Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ajuda!
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 10:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá pessoal,

Os conselhos estão me ajudando muito a superar os problemas. Obrigado mesmo!

Leonardo,

Achei interessante o fato de "não pagar cheques e cartões", teria como me explicar algumas coisas?

Recebi R$5.800,00 de adiantamento do carro e negociei as seguintes dívidas:

- Prestações do Notebook: R$1.584,35

#proximas 5 parcelas totalizam R$2.196,00 + 4 meses de atraso R$1.021,00.
Consegui quitar por R$1.584,00 zerando a dívida e cancelando o cartão.
Achei um bom negócio, pelo desconto e pq o notebook saiu por R$2.000,00 e é um excelente aparelho que não encontra por menos de R$2.500,00 (pesquisa bondfaro), ainda por cima ganhei um celular de R$500,00. O note é ferrameta para minha unica renda fixa.

- Condomínio: R$1.370,70

#Negociei com o síndico e ele perdoou os juros que totalizavam R$50,00.
Tenho que pagar pq se não fico ameaçado judicialmente, além de atrapalhar as finanças do prédio.

Me restaram: R$2.844,95

Tenho ainda 2 cartões de crédito, 4 cheques devolvidos, 1 plano de saúde já cancelado, 1 conta de celular, 2 cheques especiais.

Meu nome tah sujo, tão cedo vou fazer dividas ou usar cheque. Tenho uma conta poupança que posso fazer qualquer transação por ela e sem taxas de manutenção.

O que faço?????

Estou feliz com os negócios.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 10:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Tópico mais pipino que eu já vi aqui no fórum.

YES! eu vou ser realista,mas isso de maneira alguma faz eu não me sensibilizar com a sua situação.

Infezlimente com dinheiro não existe mágica.A renda familiar anterior era inferior ao seu padrão de vida e sua família fez várias dívidas,apesar de ter patrimônio positivo o que vai te ajudar agora.

Infelizmente também agora você tem um renda de classe baixa e não classe média alta.Se você não adequar seus gastos a sua renda seu patrimônio vai diminuir até zerar .Se isso acontecer você não tera mais patrimônio e vai acabar baixando o padrão de vida.Então é imperativo que isso não ocorra e tudo deve ser feito nesse sentido.

Você tem um grande problema que é a sua mãe e sugiro fortemente que se ela não cooperar você vai ter que jogar pesado e deixar bem claro para ela que se ela gastar demais ela vai estragar a vida dela e a sua.

Acho que essêncial seria que no curto prazo você adequar as suas despesas as suas receitas e no prazo mais longo aumentar as receitas.

Com 1k mês não dá para sustentar você sua mãe,uma casa,um carro.
O menos essêncial parece o carro venda o com urgência e quite mais dívidas.

Esperar a casa valorizar é uma situação muito compicado,principalmente se você não tem conhecimentos na área.No entanto ao contrário dos outros membros do fórum acho melhor você não vende-la pelo menos por enquanto ,pois vai ficar tentado a usar esse dinheiro e adiar corte nos gastos.

Depois que você equalizar receitas e despesas é melhor pensar alguma forma de fazer faculdade nem que seja uma federal.Você precisa de um plano realista para aumentar sua renda e como você não pode correr risco tem que ser arranjando um emprego melhor.

Eu sugeriria duas coisas
-Estudar para fazer uma univercidade federal.
ou
-Fazer uma faculdade por correspondência ou a noite que te possibilite fazer um concurso público.

Geralmente eu não recomendaria isso,mas dar calote nos banco não é má idéia,depois você renegocia.Só não compensa dar calote no carro,pois você vai perde-lo,então é melhor vende-lo.

Quanto a virar síndico acho muito difícil você conseguir,mas para ser síndico o apartamento tem que estar no seu nome.Com 20 anos e condomínio atrasado bem difícil.

Quando você estivar mais organizado é melhor você vender esse apartamento e se mudar para um lugar menor.E investir esse dinheiro(250K) num investimento que te gere uma rende dá para conseguir com títulos do governo que pagam os juros(lembrando que você não pode arriscar)1,1k por mês sem precisar mexer no principal.

Seria interessante você tentar conseguir outras formas de renda.Não sei se é válido para seu caso,mas aqui em casa durante muito tempo minha família alugou uma vaga de garagem aqui no prédio por 300 R$ mês(isso já faz tempo agora deve estar uns 400 reais) Se você conseguir algo semelhante ia te ajudar muito.

Espero ter ajudado e boa sorte!
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 11:03 pm    Assunto: Responder com Citação

YES! escreveu:

O que faço?????

Estou feliz com os negócios.

Desculpe estar postanto um tópico atras do outro é porque eu estava escrevendo quando você postou.
Já vendeu o segundo carro ?
Você elimina umas despesas
E quita mais dívidas.
YES!

MensagemEnviada: Ter Fev 10, 2009 11:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Vendi o primeiro carro.
Jah recebi R$5.800,00 de entrada e estou para receber semana que vem os 17.200,00 que vão direto para o financiamento do outro carro e assim quita-lo.

Essa semana já vou trabalhar a venda deste carro. Vou tentar vende-lo por R$30.000,00. Acredito que deve demorar para vende-lo.

Necessito ter um carro. Estou pensando em comprar um por R$10.000,00 bem econômico, depois de vende-lo.

Agora este dinheiro que entrou, tenho q utiliza-lo da melhor maneira possível.

Preciso mto de ajuda, qndo as coisas estiverem mais ou menos arrumadas, eu irei ter animo para os estudos e por um outro emprego.
leonardoro

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 12:22 am    Assunto: Responder com Citação

Não pagando os bancos e operadoras de cartões, após 180 dias eles irão fazer qualquer negócio, quanto mais demorar a pagar, mais desconto vão oferecer. Além do desconto pode usar esse tempo pra se recuperar das dívidas.

Como já foi dito o primeiro passo é vender os carros pelo melhor preço que conseguir. Se tu realmente precisa de um carro adquira algo barato como um gol quadrado ou um twingo, ambos se encontram por menos de R$8000 e o twingo faz 18km/l. Mas eu penso que carro sempre é luxo, eu ando de transporte público, vou para o trabalho e a faculdade.

Vender o apto seria uma boa para aplicar no tesouro direto e viver dos cupons de juros, ou pelo menos utilizar eles como uma renda extra, mas tu teria que pagar aluguel.

Ah, e lembre-se: Agora você está (estar é diferente de ser) pobre, viva como um. E o que sobrar, invista! (Tem que sobrar).
YES!

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 2:32 pm    Assunto: Responder com Citação

E os cheques devolvidos, o que faço???

Cheque especial é bom pagar?
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 4:43 pm    Assunto: Responder com Citação

YES! (Pelo menos noto no seu apelido, esforço, entusiamo uma grande força positiva).

Bom, como muitos ja disseram, não tem jeito. O negocio é se livrar das contas.

Se for o caso:
- Corte celular: A Oi tinha uma promoção pre-paga aqui no rio que dava R$5,00, não cumulativos, todo dia para ligar para fixo ou outro oi. basta colocar R$ 10,00 no inicio de cada mês ou seja são quase R$ 150,00 por R$ 10,00.
- O Aparelho celular: Vale R$ 500,00 pelo o que disseste? Consegue vender ele por esse preço? Mercado livre? Comprei 3 celulares por menos de R$ 25 cada lá... Assim vc consegue no minimo R$ 400 o que é quase 50% da sua rende.
- Carro: Cara, se você realmente precisa de um, procure um carro bom e barato. Pessoalmente recomendo Volkwagen. Gol, Parati (Tenho um 93) se você comprar um carro do mesmo ano que o meu, já se livro do IPVA, pois depois de 15 anos aqui no Rio carro fica isento de IPVA, resta só taxa de vistoria, R$ 200 uma pechincha para um carro. Alem disso um gol, uma parati 93 94 saem por R$5000 a R$ 7000. A manutenção é facil e barata. Nosso carro este ano ainda não gerou despesas por exemplo... Nesta brincadeira você já levanta uma grande importantissima.

Reforço a sugestão do apartamento.
Você mora somente com sua mãe certo? Um apartamento de 250k não deve ser pequeno... Há como mudar para um menor? Um bairro menor?
É complicado fazer uma mudança destas... Mas você deveria ir fazendo esta ideia. Pois a unica coisa que você precisa para se reeguer é uma base solida.
Seu condominio é razoavel, falo pelo rio de janeiro, porem o capital investido no imóvel é algo precioso.
Se o bairro tem potencial de valorização, você não terá problemas para vender o imovel... Pense nisso.

Agora, tenho que discordar do Leonardoro, não pagar cartões de credito pode gerar uma bola enorme e sem tamanho. Os juros são escorchantes, talvez seja melhor analisar o que dever...

Seu condominio por exemplo, infelizmente é algo "melhor" de se dever. O prédio pode odiar, os moradores olharem torto, mas o juros é de apenas 2%. É triste é... Tente combinar com o sindico de você pegar parte do condomínio...somente a parte que se refere a aguá e luz da area comum... Assim você poderia atrapalhar menos a vida do prédio. Como vi um texto uma vez... É como se todo mes você sorteasse quem vai receber... Que não for sorteado... "Better Luck Next Time".

Tente procurar trabalhos (Entregar panfletos na Night... Vc se "distrai" e tira um trocado nas horas vagas. Fazer fotos na Night, Cortar Grama, Pintar parede... Tire dinheiro de onde puder.).

Agora, reafirmo o que o colega Leonardoro disse:
Ah, e lembre-se: Agora você está (estar é diferente de ser) pobre, viva como um

udo isso é uma situação passageira... Logo logo você terá uma lição de vida para ensinar e mais experiencia do que muitos nunca terão!

Sorte Amigo
No que pudermos estamos a disposição para ajudar.
Magliano
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 4:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Off

Citação:
Um apartamento de 250k não deve ser pequeno...

O pior é que um apartamento aqui em Floripa nessa faixa é pequeno. Assustado
( claro, se for para um bairro bemmmmmmmmmmmmm mais simples, praticamente barra pesada, dai sim consegue por menos ... mas não é muito menos não ... )

Floripa tá cruel ...
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 5:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Off

Citação:

( claro, se for para um bairro bemmmmmmmmmmmmm mais simples, praticamente barra pesada, dai sim consegue por menos ... mas não é muito menos não ... )

Floripa tá cruel ...

Caramba!!! Shocked
Sei que aqui no rio, um AP na barra da tijuca, não sai por menos de 220.000 mas tem no minimo 2 quartos, uma sala pequena... Porem é
pequeno pela construção "moderna" dos predios

Mas final do ano agora, minha familia comprou um AP de 4 quartos, 170 m² por 220k. Precisa de obra, é verdade, mas no total deve ficar em 280k.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 5:52 pm    Assunto: Responder com Citação

D.Magliano escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Off

Citação:

Floripa tá cruel ...

Caramba!!! Shocked
Sei que aqui no rio, um AP na barra da tijuca, não sai por menos de 220.000 mas tem no minimo 2 quartos, uma sala pequena... Porem é
pequeno pela construção "moderna" dos predios

Mas final do ano agora, minha familia comprou um AP de 4 quartos, 170 m² por 220k. Precisa de obra, é verdade, mas no total deve ficar em 280k.

Um desse tamanho por aqui, sai perto de 500k ...

É ... Floripa tá fogoooooooo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
leonardoro

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação

YES! escreveu:
E os cheques devolvidos, o que faço???

Cheque especial é bom pagar?

Cara, pelo que eu entendi tu não terá como pagar todas as dívidas, então o melhor é não pagar nenhuma: cartão, cheque especial, devolvido e etc. Pague apenas o carro para não perder ele e as taxas do seu apartamento para ter onde morar, além do essencial: água, luz...

Use a grana que sobrar pra dar um jeito na tua vida, e tente se livrar logo do apartamento e dos carros. Comece a ter uma vida mais modesta, nada de carro ou apto de luxo.

Aqui em Porto Alegre com R$250.000 tu compra até 3 apartamentos simples em bairros com construções mais antigas e pode alugar eles, a uma olhada como anda o mercado na tua cidade.
YES!

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 10:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Notícias de hoje:

Com os R$5.800,00 que recebi de entrada do automóvel, paguei:

R$1.584,35 - Quitei as prestações do notebook (menos uma prestação)

R$1.370,70 - 3 condomínios atrasados (estou em dia com o prédio)

R$112,62 - Conta do telefone mês de Janeiro (em dia prox vence dia 16)

R$150,40 - Conta de luz mês de Fevereiro (em dia, prox só em março)

===============================================

Fui ao banco e tentei negociar um cheque especial.

Porquê?: Vou receber o restante do dinheiro da venda do automóvel nesta conta, então se eu não negociar, o banco come meu dinheiro.

Surpresa1: A gerente bem estúpida, disse que não tem como negociar, 99% das propostas são rejeitadas, procede? (banco itau)

Surpresa2: Voltando de baixo de chuva, depois de ter pago a conta de telefone do mês passado, vejo a conta deste mês. Um susto R$195,00!!
Minha mãe ficou em casa e efetuou várias ligações para celular e longos minutos para telefone fixo.

Tentativa de solução: Conversei com ela para evitar, mas ela disse que não tem distração só fica em casa e acaba ligando. Como o cel dela esta cortado, ela efetua apenas ligações do fixo.

Convem adquirir um chip pré pago da TIM e carregar com R$10,00, para necessidades extremas?
O motivo de ser TIM, pq o chip do meu celular é TIM pré pago, então acredito que se ela me ligar o custo ficara mais em conta.

Problema1: Minha mãe esta tendo recaidas da depressão e hoje tivemos mais uma discussão.
- Ela não aceita a venda do outro carro, mesmo ele sendo para um padrão superior ao nosso.
- Ela insiste que quer ter pelo menos uns R$100,00 para destrair (gastar). Estou dizendo que não irei dar.

Esta foda ela cooperar. Algum pscicologo, habilita ajuda?

Planos para amanha:

Quitar as dívidas que eu julgo fixas e coloca-las em dia:

R$187,10 - Seguro de vida (quitando este valor, resgato R$1.000,00)
R$142,14 - Internet (R$70,80 mês janeiro e R$71,34 fevereiro)
R$237,39 - IPTU (Mês de janeiro e mês de fevereiro)
R$195,79 - Telefone (a bomba surpresa deste mês)
R$50,00 - Prestação de penhor de jóias na caixa
R$380,00 - IPVA (tenho medo de cair em Blitz e tá chovendo na cidade)

Total: R$1.92,42

Sobra: R$1.389,51 dos R$5.800,00 que recebi de entrada.

Reflexões:

Achei um dia positivo, me livrei das prestações do notebook e quebrei o cartão do Ponto Frio. Paguei o condomínio e coloquei em dia algumas contas fixas. A surpresa do telefone foi foda e o resultado foram discussoes e desentendimentos com minha mãe que não aceita ajudar.
Achei a conta de luz e de telefone altíssimas para 2 pessoas.
A conta de luz já veio R$100,00, da pra tirar esses R$50,00 economizando bem.
O telefone vou entrar em contato com a OI e ver planos de franquia mais em conta e se possivel com travamento de linha após excedido os minutos disponíveis.
Tenho que pensar numa solução para o celular.
Quero tentar conseguir convencer minha mãe pra poder começar anunciar o carro dela.
O apartamento, por mais caro o condomínio, eu ainda acho inviável vende-lo, mas estou fazendo uma pesquisa de imóveis.
Não quero morar de aluguel, pois não consigo fiador. No caso prefiro comprar um mais barato e aplicar o dinheiro.

O apartamento que moro tem 90m², situado a 10km do centro, tem localização privilegiada devido as obras que o governo e prefeitura estão fazendo.
É um bom 3 quartos 1 suíte, com DCE, rouparia, vista panoramica para cidade, todo claro e super arejado, nenhuma janela coincide com outro prédio, privacidade total. 2 vagas de garagem cobertas. Porteiros noturno, elevador, quadra, piscina, salão de festa, zeladora, portões eletrônico e cerca elétrica. Parte nobre do bairro, sendo o mesmo muito tranquilo, predominante de mansões e prédios pequenos de luxo.
Próximo a 2 shoppings, 4 supermercados, 4 padarias, vários restaurantes.

Quero deixar as coisas mais encaminhadas para me dedicar ao emprego.
Amanhã é dia de trabalho, é noturno 4hs e ganho R$40,00. Vou ganhar este mesmo valor até Domingo, então já adiciono + R$160,00. Trabalho de "Free lance".
Já trabalhei como corretor de imóveis por 3 meses e como auxiliar administrativo por 1 ano.

Desculpe o imenso POST, mas gostaria que opinassem das minhas atitudes.
Queria agradecer mais uma vez a força que o pessoal esta me dando.
Acho que respondi um pouco a todos que escreveram neste tópico.

Até mais!
ochacau
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 11:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha cara, a sua situação apesar de muito dificil eu acredito que esta sendo muito interessante para todos acompanharem!

Apenas gostaria de levantar uma questão sobre a sua mãe, sem ofensas, mas eu acredito que ela é um dos principais "fatores complicadores" de toda a situação.

Lidar com pessoas, tanto familia como quem trabalha com pessoas, atendimento, RH, etc... é um negócio muito complicado neste caso eu acredito que gastos com psicologo seriam uma despeza a mais no seu apertado orçamento, eu acredito que o que esta faltando é conversa, muita conversa, mas tem que ir devagar, um assunto de cada vez e com calma, não adianta dizer para sua mae que ela nao pode mais gastar e pronto, você tem que tentar consientizala da situação.

Outra questão sobre a sua mãe, você falou que ela tem 60 anos? É isso mesmo?
Mesmo que ela nunca tenha trabalhado na vida, com esta idade por acaso ela não teria direito a uma aposentadoria do governo? Não entendo muito sobre o assunto mas acho que ela tem direito sim... mesmo que seja apenas um salario minimo mas ja ajuda. Acho que vale a pena você se informar sobre isso... talvez até alguem aqui do forum sabe dar mais informações.

============
Outra coisa (valores aproximados, não tenho certeza se é exatamente isso):
IPTU: R$120
Condominio: R$ 460
Luz: R$150
Internet: R$70
Telefone: R$200
-----------------------
Total R$1000,00
Quanto você disse que ganha mesmo? R$920,00 + alguns extras
Você tem que comer também não é? E o que sobrou para a comida?

O apartamento esta devorando seu orçamento, e é principalmente no condominio e IPTU e nestes pontos não interessa o que você faça estes gastos não vão diminuir, pelo que eu entendi até agoro esse imóvel é classe alta e acredito que isto não condiz com a sua renda, talvez a situação mude, ninguem esta falando para você vender ele imediatamente, mas eu consideraria seriamente começar a estudar esta ipotese.
=================

Vamos la, continue postando a sua situação para acompanharmos... esta interessante.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 11:56 pm    Assunto: Responder com Citação

YES! escreveu:

É um bom 3 quartos 1 suíte, com DCE, rouparia, vista panoramica para cidade, todo claro e super arejado, nenhuma janela coincide com outro prédio, privacidade total. 2 vagas de garagem cobertas. Porteiros noturno, elevador, quadra, piscina, salão de festa, zeladora, portões eletrônico e cerca elétrica. Parte nobre do bairro, sendo o mesmo muito tranquilo, predominante de mansões e prédios pequenos de luxo.
Próximo a 2 shoppings, 4 supermercados, 4 padarias, vários restaurantes.

YES! essas vagas você já tentou alugar ? Aqui na meu prémio uma vaga vale uns 300 ou 400 reais,mas a demanda é grande(o prédio é velho e tem poucas vagas).Se você conseguir 100 reais em duas vagas já é uma maravilha.

Quanto a sua mãe é complicado...É muito difícil falar sem conhecer,mas você tem a tarefa dificílima de convence-la.

Vou sugerir uma coisa para você se você estiver desesperado:Fale para ela que andou pensando e prefere vender a casa ao carro(só tenta isso se ela também não quiser vender a casa,mesmo você não querendo vende-la tente)Ai você fala que vai vender a casa para quitar o carro. Inventa que a financeira ou banco já está tentando retomar o bem que recebeu um telefonema(não fala carta porque ela pode querer ver).

Ai você faz ela tentar te convencer vender a casa ao carro.Não sei se vai funcionar,mas eu tive um problema com um parente meu idoso e ele foi resolvido +- assim.

Não sei se isso se aplica ao caso.

Boa sorte!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 8:46 am    Assunto: Responder com Citação

Bem lembrado Roma, ele pode alugar ( hoje ) uma das vagas, dá uma ajuda, e boa ...

Smile
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 2 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!