Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

CSNA3 - Objetivo longo prazo
Ir à página Anterior  1, 2

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
JJKrammer
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 26, 2009 8:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Prezado Roma9,

Estava aguardando a sua participação sobre esse caso, e concordo com você.
Mensalmente o banco cobra pela não movimentação das ações, e com isso, mesmo que eu tenha um rendimento tenho que calcular esse custo que é retirado. No entanto não sei se seria uma boa continuar fazendo pequenos aportes no mesmo para ir aumetando com o número de papéis ou assumir o prejuízo; não sei no caso se iriam me cobar mais por mais papéis da CSNA3, em suma, estou perdendo o capital com menos da metade do principal, e gostaria de reverter essa situação com base numa estratégia mesmo que demore mais tempo, não iria importar. Recuperando poderia pensar na poupança ou em outra frente, teria que estudar mesmo, para ganhar mais força e poder assim entrar em algo de maior rentabilidade.
Conforme já mencionei, tem uma opção do clube da Ativa Trade, desconheço o funcionamento deles, se são bons ou ruins, no entanto sei que inicialmente você começa com 300 e tem vários clubes. No caso eles possuem tempo, e vivem realizando trades, se fosse para analisar diante a esse fato poderia ser uma boa saída, acho, assumiria o prejuízo e entraria no clube fazendo pequenos aportes no clube como experiência.
Se eu for colocar na poupança o capital imediatamente, irei assumir o prejuízo. Diante a esse ponto vale a pena? O tempo para eu ter novamente o principal deverá demorar, vale a pena aguardar a recuperação para aí colocar na poupança ou demais outro?

Enfim, estou discutindo com vocês pois é uma situação onde envolve qualquer um que esteja iniciando nos investimentos, e com isso vamos aprendendo.

Grato.

Att.
Krammer
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 27, 2009 2:30 pm    Assunto: Responder com Citação

JJKrammer

Esse negócio de assumir prejuizo é muito complicado depende muito da sua estratégia.Pelo o que eu estou vendo você está meio confuso meio perdido.

Como você paga determindas taxas fixas corretagens e afins é indicado que você tenha uma determidada quantidade de dinheiro.Por exemplo na Ativa se você for fazer um trade você gasta R$ 30,00 o que corresponde a 10% do seu capital.Acho que você agora tentar fazer alguma coisa é valido,mas cuidado para não entrar na falácia do jogador.O jogador chega na roleta,poker ou na bolsa e perde R$ 100,00 ai fica porra perdi tenho que recuperar.Ai faz uma operação arriscada para recuperar ai perde mais R$ 100,00.Ai tenta uma operação para ganhar R$ 200,00 e vai indo indo e quando viu perdeu muito mais grana.

Quando você tá perdendo você tem que analisar se essa perda está planejada na sua estratégia ou não se estiver esquece se não você tem que readquar a estratégia.Minha estratégia é comprar ações que estejam baratas baseado em análise fundamentalista.Se a ação cair isso não me preocupa tanto afinal ele ficou mais barata o risco é haver uma mudança na situação da empresa e de vez em quando muito raramente eu faço um DT.

O porque eu acho que você deve investir na poupança esse dinheiro é porque você está em um tipo de investimento onde o seu capital é muito pequeno e acaba rendendo muito pouco.Falta um pouco de escala para comprar ações diretamente.Eu faria o seguinte colocaria o dindin na poupança continuaria guardando e estudaria as opções.Ao que me parece você não tem tempo para estudar a situação fez o investimento perdeu e está perdido.

Invista só naquilo em que você conhece.
JJKrammer
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 02, 2009 8:39 pm    Assunto: Responder com Citação

Prezado Roma9,

O fato que estou levantando é como análise, e podendo verificar as boas oportunidades de mercado, não estando assim de maneira nenhuma como você interpretou como confuso meio perdido. O grande detalhe é levantar dados para fazer negócio consciente, e o aprendizado é o que conta.
Atualmente, no caso das ações, estou preferindo deixar por lá até ter uma estratégia melhor, por fim, estou a disposição para discutir mais sobre o assunto.

Grato.

Att.
Krammer
juncton
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 03, 2009 12:59 pm    Assunto: Responder com Citação

JJKrammer escreveu:
Vamos colocar da seguinte forma pra discutirmos melhor. Se você tivesse 300 da CSNA3 em perda, o que você faria? Com as respostas podemos discutir e analisar as possibilidades para esse caso, o que vocês acham?

Na minha modestíssima opinião, vc tem 2 saídas, a saber:

1) Aumentar SIGNIFICATIVAMENTE o capital investido, de R$ 300 prá algo tipo R$ 5.000 (ou mais), seja em CSNA3, seja em qualquer outra ação do seu gosto; ou
2) Liquidar IMEDIATAMENTE a posição, assumindo a perda.

Explicação:

Ao investir diretamente em ações, vc passa a participar de um mercado com características próprias. Uma dessas características é que vc está sujeito a algumas taxas e tarifas próprias, uma das quais é a TAXA DE CUSTÓDIA. É uma taxa que o intermediador cobra de vc por "guardar" os seus papéis, uma espécie de "taxa de garagem".

A taxa de custódia incide mensalmente. Só que, independente de vc ter 1 ou 1.000.000 de ações custodiadas, a taxa de custódia é a mesma. Ou seja, trata-se de um CUSTO FIXO da operação.

Conclusão: Quanto mais ações vc tiver, mais vc consegue diluir esse custo fixo; por outro lado, quanto menos ações vc tiver, maior será o impacto negativo desse custo na sua rentabilidade. Assim, só restam 2 caminhos: ou aumentar o capital (e diluir esse custo), ou encerrar a brincadeira.

Vou exemplificar com os custos do Banco do Brasil há um tempo atrás. (Não sei qual é o seu banco, nem quanto ele cobra de vc. Se quiser, informe-o aqui, prá gente poder fazer os cálculos; senão, vale a idéia por detrás do raciocínio.) A taxa de custódia mensal era de R$ 9,00. Se eu tenho ações há 12 meses (1 ano), então, desde a compra das ações até agora, o banco me cobrou R$ 108,00, só de taxa de custódia. Considerando que paguei R$ 20,00 de corretagem (exemplo) para comprar as 4 ações, e vou pagar outros R$ 20,00 para vendê-las no futuro (ou agora), e desconsiderando taxas de emolumentos e liquidação (que é irrisório neste caso), lá vão mais R$ 40,00. Isso significa que, para eu consiga reaver os mesmos R$ 300,00 investidos há 1 ano, eu teria que conseguir vender as ações por R$ 300,00 + R$ 108,00 + R$ 40,00 = R$ 448,00. Isso apenas para EMPATAR o capital investido (e sem considerar a inflação)!!! Isso equivale a dizer que as ações teriam que estar cotadas hoje a aproximadamente R$ 112,00 por ação prá que vc saísse no zero a zero.

Já se vc tivesse comprado R$ 3.000,00 (o que não é muito), e não R$ 300,00, nas mesmas ações, para vc sair empatado hoje, vc teria que conseguir vender as ações a R$ 3.000 + R$ 108 + R$ 40 = R$ 3.148, ou um pouco mais, por conta dos emolumentos e da taxa de registro, digamos R$ 3.150, ou R$ 78,75 por ação. Bem longe das cotações atuais, mas muito mais perto do que os R$ 112,00 do primeiro exemplo!!!

Claro que vc pode mudar prá uma corretora que não cobra taxa de custódia. Mas, aí, vamos ao segundo ponto:

JJKrammer escreveu:
Sim, o grande detalhe é que não tenho tempo mesmo pra acompanhar, como disse nosso amigo.

Se vc não tem tempo para acompanhar, então acho que esse não é a forma de investimento mais aconselhada prá vc. A não ser que vc goste de perder dinheiro. Apenas a minha opinião. Investir em ações demanda não só colocar o seu dinheiro. Demanda também investir seu tempo - tanto o tempo para deixar a grana investida quanto o tempo para se dedicar a estudar e planejar os seus investimentos.

JJKrammer escreveu:
Reconheço que com 300 não se pode fazer muita coisa, seria deixar mesmo e esquecer pra ver o que acontece, que pessoalmente não gosto disso.

Se vc for "esquecer e ver o que acontece", independente se o mercado subirá ou cairá, uma coisa que vai acontecer é certa: usando os números do exemplo acima, em menos de 3 anos (33 meses), vc vai ter pago ao banco, só em taxa de custódia, o mesmo que o seu capital investido (R$ 300). Não tem forma mais fácil de o banco faturar em cima de vc.

Então, a não ser que vc tenha esses 2 fatores, a saber, a) Capital mínimo significativo (uns R$ 5-10k prá cima) e/ou b) Tempo e disposição para acompanhar o mercado, creio que compra direta de ações não é a melhor forma de investimento.

Se vc faz questão de investir em renda variável, escolha outras opções, como vc mesmo mencionou (e os outros colegas tbm): fundos de ações (mínimo em torno de R$ 200-300) ou cotas em clubes de investimento. E liquide essas 4 CSNA3 antes do final do mês (quando o banco abocanhará a custódia do próximo mês). Salve ao menos R$ 100 dos R$ 300 que vc botou lá. Quanto mais vc demorar, menos haverá o que salvar. R$ 9,00 a menos todo mês, fora a valorização/desvalorização do ativo. É apenas a minha opinião.
JJKrammer
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 03, 2009 6:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Prezado juncton,

Agradecido pela sua participação.

Mensalmente tenho que pagar essa cobrança que chegam em torno de R$ 7,00 mensais, porém estou pouco a pouco recuperando o investimento.

Estou perdendo ainda, mas recuperei uma pequena parcela da perda.
Retirar pra mim não é muito legal, só se formulasse uma estratégia de recuperação melhorada. Por isso estou aqui para desenvolver a inteligência financeira e aprender, pois informação é tudo.
Cheguei a comentar do clube, mas decidi ficar na poupança mesmo até chegar num ponto onde possa levar para o cdb ou renda fixa, no entanto estou querendo aprender se no caso da csna3 poderia realizar algo, tudo bem que temos essas duas premissas que nosso amigo colocou, porém se eu tirasse de repente o fundo de ações poderia ser uma, ou em outro lugar.

Att.
Krammer
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Ações Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!