Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Rumo a Independência Financeira
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Barto

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 11:45 am    Assunto: Rumo a Independência Financeira Responder com Citação

Ola a todos peço desculpas antes de tudo pelo tamanho do post ^^. Tenho um imovel onde moro que é avaliado na faixa dos R$500mil,pretendo vender o mesmo para ter minha independência financeira.Pretendo investir ao menos 400mil,permanecer com uma reserva na poupança de 100mil e ficar morando em casa alugada durante o tempo do investimento ...estou analizando alguns fundos multimercado e o fundo Sparta me chamou bem a atenção com sua rentabilidade porem atualmente ele não esta lá essas coisas... tambem achei os fundos Multimercados da Mapfre e gostei muito pois me pareceu bem estavel e com boa rentabilidade anual(uma média de 26% ao ano desde 2006) , entao estava pensando em colocar a maior parte na Mapfre e uma outra parte na Sparta dependendo de como ela vai se comportar pois ainda estou analizando essa possibilidade, gostaria da opnião da galera sobre esse meu plano de investimento e se acham que eu devo investir em outro fundo ou outro tipo de aplicação... (lembrando que vou deixar esse dinheiro investido no minimo 5anos).
abs
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 1:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Sobre o Sparta, vale aquela máxima "rendimento passado não é garantia de rendimento futuro". E lembre-se que é um fundo de alto risco.

Não sei onde você mora, mas aqui na minha área com 500k você compra uma boa casa (a minha tb deve estar valendo isso + ou -). Então, se você vai passar a viver de aluguel, vai querer alugar um imóvel do mesmo padrão ou vai alugar um mais barato e reduzir seu padrão de vida? Isso é algo que você deve pensar bastante, porque, pros rendimentos compensarem seus gastos com aluguel, teria que ser um muito mais barato.

Fique esperto também com as novas regras para a poupança, pois aplicando 100k nela você já será tributado.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 2:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Acho a idéia boa,mas acho que você esta sendo otimista pegou um fundo que tem 2 anos e esta projetando a rentabilidade média para 5 anos.O que é um pouco exagerado.

A menos que você conheça bastante o gestor do fundo ,suas tecnicas e ele tenha um histórico de pelo menos 5 anos(o ideal é 10) de bons desempenhos não recomendo você esperar uma rentabilidade acima do mercado.

Não entendi seu plano por completo.A idéia é vender a casa investir o dinheiro,aumentar e conquista a IF daqui a 5 anos investindo nesses fundos?Vai pagar o aluguel e suas despesas com qual dinheiro seu ou dos investimentos?

Não esqueça da inflaçao e do IR que vai ter ao vender a casa e ao investir.
Barto

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 3:03 pm    Assunto: Responder com Citação

sancast escreveu:
Então, se você vai passar a viver de aluguel, vai querer alugar um imóvel do mesmo padrão ou vai alugar um mais barato e reduzir seu padrão de vida? Isso é algo que você deve pensar bastante, porque, pros rendimentos compensarem seus gastos com aluguel, teria que ser um muito mais barato.

Fique esperto também com as novas regras para a poupança, pois aplicando 100k nela você já será tributado.

Eu pretendo alugar um imovel de um valor bem menor, e sobre a poupança ela ainda passara pela votação no senado então ainda não se pode comfirmar nada...
vlw
sancast
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 3:33 pm    Assunto: Responder com Citação

Confirmar não, mas tem de levar isso em consideração. Se é um risco possível, tem de ser calculado.
Barto

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 3:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
Acho a idéia boa,mas acho que você esta sendo otimista pegou um fundo que tem 2 anos e esta projetando a rentabilidade média para 5 anos.O que é um pouco exagerado.

A menos que você conheça bastante o gestor do fundo ,suas tecnicas e ele tenha um histórico de pelo menos 5 anos(o ideal é 10) de bons desempenhos não recomendo você esperar uma rentabilidade acima do mercado.

Não entendi seu plano por completo.A idéia é vender a casa investir o dinheiro,aumentar e conquista a IF daqui a 5 anos investindo nesses fundos?Vai pagar o aluguel e suas despesas com qual dinheiro seu ou dos investimentos?

É realmente acho que estou sendo muito otimista em relação a Mapfre mas quem sabe vale realmente a pena, esse ano ela ainda esta se dando muito bem(7,69% e o outro com 9,51%)... A ideia do plano é realmente esta, vender a casa e aplicar o dinherio nos fundos,chegar pelo menos perto do primeiro milhão nesses 5 anos ,as despesas durante o tempo que o dinheiro estiver investido serão por minha conta .Não sei ao certo mas ja houvi falar que o primeiro imovel que se compra é isendo de IR quando se vende se alquem aqui puder confirmar.

Editado pela última vez por Barto em Dom Mai 17, 2009 3:52 pm, num total de 1 vez
Barto

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 3:50 pm    Assunto: Responder com Citação

Barto escreveu:
Roma9 escreveu:

É realmente acho que estou sendo muito otimista em relação a Mapfre mas quem sabe vale realmente a pena, esse ano ela ainda esta se dando muito bem(7,69% e o outro com 9,51%)... A ideia do plano é realmente esta, vender a casa e aplicar o dinherio nos fundos,chegar pelo menos perto do primeiro milhão nesses 5 anos ,as despesas durante o tempo que o dinheiro estiver investido serão por minha conta.Não sei ao certo mas ja houvi falar que o primeiro imovel que se compra é isendo de IR quando se vende se alquem aqui puder confirmar.
Barto

MensagemEnviada: Dom Mai 17, 2009 3:56 pm    Assunto: Responder com Citação

sancast escreveu:
Confirmar não, mas tem de levar isso em consideração. Se é um risco possível, tem de ser calculado.

É verdade mas pretendo investir apenas ano que vem e ai ja terei a certeza se haverá tributação.
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 6:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Barto, depende de muita coisa... qto vc pretende pagar de aluguel? Vc vai deixar de trabalhar? Qual o objetivo desses 500mil exatamente? Qto vc está disposto a perder? Vai retirar algo mensalmente?
Barto

MensagemEnviada: Qua Mai 20, 2009 12:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:
Barto, depende de muita coisa... qto vc pretende pagar de aluguel? Vc vai deixar de trabalhar? Qual o objetivo desses 500mil exatamente? Qto vc está disposto a perder? Vai retirar algo mensalmente?
Cara ainda to analizando muito bem isso...O aluguel seria na faixa de 1k a 1,2k,continuaria trabalhando normalmente,o objetivo desses 500k seria chegar ao menos a 1M e apartir dai investir em outras coisas (imoveis,tesouro direto,etc... )Não irei retirar nada por més.Porem estou pensando em mudar de estrategia de investimento e partir para os imoveis porque aqui na minha cidade os imoveis se valorizam muito rapido, tem um apartamento que foi contruido em 2007 por 140k com 77m² +- o mesmo hoje em dia esta sendo vendido por 700k ! Acho q vou iniciar um topico na area de imoveis para discutir isso melhor.
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 20, 2009 12:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Barto

Não conheço sua cidade nem esse caso específico então vou falar no geral.

Só cuidado com uma coisa geralmente quem ganha dinheiro é quem compra antes ou no início da valorização não depois.Muita gente perde dinheiro assim caramba já subiu 100% vou comprar.Ai o negócio sobe mais um pouco e despenca
Barto

MensagemEnviada: Qua Mai 20, 2009 1:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Entendi o que você quis dizer,o "BOOM" imobiliario mais forte ja passou porém ainda ha muita perspectiva de valorização dos imoveis aqui,segundo as pesquisas ainda tem potencial para mais 5 anos.
Nial

MensagemEnviada: Qua Mai 20, 2009 2:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá Barto e todo o pessoal!

Se esse imóvel que vc está vendendo é seu único imóvel, então poderá ser isento de pagamento de imposto, porém veja certinho pois tem a seguinte questão: o imóvel só será tributado se vc não comprar outro para moradia no período de 6 meses.Eu tenho quase certeza que é assim que funciona, procure saber mais a respeito, OK?
Até breve
Barto

MensagemEnviada: Qua Mai 20, 2009 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Nial escreveu:
Olá Barto e todo o pessoal!

Se esse imóvel que vc está vendendo é seu único imóvel, então poderá ser isento de pagamento de imposto, porém veja certinho pois tem a seguinte questão: o imóvel só será tributado se vc não comprar outro para moradia no período de 6 meses.Eu tenho quase certeza que é assim que funciona, procure saber mais a respeito, OK?
Até breve
Você quis dizer que o imovel será tributado se eu NÃO comprar outro em 6messes é isso ? Se sim,tem algum valor minimo em relação a esse novo imovel para moradia ou pode ser qualquer valor?
Nial

MensagemEnviada: Qui Mai 21, 2009 1:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é Barto, precisa pagar imposto sobre o valor que não será aplicado na compra do outro imóvel. Olhe o que eu achei na internet:

O art. 39 da Lei 11196/2005 preceitua:

Art. 39. Fica isento do imposto de renda o ganho auferido por pessoa física residente no País na venda de imóveis residenciais, desde que o alienante, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contado da celebração do contrato, aplique o produto da venda na aquisição de imóveis residenciais localizados no País.

§ 1o No caso de venda de mais de 1 (um) imóvel, o prazo referido neste artigo será contado a partir da data de celebração do contrato relativo à 1a (primeira) operação.

§ 2o A aplicação parcial do produto da venda implicará tributação do ganho proporcionalmente ao valor da parcela não aplicada.

§ 3o No caso de aquisição de mais de um imóvel, a isenção de que trata este artigo aplicar-se-á ao ganho de capital correspondente apenas à parcela empregada na aquisição de imóveis residenciais.

§ 4o A inobservância das condições estabelecidas neste artigo importará em exigência do imposto com base no ganho de capital, acrescido de:

I - juros de mora, calculados a partir do 2o (segundo) mês subseqüente ao do recebimento do valor ou de parcela do valor do imóvel vendido; e

II - multa, de mora ou de ofício, calculada a partir do 2o (segundo) mês seguinte ao do recebimento do valor ou de parcela do valor do imóvel vendido, se o imposto não for pago até 30 (trinta) dias após o prazo de que trata o caput deste artigo.

§ 5o O contribuinte somente poderá usufruir do benefício de que trata este artigo 1 (uma) vez a cada 5 (cinco) anos.

Espero ter ajudado um pouco.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investimentos em Geral Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!