Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

O dinheiro controla sua vida? A minha, descobri que sim...
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 11:53 am    Assunto: Responder com Citação

Clube ? Coloca eles no Clube do Pai Rico, hehehe. Wink

Brincadeiras a parte, qual o custo desse clube, e o que ele oferece ?
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sergio_mariano

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 1:20 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Então...tb acho. E ainda por cima o clube do pai rico é free!!! Tem investimento melhor??

O custo do outro clube é em torno de R$150,00 mensais, onde terá aulas de artes marciais e acesso as dependências como piscina, quadras, etc.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
marpesouza
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 1:52 pm    Assunto: Responder com Citação

sergio_mariano escreveu:
Marpesouza,

Um dos livros que chama atenção das mulheres é o "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" do Gustavo Cerbasi, porém. nem com esse obtive sucesso na minha casa.

Sou muito fã de livros e pensando no assunto tive uma idéia agora que ainda não tentei e talvez dê resultado. As mulheres costumam ser um pouco mais complicadas na nossa visão, às vezes para conseguir ter sucesso temos que mostrar as coisas de formas diferentes.

Existem dois livros que li, bastante femininos, e que podem trazer exemplos de práticas nocivas com finanças, são eles: O Diário de Bridget Jones e Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, nesse último a história é de uma analista financeira, que ensina pessoas a administrar seu dinheiro, e que aos finais de semana se torna uma consumidora compulsiva.

De repente, pode ser uma porta de entrada para discutir assuntos dessa natureza. Tenho certeza que ela apreciará a leitura, você terá uma moral por ter dado um presente, e de repente consegue, futuramente, encaixar livros mais técnicos.

Vou tentar em casa e relato minha experiência.

Abraços...

Tenho este livro em casa e ela não se interessou também, até emprestei para um casal de amigos nosso, mostrando o quanto o livro é bom, eles já leram e ela ainda não, já os outros ainda não li, vou comprá-los pra ela, espero que seja pra ela, hehhehehe...

Ela estuda muito, muito mesmo, mas na área dela (Professora do Ensino Fundamental), penso que se ensinassem EF nas escolas, muitas famílias de professores iriam se preocupar mais com a IF e menos com salários, benefícios, etc... e gastar menos também, heheheh

Nesse momento que estou escrevendo este post, o telefone tocou três vezes, uma vez pra colocar box no banheiro, outra vez pra comprar uma poltrona do papai para a vó utilizar e outra para ajudar no pagto da cirurgia que a vó fez, éééé pessoal, não é fácil não, mas vamos tocando.

Um abraço,

Marpesouza
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 3:01 pm    Assunto: Responder com Citação

sergio_mariano escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Então...tb acho. E ainda por cima o clube do pai rico é free!!! Tem investimento melhor??

O custo do outro clube é em torno de R$150,00 mensais, onde terá aulas de artes marciais e acesso as dependências como piscina, quadras, etc.

Mas os R$ 150,00 cobrem todos estes gastos, ou tem que pagar alguma coisa extra caso ele faça aula de alguma coisa ?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sergio_mariano

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 3:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
sergio_mariano escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Mas os R$ 150,00 cobrem todos estes gastos, ou tem que pagar alguma coisa extra caso ele faça aula de alguma coisa ?

Espero que pare por aí, com esse valor computei a mensalidade mais transporte.

Talvez acresça mais despesas com lanches ou um uniforme para fazer as aulas que ele quer. Mas isso, meu amigo, eu sou o único que penso. Minha mulher só pensa nos R$120,00 da mensalidade, o resto é como se não existisse.
sergio_mariano

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 3:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Marpesouza,

Espero que ela leia. Dê o livro sem nenhuma sugestão. Fale apenas que ouviu falar bem, se pressionar ou se ela sentir que é uma indireta, pode dar o efeito contrário.

Recomendaria primeiro o "Becky Bloom", com certeza ela se identificará com alguma coisa.

Educação Financeira teria que constar da grade escolar desde o ensino fundamental. Certamente teríamos um país melhor se soubéssemos, desde cedo, administrar nosso dinheiro.
jungleguy

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 5:31 pm    Assunto: Responder com Citação

É Sergio, tomara que pare por ai mesmo. Acho que na minha família (não tenho filhos) era a mesma coisa. Alias, eu iria ficar muito feliz se meus pais tivessem tomado a atitude que você tomou com a sua esposa.

Eles se separaram por problemas financeiros e suas ramificações. Eu estou tentando fazer com que minha mãe leia alguns livros sobre educação financeira, conheci que ela tocasse alguns (não terminou maior parte deles). Ela tinha um comportamento consumista desenfreado, agora está mudando.

Já meu pai leu alguns livros, mudou bem no começo, arrumou outra mulher e agora ele paga tudo para ela e a família. O coitado está bem mal das pernas, queria poder fazer alguma coisa por ele. Mas primeiro preciso fazer por mim.

Impressionante como muito de nossas vidas é fruto de uma situação financeira estável e controlada.
sergio_mariano

MensagemEnviada: Qui Jul 23, 2009 6:22 pm    Assunto: Responder com Citação

jungleguy escreveu:
É Sergio, tomara que pare por ai mesmo. Acho que na minha família (não tenho filhos) era a mesma coisa. Alias, eu iria ficar muito feliz se meus pais tivessem tomado a atitude que você tomou com a sua esposa.

Eles se separaram por problemas financeiros e suas ramificações. Eu estou tentando fazer com que minha mãe leia alguns livros sobre educação financeira, conheci que ela tocasse alguns (não terminou maior parte deles). Ela tinha um comportamento consumista desenfreado, agora está mudando.

Já meu pai leu alguns livros, mudou bem no começo, arrumou outra mulher e agora ele paga tudo para ela e a família. O coitado está bem mal das pernas, queria poder fazer alguma coisa por ele. Mas primeiro preciso fazer por mim.

Impressionante como muito de nossas vidas é fruto de uma situação financeira estável e controlada.

Foi justamente a conclusão que cheguei quando criei esse post: Controle seu dinheiro ou ele controlará você!!!

Aliás, parabéns pelo blog, dei uma passada rápida e achei bem interessante!!!
RodolfoMatos
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2009 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Vi os depoimentos de cada um sobre a familia e resolvi contar algo que aconteceu comigo.

Primeiro vou situar todo mundo sobre a minha situação. Meus pais estão aposentados e tem uma condição financeira razoável eles nunca gastaram muito c/ supérfluos e não tem dividas.

Eu moro em uma cidade universitaria(Viçosa-MG) e curso uma federal, meu irmão mora em Ipatinga-MG e está terminando o seu curso tecnico e meus pais moram na capital do estado.

Morando em republica eu tenho um gasto mensal fixo de 700 reais e uma renda total(Mesada do meu pai + masada da minha mãe + bolsa de IC) de 2100 reais.

Depois de muito estudar sobre IF e EF eu resolvi investir na bolsa, mas o mais estranho foi a reação dos meus pais. Aparentemente eles acham que eu não deveria me preocupar c/ esse tipo de coisa agora, que eu deveria pegar o dinheiro que sobra e curtir em festas e outras coisas. Fiquei abismado com a reação dos dois que sempre foram pessoas que me ensinaram a não gastar dinheiro c/ o que não é essencial e a não contrair dividas.
jungleguy

MensagemEnviada: Dom Jul 26, 2009 4:05 pm    Assunto: Responder com Citação

RodolfoMatos escreveu:
Vi os depoimentos de cada um sobre a familia e resolvi contar algo que aconteceu comigo.

Primeiro vou situar todo mundo sobre a minha situação. Meus pais estão aposentados e tem uma condição financeira razoável eles nunca gastaram muito c/ supérfluos e não tem dividas.

Eu moro em uma cidade universitaria(Viçosa-MG) e curso uma federal, meu irmão mora em Ipatinga-MG e está terminando o seu curso tecnico e meus pais moram na capital do estado.

Morando em republica eu tenho um gasto mensal fixo de 700 reais e uma renda total(Mesada do meu pai + masada da minha mãe + bolsa de IC) de 2100 reais.

Depois de muito estudar sobre IF e EF eu resolvi investir na bolsa, mas o mais estranho foi a reação dos meus pais. Aparentemente eles acham que eu não deveria me preocupar c/ esse tipo de coisa agora, que eu deveria pegar o dinheiro que sobra e curtir em festas e outras coisas. Fiquei abismado com a reação dos dois que sempre foram pessoas que me ensinaram a não gastar dinheiro c/ o que não é essencial e a não contrair dividas.

Se isso acontecesse comigo uns 7 anos atrás, provavelmente eu ficaria na mesma situação. Eu estava começando a ver agumas poucas coisas sobre investimentos e poupança (atitude de poupar).

Entretanto a sociedade tinha uma visão completamente diferente da que eu estava procurando cultivar. A cultura do consumo, das "baladas", da "felicidade agora" é muito forte. Como você pode ver, até seus pais estão envolvidos por essa cultura, provavelmente por não ter ciência dela.

Nos primeiros anos eu não cai, mas passado um certo tempo, com dinheiro em caixa, com pessoas falando no ouvindo, foi fácil cair de joelhos e experimentar uma vida vem complicada. Talvez por isso hoje eu busque com todas as minhas forças identificar e não dar ouvidos a esses conselhos.

Acredito que você está no lugar certo. Buscando informação, compartilhando e trocando idéias com pessoas que têm a mesma disponibilidade, objetivos e "inclinação mental". Procure não se afastar dessas pessoas, elas são parte do seu caminho para uma vida independente e mais feliz.

Agora, pode ser que seus pais estejam preocupados com o fato de o dinheiro vir a ser o seu principal objetivo. Se for isso, então eles podem ter alguma razão. O dinheiro é uma excelente ferramenta que pode nos levar a momentos muito felizes. Entretanto, uma vez que se torne seu principal objetivo, então você poderá ter grandes problemas.

Parabéns pela iniciativa de investir, quanto mais novo melhor, não é? Muito em breve você vai colher os louros!

Abraços.
sergio_mariano

MensagemEnviada: Seg Jul 27, 2009 2:29 pm    Assunto: Responder com Citação

RodolfoMatos escreveu:

Talvez a questão seja o quanto se preocupar.

Como você relatou, seus pais sempre foram bastante econômicos e controlados e para que isso aconteça um preço alto é pago. Talvez por terem vivido dificuldades e conseguirem, após muita luta, ficarem tranquilos, não queiram que você tenha as mesmas preocupações já que a situação, por si, não exige.

De toda sorte, você está correto! Quanto mais conciente for, mais tranquilo ficará. Palnejamento é diferente de avareza.

Só não podemos nos tornar "escravos da planilha". Tenho lutado um pouco contra isso agora.
Brupikk
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Ago 04, 2009 5:25 pm    Assunto: Responder com Citação

novidades ?
sergio_mariano

MensagemEnviada: Ter Ago 04, 2009 8:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Brupikk escreveu:
novidades ?

Como novidade, efetivamente, não tenho grandes coisas.

O que posso ressaltar hoje é o aumento substancial de minha tranqüilidade. Como ressaltei há algum tempo, fechei o mês de julho positivo, porém tive ajuda de minha mulher e meu irmão.

Creio que essa tranqüilidade me oportunizou correr atrás de novos trabalhos. Fechei uma assessoria com uma empresa e mais um trabalhinho “por fora” que me renderão um ganho extra para esse mês de agosto.

Agosto é um mês onde meu cartão de crédito ainda está alto e tenho os empréstimo que até então consumiam cerca de 77% da minha renda.

Milagrosamente, com o valor que receberei “por fora” nesse mês, conseguirei pagar todas as minhas contas em dia, sem precisar de nenhum auxílio externo. Ainda é pouco, pago minhas contas, mas não consigo pagar as despesas de casa. Novamente, ficará por conta da minha mulher.

Com o aumento de renda, reduzi o impacto dos empréstimos de 77% para 62%, sei que ainda é muito alto, mas sinto como um progresso relevante.

As atitudes e a redução de despesas que consegui no mês passado me deram um fôlego para fechar agosto também positivo. Agora tenho tudo planejado até o final do ano. A partir de setembro meu cartão de crédito começa a reduzir mês a mês o que consumirá menos no meu orçamento pessoal.

Para ajudar, fechei no mês de julho um bom contrato na empresa onde trabalho, o que poderá me render um bônus para o próximo dia 10. Como não tenho certeza se virá, não estou contando com ele, mas se vier creio que consigo quitar um dos empréstimos que tenho, conseguindo boa redução de juros.

Não tive nenhuma nova idéia para reduzir gastos, o que está sendo difícil agora é conter o ânimo da esposa de que o pior já passou e que ela comece a comprar novamente.

Um abraço a todos e muito obrigado pelo incentivo.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 9:56 am    Assunto: Responder com Citação

É Sérgio ... imagino que isso seja realmente o mais difícil.

Tente mostrar para ela que o pior ainda não passou ... só passará na hora que não tiver mais dívidas. Wink

Só na hora que dívida = 0 é que estará "ok".
Brupikk
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 4:55 pm    Assunto: Responder com Citação

pois é, se vc já negociou o que podia agora é seguir nessa linha, quitar o que falta e ter em mente que não é pq ficou ok que da pra gastar de novo Wink
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 3 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!