantas vezes fiz isso Sad ) estude e se achar que é bom entre, se vir algo melhor vá atrás, boa sorte e que Deus lhe abençoe.[/quote]

lordvictor, valeu pelas dicas. Entao, esse plano de previdencia tem uma parte em renda variavel, em 2007 por exemplo, rendeu 18%aa. Ano passado, rendeu somente 3%aa.
Acho que vou pagar pra ver, pq se fizer uma carreira longa na empresa, como é minha intencao, acho que valera a pena, pq fazendo um calculo simples em 10 anos de empresa, eu terei 90% a mais no meu rendimento, o que naoé nada mal.
Alem disso tem as restituicoes do IRRF.
ajsilva
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 05, 2009 6:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Trabalhei numa empresa petroquimica onde o plano de previdencia fechado funcionava da seguinte forma eu contribuia e a empresa depositava 10% do valor e a rentabilidade não era lé essas coisas então resolvi não aderi pois não pretendia ficar na empresa muito tempo e para sair do plano era um complicação.(taxas e descontos) O risco não compensava. E o pior o meu gerente ficava me assediando para eu aderi acho que ele tinha aguma meta, de adesão.
Resultado sai da empresa e hoje trabalho numa empresa em, que não pretendo sair nos proximos 10anos pelo menos, faço parte do plano de previdencia da mesma pois alem dos incentivos fiscais a empresa deposita o mesmo valor que eu depositar limitado a 12% do meu salario bruto mensal. Se eu contribuir acima de 12% ela se limita a este teto, a rentabilidade fica dentro da média do que eu esperava. Não tive duvida em aderir.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 06, 2009 4:06 am    Assunto: Responder com Citação

Ah, uma coisa a verificar é se o plano tem portabilidade, isto é, se você sair da empresa, poderá levar o saldo já investido para outro plano de previdência particular ou fechado.
ajsilva
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 5:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Quais são as taxas cobradas nos planos de previdência complementar?

Por: Luana Cristina de Lima Magalhães
06/02/09 - 18h30
InfoMoney

SÃO PAULO - Ao aderir a um plano de previdência privada, muitas pessoas não se preocupam com as taxas cobradas nessas aplicações e, consequentemente, esquecem dos impactos que essas pequenas variações percentuais causam, com passar do tempo, no montante aplicado.

Tanto no plano de previdência VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) quanto no PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) são cobradas duas taxas: a de administração e a de carregamento.

Os percentuais variam de acordo com o contrato de cada seguradora.

Taxa de administração
Segundo a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), a taxa de administração, como o próprio nome sugere, é a taxa cobrada pela instituição pela administração de um fundo de investimento.

Como trata-se da remuneração do serviço prestado pela instituição, fica a critério dela estabelecer o valor percentual dessa taxa que, no entanto, está pré-estabelecida no regulamento do fundo. Todo fundo de investimento tem uma taxa de administração. Fundos diferentes têm taxas diferentes.

De acordo com a consultora de previdência complementar da Mercer, Carolina Wanderley, essa taxa pode variar de 1% até 4% do patrimônio, dependendo do valor aplicado e do fundo escolhido.

Taxa de carregamento
Já a taxa de carregamento é o valor descontado pela entidade de previdência privada de toda e qualquer contribuição aos planos de previdência. Esse valor corresponde a um percentual pré-determinado, destinado a cobrir despesas de administração, corretagem, divulgação etc.

Vale ressaltar que esse percentual deve constar, obrigatoriamente, no Regulamento do Plano e Nota Técnica Atuarial.

"Os custeios das despesas operacionais do plano, como por exemplo, a emissão de extratos, a disponibilização de informações via site, são feitos através da taxa de carregamento. Essa taxa é descontada nas contribuições mensais e pode variar de zero, nos casos de volumes maiores de investimentos ou fidelidade ao plano, até 4%, para volumes menores de investimentos", afirmou a consultora.

Os impactos
Para se ter uma ideia do valor dessas taxas nos planos de previdência complementares abertos, a consultora fez algumas simulações. Confira!

Contribuição mensal: R$ 100
Taxa de rentabilidade: 10% ao ano
Taxa de carregamento: 3%
Taxa de administração: 4%

Após um ano :

Valores pagos para a taxa de carregamento : R$ 50;

Valores pagos para a taxa de administração: R$ 36;

Patrimônio acumulado: R$ 1.172

Após cinco anos:

Valores pagos para a taxa de carregamento: R$ 240;

Valores pagos para a taxa de administração: R$ 595;

Patrimônio acumulado: R$ 6.700

Como amenizar?
A consultora revela que a única forma de amenizar os gastos com essas taxas e recuperar o valor indiretamente é por meio da rentabilidade.

"A rentabilidade deve ser superior ao mercado para compensar o pagamento dessas taxas".

Cuidados
Carolina aconselha que, além de atentar às taxas, antes de aderir a um plano de previdência, o investidor deve tomar alguns cuidados:

1. Verificar as condições de cancelamento de contrato e portabilidade de recursos para outras gestoras;

2. Checar a condição técnica para cálculo da renda vitalícia na aposentadoria (tábua de mortalidade e taxa de juros);

"Quanto menor a taxa de juros para esse cálculo, menor será a renda de aposentadoria do investidor. Muitas seguradoras comercializam planos sem taxa de juros, tente negociar. Além disso, não aceite tábua de mortalidade que gere uma expectativa de vida maior do que a estabelecida pela tábua AT-2000".

3. Observar os serviços que serão oferecidos;

4. Escolher o fundo de investimento que mais se adequa ao seu perfil de investidor (maior locação em renda fixa ou renda variável);

5. Selecionar os beneficiários que receberão os recursos na ausência do investidor;
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 09, 2009 5:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Taxa de rentabilidade: 10% ao ano
Taxa de carregamento: 3%
Taxa de administração: 4%

Isso resume o principal motivo de eu não gostar das PPs Smile

Mas sou suspeito ... não gosto de PPs de jeito nenhum, hehehe.
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!