Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Faculdade! O que fazer?!
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
math.phoda
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Fev 13, 2009 9:59 pm    Assunto: Faculdade! O que fazer?! Responder com Citação

Boa noite a todos,
Meu nome é Matheus e eu ingresso na universidade esse ano. Prestei vestibular para economia e fui aprovado. Agora eu estou com uma dúvida tremenda, porque fiz essa escolha de forma imatura. Eu não pesquisei a respeito do mercado de trabalho e o conhecimento que eu tenho para as áreas de atuação desse profissional é limitado . Muitas pessoas me dizem para experimentar o curso e ver se eu gosto, mas receio pelo meu futuro tanto profissional como financeiro. Existe alguém que atue nessa área? Qual é o salário médio de um bom profissional? Onde eu poderia trabalhar? Além das respostas as eventuais perguntas, gostaria da opinião de vocês como pessoas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
D.Magliano
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sáb Fev 14, 2009 11:56 am    Assunto: Responder com Citação

E ai Matheus?! Puxa, as vezes imagino se eu teria feito economia... Mas me enrolo tanto com matematica (Traumas de escola!).

Bom, sobre sua escolha, lhe respondo da mesma forma que respondi a varios outros amigos, reais e virtuais, sobre a escolha da faculdade.
Você já olhou as matérias, o que será dado na faculdade? Quais livros as pessoas que estudam economia leram?

Porque pergunto isso? Pois o principal para você aproveitar a faculdade não é saber se no final vai ter salarios enormes... Isso é balela, a prova é a faculdade de medicina e direito... Que tem relações candidato vaga enorme, alguns profissionais são muito ricos, enquanto uma multidão se espreme para viver e conseguir um bom emprego.
O principal na faculdade é que ela desperte em você o interesse pela pesquisa, pelo aprofundamento nos assuntos... Na realidade você poderá praticamente buscar a aplicabilidade de seus conhecimentos em qualquer area.

Obvio que existem as vagas obvias para o profissional de economia. Agora, dependendo o seu interesse esforço, vc pode ser, desempregado, caixa de banco, agente de investimentos autonomos...o céu é o limite.
Com os conhecimentos acumulados você certamente será bem empregado.

Então lembre disso. Deixo os detalhes específicos como salario, empregabilidade para os amigos economistas. Como conselho pessoal posso dizer. Faça o que vc gosta, e certamente será muito bem colocado no mercado de trabalho.

Abraçãp
Boa Sorte
Magliano
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 9:24 am    Assunto: Responder com Citação

Estou amadurecendo meu conceito sobre faculdade.

* Se quer ser rico e faz faculdade em busca de um alto SALÁRIO, já começou errado, salário não deixa ninguem rico;

* Se quer ser rico e fazer faculdade complementa de alguma forma seus planos, agora sim, espero o convite para passear de iate;

* Se não tem ambição de ser rico, classe média já esta bom, faça faculdade procurando salário;
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
RodolfoMatos
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 3:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Olha eu estou cursando o terceiro período de ciência da computação. Até 3 meses antes do vestibular no qual fui aprovado eu queria fazer computação e pronto. Mas aos poucos fui mudando de opinião e considerando outras áreas, uma delas a economia.

Depois de muito refletir sobre o assunto vou continuar no curso de computação, pois é uma área c/ um mercado bom, salários razoaveis e eu sei que vou me dar bem. Tente procurar essas coisas no curso que você pretende.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação

RodolfoMatos escreveu:
Olha eu estou cursando o terceiro período de ciência da computação. Até 3 meses antes do vestibular no qual fui aprovado eu queria fazer computação e pronto. Mas aos poucos fui mudando de opinião e considerando outras áreas, uma delas a economia.

Depois de muito refletir sobre o assunto vou continuar no curso de computação, pois é uma área c/ um mercado bom, salários razoaveis e eu sei que vou me dar bem. Tente procurar essas coisas no curso que você pretende.

Outra, sem contar que economia é bemmm teórico ... então se você tiver uma boa disponibilidade de material de estudo, muita coisa poderá aprender sozinho. Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 4:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Aproveitando que o assunto é faculdade.
Atualmente estou no quinto perído de Sistemas de Informação numa faculdade particular.
Algúem conhece uma forma mais "suave" de pagar as mensalidades?
Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 4:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Se cadastre no FIES para obter até 50% de desconto, não é complicado você só tem que aguentar a faculdade por 1 anos pois o resultado do processo só sai em meados de Dezembro.
RodolfoMatos
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 4:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Se você tem notas muito altas pode negociar uma bolsa c/ a Faculdade.

Pode também tentar entrar em uma Publica ou transferir pra uma.
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 4:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu estava dando uma olhada no site do FIES e,pelo que lí,terei que quitar depois com juros?Funciona como se fosse um empréstimo então?
math.phoda
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 5:16 pm    Assunto: Responder com Citação

"* Se quer ser rico e faz faculdade em busca de um alto SALÁRIO, já começou errado, salário não deixa ninguem rico; "
Concordo em partes, ninguém deve fazer uma faculdade almejando o dinheiro, pois as chance de ser um péssimo profissional é alta. Agora um bom salário pode não te deixar rico, mas se você tiver certas atitudes pode ganhar mais do que alguém que tem seu próprio negócio ou coisas do género. Hoje um juíz ganha cerca de 17 mil reais. Imagina você sair da faculdade com um concurso desses nas costas?

"* Se quer ser rico e fazer faculdade complementa de alguma forma seus planos, agora sim, espero o convite para passear de iate;"
Sei lá viu, por mais clichê que isso possa ser, penso que deve-se fazer uma faculdade que lhe agrade, mas que ao mesmo tempo tenha uma boa remuneração.

Akenaton, acho que é assim que funciona mesmo. Se for o mesmo programa que estava em uma matéria da Istoé (eu n estou com a revista aqui) você terá que pagar com juros as mensalidades remanescentes. Isso só presta se você não tiver condições mesmo de pagar o curso e depois de concluída a faculdade já estar empregado.

Obrigado pelas opiniões.
Abraço.
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 5:56 pm    Assunto: Responder com Citação

math.phoda escreveu:
"* Se quer ser rico e faz faculdade em busca de um alto SALÁRIO, já começou errado, salário não deixa ninguem rico; "
Concordo em partes, ninguém deve fazer uma faculdade almejando o dinheiro, pois as chance de ser um péssimo profissional é alta. Agora um bom salário pode não te deixar rico, mas se você tiver certas atitudes pode ganhar mais do que alguém que tem seu próprio negócio ou coisas do género. Hoje um juíz ganha cerca de 17 mil reais. Imagina você sair da faculdade com um concurso desses nas costas?
....

Um colega de classe trabalhou em uma concessionária aqui da região, viu o contrato social da empresa, cada socio tirava R$ 30k por mês, iam lá no maximo 1 vez por semana, imagina você com um ATIVO desses nas costas.

Reforço, salário não deixa ninguem rico, ganhe quanto for, Ronaldinho (entenda jogador de futebol) tá tirando o que uns R$ 100k por mês ?! Vamos ver daqui a 10 ou 20 anos o quanto ele esta rico.

Akenaton escreveu:
Eu estava dando uma olhada no site do FIES e,pelo que lí,terei que quitar depois com juros?Funciona como se fosse um empréstimo então?

Sim, é um emprestimo, juros bem baixos, mas não deixa de ser. Quer de graça tente o PROUNI.
math.phoda
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 6:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Quantas pessoa hoje de 24 anos recém formadas ganham 17 mil reais? Eu sou a favor de montar uma empresa e coisas do tipo, não me entenda errado, mas as vezes isso não é a melhor opção. Nem todos nasceram para o mundo dos negócios. Agora que conhecimento é irrogavelmente essencial à todos, isso é. Do mesmo jeito que Ronaldinho pode estar pobre daqui 10 anos, esse seu "amigo" também pode estar.

Esse seu conceito de riqueza, eu não entendo. Pra mim, uma pessoa que ganha 100 mil por mês é rica. Se ela souber administrar o dinheiro, melhor ainda. Pra você pode não ser.
Abraço.
fdavid
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 20, 2009 9:03 pm    Assunto: Responder com Citação

math.phoda escreveu:
..., uma pessoa que ganha 100 mil por mês é rica..

Ela ESTA rica, NÃO É rica, mas pensei no assunto, releia Pai Rico Pai Pobre.
Diogof
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2009 12:11 am    Assunto: Responder com Citação

Sei lá, faz o que você gosta.

IF independe de faculdade....
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Mar 21, 2009 1:37 am    Assunto: Responder com Citação

Faculdade ajuda bastante,mas não faz milagre.A faculdade aumenta seu conhecimento e sua capacidade de decisão,o que ajuda bastante.Mas não faz por si só ninguem ficar rico.

Sem faculdade da para ficar rico é mais difícil,mas é possivel.Eu particulamente acho que também é importante ter uma opção caso fique falido ou coisa parecida.

O grande problema é que as faculdade são voltadas para formar empregados não empresários ou ricos.Geralmente negócios ou você aprender sozinho o vulgo se faz(Self-made man) ou tem legado(herdeiro).

Eu particulamente acho que quem quer ficar rico tem que fazer uma faculdade por conta própria(auto-didata).Para se fazer negócio é precisa além de algum conhecimento específico noções de economia,contabilidade,administração e outras coisas.É preciso saber farejar oportunidades e fazer as coisas sem ninguem para orientar ou seja criar um caminho.

Eu particulamente que estou começando empreender estou sentindo uma desconforto na familia.Eles não consideram coisas que não a minha faculdade como estudo.Ao contrário de mim.Há um resistência natural das pessoas não buscarem oportunidades o que envolve sair da zona de conforto e correr risco.É muito complicado alguem tentar explicar para alguém porque eu que faço faculdade de engenharia estou procurando comprar um kombi e um motorista para "rodar" e azer aguns fretes para uma renda semi-passiva e estou comprando algumas coisas pra vender via mercado livre.Parece maluquice.

Nesse ponto faculdade atrapalha,outra coisa que atrapalha é que quando você ganha um bom salário é mais difícil sair da zona de conforto e trilhar o próprio caminho.

Como uma pequena crítica ao sistema eu só acho que a faculdade poderia ter uma grade um pouco mais livre.Eu acho eu neurose por títulos e diplomas um pouco exagerada.Até o segundo grau tudo bem.Nos primordios as pessoas iam a faculdade para aprender não para ganhar diplomas.Meus colegas de faculdade só pensam em CR e deixam de estudar outras coisas relevantes para aumentar o CR e muitos inclusive eu tentam sempre pegar o professor moleza o que de certo modo um contra-senso.Afinal o objetivo deveria ser aprender,não ganhar o tal diploma.

Mas apesar dessa minha indignação acho que a faculdade ajuda mais que atrapalha e faculdade é importante para alguns bons cursos que exigem diploma de graduação.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Página 1 de 6

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!