Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Eucalípto
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ochacau
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 18, 2009 11:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Guanandi X Teca X Mogno X Eucalipto X Pinus

A grande vantagem do guanandi, em relação ao eucalipto, teca e o mogno é que o guanandi é uma planta nativa do Brasil, com mais vantagens para o meio ambiente e a bio diversidade. Outra vantagem é que ocorre em todos os Estados brasileiros sendo versátil a todos os tipos de solos e climas, enquanto por exemplo, a teca só se da bem no Mato Grosso do Norte por questões climáticas e o mogno é atacado no mundo inteiro pela praga Hypsipyla grandela Zeller tornando impossível o seu cultivo.

Quanto à comparação com eucalipto, embora madeira excelente para celulose e papel, é madeira inferior ao guanandi, este sim, madeira de Lei para movelaria fina, uso naval porque é imputrescível em contato com a água, reconhecido desde os tempos do império, tendo merecido o primeiro decreto imperial brasileiro em 1835, declarando o guanandi a primeira madeira de Lei do pais. Dessa forma, o eucalipto e o pinus são muito plantados para industria de papel (Aracruz, Votorantin, Aracel, etc.) sendo cotado em torno de R$ 50,00 o metro cúbico, enquanto uma madeira de Lei como a Teca, o Guanandi e o Mogno tem valor de mercado em torno de U$$ 1.500,00 o metro cúbico, portanto um preço pelo metro cúbico 60 vezes maior que o eucalipto e o pinus.

Enquanto as madeiras de Lei e nobres como o Guanandi, a Teca e o Mogno estão em extinção e são raras, sem a mínima possibilidade de suprimento da demanda (o que faz com que os preços no futuro cada vez mais aumentem), por outro lado, o eucalipto e o pinus tendem, no futuro, terem um excesso de produção, podendo seus preços se estabilizarem e até regredirem. Por isso, em termos de segurança de investimentos, além de melhores preços, vale mais a pena investir na raridade do guanandi do que em eucalipto, pinus, etc....

Fonte: http://www.reflorestar.com.br

Bom, baseado nesse texto da para perceber que o foco do guanandi é bem diferente do eucalipto e pinos.

É madeira de lei, e quem ja teve algum movel em casa feito de madeira de lei sabe que não tem nem comparação com outros tipos de madeira ou mesmo os populares MDF que estão em praticamente tudo hoje em dia.

Aparentemente tambem é resistente as pragas comuns deste tipo de cultivo.

Bom, posso estar enganado mas no meu ponto de vista com excessão do custo das mudas que é mais elevada e no tempo de produção que tambem é maior, os demais cuidados desde a implantação até o corte devem ser praticamente os mesmos tanto para guanandi, pinos, eucalipto... e tambem acredito que por mais que o mercado mude, o preço do guanandi não vai chegar nem perto do preço do eucalipto.

Por mais que existam "fazendas" de guanandi elas não chegam nem perto da area plantada de pinos e eucalipto, aqui perto de onde moro isto virou febre, como falei anteriormente, são milhares e milhares de hectares de pinos e eucalipto, de guanandi eu não vi sequer uma arvore.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rbaptista

MensagemEnviada: Sex Fev 20, 2009 8:53 am    Assunto: Responder com Citação

Fiz o cálculo em outra reportagem que tem no site deles e a receita fica em torno de 2,5 mi e não os 25 mi anteriores.
Nos R$9,5k anuais estão os custos com reposição de mudas que não vingaram e principalmente o desbaste das árvores, você planta 1.500 por he, mas não deixa todas elas crescerem.
Não gostei do ítem que fala que ela é de difícil secagem e que apresenta rachaduras ao secar, pois essa característica é que impede um maior valor para o eucalípto.
Quanto ao Mogno, ninguém faz "floresta" dele porque tem uma praga que ataca e isso já foi testado em várias partes do mundo.
Quanto ao valor da madeira, isso não é preocupação, pois vai subir sempre, mesmo o eucalipto que é plantado em larga escala. Vocês compraram algum móvel ultimamente? Não se encontra mais nada de madeira pura, porque não existe madeira.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 20, 2009 8:59 am    Assunto: Responder com Citação

É que eu sempre tenho em mente Lages-SC, que tem muiiiita plantação de pinus, destinada ao pessoal do papel ...

Mas eu pelo jeito tinha direcionado somente para um destino, hehehe. Very Happy

Mas que daqui a 20-30 anos vai ter muiiiiiiiiiiiiiita madeira ... aaaa isso vai, hehehe.
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ochacau
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 20, 2009 11:11 am    Assunto: Responder com Citação

rbaptista escreveu:
Fiz o cálculo em outra reportagem que tem no site deles e a receita fica em torno de 2,5 mi e não os 25 mi anteriores.
Nos R$9,5k anuais estão os custos com reposição de mudas que não vingaram e principalmente o desbaste das árvores, você planta 1.500 por he, mas não deixa todas elas crescerem.
Não gostei do ítem que fala que ela é de difícil secagem e que apresenta rachaduras ao secar, pois essa característica é que impede um maior valor para o eucalípto.
Quanto ao Mogno, ninguém faz "floresta" dele porque tem uma praga que ataca e isso já foi testado em várias partes do mundo.
Quanto ao valor da madeira, isso não é preocupação, pois vai subir sempre, mesmo o eucalipto que é plantado em larga escala. Vocês compraram algum móvel ultimamente? Não se encontra mais nada de madeira pura, porque não existe madeira.

Pesquisei em diversos sites e pude tirar alguns dados como média geral!

Apesar do plantio inicial de em torno de 1500 mudas por hectare, no final dos 18 anos, apos todos desbastes, irao restar apenas algo em torno de 350 arvores de primeira qualidade.

Destas arvores, após o corte, cada uma irá produzir em média 1m³ cada. O valor atual da madeira esta em torno de R$2000,00 por m³.

Conta rapida:
350 arvores x 1m³ x R$2000,00 = R$700.000,00 por hectare

Outro detalhe é que o prazo para o corte pode se extender alem dos 18,5 anos, até 21 anos... e quem sabe até mais dependendo do local e condições climaticas.
------
Se alguem estiver pensando em iniciar a plantação a embrapa tem um material bem didatico para produção de mudas:
http://www.cnpf.embrapa.br/publica/comuntec/edicoes/ComTec177.pdf
daniels
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 12:32 pm    Assunto: eucalipto. Responder com Citação

estou estudando pra plantar uns 2alqueires de eucalipto, o retorno é de 5~6anos acho um periodo aceitável e bem menor que esses 18anos ai que postaram.

outras dicas? mesmo o retorno sendo bem menor, como não aplico em renda variável não vi nenhum outro investimento nesse periodo + vantajoso. porém vou precisar arrendar as terras e uma fatia vai pro proprietário.

qualquer outras dicas, sites pra me aprofundar no assunto são bem vindo.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Seg Dez 06, 2010 1:53 pm    Assunto: Re: eucalipto. Responder com Citação

daniels escreveu:
estou estudando pra plantar uns 2alqueires de eucalipto, o retorno é de 5~6anos acho um periodo aceitável e bem menor que esses 18anos ai que postaram.

outras dicas? mesmo o retorno sendo bem menor, como não aplico em renda variável não vi nenhum outro investimento nesse periodo + vantajoso. porém vou precisar arrendar as terras e uma fatia vai pro proprietário.

qualquer outras dicas, sites pra me aprofundar no assunto são bem vindo.

Putz ... passou no final de semana retrasado uma matéria no Globo Rural ... :/

Falaram uma coisa que não sabia: Pagam "valores" anuais. Você não precisa mais aguardar o corte para receber tudo de uma vez.

Tudo bem que deve receber um pouco menos (ou mais, vai saber qual será a cotação da madeira na época do corte ...) mas garante renda anual. Very Happy
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Leoo

MensagemEnviada: Dom Dez 12, 2010 6:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom gente, aqui na região(Sudoeste da Bahia) tá havendo um movimento neste sentido também...
Mercado de eucalipto/pinus crescendo e pouca oferta.
Há uns 2 anos meu pai fez um investimento comprando uma pequena area já plantada. Ele comprou um sítio de 30ha, sendo 10 plantadas eucalipto e os outros 20ha são de vegetação nativa.
O "bosque" de eucalipto possui cerca de 12mil árvores e custou pouco menos de 20mil reais e as árvores já tinham 5anos de idade, hoje elas estão no corte de 1ºciclo(7anos) e valem 200mil líquidos.
O pouco que ando lendo sobre essa commodite, indica que para cada atividade existe uma espécie de eucalipto e um tipo de manejo/plantio, sendo o mais comum o tipo Grandis que é o "nelore" da espécie. Sendo utilizando na construção civil, pallets, celulose...

Encurtando a conversa, vcs esqueceram que hoje também existe os tais créditos de carbono e como a árvore chega a crescer quase 1cm por DIA(dos 2 aos 5anos) o processo de fotossíntese absorve mto carbono da atmosfera, logo, dependendo do tamanho da floresta, é possível ter a venda de Créditos como lucro até chegar a época de corte.
Já existem estudos e financiamentos para a produção de eucalipto/pinus em áreas depredadas ou improdutivas para recuperar o solo.

Tô pensando em iniciar um curso de Gestão Ambiental ou Téc. Ambiental paralelo à faculdade com vistas à investir nesta atividade.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!