Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Consórcio como investimento: furada
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investindo em Consórcios
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Fabricio

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 4:18 pm    Assunto: Responder com Citação

O valor das prestações É o valor total. Sobra 110%.

-----

Não há estatísticas, há uma maçaroca de papéis, com diversos grupos, diversos meses e a listagem de todos os lances ofertados nos mesmos. Eu simplesmente conto cada um deles e faço a média. Quando eu escrevo que aproximadamente 35% dos participantes ofertam o lance de 20% das prestações, foi porque eu contei este número em umas 10 listas de grupos em meses diferentes. Quando digo que no lance fixo de 30% concorremos com menos de 10% dos participantes, foi porque contei 34 lances destes (entre 600 participantes totais) em um grupo, 56 em outro, 48 em outro...

-----

Quando há saldo nos grupos ele é rateado entre os consorciados. O dinheiro é do grupo. Quem fiscaliza isso é o Banco Central. Olha lá na página deles a quantidade de dados que possuem sobre todas as administradoras. Elas precisam enviar relatórios e mais relatórios todos os meses, muitos deles, automáticos, enviados diretamente pelo sistema de controle dos grupos.

-----

Na comparação consórcio X financiamento, se fizeres o financiamento no mesmo prazo do consórcio o valor da prestação do financiamento é mais alto do que a prestação do consórcio e do aluguel, juntas!

A TR hoje está em um nível, amanhã está em outro. O INCC idem. Extrapola os dois em 10 anos e dá para ver que são semelhantes. Ambos tem que manter o valor do dinheiro no tempo, corrigir a inflação. E normalmente não usam apenas a TR, mas alguma coisa + TR nos financiamentos.

-----

TU vês isso como risco. Eu não vejo. Acho tão arriscado quanto deixar o dinheiro no banco.

-----

Estou de saída e não olhei a planilha, mas citaste o prazo para contemplação, não o percentual de pessoas contempladas. Em mais de 25 cartas ao longo dos últimos sete anos, apenas duas levaram mais de 60 meses para contemplar, todas as outras contemplando antes do final do terceiro ano. De acordo com teus cálculos, está aí porque eu acho este investimento tão lucrativo Smile

----

Um último comentário: ontem a noite coloquei no ar o site que explica meu mais novo investimento, o local onde a partir de agora vou colocar TODAS as minhas cartas de consórcio, além das que comprar dos meus clientes que preferirem vender com ágio. http://www.investimentoemimovel.com.br

Abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Jul 30, 2009 4:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Fabricio escreveu:
O valor das prestações É o valor total. Sobra 110%.

então (a) está errado (N*VP)... seria N*VP/P onde P é o período de pagamento

acho que fica mais fácil chamar VT de valor total do consórcio e VP de valor da prestação (VT/P)
mas de qualquer forma, estou supondo que você quis dizer N*VP/P então, já que você considera VP como valor total... me corrija se eu estiver errado

Fabricio escreveu:
Quando há saldo nos grupos ele é rateado entre os consorciados. O dinheiro é do grupo. Quem fiscaliza isso é o Banco Central. Olha lá na página deles a quantidade de dados que possuem sobre todas as administradoras. Elas precisam enviar relatórios e mais relatórios todos os meses, muitos deles, automáticos, enviados diretamente pelo sistema de controle dos grupos.

calma lá
então se a administradora geralmente consegue acabar de contemplar todo mundo com 12,5 anos e ainda faltam 2,5 anos (=30 meses = 120 imóveis)
cada pessoa recebe 120/600 = 20% a mais do que contratou

é isso?

vc faz uma carta de R$ 100.000,00, paga uns R$ 120.000,00 (principalmente por causa da taxa d administração), mas acaba recebendo R$ 120.000,00 (já que os lances dos "apressados" vai p/ vc, e chega a somar valores tão altos)? esse valor é depositado p/ vc no final do consórcio?

Fabricio escreveu:
Na comparação consórcio X financiamento, se fizeres o financiamento no mesmo prazo do consórcio o valor da prestação do financiamento é mais alto do que a prestação do consórcio e do aluguel, juntas!

ai você que está fazendo uma afirmação
eu poderia gastar um tempo tentando "desprová-la", mas vou partir do princípio usado na ciência que o ônus da prova cabe a quem afirma

então sinta-se a vontade para pegar simulações de financiamentos e fazer uma tabela, ou cálculos, mostrando isso
se não quiser gastar esse tempo, podemos ignorar esse argumento

Fabricio escreveu:
A TR hoje está em um nível, amanhã está em outro. O INCC idem. Extrapola os dois em 10 anos e dá para ver que são semelhantes. Ambos tem que manter o valor do dinheiro no tempo, corrigir a inflação. E normalmente não usam apenas a TR, mas alguma coisa + TR nos financiamentos.

a TR deveria manter o valor no tempo, mas não faz isso... e dificilmente vai fazer
isso ocorre por diversos motivos... o governo tem muitas contas reajustadas por TR (FGTS por exemplo) e é complicado para eles aumentarem...

Fabricio escreveu:
TU vês isso como risco. Eu não vejo. Acho tão arriscado quanto deixar o dinheiro no banco.

com a "pequena" diferença que, se você pegar o banco mais podre do brasil e colocar R$ 50.000,00, vc recebe os R$ 50.000,00 de volta se ele quebrar

mas se vc pegar a melhor administradora d consórcios do brasil e ela quebrar, te roubar, dar um jeito de sumir com o dinheiro, etc. vc não recebe nada

vc pode até dizer que o BC fiscaliza, mas se o risco fosse muito baixo, pq eles não dariam fundo garantidor d crédito?

Fabricio escreveu:
Estou de saída e não olhei a planilha, mas citaste o prazo para contemplação, não o percentual de pessoas contempladas. Em mais de 25 cartas ao longo dos últimos sete anos, apenas duas levaram mais de 60 meses para contemplar, todas as outras contemplando antes do final do terceiro ano. De acordo com teus cálculos, está aí porque eu acho este investimento tão lucrativo Smile

hm, que bom
aparentemente estamos chegando num consenso

você se importa de dizer que concorda comigo que apenas as pessoas que são contempladas nos primeiros 25% meses realmente ganham?

PS: nenhuma dessas 25 cartas contemplou entre 3 e 5 anos? 23 contemplaram antes de 36 meses, e 2 depois de 60 meses (num consórcio de 150 meses)?
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Jul 31, 2009 5:09 pm    Assunto: Responder com Citação

eu dei uma revisada na fórmula, e é isso mesmo
basicamente, são 2 fórmulas:

o que você paga:
=VF(CC;NPARCELAS;PGTOMENSAL)

o que você ganha:
=VF(CC;NPARCELAS-NCONTEMPLADO;;-VALOR)

sendo que:
CC = custo de capital (0,8% por exemplo)
NPARCELAS = quantidade de parcelas do consórcio
PGTOMENSAL = pagamento mensal do consórcio
NCONTEMPLADO = parcela na qual você espera ser contemplado
VALOR = valor total do consórcio

resumindo, só compensa quando o que você ganha é maior que o que você paga (VF(CC;NPARCELAS;PGTOMENSAL) > VF(CC;NPARCELAS-NCONTEMPLADO;;-VALOR))
e você tem que ser contemplado com muita antecedência para compensar..

acessem esse link para ver um gráfico em função do seu custo de capital (eixo X) mostrando em quantos meses (eixo Y) vc precisa ser contemplado em um consórcio com as características passadas pelo Fabrício (150 meses, parcela de R$ 1720, valor de R$ 200mil) para que ele possa compensar

por exemplo
com custo de capital de 1%, vc precisa ser contemplado antes de 40 meses
com custo de capital de 0,8%, vc precisa ser contemplado antes de 36 meses

acho que isso encerra a discussão, não?
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Ago 05, 2009 10:30 pm    Assunto: Responder com Citação

hm, ninguém mais querendo defender consórcios?
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 9:18 am    Assunto: Responder com Citação

Lem0n escreveu:

Tu já fez uma simulação "100%", comparando com um financiamento ?

Tipo: Pego R$ 100k num financiamento e R$ 100k numa carta.
De quanto serão as parcelas do financiamento e de quanto serão na carta ?

Uma simulação com períodos iguais ... levando em conta também o reajuste que sofre a parcela de pagamento da carta. ( considerando que tu foi contemplado já no começo, tu recebe os R$ 100k mas o pagamento das parcelas vai sofrendo reajuste, correto ? )
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 1:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Lem0n escreveu:

Uma simulação com períodos iguais ... levando em conta também o reajuste que sofre a parcela de pagamento da carta. ( considerando que tu foi contemplado já no começo, tu recebe os R$ 100k mas o pagamento das parcelas vai sofrendo reajuste, correto ? )

não
deixei isso para o Fabrício se ele quiser fazer

minha "bronca" é com consórcio PARA INVESTIMENTO, não "contra financiamento"
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 2:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Lem0n escreveu:
Zé da Silva escreveu:
Lem0n escreveu:

não
deixei isso para o Fabrício se ele quiser fazer

minha "bronca" é com consórcio PARA INVESTIMENTO, não "contra financiamento"

Ahhhhhh tá. Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Lem0n
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Ago 06, 2009 5:29 pm    Assunto: Responder com Citação

de qualquer forma, pensando bem a tabela é mesma que aquela que a última que anexei (Link 1 Link 2)

o consórcio compensa ateh vc chegar no valor que você tá pagando de juros no financiamento

nesse caso, para o consórcio citado pelo Fabrício, se vc for contemplado no mês 50, seu juros mensal é equivalente a 1,33%, que é mais do que a grande maioria (todos?) dos financiamentos imobiliários
Ramon

MensagemEnviada: Qua Jun 09, 2010 9:22 pm    Assunto: Responder com Citação

Estou retirando este topico da tumba . . . Risos.

Tem que pesquisar, as vezes achamos boas oportunidades. A planilha abaixo foi criada para ver quanto de agio os vendedores de consorcio ganham em cada carta.

https://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AqsjoUYf9_uIdHZGeEU5TldNOXY5dHFwRzYzR3M4c2c&hl=pt_BR#gid=0

Tem carta com agio de apenas 0,97% ! Valor da carta: 144,500.00, valor de venda: 85,000.00, saldo devedor: 60,907.00.

ATENÇÃO:
NAO TENHO NENHUM VINCULO COM NENHUM DOS VENDEDORES CITADOS NA PLANILHA. NEGOCIAÇÃO É POR CONTA PROPRIA E RISCO DE CADA UM !

Assim como em imoveis, com paciencia, dá para ganhar dinheiro com consorcio, sim! E da para ganhar com os dois juntos tambem.

Só acho que não existe uma lei ou jeito certo para ganhar dinheiro. Da para ganhar com acoes, imoveis, carros, intermediação, etc. Acho que isso é gosto pessoal. Não me dei bem com ações, e estudei muito analise grafica. Não dá para mim. Mas gosto de negociações (compra/venda) de uma forma geral.

Porque estou dizendo tudo isso? Pois não dá para dizer que negociar com consorcio nao da lucro, ou que fulano esta certo, ou que a tecnica tal é a melhor. Isso depende de cada um. Por exemplo, tem gente que ganha muito dinheiro comprando sucata de informatica e vendendo metais nobres.
sheryss

MensagemEnviada: Qua Jun 23, 2010 6:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Cada administradora tem o seu conceito.
Vou explicar o conceito da administradora mais contemplada na categoria de imóveis, a Caixa Econômica:

- Taxa administrativa 18%.
- As parcelas e o crédito serão corrigidos pelo índice - INCC.

Se contemplarmos esse crédito, ele deixará de ser corrigido pelo INCC e será aplicado no FIC (fundo de investimento da caixa).

Pesquise e conclua! Esse fundo de investimento é uma aplicação destinado aos corretistas que possuem acima de R$ 200.000,00 para investir. A correção anual é aproximadamente 12%.

Se a parcela corrigir pelo INCC (média de 6%), enquanto o crédito sobe de acordo com o FIC (12%) ... Sobra 6% ao ano.

Se ficar aplicado por 10 anos o seu crédito, média de 60%.

*** concluo que o consórcio também pode ser um investimento.
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 10:08 am    Assunto: Responder com Citação

sheryss escreveu:
Vou explicar o conceito da administradora mais contemplada na categoria de imóveis, a Caixa Econômica:

Se contemplarmos esse crédito, ele deixará de ser corrigido pelo INCC e será aplicado no FIC (fundo de investimento da caixa).

Pesquise e conclua! Esse fundo de investimento é uma aplicação destinado aos corretistas que possuem acima de R$ 200.000,00 para investir. A correção anual é aproximadamente 12%.

Se a parcela corrigir pelo INCC (média de 6%), enquanto o crédito sobe de acordo com o FIC (12%) ... Sobra 6% ao ano.

Como como como ? Podes "detalhar" um pouco melhor essa ideia ? Smile
sheryss

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 11:53 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
sheryss escreveu:

Quando você faz um consórcio, até o momento da contemplação, temos correções anuais de acordo com o índice nacional de preço ao consumidor (INPC).
Esse índice tem uma média de 6% ao ano.

Depois de contemplar, podemos comprar um imóvel ou deixar o crédito aplicado ...

Nessa segunda opção, as parcelas serão corrigidas pelo INPC e o crédito aplicado no FIC (fundo de investimento da caixa).

Faça uma comparação:
INPC = 6%
FIC = 12%

Lucro anual = 6% ... quanto mais tempo ficar aplicado mais ganhará no consórcio.

Vendo consórcio, porém, o que estou dizendo você pode pesquisar em qualquer lugar ...
Por falta de vendedores competentes que o consórcio é visto (por alguns) como mal negócio.

Abç.
sheryss

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 11:57 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
sheryss escreveu:

Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 24, 2010 12:14 pm    Assunto: Responder com Citação

sheryss escreveu:
Zé da Silva escreveu:
sheryss escreveu:

Quando você faz um consórcio, até o momento da contemplação, temos correções anuais de acordo com o índice nacional de preço ao consumidor (INPC).

Depois de contemplar, podemos comprar um imóvel ou deixar o crédito aplicado ...

Nessa segunda opção, as parcelas serão corrigidas pelo INPC e o crédito aplicado no FIC (fundo de investimento da caixa).

Faça uma comparação:
INPC = 6%
FIC = 12%

Lucro anual = 6% ... quanto mais tempo ficar aplicado mais ganhará no consórcio.

Vendo consórcio, porém, o que estou dizendo você pode pesquisar em qualquer lugar ...
Por falta de vendedores competentes que o consórcio é visto (por alguns) como mal negócio.

Abç.

Pra que fazer um investimento que te dá míseros 6% a.a quando você ganhar mais que isso na poupança sem ter que pagar IR e ainda pode sacar o dinheiro quando quiser?Sem contar que ainda perde dinheiro com a taxa de administração.

Outra coisa 6% em 10 anos da 79%,não 60%.Sinceramente para mim você pode até considerar isso um investimento,mas é um investimento bem ruim.
sheryss

MensagemEnviada: Sáb Jun 26, 2010 3:19 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9 escreveu:
sheryss escreveu:
Zé da Silva escreveu:
sheryss escreveu:

Faça uma comparação:
INPC = 6%
FIC = 12%

Abç.

Pra que fazer um investimento que te dá míseros 6% a.a quando você ganhar mais que isso na poupança sem ter que pagar IR e ainda pode sacar o dinheiro quando quiser?Sem contar que ainda perde dinheiro com a taxa de administração.

Outra coisa 6% em 10 anos da 79%,não 60%.Sinceramente para mim você pode até considerar isso um investimento,mas é um investimento bem ruim.

Primeira pergunta:
Os míseros 6% ao ano não é baseado no valor que você paga ao mes ... e sim do crédito final.
Antes de você ter os (Ex:) R$ 200.000,00 ; você já começa ganhar os míseros 6% sobre esses 200 ...

O pensamento da poupança seria muito mais lucrativo, desde que, o usuário tenha o valor integral do investimento. Se ele tiver, o consórcio fica fora de cogitação.

O segundo questionamento ... falei de 60% em juros simples, pois não sei com que inteligência de usuário estou conversando.

Na minha opinião dá para ganhar no consórcio ... pode não ser o melhor investimento, mas também é um.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Investindo em Consórcios Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 4 de 5

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!