Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

O dinheiro controla sua vida? A minha, descobri que sim...
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
sergio_mariano

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 7:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Dívidas sob controle. Solução ou ainda problema?

Caros amigos, volto a me manifestar dessa vez numa realidade já bastante diferente de quando criei esse post.

Por incrível que pareça, realmente consegui equilibrar minhas finanças com poucos esforços e em um tempo que considero baixo. Hoje, em tese, meus recebimentos superam meus gastos fixos mensais.

A chave do sucesso foi o controle efetivo de todos os gastos e cortar todas as despesas consideradas inúteis. Para se ter uma idéia quando criei esse post minha fatura do cartão de crédito estava em R$913,14, já no mês de outubro pagarei R$48,13.

Agora me deparo com uma nova dificuldade. Acompanhando meus gastos pessoais, notei que nesse mês de setembro gastei quase 60% a mais do que no mês passado, o que acabou me deixando bastante preocupado.

Essa luta constante contra mim mesmo é uma coisa bastante cansativa. Temo voltar a mesma situação e tenho que me policiar diariamente.

Assim como nos desabafos anteriores, parece-me que escrever sobre isso é vital para que as coisas voltem ao eixo. Sinceramente, amigos, não está sendo nada fácil.

Acreditava que quando equilibrasse minhas contas tudo seria mais calmo, mas não é bem assim. Continuo travando uma batalha constante. O que parecia uma solução hoje se tornou um novo problema.

Manter as coisas em ordem é tão difícil quanto dar o primeiro passo, pois os meses de privação ainda estão aqui dentro querendo ser recompensados pelo que passaram.

Não posso desistir e não vou, o que preciso agora, talvez, seja criar um novo objetivo e canalizar minhas energias para isso. A etapa número 1 foi cumprida.

Abraços a todos.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
luidsp

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 8:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Se concentre Guerreiro, logo agirá naturalmente....
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Set 17, 2009 11:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Não sei quanto aos demais foristas, mas pra mim o discurso do Sérgio soa bem alienígena pra mim, algo que não faz parte da minha realidade. É como um álcoolatra falar do seu vício pra alguém que odeia álcool...

Pra mim (e presumo que pra diversos outros) poupar é tão simples quanto andar pra frente... não há batalha a ser ganha, luta diária a ser travada, grande esforço a ser feito. Simplesmente faz-se e pronto.

Não quero soar desencorajador, mas apenas ressaltar como a atividade de poupar requer esforços diferentes a depender da pessoa.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 9:36 am    Assunto: Responder com Citação

Sérgio, vai firme que tudo dará certo. Smile

O aumento no cartão é normal, afinal, num primeiro momento você aperta de tudo que é lado para cortar gastos, mas depois de algum tempo eles começam a voltar.

Mas se você perceber, voltaram com "qualidade". Tenho certeza que esse é o perfil destes gastos, estou certo ?

Nunca se esqueça que o cartão de crédito é um amigo de quem tem um bom controle financeiro ... Wink

Quando você escreveu o tópico, precisava cortar custos, mesmo alguns necessários. Conforme a situação vai melhorando, alguns dos que foram cortados acabam, e precisam, voltando.

Você já falou a frase mágica: Tem sobrado no final do mês. E isso é música para meus ouvidos. Wink

Repito: Vai firme que tudo vai dar certo. Very Happy

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sergio_mariano

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 11:36 am    Assunto: Responder com Citação

Obrigado a todos pela força!

Realmente o colega tem razão, para mim sair da situação em que me encontrava é algo como se livrar de um vício.

Sempre vivi enrolado e com problemas financeiros, mudar essa atitude que perdurou por tantos anos requer para mim um grande esforço e disciplina.
sergio_mariano

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Sérgio, vai firme que tudo dará certo. Smile

O aumento no cartão é normal, afinal, num primeiro momento você aperta de tudo que é lado para cortar gastos, mas depois de algum tempo eles começam a voltar.

Mas se você perceber, voltaram com "qualidade". Tenho certeza que esse é o perfil destes gastos, estou certo ?

Nunca se esqueça que o cartão de crédito é um amigo de quem tem um bom controle financeiro ... Wink

Quando você escreveu o tópico, precisava cortar custos, mesmo alguns necessários. Conforme a situação vai melhorando, alguns dos que foram cortados acabam, e precisam, voltando.

Você já falou a frase mágica: Tem sobrado no final do mês. E isso é música para meus ouvidos. Wink

Repito: Vai firme que tudo vai dar certo. Very Happy

Abraços !

Zé,

Mais uma vez agradeço pela força e pela troca de experiências oportunizada nesse forum.

Sinceramente, nem todos os gastos que voltaram possuem a qualidade necessária, porém, olhando por um lado positivo foram gastos pontuais que não deixarão nenhuma nova dívida e, portanto, podem ser extirpados daqui pra frente.
Padumi

MensagemEnviada: Sex Set 18, 2009 4:42 pm    Assunto: Responder com Citação

É muito bom estar aqui!!!

Bem vindo, colega!

Abs
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Marcia Varnieri Goron
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Set 26, 2009 10:47 am    Assunto: Responder com Citação

Concordo com o que "Viverderenda" postou.
Para mim também é algo muito normal economizar, sem precisar fazer esforço.
Desde pequena eu já era assim, sem ninguém precisar falar.

Mas...
ao contrário...
não posso dizer o mesmo sobre... por exemplo: chocolate.
Tenho que "me segurar" para não passar do limite.
É um esforço constante, um sofrimento, um sacrifício...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Henrique_xD
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Set 28, 2009 9:23 am    Assunto: Responder com Citação

Marcia Varnieri Goron escreveu:
Concordo com o que "Viverderenda" postou.
Para mim também é algo muito normal economizar, sem precisar fazer esforço.
Desde pequena eu já era assim, sem ninguém precisar falar.

Mas...
ao contrário...
não posso dizer o mesmo sobre... por exemplo: chocolate.
Tenho que "me segurar" para não passar do limite.
É um esforço constante, um sofrimento, um sacrifício...

Eu também considero o ato de poupar "simples".
Mas isso porque, assim como você, penso dessa forma desde pequeno.
Ele provavelmente nunca havia pensado nisso e essa mudança radical causa alguns impactos mesmo...

Deve ser fods acostumar-se... hehe
sergio_mariano

MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 6:23 pm    Assunto: Cheguei ao fim da jornada!!! Responder com Citação

Queridos amigos,

É com muita felicidade que me manifesto pela última vez nesse tópico. Daqui pra frente quero participar apenas dos tópicos de investimento. Wink

Felizmente, após muita luta, estabilizei minhas contas e a partir do mês de novembro, com a chegada do décimo terceiro, tudo ficará em ordem e conseguirei guardar R$500,00 nesses dois meses.

Minha esposa também está conseguindo criar sua poupança e planejamos iniciar também uma juntos.

Li muito nesses últimos meses e creio que aprendi bastante coisa.

Minha estratégia a seguir será quitar, antecipadamente, os empréstimos pessoais que contraí, começando pelos mais longos. Deixarei o dinheiro guardado mês a mês em renda fixa e assim que conseguir juntar o suficiente para quitar um empréstimo o farei, aproveitando o abatimento nos juros.

Assim que conseguir quitá-los, pretendo deixar guardado também em renda fixa o equivalente a seis meses dos meus gastos pessoais como um fundo de reserva (ou colchão de segurança como li por aqui).

Passado isso e creio que levará boa parte do ano de 2010, farei outros investimentos. Estou pensando em ações, quando tiver aproximadamente uns R$5k guardados.

Gostaria de agradecer a todos vocês que direta ou indiretamente me deram força e me ajudaram nessa árdua luta. Creio que agora andarei a passos largos para um novo rumo.

Um abraço a todos.
cadime
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Seg Out 19, 2009 7:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Parabéns Sergio, você simplismente fez o que todos os livros sobre gastos excessivos e etc recomendam, o que é muito dificil, e daqui para a frente pode ter certeza de que tudo será mais facil.Antes de botar algo no cartao e etc, pense 2 vezes, se realmente precisa, se é util, é assim que eu faço..

Boa sorte nessa sua nova vida, como diz a assinatura do smurf:

"Tudo acaba bem, se não está bem é porque não terminou!"

Te vejo na area de investimentos!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 9:27 am    Assunto: Responder com Citação

Parabéns Sérgio !

É muito bom "ouvir" isso. Very Happy

Tudo isso é 100% mérito teu. TU deu o passo inicial. TU decidiu levar isso adiante. TU sentiu na pele o que é cortar custos em tudo que fosse possível.

Parabéns. Wink

Só um comentário ...

Citação:
Deixarei o dinheiro guardado mês a mês em renda fixa e assim que conseguir juntar o suficiente para quitar um empréstimo o farei, aproveitando o abatimento nos juros.

Isso só é válido caso a remuneração da renda fixa seja superior à correção do empréstimo ... senão não.

Ok ?

Abraços !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
sergio_mariano

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 11:25 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:

Só um comentário ...

Citação:
Deixarei o dinheiro guardado mês a mês em renda fixa e assim que conseguir juntar o suficiente para quitar um empréstimo o farei, aproveitando o abatimento nos juros.

Isso só é válido caso a remuneração da renda fixa seja superior à correção do empréstimo ... senão não.

Ok ?

Abraços !

Zé,

Não sei se me fiz intrerpretar mal ou se realmente meu planejamento está incorreto.

Vou usar um dos empréstimos que tenho como exemplo:

a) CDC no Bradesco em 36 meses onde pago R$167,16 e estou na parcela 6/36. Calculando as parcelas que restam ser pagas falta ainda o montante de R$5.014,80, sendo o último vencimento em 16/4/2012.

Para quitar hoje ficaria em R$2.011,53.

O que pretendo é juntar esse valor, independente do rendimento da renda fixa e quitar o empréstimo, deixando assim de pagar mais de 3k só de juros.

O que acha???
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 11:49 am    Assunto: Responder com Citação

sergio_mariano escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Só um comentário ...

Citação:

Ok ?

Abraços !

Zé,

Não sei se me fiz intrerpretar mal ou se realmente meu planejamento está incorreto.

Vou usar um dos empréstimos que tenho como exemplo:

a) CDC no Bradesco em 36 meses onde pago R$167,16 e estou na parcela 6/36. Calculando as parcelas que restam ser pagas falta ainda o montante de R$5.014,80, sendo o último vencimento em 16/4/2012.

Para quitar hoje ficaria em R$2.011,53.

O que pretendo é juntar esse valor, independente do rendimento da renda fixa e quitar o empréstimo, deixando assim de pagar mais de 3k só de juros.

O que acha???

Quanto antes pagar melhor. Smile

Você não ganha desconto por antecipar parcelas, correto ?
Só se quitar por completo ... isso ?
sergio_mariano

MensagemEnviada: Ter Out 20, 2009 12:18 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Quanto antes pagar melhor. Smile

Você não ganha desconto por antecipar parcelas, correto ?
Só se quitar por completo ... isso ?

Preciso checar com o Banco, pelo menos pela Internet só dá opção de quitação total...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 4 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!