Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

O dinheiro controla sua vida? A minha, descobri que sim...
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
sergio_mariano

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 4:23 pm    Assunto: O dinheiro controla sua vida? A minha, descobri que sim... Responder com Citação

Olá pessoal, sou novo no fórum e estou muito honrado de participar desse seleto grupo.

Assisti a uma entrevista do Gustavo Cerbasi há pouco tempo, onde ele dizia que a dificuldade financeira é solitária. Ninguém fala que têm problemas com finanças, que está endividado, que necessita de ajuda ou de uma diretriz. Numa rodinha de amigos normalmente se fala sobre vitórias, sobre aquisições e nunca sobre dívidas a vencer.

Numa das épocas mais turbulentas de minha vida, fazendo pesquisas na internet sobre educação financeira, encontrei esse fórum. Nas duas últimas semanas, vocês foram meus amigos, às vezes até meus confidentes, durante as longas noites sem dormir.

Pessoas, que protegidas pelo anonimato da internet, abriram seus corações para uma série de desconhecidos, vezes pedindo ajuda, outras ajudando, sem querer absolutamente nada em troca, apenas o bem comum. Sabemos que isso é raro hoje e talvez tenha sido sempre assim.

A sinceridade de muitos de vocês aqui realmente me tocou, senti-me num ambiente amigo, de pessoas positivas que querem superar seus próprios limites através do conhecimento. Respeito isso.

Como “ouvi” muitos de vocês, gostaria também de compartilhar um pouco do que tenho passado.

Nos últimos anos, aliás desde que comecei a trabalhar, desenvolvi um hábito extremamente nocivo: gastar mais do que ganho. Durante muitos anos, tratei limite de cheque especial como se fosse meu dinheiro, cartão de crédito idem. Empréstimos consignados? Tratei como se fossem meus melhores amigos; a solução dos meus problemas.

Passados nove anos, o fruto do meu trabalho se tornou em uma dívida em empréstimos consignados que levarei, pelo menos, mais cinco anos de trabalho árduo para pagar. Isso, se sempre me mantiver no mercado de trabalho. Não posso pensar em desemprego, doença e etc., qualquer revés da vida poderá ser mortal.

Visto isso, cheguei a seguinte conclusão: “O dinheiro controla minha vida!”.

No meio de toda essa turbulência me casei. Contraí novas dívidas, fiz novos empréstimos, empurrei meus problemas um pouco mais pra frente. Todavia, empurrei-os menos do que imaginava.

Logo no primeiro mês de casado comecei a ter problemas por causa de dinheiro, percebi que minha mulher não entendia para onde iam meus rendimentos e creio que muitas vezes questionou minha honestidade. Pegava-me pensando: “Será que ela acha que estou me omitindo de pagar as coisas?”; “Será que me acha um egoísta? Ou até mesmo um aproveitador?”.

Tornei-me mais uma vítima do “mal silencioso”.

As discussões tornaram-se recorrentes, o que culminou numa breve separação que levou cerca de uma semana. Voltei para a casa dos meus pais com menos de três meses de casado.

Durante esse período, notei que era hora de tomar as rédeas da minha vida, muitas coisas estavam fugindo do meu controle e boa parte dos meus problemas pessoais, originavam-se nos problemas financeiros.

Desenvolvi um plano de ação: a primeira coisa que pensei foi em mostrar a minha mulher a real situação financeira que passava. Lembro-me, e provavelmente jamais esquecerei, que ao ver o que realmente acontecia, ela chorou. Senti-me envergonhado.

Desenvolvi um rígido controle de despesas e montei um orçamento familiar. Milagrosamente, consegui colocar as coisas de uma forma que, salvo uma conta ou outra, todas as despesas serão pagas sem a utilização de cheque especial, o que para mim é algo que não acontece há mais de cinco anos.

Estou a cerca de duas semanas desenvolvendo uma nova atitude. Reestruturei meus gastos, cortei supérfluos, cancelei cartão de crédito, celular, barzinhos três vezes por semana. Por incrível que pareça, estou mais feliz.

Minha mulher assumiu o mesmo compromisso comigo.

Ao tentar controlar meu dinheiro, passei a controlar novamente minha vida. Minha família está mais unida do que jamais esteve.

A única coisa que posso a dizer a vocês, meus amigos, é que se você passa por algo semelhante: controle seu dinheiro. A partir do momento que passei a controlá-lo ampliei meus horizontes, adquiri um novo tipo de inteligência, cheguei até vocês e vocês chegaram até mim.

Para aqueles que chegaram até aqui, gostaria de agradecê-los. A oportunidade de adquirir conhecimento aqui, influenciou totalmente a minha vida.

Chega por hora, já escrevi demais. Ainda estou numa fase de conhecimento e muitas das coisas que tenho praticado me parecem que darão certo. Assim que comprova-las compartilharei com vocês. Quem sabe novas pessoas consigam sair do abismo em que viviam?

Editado pela última vez por sergio_mariano em Seg Jul 27, 2009 2:38 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Pô Sérgio, que legal !
É muito bom ver o teu tipo de história. Pode ser uma que ainda não tenha tido um final feliz, mas está no caminho disso. Smile

Seja muito bem vindo ao grupo, espero que possamos te ajudar ainda mais. Conhecendo a tua história isso se torna mais "fácil".

É incrível como coisas que consideramos "certas" sejam tão erradas, não é mesmo ?

Amigo, siga firma na tua jornada pois o destino é a vitória. Podes ter certeza. Very Happy

Abraços !

PS: Se me permitires, gostaria de compartilhar teu "desabafo" com muitas ouras pessoas através do portal do Clube. Posso postar seu texto lá ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sergio_mariano

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 5:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Prezado Zé,

Obrigado pela recepção, mais uma vez sinto-me rodeado de amigos.

Realmente tudo o que somos ou seremos será o espelho de nossas decisões. A questão que vejo hoje como chave para boas opções é: enfrente o problema! Busque ajuda.

Creio que hoje, além de ter obtido ajuda, consigo ajudar.

Até aproveitando o espaço, gostaria de saber se os amigos tem alguma obra a me indicar que retrate principalmente o tema "planejamento financeiro". Já li muitas coisas sobre o assunto, mas estou longe de esgotar o tema.

Um grande abraço.

PS: Fique à vonta de de postar meu texto. Fico feliz por estar contribuindo com um grupo que também me ajudou.
Brupikk
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

É ótimo ler relatos assim, pois mostra que nem tudo está perdido, tem que ter (muita) força de vontade e um objetivo bem traçado. Mesmo que ainda não o tenha alcançado, parabéns pela atitude, pois ela é 80% do problema.
cleitondio
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 9:47 pm    Assunto: Responder com Citação

Imagine-se empurrando um caminhão... o primeiro empurrão é o mais pesado, depois que ele começar a andar é só continuar empurrando..
Acho que o primeiro empurrão você já deu...

Parabéns e continue firme...
hotmar
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 03, 2009 11:01 pm    Assunto: Parabéns! Responder com Citação

Que relato emocionante! Eu fico muito feliz de ler a virada que ocorrem na vida de pessoas como vc, Sérgio! Meus parabéns e continue firme no seu projeto, as suas dívidas estão com os dias contados. Very Happy

É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
"Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam" (Is 40:31).
www.valoresreais.com - Realize aquilo que tem valor para você. Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
sergio_mariano

MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 8:30 pm    Assunto: Responder com Citação

cleitondio escreveu:
Imagine-se empurrando um caminhão... o primeiro empurrão é o mais pesado, depois que ele começar a andar é só continuar empurrando..
Acho que o primeiro empurrão você já deu...

Parabéns e continue firme...

Foi exatamente assim que me senti, a cada dia tem se tornado mais fácil lidar com essas, passageiras, privações.

O difícil realmente é quebrar a inércia, depois parece que tudo conspira a favor.

Agradeço a todos pelo apoio.

Pelo menos mensalmente, vou postar minha evolução, até mesmo como um auto-incentivo. E claro, lerei todas as dicas postadas por vocês no forum.
Luis Otávio
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 9:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Realmente, que relato emocionante!

Parabéns pela sua atitude!

Grandes abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 06, 2009 12:28 am    Assunto: Responder com Citação

Parabéns Sérgio!

É incrível como mudanças de hábito podem mudar a nossa vida não é mesmo?

Continue seguindo firme com seus planejamentos que logo partiremos então para os investimentos!

Abraço!

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
Alex
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 06, 2009 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Sérgio, primeiramente seja bem vindo Clube.

Gostaria de parabenizá-lo por compartilhar conosco este relato, que sem dúvida nenhuma agrega de forma espetacular a todos os que participam aqui do CPR, experiência, força de vontade, mudança de atitude e principalmente humildade em reconhecer onde está o erro e como contorná-lo e superá-lo.

Tenha absoluta certeza de que há muitos anônimos aqui, da forma como você estava, que também têm os mesmos e quiçá piores problemas financeiros e que buscam mudanças mas sem coragem e aqui com esse seu relato emocionante se sintam mais fortes ou tenha um norte a seguir e saibam que TUDO É POSSIVEL desde que se tenha a real noção dos valores em todos os sentidos.

Você está no caminho certo!

Visite meu blog:
http://investimentoradical.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Akenaton
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jul 06, 2009 3:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Sérgio,Bem vindo ao clube.

Meus parabéns pela força,humildade e coragem de mudar.
Passei pro problemas semelhantes aos teus e estou no finalzinho de acabar com as minhas dívidas.

Espero que possamos ajuda-lo nessa sua jornada de auto-conhecimento e melhoria de vida,tanto financeira quanto emocional,pessoal e familiar.

Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 11:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Bola pra frente!

Antes a pergunta era SE iria um dia acabar com as dívidas...
Hoje é apenas uma questão de QUANDO elas acabarão.

Agora é se esforçar para pertencer ao seleto grupo que recebem juros ao invés de pagá-los.
math.phoda
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 12:04 am    Assunto: Responder com Citação

Seja bem vindo!
Você foi sábio cara, a melhor coisa numa hora dessas é ser sincero, afinal você se casou e se essa pessoa te ama, ela entenderá, que foi justamente o que aconteceu. Continue na luta!
Abraço.
GUEDES/PI

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 1:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Sérgio, dá uma lida no tópico que postei "DESABAFO EDUCAÇÃO FINANCEIRA", voce vai ter a nitida impressão que o meu relato é igual ao seu, senti isso quando li o seu, ainda me emociono quando leio coisas assim, quero te parabenizar e dizer que como voce também sou um endividado, mas que ao contrário da maioria decidiu tomar as rédeas da vida financeira, no começo é mais dificil mas depois tudo flui naturalmente, hoje já consegui abater mais de 75% de minha divida, mais com atitudes do que com o dinheiro propriamente dito e agradeço em 99% o pessoal do clube os outros 1% ficam entre eu e familia que me apoiou, mas sem a galera daqui não sei se conseguiria, abraços e boa sorte!!!! Laughing Laughing Laughing
4º Passo : Independencia Financeira.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Edmar Jr
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação

sergio_mariano parabéns pelo sincero relato, deu para sentir isto nas palavras que escreveu e continue firme nesta nova etapa de sua vida!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!