Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

O que a educação financeira fez por você?
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 21, 2009 12:31 am    Assunto: O que a educação financeira fez por você? Responder com Citação

Aqui no fórum tem muitos relatos sobre o que as pessoas aprenderam e como isso mudou para melhor a sua vida.(até agora não vi ninguém reclamando,mas se quiser reclamar tá valendo Wink )

O que a educação financeira fez por você?

O objetivo é motivação mutua e troca de conhecimento.Então mesmo quem tá no começo,está largando as dívidas ou já está no bem bom pode compartilhar. Smile
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 21, 2009 12:32 am    Assunto: Responder com Citação

O que a educação financeira fez por mim?

Bem quando fiz uns 18(2007).Tinha em uma poupança na conta da minha mãe e resolvi abrir uma conta e aplicar meu dinheiro por conta própria.Comecei a estudar sobre finanças pessoais e agora minha vida e sua perspectiva mudou por completo.

Antes tinha a perspectiva de aplicar meu dinheiro e trabalhar até uns 60 anos e me aposentar confortavelmente(visão de poupador).Agora depois de já ter passei aplicar meu dinheiro por conta própria e ser um sobrevivente da crise sub-prime(pelo menos por enquanto).Adquirido um conhecimento que na minha opinião vale uma fortuna,apesar de ser de fácil acesso.Já sei a diferença entre um ativo e um passivo,de uma dívida boa ou ruim,de um investimento arriscado ou não.

Consigo enxergar e aproveitar um numero de oportunidades que antes nem sabia que existia.Aprendi contabilidade,matemática financeira e análise fundamentalista.Assim agora faço meus planos com muito mais precisão e sei medir meu desempenho com acurácia.

Outra coisa muito legal é que vi que pagando um preço certo e começando cedo é possível conquistar a IF em um período de tempo razoável e posso ter uma vida muito melhor.

Antes tinha a perspectiva de sair da faculdade e começar a trabalhar para comprar um apartamento.Agora invisto o meu capital(é pouco,mas é capital) para quando sair da faculdade poder abrir uma empresa para conseguir montar uma coluna de ativos e já enxergo a casa como um bem de consumo não como investimento.

Um bom emprego ainda é opção,mas é a segunda(opções nunca são demais).Ou seja ainda tenho um Hegde se as coisas não forem bem.

Mas a parte mais motivante é olhar o mundo de uma maneira diferente.Enxergo oportunidades onde os outros enxergam risco ou problemas.Não me importo mais com a opinião com os outros sobre dinheiro.Agora me considero uma pessoa-empresa."Eu" tenho custo de oportunidade,caixa,fluxo de caixa,planejamento financeiro,planejamento tributário,metas e planos de negócios.

Quanto as pessoas que me acham maluco ou que não tenho pé no chão que estou me arriscando, estou pensando que tudo é fácil não tenho muito o que dizer,já que eles não vão entender.Eles não conseguem controlar financeiramente a própria vida,não sabem das taxas que pagam nos bancos(que eu não pago),não entendem de contabilidade que é a língua do dinheiro,não entendem de matemática financeira para calcular os retornos compostos e não conhecem de investimentos para multiplicar o dinheiro.

Por fim,entendi o que Albert Einstein queria dizer com "A força mais poderosa do Universo não é a força da gravidade, mas sim, a força dos juros compostos!"

Resumindo tudo "A independência pode ser de graça,mas há um preço a ser pago por ela"

Hoje eu sei o preço e dei o primeiro passo.
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 21, 2009 5:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Sei que posso desapontar bastante gente, mas eu sempre fui um poupador, logo nunca me vi em problemas financeiros. Na minha faculdade e depois estudando por conta própria tive bastante contato com matemática financeira e etc.

Mas não é isso o que pode desapontá-los. O que desaponta é que quanto mais eu li, mais dúvidas fiquei e até hoje não sei que caminho tomar no mundo dos investimentos.

Sim, talvez falte ler mais sobre AT e AF, pegar os melhores livros de cada, mas de conhecimentos mais facilmente acessíveis não consigo tirar conclusão alguma.

Resultado: mais de um ano com o dinheiro parado. "Mês que vem vou fazer isso... não não... é melhor fazer aquilo... no próximo então eu faria aquilo outro..."
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 21, 2009 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas pelo menos numa renda fixa ele tá ? Smile

rodpba escreveu:
Sei que posso desapontar bastante gente, mas eu sempre fui um poupador, logo nunca me vi em problemas financeiros. Na minha faculdade e depois estudando por conta própria tive bastante contato com matemática financeira e etc.

Mas não é isso o que pode desapontá-los. O que desaponta é que quanto mais eu li, mais dúvidas fiquei e até hoje não sei que caminho tomar no mundo dos investimentos.

Sim, talvez falte ler mais sobre AT e AF, pegar os melhores livros de cada, mas de conhecimentos mais facilmente acessíveis não consigo tirar conclusão alguma.

Resultado: mais de um ano com o dinheiro parado. "Mês que vem vou fazer isso... não não... é melhor fazer aquilo... no próximo então eu faria aquilo outro..."

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Afaz
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 21, 2009 6:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Depois que comecei a ler e estudar sobre I.F. melhorou e muito minha performance como investidor e empreendedor. Consegui até convencer algumas pessoas a seguir por esse caminho mas vi o quanto é dificil mudar o pensamento das pessoas.

Hoje, continuo com o meu aprendizado mas não tenho mais a empolgação de tentar convencer outras pessoas. Só as que mostrarem interesse pelo assunto.

Ja trabalho por conta própria a 5 anos e a 2 venho aprimorando os investimentos... tentando sair o mais breve possível da "corrida dos ratos"! Adiquirindo Ativos de verdade.

Eu também me vejo como "empresa" e tenho meu fluxo de caixa.

Vamos lá, rumo à I.F.

MensagemEnviada: Qui Mai 21, 2009 9:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Sobre Educação Financeira posso dizer que: Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing , está mudando minha vida radicalmente, apesar de hoje ainda ser um devedor estou reduzindo meu saldo devedor gradualmente e a medida que ele cai posso enxergar uma grande luz no fim do túnel, estou ansioso por ver o dia em que eu acordar e não possuir mais nenhuma divida, tudo isso graças e Educação Financeira.
4º Passo : Independencia Financeira.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Mai 22, 2009 9:54 am    Assunto: Responder com Citação

E pelo teu ritmo, esse dia chegará logo. Wink

GUEDES/PI escreveu:
Sobre Educação Financeira posso dizer que: Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing , está mudando minha vida radicalmente, apesar de hoje ainda ser um devedor estou reduzindo meu saldo devedor gradualmente e a medida que ele cai posso enxergar uma grande luz no fim do túnel, estou ansioso por ver o dia em que eu acordar e não possuir mais nenhuma divida, tudo isso graças e Educação Financeira.

Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Mai 22, 2009 6:26 pm    Assunto: Beneficios da educação financeira Responder com Citação

A educação financeira me trouxe diversos benefícios, que valem por uma vida inteira:

- Passei a diferenciar um ativo de um passivo;

- Consegui ter um melhor controle das despesas e também do fluxo de caixa;

- Reorganizei meus investimentos no mercado financeiro, sempre procurando as opções que oferecessem uma boa relação risco/retorno, compatível com meus objetivos não-financeiros, análise essa que inclui fatores como taxas de administração, rentabilidades, composição da carteira, equipe de gestores;

- Estabeleci metas de curto, médio e longo prazos;

- Reduzi os impactos dos tributos e tarifas sobre os bens e serviços que consumo e sobre os investimentos nos quais aplico;

- Aumentei o tempo livre para curtir o que gosto de fazer - hobbies e passatempos - de modo equilibrado e saudável;

Dentre outros benefícios. Very Happy

É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 23, 2009 12:02 am    Assunto: Responder com Citação

Quando estava na faculdade me preocupava pouco com dinheiro, até porque era um fudido que ganhava R$400,00 por mês. Gastava tudo com computador, namorada, presentes, etc. Sinceramente, não me arrependo nem um pouco, pois se guardasse 30% desse valor hoje estaria com o que? 4.000,00? Eu precisava muito dessa grana pra não viver na necessidade.

No final da faculdade passei a ler muito sobre independencia financeira, etc. Minha visao sobre dinheiro mudou. Passei a estudar profundamente sobre o assunto e hoje posso dizer que conheço bastante sobre a área de finanças, especialmente sobre portfolios e "Asset Allocation".

Depois de me formar é que o dinheiro passou a entrar, os gráficos começaram a subir e a luz no fim do túnel foi ficando cada vez clara...
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 26, 2009 3:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Mas pelo menos numa renda fixa ele tá ? Smile

Agora tá, Zé... mas tbm só metade pq a outra está parada na conta da corretora... Sad
digaum2003

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 5:40 pm    Assunto: Re: Beneficios da educação financeira Responder com Citação

hotmar escreveu:
...
- Consegui ter um melhor controle das despesas e também do fluxo de caixa;

- Reorganizei meus investimentos no mercado financeiro, sempre procurando as opções que oferecessem uma boa relação risco/retorno, compatível com meus objetivos não-financeiros, análise essa que inclui fatores como taxas de administração, rentabilidades, composição da carteira, equipe de gestores;

- Estabeleci metas de curto, médio e longo prazos;

- Reduzi os impactos dos tributos e tarifas sobre os bens e serviços que consumo e sobre os investimentos nos quais aplico;
...

Olá amigos, sou novato aqui no fórum e também um novato na área. Acredito estar aprendendo MUITO depois de começar a ler sobre Educação Financeira.

No momento estou procurando a maior quantidade de informações possíveis sobre o assunto, portanto não posso dizer que minha vida mudou muito, mas o importante é que pelo menos já me conscientizei sobre o assunto e só o fato de procurar saber mais sobre a EF já me dá maiores chances de sair da "rat race" do que o cara que está preso nesse ciclo e não procura (e tampouco QUER) saber nada além de o Faustão no domingo e novela e futebol durante a semana.
O que eu gostaria de saber é: Vejo muita gente falando sobre "fluxo de caixa", vejo também essa citação do amigo que disse que reduziu o impacto dos tributos e tarifas sobre os bens e serviços que consome e sobre os investimentos nos quais aplica, e gostaria de saber um pouco mais sobre isso. Sobre "fluxo de caixa", tenho alguma noção do que seja, mas não sei mais a fundo e gostaria de saber se há por aqui, no fórum, ou algum lugar da internet onde eu possa ler mais sobre o assunto.

Desde já muito obrigado a quem puder ajudar a tirar estas dúvidas e um grande abraço!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 6:59 pm    Assunto: Re: Beneficios da educação financeira Responder com Citação

digaum2003 escreveu:

Olá amigos, sou novato aqui no fórum e também um novato na área. Acredito estar aprendendo MUITO depois de começar a ler sobre Educação Financeira.

No momento estou procurando a maior quantidade de informações possíveis sobre o assunto, portanto não posso dizer que minha vida mudou muito, mas o importante é que pelo menos já me conscientizei sobre o assunto e só o fato de procurar saber mais sobre a EF já me dá maiores chances de sair da "rat race" do que o cara que está preso nesse ciclo e não procura (e tampouco QUER) saber nada além de o Faustão no domingo e novela e futebol durante a semana.
O que eu gostaria de saber é: Vejo muita gente falando sobre "fluxo de caixa", vejo também essa citação do amigo que disse que reduziu o impacto dos tributos e tarifas sobre os bens e serviços que consome e sobre os investimentos nos quais aplica, e gostaria de saber um pouco mais sobre isso. Sobre "fluxo de caixa", tenho alguma noção do que seja, mas não sei mais a fundo e gostaria de saber se há por aqui, no fórum, ou algum lugar da internet onde eu possa ler mais sobre o assunto.

Desde já muito obrigado a quem puder ajudar a tirar estas dúvidas e um grande abraço!

Fluxo de caixa é o seguinte

Citação:
Em Finanças, o fluxo de caixa (designado em inglês por "cash flow"), refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.

Geralmente o que o pessoal usa em EF é o seguinte comprei um título que vai me gerar R$ 100,00 por mês(pode ser qualquer valor) até 2045(pode ser qualquer data).O cash flown ou fluxo de caixa dele é R$ 100,00 por mês

Outro exemplo ações que pagam todo trimestre em média R$ 0,15 por ação.Então meu fluxo de caixa trimestral é R$ 150,00 a cada mil ações.

O seu salário é um fluxo de caixa mensal ex

Fulano recebe R$ 1000,00 por mês.O fluxo de caixa do emprego dele é R$ 100,00/mês.

É muito usado em investimento e é também usado para definir um ativo segundo algumas definições(Robert Kiyosaki).Um ativo é o que gera fluxo de caixa positivo.

Mas existe fluxo de caixa negativo

Ex Cicrano gasta R$ 100,00 por mês de telefone.O telefone é um fluxo de caixa negativo em R$ 100,00

Com tarifas de banco.Fulano paga R$ 40,00 por mês de tarifas no banco.

O pessoal usa muito para falar de investimentos

Tem investimentos que geram fluxo de caixa(cash flow)

Ações que pagam dividendos,títulos que pagam cupom,casas que pagam aluguel e por ai vai...

Tem investimento que é ganho de capital(capital gain)

Ações que você comprou valorizou e vendeu,dolar que você compra e revende,terreno que você comprou e vendeu mais caro.

Claro que muitos investimentos são um meio termo entre os 2.

Livros bom para você ler sobre o assunto são o do Robert Kiyosaki Pai Rico,Pai Pobre e Independência Financeira - O Guia do Pai Rico.Esse mesmo cara fez um jogo que é sobre isso chama-se Cash flow(para PC) .Os livros tem em portugues o jogo só em ingles
digaum2003

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 8:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pela explicação!
Eu já li o PR PB do RK há alguns meses, e tenho alguma noção (ainda que breve do assunto todo) sobre os passivos e ativos mencionados no livro e vários conceitos. Sua explicação sobre o fluxo de caixa me ajudou a entender melhor o conceito de fluxo. MUITO obrigado!

Agora ainda ficou uma dúvida, o que será que o amigo hotmar quis dizer ao mencionar que "reduziu o impacto dos tributos e tarifas sobre os bens e serviços que consome e sobre os investimentos nos quais aplica" ?

Mais uma vez, MUITO obrigado!!
Grande abraço
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 9:12 pm    Assunto: Responder com Citação

digaum2003 escreveu:
Agora ainda ficou uma dúvida, o que será que o amigo hotmar quis dizer ao mencionar que "reduziu o impacto dos tributos e tarifas sobre os bens e serviços que consome e sobre os investimentos nos quais aplica" ?

Grande abraço

Significa duas coisas:

1- Ele está pagamento menos impostos e tarifas sobre serviços que consome (foi para um banco com tarifas mais baratas ou abriu uma offshore kkk)

2- Está investindo em ativos com menos tarifas (TD ante fundo de renda fixa de banco grande, p.ex.)
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jun 15, 2009 9:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda escreveu:
digaum2003 escreveu:

Grande abraço

Significa duas coisas:

1- Ele está pagamento menos impostos e tarifas sobre serviços que consome (foi para um banco com tarifas mais baratas ou abriu uma offshore kkk)

2- Está investindo em ativos com menos tarifas (TD ante fundo de renda fixa de banco grande, p.ex.)

digaum, bem-vindo ao Fórum! Very Happy

Sobre os seus questionamentos, o viverderenda esclareceu bem e é isso mesmo: sobre serviços, eu iria citar justamente os serviços bancários, escolhendo bancos onde eu tenha condições de, com o uso de certos serviços e com uma quantia de aplicações, consigo reduzir a carga de tarifas pagas.

Isso também se aplica aos serviços de plano de saúde, pois escolho um em que se inclui um serviço odontológico.

Nos investimentos, a mesma coisa: seleciono investimentos onde a taxa de administração é menor, e onde eu posso ter restituição de parte daquilo que apliquei - p.ex., num plano de previdência privada.

E por aí vai. Wink

É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!