Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Ajuda!
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
leonardoro

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 11:59 am    Assunto: Responder com Citação

R$112,62 - Conta do telefone mês de Janeiro (em dia prox vence dia 16)
Na minha casa pagamos R$152,00 por mês pelo telefone (8000min), internet ADSL 8mbps e mais alguns serviços da BrasilTelecom. São 4 pessoas telefonando e meu pai usa o telefone para trabalhar.

R$150,40 - Conta de luz mês de Fevereiro (em dia, prox só em março)
Gastamos exatamente o mesmo valor que tu, a diferença é que são 4 pessoas e temos chuveiro elétrico.

Ou seja, acho que esses gastos estão muito altos para uma casa com duas pessoas. Eu só vejo uma solução pro teu caso, vender os carros e o apartamento.

Quanto a tua mãe, é complicado, ela vai continuar gastando até morrer. Não sei o que tu pode fazer, mas tenho certeza que conversar não vai adiantar.
math.phoda
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 14, 2009 8:44 pm    Assunto: Responder com Citação

Sua situação é muito complicada, mas você está mostrando garra, o que é muito bom. O pessoal está te pressionando a vender o apartamento: não venda, seria um "put*" choque para sua mãe. Você não possui mais nenhum parente próximo? A ajuda dos parentes é muito importante nessa hora cara. Eu mudei de cidade, fiquei quase 4 meses socado num apê meu veio, a pessoa fica louca. Leve ela para fazer visitas se for possível, pra ela se distrair. Troque o telefone fixo para aquela tal de "conta fixa" sabe? E cancele ligações para celular. Com isso você poderia dar algum dinheiro para sua mãe, ou comprar coisas baratas para ela como cremes, shampoos, sei lá, essas coisas que mulher gosta. Aonde você mora? Vá à lugares como parques, museus...lugares que são de graça. Com essa ajuda pra sua mãe você reduz contas como luz e telefone.

Consiga dobrar a carga horária do emprego pelo menos por hora, até a situação se estabilizar. Você trabalharia 12 horas, recebendo 1840 certo?

Supermercado: 300 por mês(não está tão caro, para duas pessoas está de bom tamanho), Condominio+IPTU: 580, Luz/Telefone: 150(dependendo do novo plano telefônico adquirido). Agora isso aqui eu não entendi: "Gasto com supermercado, gasolina, remedios, médicos, R$1.000,00" <- isso daria um total de 700 reais por mês com gasolina, remedios e médicos. Você realmente gasta isso tudo?

Você fazia faculdade do quê? Qual seria a mensalidade da faculdade, quantos períodos são, e em qual período você está? Com essas informações dá para saber se é ou não viável você investir o dinheiro do segundo carro na faculdade.

Por fim, acredito que a solução mesmo seria você arrumar um emprego mais remunerado, o que já é difícil na sua posição. Você poderia investir o dinheiro do carro em alguma coisa também, de forma pensada. Sua mãe poderia fazer doces, ou alguma coisa do tipo. Mulher nessa idade gosta de cozinhar, eu acho. Alguém poderia vendê-los. Eu estou querendo dizer que se você não conseguir uma outra fonte de renda, o mais provável é que você sempre trabalhe por um salário baixo e não consiga retornar aos seus estudos por estar preso ao emprego.

Desculpe o tamanho do post. Boa sorte!
Abraço.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Alex
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 5:11 pm    Assunto: Responder com Citação

YES, primeiramente parabéns por compartilhar conosco seu problema e suas formas de vencê-lo. Continue assim que você irá ultrapassar essa barreira e procure aprender muito com esse ensinamento que a vida está lhe dando.

Procure conversar com sua mãe no sentido de conscientizá-la acerca da situação de berlinda em que vocês se encontram, caso haja algum parente próximo, envolva-o para auxiliar no suporte psicológioco de sua genitora.

Ela com certeza está se sentindo muito mal pela queda do padrão de vida e forçá-la a aceitar mudanças radicais talvez seja mais danoso para ela, apesar de necessário para as finanças de sua familia.

Somente você poderá avaliar se será necessário vender o imóvel, mas com certeza, o outro carro amigo, você tem que passar nos cobres.

É isso ai, boa sorte!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Garimpeiro
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 16, 2009 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Parabéns pela Garra.
Nessa situação, você tem duas opções, vencer ou vencer.
Venda o Ap, estude e seja um Empreendedor.
Arrume uma vaga para sua mãe na empresa que você montar, para ela se sentir util.
Com o dinheiro do Ap, da pra montar um bom negócio.
Garra, vontade, são atributos que você já demonstrou.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
YES!

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 1:05 pm    Assunto: Re: Ajuda! Responder com Citação

Olá pessoal, estou de volta depois de uma longa pausa e muitas notícias!

Mais uma vez, gostaria de agradecer pelas ajudas. Vocês me deram uma luz que eu não enxergava.

Meus problemas ainda não acabaram, mas minhas dívidas com certeza reduziram muito.

Minha mãe melhorou 0,5%, mas ainda tem suas recaídas.

Vamos às novidades:

Passei um sufoco por que consegui negociar a dívida de um empréstimo que estava em R$20.000,00 quitando até certo dia ficaria em R$16.400,00.
A pessoa que comprou meu carro, fez uma carta de crédito e o dinheiro iria cair na minha conta em 5 dias, só que demoraram 12 dias. Com a ajuda do setor jurídico do banco, consegui prorrogar o prazo da dívida 2 vezes.
No ultimo dia com os nervos a 1.000 era tudo ou nada. Ou o dinheiro liberava e eu quitava o banco, ou eles não conseguiriam mais aquele valor.
16:30hs deste dia eu fui informado de que estava tudo OK! Foi um alívio tremendo. Não perdi o desconto, nem o carro e eliminei um problema.
Aproveitei e negociei mais 1 cartão de crédito que tive um desconto de R$300,00 e minha pendência com o banco só ficou no cheque especial.

Coloquei todas as contas em dia: Condomínio, Luz, Telefone, Internet, IPTU, etc.

Agoram ainda restam + uns R$7.000,00 de dívidas que não me "tomam" nenhum BEM.

Vou quitar tudo, e fazer dinheiro, eu sei!
Como é difícil economizar, mas estou buscando economia nos mínimos centavos e nos próximos posts irei colocar minhas experiências.

Agora meus objetivos são:
1- Um emprego (manhã e tarde)
2- Deixar as contas em dia
3- Quitar o restante das dívidas
4- Tentar dar sequência à minha faculdade
5- Fazer dinheiro

Abraços
YES!

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 1:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Dívidas:

===============================================
Plano de Saúde: R$1.626,81

Situação: Cancelado
Referente: 3 meses não pagos
Consequências: nome negativado no Serviço de Proteção ao crédito

Pretensão: Negociar somente quando receber algum dinheiro de herança, ou efetuar a venda do atual carro

Cartões: R$908,11

Situação: Cancelados
Referente: Meses de atrasos + juros por não quitação
Consequência: nome negativado no Serviço de Proteção ao crédito + juros altos mensais

Pretensão: Estou tentando negociar 2 que tem valores pequenos, para que não crie juros exorbitantes, o outro que tem valor mais alto, vou aguardar para quando conseguir um dinheiro

Celular: R$103,28

Situação: Ativo
Referente: 1 mês que era cliente de conta
Consequência: nome negativado no Serviço de Proteção ao crédito

Pretensão: Ainda não sei o que fazer, antes de criar esta dívida eu migrei de plano de conta para cartão e depois gerou esta fatura que eu tinha usado. O interessante que eles não conseguem bloquear meu celular e eu posso receber chamadas normalmente. Vou quitar assim que sobrar um dinheiro para tirar o nome do SERASA.
Cheque especial: R$1.508,17

Situação: Cancelado
Referente: R$1.000,00 do meu limite + R$508,00 de juros
Consequência: nome negativado no Serviço de Proteção ao crédito + juros

Pretensão: Tentar negociar (não sei se tem jeito) assim que conseguir algum dinheiro. Os juros são altíssimos e quero que isso seja prioridade.
Cheques Devolvidos: R$932,00

Situação: Motivo 12 = Cheque devolvido pela 2º vez
Referente: Compra de um colchão parcelado

Pretensão: Como o cheque não acumula juros e sei o paradeiro de 3 dos 4 devolvidos, vou esperar conseguir dinheiro para quita-los, mas não é prioridade por em quanto.
IPVA: R$1.500,00

Referente: 2009

Pretensão: Prioridade por que estou rodando no carro. Fiquei sabendo que a única polícia que pode apreender o veículo por falta de pagamento é a Federal, como não vou pegar estrada o máximo que pode acontecer até o vencimento da 3º parcela é tomar alguma advertência de alguma polícia militar. Mas tenho que pagar tudo antes do vencimento da 3º parcela, por que ai corro risco de apreender o veículo.
Outras contas: R$228,00

Referente: Assinatura de jornal + anúncio de veículo

Pretensão: Vou quitar um dia, pois posso querer voltar a assinar o jornal (quando for bem sucedido) ou precisar anunciar alguma coisa. Mas estou tranquilo por que não coloca o nome no serviço de proteção ao crédito.

Total das dívidas: R$6.805,84

Estou ainda para receber alguma coisa de herança, que pode chegar em R$10.000,00, mas isso não tem data, nem certeza, esta na justiça e tem a venda do carro que tem valor de R$30.000,00 à principio.

Volto com minhas dúvidas:

Estas contas elas geram apenas juros e não me "tomam" nenhum BEM. Me corrijam se estiver errado. Se eu por ventura vier a receber alguma quantia alta eu quito elas ou faço aplicações com este dinheiro para me garantir renda.

Não sei como funcionam as aplicações, mas há possibilidade de efetua-las mesmo com o nome negativado no serviço de proteção ao crédito?

A prioridade agora é manter as contas em dia e não fazer novas dívidas.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 2:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Minha mãe melhorou 0,5%, mas ainda tem suas recaídas.

Veja pelo lado bom, ela melhorou. Smile
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
YES!

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 3:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostaria que refletissem comigo algumas coisas que aprendi com esta crise financeira minha:

- Banco é seu maior inimigo. Ele te ilude com créditos, cartões, cheques, cheques especiais e te ROUBA com taxas pra tudo quanto é tipo de transação, consulta, além de te fuder com juros. Dependendo das movimentações, você chega a pagar no fim do mês + de R$1.000,00 só de taxas. A poupança e o colchão ainda são seus melhores amigos para GUARDAR seu suado dinheiro.
- Jamais utilize Cartões de crédito, faça financimentos ou empréstimos. Minha nova ideologia é: Se não tem dinheiro não compre.
Pagar juros é tão irritante quanto estacionar o carro na rua e um flanelinha te cobrar pra tomar conta.
- Antes de comprar QUALQUER coisa pesquise o MENOR preço, por que depois além de você comprar o mais barato e economizar, você ainda pode conseguir um desconto.
- Ao fazer as compras do supermercado
1º faça uma lista das necessidades, estipule a durabilidade destas compras e faça seu cardapio deste período.
2º Liste pelo menos 3 supermercados de grande porte e mais próximo de sua residência.
3º A maioria dos produtos você pega mais caro pela marca, porque no final das contas o resultado é o mesmo. Algumas poucas excessões que há diferença no resultado.
4º Pesquise nos 3 supermercados os produtos de menor preço.
5º Selecione os mais baratos de cada supermercado e faça suas compras

Resultado: No inicio da pesquisa você não enxerga muita diferença. Geralmente os produtos tem diferença de centavos, mas ao término das compras você chega a economizar muito.
Na minha ultima compra, fazendo esta pesquisa, e comprando nos 3 supermercados diferente, economizei R$20,00 se tivesse feito as compras em apenas 1.
R$20,00 equivalem a + 2 pacotes de 5kg de arroz, 20 caixas de leite, 1 semana de hortifrutigranjeiro, etc.
Outra vantagem da pesquisa é que você fica por dentro dos valores e pode optar por produtos de melhor qualidade.
Os supermercados enganam seus consumidores. Eles fazem esta mesma pesquisa, anunciam ofertas de alguns produtos na mídia e elevam o valor de outros para compensarem esta "perda". O bobo do consumidor mais uma vez "DÁ SEU SUADO DINHEIRINHO PARA OS COFRES ALHEIOS".

Preguiça custa dinheiro. Quem não pode levantar no domingo às 7h e fazer suas compras até no máximo 9h30. Ainda sobra muito tempo para um churrasco, um descanço e uma curtição com a família.
Aqui na minha cidade existem vários supermercados 24hs. Fazer compra na madrugada é excelente, supermercado vazio e sem filas.

Outra dica é buscar fazer compras semanalmente, os preços dos produtos sofrem variações da noite para o dia e você evita perdas.
- Programe bem o seu dia e se possível faça o planejamento do próximo. Cumpra com seus os horários, sempre dando um tempo para os imprevistos. Tudo feito com pressa gera maiores gastos. Dirija com calma e sem pressa, você economiza combustível e ainda contribui para um planeta mais limpo.
"Urgente é tudo aquilo que você não planejou e quer que os outros façam com pressa."
- Anote todos os gastos diários, mesmo que sejam centavos e organize em uma planilha. Anote tudo que recebeu e faça uma agenda das contas. No fim do mês você ficara ciente dos gastos e poderá enxergar onde economizar.

Aos poucos estou aprendendo a economizar e a valorizar cada vez o meu suado dinheiro. Eu não me tornei um mão de vaca, eu apenas parei de dar o meu dinheiro pros outros.

Depois eu coloco mais reflexões... gostaria que comentassem.

Editado pela última vez por YES! em Qui Fev 26, 2009 1:27 am, num total de 1 vez
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 3:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
- Jamais utilize Cartões de crédito, faça financimentos ou empréstimos. Minha nova ideologia é: Se não tem dinheiro não compre.
Pagar juros é igual dar dinheiro pro flanelinha que cobra pra você estacionar o carro na rua. Só bobo paga.

Assim ...
Não utilizar cartão de crédito, pagando juros, sim, isso não se deve fazer. Agora, o cartão de crédito é uma ótima ferramenta para quem tem um bom controle financeiro, ele só te traz vantagens. Smile

E sobre o flanelinha ...
Não é bem assim não ... se é um lugar que você costuma ir muitas vezes, é sempre o mesmo flanelinha ...

Pode até me chamar de bobo, mas para garantir, prefiro dar 1 real pro cara "cuidar" do que voltar e ver meu carro riscado ... Smile

Os outros pontos levantados por ti são bem por ai mesmo ... Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
YES!

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa Zé,

Eu não concordo com as taxas de manutenção que o cartão cobra + emissão de boleto. É dinheiro que você esta dando para os outros.
Se você tem o dinheiro para fazer um supermercado e pagar a vista, ou outras compras, pra que você vai perder R$10,00, R$20,00, R$30,00, com estas taxas. Dinheiro jogado fora.
Agora no caso da pessoa que recebe dia 25, no dia 14 ela precisa fazer um supermercado de maior valor, sabendo que dps ela vai pagar o valor TOTAL da fatura, ai é inevitável.
Sobre as compras parceladas, um produto X custa 1.000,00 em 10x de R$100,00 + taxa de manutenção mensal + emissão de boleto, agora, economizando, eu prefiro juntar o dinheiro à vista compra-lo com um desconto de 10% ou mais e ficar livre de taxas de manutenção e durmo tranquilo, pq se acontecer qualquer imprevisto eu já quitei minha dívida.

É, sobre o flanelinha eu queria falar uma coisa e acabei dizendo outra.
Pagar juros é pior do que dar dinheiro pro flanelinha ou pagar imposto.
É tudo dinheiro perdido...

Pois é, agora flanelinha fecha pacote. Se você parar no mesmo lugar por 30 dias , R$15,00 no mês, e tá tudo resolvido......
Mas da uma raiva!!!!!!!!!!

Foda que tem uns lugares que você para, da 1 conto, e o carro aparece riscado, talvez pelo flanelinha que fica escornado no carro com o botao da calça jeans raspando na lataria, ou os que dão ré na frente ou atrás e arranhão o para-choque, ou o idiota do lado q espanca a porta dele na sua porta.

Mas concordo é inevitável!
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 6:16 pm    Assunto: Responder com Citação

YES! escreveu:
Opa Zé,

Eu não concordo com as taxas de manutenção que o cartão cobra + emissão de boleto. É dinheiro que você esta dando para os outros.
Se você tem o dinheiro para fazer um supermercado e pagar a vista, ou outras compras, pra que você vai perder R$10,00, R$20,00, R$30,00, com estas taxas. Dinheiro jogado fora.
Agora no caso da pessoa que recebe dia 25, no dia 14 ela precisa fazer um supermercado de maior valor, sabendo que dps ela vai pagar o valor TOTAL da fatura, ai é inevitável.
Sobre as compras parceladas, um produto X custa 1.000,00 em 10x de R$100,00 + taxa de manutenção mensal + emissão de boleto, agora, economizando, eu prefiro juntar o dinheiro à vista compra-lo com um desconto de 10% ou mais e ficar livre de taxas de manutenção e durmo tranquilo, pq se acontecer qualquer imprevisto eu já quitei minha dívida.

É, sobre o flanelinha eu queria falar uma coisa e acabei dizendo outra.
Pagar juros é pior do que dar dinheiro pro flanelinha ou pagar imposto.
É tudo dinheiro perdido...

Pois é, agora flanelinha fecha pacote. Se você parar no mesmo lugar por 30 dias , R$15,00 no mês, e tá tudo resolvido......
Mas da uma raiva!!!!!!!!!!

Foda que tem uns lugares que você para, da 1 conto, e o carro aparece riscado, talvez pelo flanelinha que fica escornado no carro com o botao da calça jeans raspando na lataria, ou os que dão ré na frente ou atrás e arranhão o para-choque, ou o idiota do lado q espanca a porta dele na sua porta.

Mas concordo é inevitável!

Emissão de boleto ?!?!
AssustadoAssustadoAssustado

Essa pra mim é nova ... nunca vi isso sendo cobrado na minha fatura. Smile
( vou tentar descobrir se é cobrado ou não, mas olhando por cima não cobram não ... )

E sobre a taxa de manutenção do cartão ( anuidade ou mensalidade ), você pode ligar para eles solicitando um desconto nessa taxa ... Wink

Baixar 50% é tranquilo ... tem os que conseguem 75% e outros que conseguem 100% de desconto. Very Happy
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 6:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Agora ... flanelinha fechando pacote mensal, hauhauuaha.
Nunca vi isso !!!

É realmente o cúmulo ... Sad
Rir para não chorar ...
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 25, 2009 10:17 pm    Assunto: Responder com Citação

É, essas lições deveriamos aprender na escola, não na vida!
Valeu pelas dicas!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
YES!

MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 1:22 am    Assunto: Responder com Citação

Quando fiz o cartão estava escrito em letras garrafais:

SEM ANUIDADE, SEM TAXAS, MENORES JUROS.

Perguntei a atendente "não tem anuidade mesmo né?"
Ela: "não meu Sr. sem taxas, apenas cobramos a emissão do boleto no valor de R$3,50"

Atrasei com 1 fatura e no outro mês veio, anuidade, juros, e emissão.
Liguei e reclamei: "Leia a clausula X do contrato que o Sr. assinou"
"Caso ultrapasse 5 dias do vencimento, será cobrado uma taxa de manutenção no valor de R$60,00, divididos em 6x de R$10,00"

Como somos iludidos...!
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 26, 2009 8:37 am    Assunto: Responder com Citação

YES! escreveu:
...
IPVA: R$1.500,00
... Fiquei sabendo que a única polícia que pode apreender o veículo por falta de pagamento é a Federal...

Vai nessa, qualquer policial pode apreender seu carro, se estacionar em lugar irregular toma multa e ainda fica sem o carro.
Acho que até os policiais municipais (aqui chamados de marronzinhos) podem te pegar, fica esperto.

YES! escreveu:
...
Não sei como funcionam as aplicações, mas há possibilidade de efetua-las mesmo com o nome negativado no serviço de proteção ao crédito?
..

Se aplicações se refere a ações, sim, mas depende da corretora, a XP e Ativa aceitam.

Quanto a investir ou pagar dívida, pague suas dívidas... uma hora ou outra essas dívidas estouram e você vai ter que tirar o dinheiro investido, pode ser obrigado a fazer um prejuizo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!