Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

O que acontece se uma corretora quebra?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Corretoras
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Dornel
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 3:26 pm    Assunto: O que acontece se uma corretora quebra? Responder com Citação

E ae pessoal.

Após a leitura do Pai Rico, Pai Pobre cheguei a este ótimo forum.
Enquanto esperava a ativação do cadastro, li varios topicos, tentando me informar.

Aprendi bastante já, e vi que sou bem leigo no assunto ainda, por exemplo, nem sabia que existiam corretoras que cobram taxas mais baratas que as da tabela da bovespa.

Ano passado, fiquei um bom tempo "brincando" através do Itau no mercado de ações. Digo brincando pois minha ideia era aprender mesmo, até que fui bem, sai com um lucrinho ainda, apesar das altas taxas do Itau...

Bom, a verdade é que gostaria de saber o que aconteceria se uma TOV, Banif, Link, Ativa etc quebrasse, perderia toda a grana???

Valeu, abraço pessoal.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 3:37 pm    Assunto: Responder com Citação

"não" ... Smile
( botei entre aspas pois sabe como é neh ... hehehe )

Se você tiver 100% comprado, as ações são suas de qualquer maneira, elas estarão na custódia da CBLC com o seu nome, portanto, tranquilo.

Já se tiver grana na conta ... olha ... não sei exatamente como funciona, mas até onde sei a grana é identificada ( para saber quanto é de cada um, hehehe ), portanto reaver o dinheiro "não deve ser tão difícil".

Mas mais uma vez repito ... com a grana não sei exatamente como funciona. Tá ai uma boa pergunta para se fazer para o "cara" da corretora. Very Happy

Vou perguntar e depois posto aqui. Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Dornel
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 5:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois eh, pesquisando achei interessante a TOV, por ter baixa corretagem e ser assim mais indicada para ir iniciando, sem grandes perdas com baixos valores.

Porem, a primeira duvida que me surgiu foi essa, o que acontece se ela quebrar Very Happy hehehe.

Valeu
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mar 25, 2009 11:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Até 60k em cash é garantido,se não me engano pela bolsa(por cpf por instituição).
O risco de uma corretora falir e te deixar no preju é pequeno tem vários controles para evitar isso.Mas sempre pode acontecer.

As ações não tem risco,pois estão em seu nome.

O risco maior seria fraude,mas isso eu não conheço os controles para evitar.Imagino que tenham vários.
H
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 18, 2010 2:13 pm    Assunto: Re: O que acontece se uma corretora quebra? Responder com Citação

Dornel escreveu:
E ae pessoal.

Após a leitura do Pai Rico, Pai Pobre cheguei a este ótimo forum.
Enquanto esperava a ativação do cadastro, li varios topicos, tentando me informar.

Aprendi bastante já, e vi que sou bem leigo no assunto ainda, por exemplo, nem sabia que existiam corretoras que cobram taxas mais baratas que as da tabela da bovespa.

Ano passado, fiquei um bom tempo "brincando" através do Itau no mercado de ações. Digo brincando pois minha ideia era aprender mesmo, até que fui bem, sai com um lucrinho ainda, apesar das altas taxas do Itau...

Bom, a verdade é que gostaria de saber o que aconteceria se uma TOV, Banif, Link, Ativa etc quebrasse, perderia toda a grana???

Valeu, abraço pessoal.

.
Depende. Se vc estiver com o dinheiro em ativos, essa parte do dinheiro vc pode receber por outros meios. Se o dinheiro estiver na conta da corretora, também é possível receber, mas pode ser demorado e burocrático.
.
Em teoria, o problema é se vc estiver com ações de uma empresa e a empresa falir. A complicação é que nesse caso vc é sócio da empresa, portanto solidário nos prejuízos. No caso da corretora vc é cliente, com prioridade para receber de volta de seu dinheiro.
.
Por volta de 2005, uma grande corretora de Forex chamada Refco faliu. Foi engraçado em alguns aspectos, pq por volta de janeiro o pessoal começou a postar em fóruns: "será que vai falir? será que devo sacar meu dinheiro?" E uns 6 meses depois, esses mesmos caras continuavam a postar a mesma coisa: "será que vai falir? será q devo sacar meu dinheiro?" até que faliu e os caras estão tentando receber o dinheiro. Se fosse uma falência abrupta, em que não tivesse dado nenhum sinal de alerta, seria compreensível que o pessoal perdesse dinheiro. Mas durante meses o pessoal estava vendo que a corretora estava por um fio, mas mesmo assim continuaram com o dinheiro lá. :-\
.
Minha sugestão é: se houver um pequenino sinal de que pode falir, saia, mude de corretora imediatamente. O mesmo no caso de ações de uma empresa na eminência de falir, exceto se a compra da empresa tiver sido feita com o risco calculado, levando em conta a possibilidade de falência, apostando num surto de crescimento que justifique o tamanho do risco. Em 2005, a TLCP4 teve um crescimento de 100% em 1 dia, ou melhor, em alguns minutos. O crescimento foi tão brusco que algumas pessoas chegaram a pensar que se tratava de agrupamento (oposto de split). Estava muito mal, alguns achavam q poderia falir (não sei se achavam seriamente), mas quem aplicou nela teve um ganho brutal. Então nem sempre é ruim aplicar numa empresa com risco de falência. Mas tais exceções são bem raras.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 10:37 am    Assunto: Responder com Citação

A resposta pra essa pergunta é simples na verdade.
Todas suas ações estão custodiadas na CBLC, ou seja, se uma corretora falir, basta você solicitar a alteração da corretora na CBLC, ou seja, simplesmente muda a empresa que vai fazer sua negociação. Isso pode ser feito inclusive sem a empresa falir, ou seja, se você quiser trocar sua corretora atual, basta trocar, sem grandes burocracias.

Já se você tiver dinheiro na corretora, ou seja, não aplicado nas ações, aí é outro problema. No momento que a empresa decreta falência, ela está informando ao mercado que não possui mais crédito e com isso não consegue cumprir todas suas obrigações financeiras. Dito isso, fica claro que ela não tem o dinheiro pra pagar todos que deixaram dinheiro vivo com ela e não ações. Nesse caso o que ocorre normalmente é levar anos e mais anos para tentar receber de volta o seu dinheiro, o que normalmente não ocorre, muito poucas pessoas conseguem reaver seu dinheiro após uma empresa decretar falência.
H
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 10:51 am    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
Todas suas ações estão custodiadas na CBLC, ou seja, se uma corretora falir, basta você solicitar a alteração da corretora na CBLC, ou seja, simplesmente muda a empresa que vai fazer sua negociação. Isso pode ser feito inclusive sem a empresa falir, ou seja, se você quiser trocar sua corretora atual, basta trocar, sem grandes burocracias.

.
Acho que é possível também receber sem intermédio de uma corretora. Só um detalhe: no Brasil é assim, mas em alguns brokers de Forex, especialmente aqueles sediados em países nos quais não existe uma entidade reguladora como a CVM, parte das operações são compensadas internamente, sem serem lançadas no Mercado, e em tais casos mesmo que a pessoa estiver comprada em ativos, commodities, divisas etc., se a corretora não chegou a lançar estas operações no "mercado real", o risco é o mesmo de ter o dinheiro na conta da corretora. Esse é um dos motivos de ser preferível operar em corretoras ECN, e quando a corretora for ECN e oferecer mais de uma opção, se o montante investido for grande, optar pela conta ECN.
Playbr
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 11:29 am    Assunto: Responder com Citação

H escreveu:
Playbr escreveu:

.
Acho que é possível também receber sem intermédio de uma corretora. Só um detalhe: no Brasil é assim, mas em alguns brokers de Forex, especialmente aqueles sediados em países nos quais não existe uma entidade reguladora como a CVM, parte das operações são compensadas internamente, sem serem lançadas no Mercado, e em tais casos mesmo que a pessoa estiver comprada em ativos, commodities, divisas etc., se a corretora não chegou a lançar estas operações no "mercado real", o risco é o mesmo de ter o dinheiro na conta da corretora. Esse é um dos motivos de ser preferível operar em corretoras ECN, e quando a corretora for ECN e oferecer mais de uma opção, se o montante investido for grande, optar pela conta ECN.

Não, não tem como negociar (compra/venda) diretamente na CBLC, apenas com o uso de uma corretora. Como ele perguntou sobre corretoras de ações no Brasil, acredito que seja a resposta. Wink
H
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Set 22, 2010 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Playbr escreveu:
H escreveu:
Playbr escreveu:

.

Não, não tem como negociar (compra/venda) diretamente na CBLC, apenas com o uso de uma corretora. Como ele perguntou sobre corretoras de ações no Brasil, acredito que seja a resposta. Wink

.
Eu não disse nada sobre negociar diretamente na CBLC. Disse "sem o intermédio de uma corretora". Por exemplo, via Mega Bolsa. Sei que algumas pessoas (não sei se como pessoas físicas) investem diretamente via Mega Bolsa. Mas não conheço detalhes, pq fiquei pouco tempo na Bovespa e não tenho acompanhado o assunto desde 2006. Também acredito que sua resposta está correta e apropriada, inclusive mais apropriada do que a minha, já que a minha foi resumida no assunto que a pessoa queria saber, e extendida num assunto um pouco diferente, mas que achei interessante comentar.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Corretoras Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!