Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ajuda!
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 10:58 am    Assunto: Ajuda! Responder com Citação

Olá pessoal, tudo bem?

É a primeira vez que escrevo neste fórum e já gostaria de receber uma ajuda para meu grande problema.

Minha realidade é um pouco complicada e revoltante, mas devido a minha falta de experiência o resultado final foi esse. Acredito que só errando que aprendemos tudo nessa vida e não podemos derramar águas passadas. A vida começa agora!

Minha situação é a seguinte:

Eu e minha mãe viviamos com uma renda confortável deixada pelo meu avô, até que com o falecimento do mesmo, ela foi bloqueada.
Tinhamos uma renda de R$8.000,00 e sempre fomos acostumados a gastar mais do que tinhamos (1º erro).
Com o falecimento essa renda caiu para R$920,00 (mês de janeiro).
Algumas dívidas foram acumuladas 3 meses atrás:

Financiamento R$1.500,00 mensais / R$16.600,00 para quitar
Cartões de crédito R$2.300,00 para quitar
Condomínio: R$1.400,00 para quitar (R$460,00 mensal)
Cheque especial: R$2.500,00 para quitar
Entre outras dívidas totalizando R$24.000,00

Possuo 2 veículos e 1 apartamento.
1 veículo vendi e estou para receber R$23.000,00 esta semana.

Gostaria de um auxilio.

Quito tudo, tentando grandes descontos?

Hoje como falei recebo R$920,00.
Gasto com supermercado, gasolina, remedios, médicos, R$1.000,00
As contas fixas, condominio, luz, telefone, internet R$1.200,00

Vou me endividar de novo.....
Tive que para de estudar, estou a procura de um emprego, tive que reduzir drasticamente os gastos e estou economizando ao máximo mesmo.

Meu maior problema: Minha mãe 62 anos, sem renda sempre foi rica e nunca deu valor ao dinheiro. Ela não entende o que é economizar, não vive sem dinheiro e caiu em depressão.

Minha vantagem: Tenho 20 anos, estou aprendendo muito com isso, estou valorizando cada vez mais o dinheiro, não me deixo por vencido, nem me abalo diante da situação. Vou conseguir. Trabalho apenas 1 turno e tiro por mês R$920,00, se trabalhar os 2 turnos consigo mais 1 salario. Só que minha faculdade esta trancada e o custo dela é alto.

Bom, é isso....
Desculpe tantas coisas, mas acho que deu pra expressar a minha situação.

Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 11:06 am    Assunto: Responder com Citação

Antes de expressar minha opinião, você já leu algum livro sobre E.F. (Educação Financeira) ?
Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 11:08 am    Assunto: Responder com Citação

Nada....

Recebi este pepino sem ter experiência nenhuma.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente ... situação bem complicada. Sad

Bom, esse dinheiro que está para entrar deverá ser usado para quitar as dívidas. Pelo que entendi, o financiamento não está atrasado, correto ? Portanto quite somente o que está em atraso, e vá pagando as próximas parcelas conforme elas venham vindo.

Se o caso acima for confirmado, sobrará alguma coisa do dinheiro do carro, correto ? Este dinheiro deverá ser aplicado em um fundo de renda fixa, ou na poupança. Quando chegar uma nova conta, e não tendo dinheiro para paga-la, você tira desta aplicação.

Mas acima de tudo, vocês precisarão mudar seu perfil de consumidor ...
Terão que se adequar a nova realidade. Sad

Imagino como isto seja difícil para a sua mãe ... :/

Lembre-se: Na hora de quitar as dívidas, dê preferência as que têm maior taxa de juros ... ( cartão de crédito e cheque especial )

Espero ter ajudado ( o mínimo que seja ... Sad )
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 12:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Amigo, obrigado pelas dicas!

Situação realmente complicada!

Olha, o que mais me deixa preocupado é o financiamento que esta envolvendo meu outro bem, o outro carro (tenho 2)

Neste caso já tem 3 meses que estou devendo, o juros é alto, e tenho risco de perder o carro entrando no próximo mês.
A dívida hoje esta em R$19.000,00, eu negociei com o banco para quitar e eles me deram 13% de desconto.

Quito ela ou pago apenas as atrasadas e aplico o dinheiro?
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 1:27 pm    Assunto: Responder com Citação

A dívida ou o total do financiamento ?

YES! escreveu:

Olha, o que mais me deixa preocupado é o financiamento que esta envolvendo meu outro bem, o outro carro (tenho 2)

Neste caso já tem 3 meses que estou devendo, o juros é alto, e tenho risco de perder o carro entrando no próximo mês.
A dívida hoje esta em R$19.000,00, eu negociei com o banco para quitar e eles me deram 13% de desconto.

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 1:37 pm    Assunto: Responder com Citação

YES! escreveu:

Vende o carro.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
RodolfoMatos
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Já que a sua situação está tão complicada e pelo que você disse eu imagino que o Apartamento seja bem caro acho que talvez seja o caso de vende-lo e procurar um menor que gere menos gastos.

Outro detalhe vi que você listou como gasto Internet, acredito que numa situação onde você gasta 2x mais do que você ganha, você deve retirar qualquer gasto que não seja realmente necessário. Coisas como celulares, internet e gestos c/ carro se possível devem ser evitados.
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 2:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
A dívida ou o total do financiamento ?

YES! escreveu:

Perdão, o total do financiamento está em R$19.000,00
Para quitar a vista R$16.600,00
Em atraso: R$4.0000 + R$1.200,00 (dia 17 vence a parcela)

Vendi 1 dos carros e recebi R$23.000,00 por ele.

Quito os R$16.600,00 e fico livre do financiamento.
Quito apenas os R$4.000,00 + R$1.200,00 da parcela deste mês e aplico o dinheiro em poupança?

Lembrando que tenho + R$9.000,00 em dívidas de:
Cartões de crédito R$2.300,00 para quitar
Condomínio: R$1.400,00 para quitar (R$460,00 mensal)
Cheque especial: R$2.500,00 para quitar
Cheques devolvidos: R$1.300,00
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 2:52 pm    Assunto: Responder com Citação

RodolfoMatos escreveu:
Já que a sua situação está tão complicada e pelo que você disse eu imagino que o Apartamento seja bem caro acho que talvez seja o caso de vende-lo e procurar um menor que gere menos gastos.

Outro detalhe vi que você listou como gasto Internet, acredito que numa situação onde você gasta 2x mais do que você ganha, você deve retirar qualquer gasto que não seja realmente necessário. Coisas como celulares, internet e gestos c/ carro se possível devem ser evitados.

Olá Rodolfo,

O apartamente é realmente mto bom, tem valor venal de R$250.000,00 e tem ótima estrutura. Acho que não é o caso de vende-lo, pois ira valorizar mais e os outros ofertados no mercado de imoveis da cidade estão hiper-valorizados. Acho q vou acabar perdendo muito dinheiro.
O custo de manutenção dele é de R$460,00 condominio + R$120,00 de IPTU.
Estou com planos de me tornar sindico e ficar isento de 50% deste valor.

Estou reduzindo tdos os gastos, inclusive de celular, carro e etc.
O problema mesmo está no supermercado mensal, que mesmo cotando os menores preços, gasto mensalmente, R$300,00.
Remédios e médicos ficam em R$200,00.
Entre outros. A internet é a mais barata e oferece melhor serviço da cidade R$69,00.

É muito dificil, mas estou esperançoso em superar essa situação.
Esta sendo um aprendizado maravilhoso, pq estou passando por isso na atual idade.
Espero muito a ajuda de vocês e gostaria que indacassem algumas leituras para aprender a lidar com dinheiro.

Abraços
RodolfoMatos
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 3:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Queria somente que você pelo menos analisasse a situação. E pelo visto já o fez, Acredito que agora você deva conseguir ou um emprego de período integral ou outra fonte de renda que possibilite fechar o caixa no fim do mês. E depois de quitadas todas a dividas você poderia ver se era viável continuar sua faculdade.

Tenho praticamente a sua idade e imagino como deve ser difícil se ver c/ tantas dividas logo no inicio da vida adulta.
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 3:51 pm    Assunto: Responder com Citação

RodolfoMatos escreveu:
Queria somente que você pelo menos analisasse a situação. E pelo visto já o fez, Acredito que agora você deva conseguir ou um emprego de período integral ou outra fonte de renda que possibilite fechar o caixa no fim do mês. E depois de quitadas todas a dividas você poderia ver se era viável continuar sua faculdade.

Tenho praticamente a sua idade e imagino como deve ser difícil se ver c/ tantas dividas logo no inicio da vida adulta.

Complicado, hehehe... nunca me imaginei aos 20 anos com o nome sujo no SPC, SERASA e etc...
Meus avós tiveram muito dinheiro, minha mãe nunca soube dar valor.
Me vi na responsabilidade de pegar os pepinos e buscar salvar tudo.
Deve ser dificil pra ela viver 60 anos no bom e no melhor e chegar na atual situação.
Edmar Jr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 4:16 pm    Assunto: Responder com Citação

YES!

Situação bem complicada a sua, mas com bastante lucidez, estudo e bom senso você vai sair desta. Se eu estivesse no seu lugar meu plano de ação teria como foco quitar as dívidas, venderia o carro, passaria a trabalhar em dois turnos para elevar a receita e faria um controle muito rígido visando diminuir as despesas variáveis. Com as contas em ordem o próximo passo seria iniciar a construção de um colchão de segurança, mais a frente com as finanças em ordem e orçamento bem planejado voltaria aos estudos. Durante todo este árduo caminho não deixe de cuidar e envolver sua mãe, buscando inclusive conscientiza-la que é necessário adotar um novo padrão de vida e que ela pode ajudar muito nesta empreitada também.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ochacau
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 5:15 pm    Assunto: Responder com Citação

É bom ver que você esta consciente da atual situação que esta passando, e com estudo e determinação certamente você vai sair dessa.

Gostaria de deixar minha opinião aqui, com a venda do seu carro você vai quitar uma boa parte das suas dividas e com o desconto oferecido se eu fosse você eu ja tentava quitar o maximo possivel para começar a vida nova do zero sem estar devendo nada pra ninguem.

Outro ponto que eu consideraria mudança é o seu apartamento, o condiminio dele esta "comendo" praticamente metade dos seus ganhos mensais, entendo que você não queira se mudar, mas pelo menos analise a possibilidade de derepente vender este imovel, você comentou em um valor em torno de R$250.000,00, aqui na minha cidade existem excelentes imóveis na faixa dos R$100.000,00 e certamente com um condominio bem mais em conta, dessa forma você teria R$150.000,00 para investir em uma renda fixa que ja lhe renderia uma boa grana extra e menos despesas todo mês.

Sobre a possibilidade de ser sindico do seu predio, isso não é questão apenas de você querer, depende dos outros moradores tambem.
leonardoro

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 9:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom, vou dizer o que eu faria nessa situação:

1) Vender um carro (você já fez)
2) Com o dinheiro desta venda, quitar o outro carro
3) Venda o segundo carro (ficar sem carro é um luxo, para alguns)

Só de se livrar dos carros você já irá economizar com manutenção, gasolina e seguro.

4) Pague o condomínio

Ficar sem local para morar não tem como...

5) Deixe de pagar contas de cartão e cheques

As dívidas de cartão e cheque deixe de pagar e tente negociar com as pessoas ou empresas. Ja trabalhei em banco (Analista de Sistemas) e não pagar é uma das regras do jogo e já está sendo considerada pelo banco quando te concede um empréstimo. Após 180 dias de atraso o banco central obriga todos os bancos a considerarem o valor devido como prejuízo e então qualquer coisa que tu pagares será uma vantagem para o banco. Pague quando aceitarem negociar um bom desconto. Considero isso o equivalente a falência de pessoa física.

6) Mudar para um apartamento menor.
Só o que tu paga com condomínio e IPTU tu já consome todo o salário!

7) Outros:
É possível conseguir acesso a internet mais barato (pelo menos aqui em Porto Alegre), em torno de R$39 por 100kbps.
Quanto ao tratamento médico, recorra ao SUS e as farmácias populares sempre que possível.

Já que tu se dispõe a trabalhar em mais de um turno, procure trabalho em empresas de Call Center como Atento Brasil e Atende Bem, o turno é de 6 horas diárias e com as comissões os salários ficam em torno de R$600.

Quanto a faculdade, nada melhor que estudar um pouco pra tirar a ferrugem do cérebro e garantir a vaga em uma federal.

E algo importante: Mantenha sua mãe longe de todo e qualquer tipo de crédito, meu pai tem a mesma idade dela e eu considero praticamente impossível mudar a forma como uma pessoa de 60 anos pensa. Mas existem casos e casos...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4  Próximo
Página 1 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!