Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Eucalípto
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rbaptista

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 11:44 am    Assunto: Eucalípto Responder com Citação

E daí pessoal, alguém tem alguma experiência com o plantio de eucalípto para madeira, escoras ou mesmo lenha? Aqui no sul é uma febre agora.
leonardoro

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 12:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu estou pesquisando e eucalipto não é a melhor opção ao meu ver, procure informações sobre acacicultura, plantio de Acácia Negra.
Te recomendo este site: http://www.seta-sa.com.br/site/florestal/conheca_ganhos.php
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 12:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Considero eucalipto um bom investimento, mas tem que atentar pra alguns detalhes.

Um deles é que o eucalipto, por ser uma árvore de crescimento rápido, demanda muito nitrogênio do solo. Sucessivos plantios de eucalipto podem simplesmente acabar com o solo do local. Não é um cultura lá muito "ecologicamente correta".

Geralmente, as pessoas o fazem em terras arrendadas. Se exaurir a terra depois do cultivo, a bomba fica na mão do proprietário. Mas uma solução mais ética seria plantio consorciado com leguminosas, as quais auxiliam na fixação do nitrogênio no solo.

O que você tem que ver tb é se na sua região ainda haverá uma grande demanda por eucalipto quando você for cortá-lo. Como você disse, muita gente aí já está plantando. E, por não ser uma madeira nobre, geralmente só compensa vender para a região mesmo.

Outro detalhe é que, nas fases iniciais do cultivo, ele é muito suscetível à pragas. Então não é só plantar e esquecer, como alguns pensam. Vai exigir um manejo regular e, consequentemente, mais dinheiro.

Se tem muita gente aí plantando e a finalidade é madeira, e não celulose, talvez seja muito mais jogo abrir uma pequena madeireira, daqui a uns anos... assim os que já plantaram serão seus clientes e não seus concorrentes.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ochacau
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 2:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Aqui no RS, proximo a cidade onde vivo esta se desenvolvendo um grande polo de produção de eucalipto.

A grande maioria esta nas mãos de grandes empresas como Aracruz, Estora Enzo e VCP, sei que estão enfrentando problemas legais devido a grandes areas de terra na mão de empresas estrangeiras, a Estora enzo se não me engano esta com um projeto total de plantio em torno de 200.000 ha, plantado ja são mais de 50.000.

E devido a estes problemas de terras nas mãos de estrangeiros tem muita gente, particulares, que estão plantando com a finalidade de vender para estas empresas.

A finalidade principal é celulose, mas de acordo com o sistema de manejo, se plantado de forma mais densa no inicio, os primeiros cortes servem para a celulose e os ultimos vão para madeira.

Se a sua finalidade é produção de madeira acredito que existam opções melhores que o eucalipto, se não me engano alguem postou um outro tópico por aqui sobre a produção de outras especies bem mais valorizadas comercialmente.
rbaptista

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 10:36 am    Assunto: Responder com Citação

Aqui no sul de Santa Catarina os órgãos ambientais liberam a plantação de até 30 hectares (se não me engano) sem problema algum, sendo que eu tenho uma propriedade de 26 hectares. Não me aprofundei ainda no assunto porque no momento não tenho dinheiro para investir. Mas vou fazer estudar, pois o investimento pode ser feitos aos poucos, plantando um pouco todo ano e assim o retorno pode ser feitos aos poucos também. Valeu pela informações.
ochacau
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 1:16 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema aqui no RS é que muitas destas areas estão a menos de 100 km da fronteira do brasil com paises vizinho como uruguai e argentina.

E a constituição federal não permite concentração de terras nessas areas nas mãos de estrangeiros.

===========

Não achei o topico aqui no forum que eu vi uma discução sobre o Guanandi, madeira nobre para reflorestamento comercial.

Mas achei este site que tem muitas informações: http://www.reflorestar.com.br/index.html
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 5:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Em termos de crescimento ... qual a diferença entre o Eucalipto e o pinus ?
E qual dos dois é pior ?
( todos os dois trazem danos ao solo ... )
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rbaptista

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 10:07 am    Assunto: Guanandi Responder com Citação

Dei uma olhada no site da Reflorestar. Se o Guanandi for tudo o que falam não tem negócio melhor do que esse na agropecuária. O problema é esperar 18,5 anos em média para ter o retorno, mas que será entre 50 e 100 vezes maior do que o do eucalipto, que demora um pouco menos.
Pelos cálculos do site, em 20 hectares daria para plantar 30.000 mudas com investimento inicial de R$75.000,00 em mudas e de R$9.540,00 por ano até 18,5 anos para a manutenção e limpeza. A receita seria de R$25.600.000,00 preços de hoje.
ochacau
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 12:45 pm    Assunto: Re: Guanandi Responder com Citação

rbaptista escreveu:
Dei uma olhada no site da Reflorestar. Se o Guanandi for tudo o que falam não tem negócio melhor do que esse na agropecuária. O problema é esperar 18,5 anos em média para ter o retorno, mas que será entre 50 e 100 vezes maior do que o do eucalipto, que demora um pouco menos.
Pelos cálculos do site, em 20 hectares daria para plantar 30.000 mudas com investimento inicial de R$75.000,00 em mudas e de R$9.540,00 por ano até 18,5 anos para a manutenção e limpeza. A receita seria de R$25.600.000,00 preços de hoje.

Não sei se você prestou atenção no site, mas la fala tambem que a partir do 6º ano as arvores ja iniciam a produzir sementes, e estas são bem valorizadas, claro que no inicio a produção vai ser pequena, mas ja da para começar a gerar alguma receita.

Eu acredito que é um negócio de futuro.... principalmente para quem mora pra fora ou tem um sitio no interior, mesmo se resolver vender a propriedade antes do periodo de corte, certamente uma floresta dessa ira valorizar a propriedade.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 12:45 pm    Assunto: Re: Guanandi Responder com Citação

rbaptista escreveu:

Oi ?
Coloca R$ 75k e tira R$ 25M ?
Não tem alguma coisa de estranho nisso não ... ? Rolling Eyes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ochacau
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 12:50 pm    Assunto: Re: Guanandi Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
rbaptista escreveu:

Oi ?
Coloca R$ 75k e tira R$ 25M ?
Não tem alguma coisa de estranho nisso não ... ? Rolling Eyes

Concordo que pareça meio exagerado, e talvez seja mesmo...

Mas o tempo de investimento é de 18,5 anos...

Investimento inicial "apenas" em mudas R$75.000
E tem que se levar em consideração todo o valor da terra, adubação, preparação do solo e das covas, provavelmente boa parte do trabalho vai ser feito com maquinas ai entra custo do trator, óleo disel, manutenção das maquinas, operador e por ai vai, isso só para a implantação.... ai depois ainda vem os tratos culturais, depois que ja estiver plantada...
Tratos culturais 9.500 por ano até os 18,5 anos = R$175.750,00
E certamente no ano do corte das arvores os custos serão bem mais elevados... mais gente trabalhando, outras maquinas e equipamentos para o corte e transporte, etc... não sei mensurar quanto, mas veja que até la não foram gastos apenas R$75.000,00 e sim muito mais...
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 4:34 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu fiz a seguinte conta
Terra 2,5k o ha somando 75 k 30 ha
plantação das árvores 75k

Investimento inicial -150k
Fluxo de caixa -9.54k:ano
Durante 18,5 anos
Retorno 25 mi

Taxa de retorno: 30%a.a
Sem consideradar outros custos ou receitas:Como imposto rural,deterioração da terra etc ou a receita com as sementes.

Lembrando que o custo do ha varia conforme o local.

É um bom retorno,provavelmente é um pouco menos colocando tudo na ponta do lápis.No entanto o cara tem que pensar muito no longo prazo,pois só vai receber o retorno em 18,5 anos.Esperar quase 20 anos é dureza e nesse periodo as árvores estão sujeitas a fenômenos naturais. O rendimento depende da cotação da árvore que pode variar muito nesse tempo todo.

Gostaria de ter recebido um desses presente de 18 anos assim. Smile Já pensou papai plantou umas árvores para você um pouco antes de você nascer e agora elas valem 25 mi Razz

editado:

No site eles falam o seguinte

Citação:
pela nossa experiência, você chegará a uma TIR entre 20% e 27% por ano, portanto melhor que os 6%/ano da poupança ou os 12%/ano dos investimentos financeiros

Sublinhado por minha conta.Uma bela taxa,mas para investir teria que estudar muito.Lembrando que como a plantação demora 18,5 anos para dar o lucro final pode haver um alto risco de queda no preço.
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 5:12 pm    Assunto: Responder com Citação

O Roma9 já começou a levantar umas questões que vocês não falaram antes. Infelizmente, não concluí a facul de agronomia, senão talvez pudesse ajudar mais. Very Happy

Mas a questão é que o preço da madeira varia muito. Hoje é uma excelente oportunidade, mas daqui a 18 anos não se sabe. Mogno nos anos 80 era razoavelmente barato. Vai ver o preço hoje. Subiu, pq diminuiu a oferta. O contrário pode acontecer com o guanandi.

Outra coisa é que nenhuma plantação de árvores é fácil. Vão surgir diversos problemas... de pragas a esgotamento do solo. R$9450 por ano é troco de pinga. Se rolar alguma coisa grave, você pode ter que gastar mais do que isso em 1 mês só.

E me parece que vocês estão contando que 100% das mudas vingarão. Se for isso mesmo, esqueçam.

Galera... se fosse tão fácil e lucrativo, tava todo mundo milionário daqui a 20 anos. Até quem não tem essa grana pra investir, porque existem diversos financiamentos com taxas a.a. bem baixas e pagamento facilitado, justamente pra quem vai investir em reflorestamento.

Há de se pôr os pés no chão, pq as coisas não são fáceis e guanandii não é eldorado.

A propósito, se fosse fácil, a boa era plantar madeira de lei. Agora vai tentar fazer uma monocultura de mogno, por exemplo, e ainda mais num lugar onde ele não é endêmico... nem rezando.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 5:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Se não me engano mogno tá proibido ... não ? Rolling Eyes
( e eu também já pensei em fazer uma plantação dele, hehehe )

E como tu disse, hoje a demanda está alta porque não tem ...
Mas todo mundo vendo esse retorno, tá plantando, certo ?

Então imaginem a enxurrada de madeira daqui 15-20 anos ... Assustado
Oferta aumenta ... preço -> ?

Sad
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Planta proibida? só Cannabis sativa, Eritroxylon coca, Lophophora williamssi e afins. Laughing

O que eles regulam é a extração de madeira nativa. Se eu não me engano, o jacarandá-da-bahia é uma das que estão com extrativismo proibido. Até onde sei, esse não é o caso do mogno. Acho que não está proibido, embora seja extremamente controlado.

Agora, se você tiver plantado o mogno, são outros quinhentos. Você precisa de autorização, registro e tudo mais. Porém, as leis que se aplicam à extração do mogno "selvagem" não são as mesmas que se aplicam ao mogno plantado.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!